Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 15/6/2012 18:40

PIMCO é PIMCO :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas fundos obrigacionistas e fundos mistos são coisas diferentes. Não sei até que ponto os fundos obrigacionistas poderão manter as espetaculares valorizações que têm tido quando começar um bull market accionista a sério!! É que as acções podem subir para sempre enquanto as obrigações não. E estamos perto do final (nem que demore +5 anos) de um bull secular nas obrigações, não penses que vai ser tão fácil ganhar $ no futuro neste tipo de fundos (obrigacionistas) como tem sido...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 15/6/2012 18:30

VirtuaGod Escreveu:O que dizes vai mais ou menos com a minha opinião embora tenha melhor opinião do que tu do Carmignac. A verdade é que estamos a passar por momentos complicados e a rentabilidade tem sido um pouco mais baixo com os nulos em 2008 e 2011. Mas quando isto começar a bombar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho 6% um excelente desvio padrão mesmo que a rentabilidade nestes últimos 3 anos seja um pouco mais baixa!!


É verdade mas eu olho por exemplo para o PIMCO TR e para um desvio padrão bem mais pequeno vejo bons resultados tanto a 3 como a 5 anos.

Ou então para um desvio padrão perto dos 6% agrada-me mais o PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 15/6/2012 17:56

Já corrigi a palavrita... és um tipo atento :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O que dizes vai mais ou menos com a minha opinião embora tenha melhor opinião do que tu do Carmignac. A verdade é que estamos a passar por momentos complicados e a rentabilidade tem sido um pouco mais baixo com os nulos em 2008 e 2011. Mas quando isto começar a bombar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho 6% um excelente desvio padrão mesmo que a rentabilidade nestes últimos 3 anos seja um pouco mais baixa!!

O outro é mesmo numa perspectiva de hedge, um fundo para "aguentar" a carteira quando parece que está tudo a descer. :wink:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/6/2012 15:51, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 15/6/2012 12:16

VirtuaGod Escreveu:A única desvantagem é mesmo a subscrição do seguro do BES/BEST e ter uma óptima de muito longo prazo anos+ para não se ter custos com o produto...


Peguei nesta frase só para corrigires o erro. Com certeza querias dizer óptica/ponto de vista.

Sobre os fundos não só particularmente fã de nenhum deles. Os fundos (de baixo risco) com desvio padrão superior à rentabilidade média fazem-me comichão. :oops:

O Amundi já conhecia e tenho-o na minha short list mas não me tem atraído. Pelo menos para já em que acho que estamos mais perto do fundo do que doutra fase tipo 2008.

O Carmignac confesso que nem conhecia. Só o facto de não ser transaccionado cá fez com que nunca me aparecesse à frente.
Tem o mesmo problema da relação DP vs rentabilidade mas no entanto reconheço que tem uma performance notável.

Tanto um como o outro são de facto especiais e bons mas tal como o nome da categoria (especiais) só poderão entrar na minha carteira numa situação especial.

Findo com mais um agradecimento para o teu trabalho e partilha. É sempre bom aprender mais e abrir novos horizontes.

Tanques a lote. :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por chico_laranja » 14/6/2012 16:00

Isto se o nosso amigo Gaspar não se lembrar de retirar esse "incentivo"...... tal como aconteceu com os PPR e afins :evil:
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por VirtuaGod » 14/6/2012 15:40

Fundos especiais

Irei apresentar e acrescentar à primeira página a secção de fundos especiais (que para já incluirá 2 fundos).

O primeiro fundo será o Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs SE-C

O que tem este fundo de especial? Este é um fundo gerido de forma a ganhar $ quando há volatilidade (aquando da queda dos mercados) e para que não perca $ quando os mercados sobem. Daí ter uma tão boa performance em 2008, embora o ano passado no verão tenha deixado um pouco a desejar, não reagindo como o esperado, talvez porque tenha sido um mini crash e tenha apanhado os gestores desprevenidos.

Este é um excelente fundo para ter em carteira por dois tipos de pessoas:

1. As que acreditam que vêm aí grandes problemas, nomeadamente relacionados com a crise Europeia
2. As que pretendem fazer um hedge para controlar a exposição a fundos (ou acções) que tenham em carteira.

O fundo subiu nestes últimos 2 meses depois de passar o primeiro trimestre quase sempre ligeiramente negativo, indo já com uns saudáveis 3% de valorização year to date

O segundo fundo especial é um fundo já bastante antigo (com um track record semelhante ao PIMCO T.R. e ao Templeton) gerido por uma casa francesa. Falo de Carmignac Patrimoine A. Este fundo não é comercializado em Portugal, o que o torna "especial". O que acontece é que através de um produto do BEST (um seguro) podemos adquirir o fundo. O produto é o Unit-linked Escolha Livre.

Todo o track record do fundo pode ser visto clicando aqui e seleccionando "Maximum" no canto superior direito do gráfico. É um fundo misto, ou seja tanto tem acções como obrigações, é gerido pela casa de investimentos com o objectivo de maximizar a rentabilidade mantendo o risco controlado, sem qualquer tipo de benchmarks (pelo menos que me tenha apercebido).

Quem está com medo que o fundo esteja a perder a capacidade de gerar retorno desengane-se pois pelo que tenho visto o fundo tem melhorado o controlo de volatilidade mantendo sempre um retorno bastante bom. A estabilidade das rentabilidades a 3, a 5 ou 10 anos são prova. Não ter perdido $ em 2008 é excelente para um fundo deste tipo e este ano vai já com 6% de rentabilidade, deveras impressionante.

A única desvantagem é mesmo a subscrição do seguro do BES/BEST e ter uma óptica de muito longo prazo (5 anos+) para não se ter custos com o produto...


Aviso: Não se deixem enganar pelo "embrulho" de poupança fiscal do produto Unit Linked Escolha Livre (para investimentos de 5 ou 8 anos) porque o pagamento de 0.75% anual para se poder usufuir do produto leva essa poupança fiscal. Ou seja para investimento até 5 anos perde-se os 0.75% anual, para investimentos de 5 anos fica-se neutro se se ganhar +/-5% ao ano em média, e a 8 anos ganha-se uns trocos. Mas se perdermos dinheiro nos investimentos temos de acrescentar os 0.75% anual às perdas pois não haverá vantagens fiscais nenhumas. Mais um produto para enganar o povinho... Mas não estou aqui para falar deste produto, isto foi só um aviso para os mais distraídos não se deixarem levar pela "embalagem" bonita de alguns produtos bancários.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/6/2012 15:46, num total de 3 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por chico_laranja » 14/6/2012 12:47

Venham lá essas dicas.

P.S.: Se estiver à espera de agrupar 1000€ terei que esperar uns anos :oops:

A ideia é conseguir fazer reforços de 100 a 200€ tri/semestralmente conforme as possibilidad€s
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por VirtuaGod » 12/6/2012 13:14

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/6/2012 10:43

Aguardo ansiosamente os próximos capítulos.

E vou aparecendo de vez em quando só para te pressionar. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/6/2012 10:32

Pickbull Escreveu:Consideras baixo risco DD e desvio padrão de que ordem de grandezas?


Isso irá ser incluido num perguntas e respostas na 1º página. Tudo o que tem menos desvio padrão que o S&P (15) é possível no tópico se bem que qualquer coisa com desvio padrão superior a 10 (Templetons e UBS de obrigações convertíveis) já começa a disparar os alarmes. Irei alterar muita coisas em termos de avisos sobre o risco de cada fundo e a ideia por detrás de investir em cada fundo pois só assim as pessoas podem fazer decisões ponderadas e acertadas. Os 7% de um PIMCO e os 7% de um AXA são MUITO diferentes e irei explicar o porquê. As próximas actualizações irei centrar-me no risco (aliás esta crise europeia pede mesmo isso)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/6/2012 10:26

Já vi que alteraste o nome do tópico. Stocks here we go. :mrgreen:

Só por curiosidade uma vez que é uma questão mais pessoal do que técnica.

Consideras baixo risco DD e desvio padrão de que ordem de grandezas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/6/2012 10:18

Figueiraa1 Escreveu:
VirtuaGod, vê se também é possível prever as rentabilidades, digamos até dez/2012. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Não sou muito bom em previsões :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Aposto sempre na subida, assim ao menos acerto no longo prazo :wink: O que é preciso é persistência e paciência para aturar estes bears markets/quedas pontuais!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Figueiraa1 » 12/6/2012 9:56

Pickbull Escreveu:Podias acrescentar ainda a correlação entre os fundos. :P


VirtuaGod Escreveu:correlações entre tudo.. entre os fundos em si, entre os fundos e o mercado obrigacionista americano (mercados obrigacionistas considerados como seguros/safe havens), entre os fundos e o mercado acionista, correlação histórica entre o mercado accionista e o obrigacionista, Dados de rentabilidade do mercados accionista e obrigacionista com mais de um século


VirtuaGod, vê se também é possível prever as rentabilidades, digamos até dez/2012. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PS - Bom tópico,estás a fazer um bom trabalho, abraço.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 11/6/2012 23:14

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 11/6/2012 20:10

Pickbull Escreveu:Podias acrescentar ainda a correlação entre os fundos. :P


correlações entre tudo.. entre os fundos em si, entre os fundos e o mercado obrigacionista americano (mercados obrigacionistas considerados como seguros/safe havens), entre os fundos e o mercado acionista, correlação histórica entre o mercado accionista e o obrigacionista, Dados de rentabilidade do mercados accionista e obrigacionista com mais de um século etc... Vem aí muita coisa, tanto procrastino que as ideias vão acumulando :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Isto com uma horita por dia está pronto em 10 dias :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 11/6/2012 19:40

Fico a aguardar essas novidades. :wink:

Podias acrescentar ainda a correlação entre os fundos. :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 11/6/2012 16:45

Vamos a mais um actualizaçãozita. Pode ser que os mercados animem lol

Vou acrescentar um fundo à primeira página. O primeiro fundo de acções: EEF Equity Consumer Staples R Acc. Desengane-se quem pensa que o fundo tem muito risco pois o desvio padrão é inferior aos Templeton, Pimco H.Y. e ao UBS de obrigações convertíveis.

É um fundo de acções de empresas de "Consumer Staples". O que quer isso dizer?

Definition of 'Consumer Staples: Industries that manufacture and sell food/beverages, tobacco, prescription drugs and household products.'

A carteira do fundo inclui empresas como Nestlé, Coca Cola, Procter and Gamble e a Wall Mart. Produtos que é difícil não consumirmos numa base diária. Provavelmente têm uma Gillette, fumam Marboro/L&M, comem chocolates da Nestle e bebem cola, independentemente se estamos em crise ou não... acho que perceberam a ideia :wink:

Esta é uma análise um pouco fundamental. No que diz respeito ao comportamento do fundo em si o que tenho observado:

1. Em 2008 quando o S&P caiu 37% o fundo caiu "apenas" 21.3% e encontra-se bem acima (+ de 10%) dos valores pré 2008, estando quase constantemente em máximos históricos nestes últimos 2 anos.

2. No Verão passado quando tudo caía a reacção foi muito pequena no fundo. O mesmo se passou na queda de 10% mais recente do S&P em que o fundo apenas caiu 2.5% (e recuperou metade da queda a semana passada).

Como em todos os outros fundos é um investimento de longo prazo. Tendo eu predileção por acções digamos que é um dos meus fundos favoritos (esperemos que não me deixe ficar mal como os Templeton). Este fundo é tão bom que me assusta. Contem com um fundo defensivo, ou seja, se o mercado disparar o fundo não vai acompanhar a 100%. Até porque o que está a criar a volatilidade são essencialmente acções financeiras (que o fundo não possui).




As próximas actualizações serão: (vamos dizer até ao final de Junho que eu só trabalho sobre pressão :mrgreen: )

. Mais um fundo
. Explicação de como cada fundo funciona
. Como analisar fundos e o porquê de rentabilidades passadas não representarem rentabilidades futuras
. Explicação de correlações entre os fundos e o mercado accionista
. Subcarteira 2
. A importância de rebalanceamentos e reforços
. Embelezar a primeira página que acho que está demasiado densa para quem a lê pela primeira vez :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 11/6/2012 16:05

Chico_laranja Escreveu:Pois

O problema é mesmo o ter os 1000€ para iniciar.


Poupa e depois investe... eu sei que por vezes a vontade de investir e ganhar dinheiro é muita mas a solo só recomendo PIMCO (ou o novo fundo de acções se não importares com o "Risco"). O resto funciona com incremento ou hedge nas carteiras!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 11/6/2012 16:46, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por chico_laranja » 6/6/2012 17:38

Que me dizem de ter 500€ no Schroeder e 100€ no Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1.

Com isto tinha 500€ num fundo de risco 2 e uma rentabilidade média de aprox 6% nos últimos 5 anos e por outro lado teria 100€ num fundo um pouco mais arriscado e que ainda por cima está numa fase negativa, logo de bom momento para compras.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por chico_laranja » 6/6/2012 17:23

Pois

O problema é mesmo o ter os 1000€ para iniciar.

Tenho 2 hipóteses:
1 único cesto:
- F&C - 500€ min
- Schroeder - 500€ min

2 ou + cestos:
- AXA (1UP) - Na ordem dos 1xx€/UP
- Pictet(1UP) - Na ordem dos 1xx€/UP
- Templeton(1UP) - - Na ordem dos 1x€/UP
- ES(100€) - Neste tenho algum receio pois 2 do top5 são obrigações tugas com tudo o que daí pode advir :roll:

Com um pouco de esforço consigo talvez arranjar 600/625€ pelo que poderei ter as do 1 único cesto + 1 do 2º cesto.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por Pickbull » 6/6/2012 17:05

Chico_laranja Escreveu:A usar tudo no mesmo cesto, quais os cestos que devo primeiro olhar? :roll:


Pessoalmente apostava para o 1º da lista da 1ª página.

É um fundo que tem sido muito certinho e sem grandes quebras.

Só uma dica. Podes sempre subscrever o mínimo e depois retirar aquilo que achas que está em excesso.
Por exemplo colocar 1000€ (o mínimo) no PIMCO TR e depois resgatar 900€ ficando lá apenas 100€. Mas não te esqueças que entre esses 2 momentos (compra/venda) a cotação poderá ser diferente.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por chico_laranja » 6/6/2012 16:51

A usar tudo no mesmo cesto, quais os cestos que devo primeiro olhar? :roll:
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por Pickbull » 6/6/2012 14:31

Chico_laranja Escreveu:Boas

Eu tenho aprox 500€ para iniciar uma carteira. Sim, sei que é limitativo mas é o que tenho :cry: .

Queria pegar nos fundos mencionados no início e fazer uma carteira +- diversificada pois não quero os ovos todos no mesmo cesto.

Pegando nestas limitações que fundos consigo comprar? Pergunto pois no site do BEST não consigo ver os mínimos de subscrição.

O investimento tem prazo mínimo de 10/15 anos e aceito algumas quebras (10-15%)


Carregando no pdf do fundo está, no fim da última página, o valor mínimo de subscrição.

Na minha opinião com 500€ mais vale pôr tudo no mesmo cesto porque não dará para fazer grande diversificação.

Por exemplo os fundo PIMCO tem quase todos (ou mesmo todos) um valor mínimo inicial de 1000€.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por chico_laranja » 6/6/2012 12:31

Boas

Eu tenho aprox 500€ para iniciar uma carteira. Sim, sei que é limitativo mas é o que tenho :cry: .

Queria pegar nos fundos mencionados no início e fazer uma carteira +- diversificada pois não quero os ovos todos no mesmo cesto.

Pegando nestas limitações que fundos consigo comprar? Pergunto pois no site do BEST não consigo ver os mínimos de subscrição.

O investimento tem prazo mínimo de 10/15 anos e aceito algumas quebras (10-15%)
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por mminter » 4/6/2012 22:28

GALBA Escreveu:O que acham deste fundo.
http://www.teletrader.com/us/pimco-euro ... _100019005

Não o consegui encontrar no Best
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, lfstorres, Lisboa_Casino, Maverick StockMan, PAULOJOAO e 149 visitantes