Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 20/6/2012 20:34

Adamhedge Escreveu:
matiasprt Escreveu:
Adamhedge Escreveu:boa tarde caro matias,

bem-vindo ao forum :)

então o srº tem uma rentabilidade exelente dessas,e vem perguntar qual a melhor estrategia????

quantos que por cá andam se podem gabar de ter uma rentabilidade positiva com as valorizações que o srº apresentou???

vá por si,continue a pensar e agir da mesma maneira que o levou a ter negocios vencedores,ás vezes os outros por mais que bem intencionados que sejam só atrapalham.



Boa tarde Adamhedge,

Eu se calhar expliquei-me mal :oops: :oops:
Sou apenas um novato nisto a tentar aprender. Disse quais são os meus fundos mas não creio ter falado em valorizações dos mesmos.

Até porque tendo-os à tão pouco tempo como tenho seria impossivel fazer uma avaliação de "ganhos" reais


nao se explicou mal não srº eu á quarta feira é que sou um bocado lento... :roll:


força e continue


Se calhar viste mal porque viraste o rosto demasiado tempo para o sol, não?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Adam hedge » 20/6/2012 20:01

matiasprt Escreveu:
Adamhedge Escreveu:boa tarde caro matias,

bem-vindo ao forum :)

então o srº tem uma rentabilidade exelente dessas,e vem perguntar qual a melhor estrategia????

quantos que por cá andam se podem gabar de ter uma rentabilidade positiva com as valorizações que o srº apresentou???

vá por si,continue a pensar e agir da mesma maneira que o levou a ter negocios vencedores,ás vezes os outros por mais que bem intencionados que sejam só atrapalham.



Boa tarde Adamhedge,

Eu se calhar expliquei-me mal :oops: :oops:
Sou apenas um novato nisto a tentar aprender. Disse quais são os meus fundos mas não creio ter falado em valorizações dos mesmos.

Até porque tendo-os à tão pouco tempo como tenho seria impossivel fazer uma avaliação de "ganhos" reais


nao se explicou mal não srº eu á quarta feira é que sou um bocado lento... :roll:


força e continue
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Adam hedge » 20/6/2012 19:58

Adamhedge Escreveu:boa tarde caro matias,

bem-vindo ao forum :)

então o srº tem uma rentabilidade exelente dessas,e vem perguntar qual a melhor estrategia????

quantos que por cá andam se podem gabar de ter uma rentabilidade positiva com as valorizações que o srº apresentou???

vá por si,continue a pensar e agir da mesma maneira que o levou a ter negocios vencedores,ás vezes os outros por mais que bem intencionados que sejam só atrapalham.


hóoo caro matias desculpe que este tópico é de fundos de investimento,é o que faz ler na diagonal e sem tomar muito sentido em qual o tópico que se escreve :oops:

sorry para a proxima vou ler com mais atençao onde estou a escrevr...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por matiasprt » 20/6/2012 19:56

Adamhedge Escreveu:boa tarde caro matias,

bem-vindo ao forum :)

então o srº tem uma rentabilidade exelente dessas,e vem perguntar qual a melhor estrategia????

quantos que por cá andam se podem gabar de ter uma rentabilidade positiva com as valorizações que o srº apresentou???

vá por si,continue a pensar e agir da mesma maneira que o levou a ter negocios vencedores,ás vezes os outros por mais que bem intencionados que sejam só atrapalham.



Boa tarde Adamhedge,

Eu se calhar expliquei-me mal :oops: :oops:
Sou apenas um novato nisto a tentar aprender. Disse quais são os meus fundos mas não creio ter falado em valorizações dos mesmos.

Até porque tendo-os à tão pouco tempo como tenho seria impossivel fazer uma avaliação de "ganhos" reais
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por Adam hedge » 20/6/2012 19:50

boa tarde caro matias,

bem-vindo ao forum :)

então o srº tem uma rentabilidade exelente dessas,e vem perguntar qual a melhor estrategia????

quantos que por cá andam se podem gabar de ter uma rentabilidade positiva com as valorizações que o srº apresentou???

vá por si,continue a pensar e agir da mesma maneira que o levou a ter negocios vencedores,ás vezes os outros por mais que bem intencionados que sejam só atrapalham.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Pickbull » 20/6/2012 19:47

matiasprt Escreveu:Ou seja posso fazer uma entrada inicial de 1000 digamos assim, depois faz-se um resgate de X, nova subscrição de 1000 noutro... e assim sucessivamente digamos assim?


Sim.
Se o montante inicial for por exemplo de 1000 mas quiseres ter lá só 500 fazes a aplicação de 1000 e depois resgatas os 500 quando quiseres (com o pormenor de poderes estar a ganhar ou a perder nessa altura)

matiasprt Escreveu:Perde-se sempre a fee de subscrição correto?


Não perdes nada. Os custos já estão reflectidos na cotação.
Se a cotação for 10 euros e comprares 100 unidades vais pagar 1000 euros (não há nenhum custo à parte).


matiasprt Escreveu:Quanto aos DKK foi realmente "panca" como disse. Provavelmente um dos maiores inimigos do mundo financeiro em que agora me inicio.


De facto andar à sorte não é nada bom. Mas vires já com o conceito de "confortável" já é muito bom sinal. :wink:

matiasprt Escreveu:Sim joguei e jogo HT


Em tempos também joguei. Era conhecido por red.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por matiasprt » 20/6/2012 19:34

Ou seja posso fazer uma entrada inicial de 1000 digamos assim, depois faz-se um resgate de X, nova subscrição de 1000 noutro... e assim sucessivamente digamos assim?

Perde-se sempre a fee de subscrição correto?


Quanto aos DKK foi realmente "panca" como disse. Provavelmente um dos maiores inimigos do mundo financeiro em que agora me inicio.

O teu nick não me é estranho. Por acaso não jogas/jogaste HT?


Sim joguei e jogo HT
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por Pickbull » 20/6/2012 19:14

matiasprt Escreveu:Aqui o "problema" é o montante inicial do PIMCO que está na pág inicial ser 5000€ que era mais que disponibilidade de carteira que tinha na altura.


Uma dica.
Nesses casos podes sempre resgatar no dia seguinte (ou quando quiseres) a quantidade que achas que tens a mais.
Há efectivamente um montante inicial definido, e para reforços, mas nada impede que após a aplicação não possas resgatar e ficar apenas com uma quantia menor aplicada.


matiasprt Escreveu:Eu vi os DKK e por alguma razão não me senti tão confortavel com a Dinamarca como com a Suécia/Noruega, sinceramente são "pancas" de quem nada percebe.


Deves ter visto mal porque os DKK são muito mais "confortáveis" que os outros.

O teu nick não me é estranho. Por acaso não jogas/jogaste HT?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por matiasprt » 20/6/2012 19:03

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Como disse sou um iniciante nesta vida e a diversificação ficou "não executada" digamos assim.

Aqui o "problema" é o montante inicial do PIMCO que está na pág inicial ser 5000€ que era mais que disponibilidade de carteira que tinha na altura.

O resto da carteira foi distribuida pelos outros fundos quando se calhar deveria ter investido mais forte na que estivesse mais confortavel e assim a distribuição já era diferente.

O resgate do PIMCO para um possivel investimento no outro PIMCO fará com que perca sempre o montante de subscrição, que não é propriamente um problema, mas é uma pena.

Eu vi os DKK e por alguma razão não me senti tão confortavel com a Dinamarca como com a Suécia/Noruega, sinceramente são "pancas" de quem nada percebe.

EDIT: Estranho no comparador do banco best (que acaba por ser do morning star) diz que são 5000 depois a tentar subscrever são 1000
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por VirtuaGod » 20/6/2012 18:51

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Novo "investidor"

por VirtuaGod » 20/6/2012 18:31

Pickbull Escreveu:Então percebes o meu ponto de vista sobre o assunto?


O teu até percebo porque é protecção, agora investir...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Novo "investidor"

por Pickbull » 20/6/2012 18:26

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:E ele a dar-lhe. :P



Porque não compreendo, só isso, e nestes casos "dou-lhe" até compreender.

Atenção eu já disse que como protecção de capital até funciona mas eu NUNCA só protejo capital senão comprava um cofre :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu é sempre investir... "The Only Way Out Is Through"


:mrgreen:

Então percebes o meu ponto de vista sobre o assunto?

Cofres não senão levam-me o cofre e o dinheiro. :lol:

E caso alguma coisa corra mal quanto ao euro sempre é melhor ter nordea do que não ter nada. :wink:

Se eu tivesse a certeza que o euro acabar teria mais dinheiro em USD mas assim prefiro continuar a ter um pássaro na mão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Re: Novo "investidor"

por VirtuaGod » 20/6/2012 18:20

Pickbull Escreveu:E ele a dar-lhe. :P



Porque não compreendo, só isso, e nestes casos "dou-lhe" até compreender.

Atenção eu já disse que como protecção de capital até funciona mas eu NUNCA só protejo capital senão comprava um cofre :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu é sempre investir... "The Only Way Out Is Through"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Novo "investidor"

por Pickbull » 20/6/2012 18:15

VirtuaGod Escreveu:Em relação ao investimento em moedas estrangeiras já aqui disse que é complicado, porque isto de um momento para o outro pode mudar, apenas não sei porque o pessoal complica, se acha que o euro está mal vai para dólar que é, ainda, a moeda reserva mundial.


E ele a dar-lhe. :P

A questão é qual o risco que se quer correr para proteger o capital?

Eu prefiro um fundo em DKK em que sei que vou ganhar pouco dinheiro (até perder face à inflação) mas que caso a crise se resolva fico salvaguardado pelo câmbio do que ter dólares e caso a crise se resolva perco dinheiro por causa da desvalorização do dólar.

Isto é quase perguntar porque razão alguns "sharks" emprestam dinheiro à Alemanha e/ou à Suíça com taxas negativas se podiam encher-se de dólares!

Voltando ao início.
Numa perspectiva de proteger o capital (e não de investimento) prefiro algo com desvio padrão de 0.50% do que com 10%. E é isso que a Dinamarca me oferece.
E nessa linha de pensamento ter NOK ou SEK tb é mais estável do que ter USD.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Re: Novo "investidor"

por VirtuaGod » 20/6/2012 17:02

Ora bem, vamos por pontos:

matiasprt Escreveu:Ao que entendi existe aqui quem acredite muito na manutenção do euro (criador do tópico)


Embora eu seja da opinião que o euro está para durar não discordo de quem se protege contra ele, apenas acho que se deve meter em mercados que conhece. Quem acha que o euro está mal porque simplesmente não compra fundos em dólares?? O PIMCO T.R. (que é o mais calmo) em dólares este ano está com 7.52% e a 12 meses está com 17.83% porque o dólar se tem vindo a valorizar face ao euro. Então se foremos para um de risco um bocadinho mais elevado como o PIMCO D.I. a rentabilidade sobe para 9.33% e os 21% respectivamente. Como a volatilidade aqui vem do câmbio os fundos acabam por ter desvios padrões semelhantes (aqui o mais arriscado até tem desvio padrão inferior). Para quê complicar o que é simples?? Fundos nórdicos e não sei que mais... Podem ver os PIMCO em dólares aqui:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6W
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05KHT


matiasprt Escreveu:no entanto o grande investimento que fiz foi no PIMCO que é em euros.


Em euros e na Europa. Por acaso o fundo está a correr muito bem mas já pensaste diversificar a zona geográfica?? 70% de uma carteira num fundo, ainda por cima que investe só na Europa, é um pouco excessivo não achas?? E investir na europa tem sido uma tarefa bastante difícil!!

matiasprt Escreveu:Os ultimos 2 fundos que meti na minha lista são os que mais me "assustam" ou que me deixam menos confortavel


Mas olha que me parecem bastante calmos, claro que há sempre onde arranjar melhor rácio retorno/risco mas têm sido fundos estáveis!!


A única coisa que recomendo e aí sim recomendo é diversificação, parte esse investimento em PIMCO por vários PIMCO, que podes ver na primeira página, o fundo não é mau e acho que cabe perfeitamente numa carteira mas não com 70% de peso!!. Em relação ao investimento em moedas estrangeiras já aqui disse que é complicado, porque isto de um momento para o outro pode mudar, apenas não sei porque o pessoal complica, se acha que o euro está mal vai para dólar que é, ainda, a moeda reserva mundial.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Novo "investidor"

por Pickbull » 20/6/2012 16:39

matiasprt Escreveu:Boa tarde a todos, é com pena que apenas ontem tive conhecimento deste forum. Assim sendo já não vim a tempo de aprender algumas "lições" e ler alguns conselhos que existem por aqui.

Vou deixar aqui a minha "carteira" que estou a pensar re-estruturar tendo em vista o que fui lendo por aqui e o que vou aprendendo agora....

PIMCO Global Investors Series plc Euro Bond E Acc EUR (IE00B11XYY66) 72,05%
Nordea-1 Swedish Bond Fund E (LU0173793307) 7,2%
Nordea-1 Swedish Kroner Reserve Fund E (LU0173797399) 7,2%
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (LU0173796151) 3,6%
Nordea-1 Norwegian Kroner Reserve Fund E (LU0173797472) 3,6%
Nordea-1 Stable Return Fund E (LU0227385266) 3,6%
UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR) N-acc (LU0167295319) 2,74%

Sabendo que vocês percebem bem mais disto que eu, será que me poderiam dar pelo menos umas luzes sobre o que fazer?

Ao que entendi existe aqui quem acredite muito na manutenção do euro (criador do tópico) também quem tenha menos confiança. Do que tenho lido se calhar o meu medo da queda do euro talvez fosse excessiva e dai a minha fuga ao mesmo, no entanto o grande investimento que fiz foi no PIMCO que é em euros.

Por isso a minha exposição ao risco cambial está limitada penso eu. Os ultimos 2 fundos que meti na minha lista são os que mais me "assustam" ou que me deixam menos confortavel. Foi uma forma de tentar aumentar o risco/retorno especialmente no ultimo deles porque era dinheiro que "caiu" meio de paraquedas digamos assim e assim sendo meti ali.

O meu objetivo enquanto não estou confortavel nestes mercados é ter fundos de bonds principalmente e outros mistos mas não muito "agressivos".


Um conselho que te posso dar é que se não estás confortável com algum fundo então resgata-o ou reduz para uma posição que te deixe confortável.

O mais importante é dormir descansado.

Sobre o 1º fundo prefiro dentro da mesma categoria e com sensivelmente as mesmas rentabilidade e desvio padrão o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg ou o Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg.
Estes que indiquei ganharam no período conturbado de 2008 cerca de 5% enquanto que o deu perdeu cerca de 5% (diferencial de mais de 10%). É um dos pormenores que me deixa mais descansado tendo um desses. :D

Sobre os 4 fundos seguintes, da Nordea, presumo que os tenhas comprado para te protegeres da queda do euro e teres moeda estrangeira. Se continuas a pensar assim então mantém esses fundos. Eu tb tenho um deles e há outros similares (tb da Nordea) em DKK cujo câmbio é mto mais estável.

Os 2 últimos presumo que sejam fundos mistos e não tenho ainda opinião formada sobre eles.
Talvez o VG já os conheça e te dê alguma opinião sobre eles.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Novo "investidor"

por matiasprt » 20/6/2012 13:53

Boa tarde a todos, é com pena que apenas ontem tive conhecimento deste forum. Assim sendo já não vim a tempo de aprender algumas "lições" e ler alguns conselhos que existem por aqui.

Vou deixar aqui a minha "carteira" que estou a pensar re-estruturar tendo em vista o que fui lendo por aqui e o que vou aprendendo agora....

PIMCO Global Investors Series plc Euro Bond E Acc EUR (IE00B11XYY66) 72,05%
Nordea-1 Swedish Bond Fund E (LU0173793307) 7,2%
Nordea-1 Swedish Kroner Reserve Fund E (LU0173797399) 7,2%
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (LU0173796151) 3,6%
Nordea-1 Norwegian Kroner Reserve Fund E (LU0173797472) 3,6%
Nordea-1 Stable Return Fund E (LU0227385266) 3,6%
UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR) N-acc (LU0167295319) 2,74%

Sabendo que vocês percebem bem mais disto que eu, será que me poderiam dar pelo menos umas luzes sobre o que fazer?

Ao que entendi existe aqui quem acredite muito na manutenção do euro (criador do tópico) também quem tenha menos confiança. Do que tenho lido se calhar o meu medo da queda do euro talvez fosse excessiva e dai a minha fuga ao mesmo, no entanto o grande investimento que fiz foi no PIMCO que é em euros.

Por isso a minha exposição ao risco cambial está limitada penso eu. Os ultimos 2 fundos que meti na minha lista são os que mais me "assustam" ou que me deixam menos confortavel. Foi uma forma de tentar aumentar o risco/retorno especialmente no ultimo deles porque era dinheiro que "caiu" meio de paraquedas digamos assim e assim sendo meti ali.

O meu objetivo enquanto não estou confortavel nestes mercados é ter fundos de bonds principalmente e outros mistos mas não muito "agressivos".
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por Pickbull » 19/6/2012 16:26

Bill Gross: "Cuidado com a dívida alemã"

Co-fundador da Pimco, maior gestora de obrigações do mundo, diz que investir em dívida de países do euro se tornou, por motivos diversos, num exercício muito arriscado.
Em entrevista ontem à Bloomberg TV, o norte-americano Bill Gross torce o nariz a investimentos em obrigações soberanas de países da Zona Euro, porque considera oscilarem entre a oferta de risco excessivo e retornos desajustados ou mesmo medíocres, que reflectem em boa medida a incerteza que subsiste sobre a viabilidade da união monetária no seu actual formato, com 17 países.

O número dois da Pimco, maior gestora de obrigações do mundo, afirma que investir em títulos de dívida espanhola “deixou de ser seguro”, e que existem riscos relativamente ao retorno dos empréstimos feitos a países nucleares, como Itália e França, que têm de oferecer “yields” que duplicam as taxas de crescimento nominal das suas economias.

Mesmo Alemanha não é um destino isento de perigos para os investidores, na medida em que os seus títulos oferecem rendibilidades quase residuais, que não têm em conta as responsabilidades crescentes (e, logo, o risco) assumido pelo país para garantir os fundos europeus (FEEF/MEE) que vão aos mercados captar financiamento para os que já não o conseguem fazer por si.

“Eu seria muito cauteloso em relação às ‘bunds’ alemãs porque há poucos cenários em que poderão ter um desempenho favorável. Terão um bom desempenho se a Alemanha sair do euro e, de uma forma ou de outra, regressar ao marco e pagar as suas obrigações em euros. De outro modo, se, como estamos a ver na Grécia, o problema continuar a ser empurrado com a barriga, as responsabilidades da Alemanha vão continuar a aumentar de dia para dia”, argumenta Gross, referindo-se também aos desequilíbrios no sistema de pagamento entre os bancos centrais (Target 2) que estarão a sobrecarregar o balanço do Bundesbank.

“A Alemanha tem-se tornado cada vez mais responsável pelo euro.(…) Para mim, tem risco de crédito. Não é um mercado atractivo”, afirma.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 18/6/2012 18:51

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Redvil » 18/6/2012 16:02

My mistake
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

por Pickbull » 18/6/2012 15:46

Redvil Escreveu:Que achas deste este -
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc?


VirtuaGod Escreveu:Vamos a mais um actualizaçãozita. Pode ser que os mercados animem lol

Vou acrescentar um fundo à primeira página. O primeiro fundo de acções: EEF Equity Consumer Staples R Acc. Desengane-se quem pensa que o fundo tem muito risco pois o desvio padrão é inferior aos Templeton, Pimco H.Y. e ao UBS de obrigações convertíveis.

É um fundo de acções de empresas de "Consumer Staples". O que quer isso dizer?

Definition of 'Consumer Staples: Industries that manufacture and sell food/beverages, tobacco, prescription drugs and household products.'

A carteira do fundo inclui empresas como Nestlé, Coca Cola, Procter and Gamble e a Wall Mart. Produtos que é difícil não consumirmos numa base diária. Provavelmente têm uma Gillette, fumam Marboro/L&M, comem chocolates da Nestle e bebem cola, independentemente se estamos em crise ou não... acho que perceberam a ideia :wink:

Esta é uma análise um pouco fundamental. No que diz respeito ao comportamento do fundo em si o que tenho observado:

1. Em 2008 quando o S&P caiu 37% o fundo caiu "apenas" 21.3% e encontra-se bem acima (+ de 10%) dos valores pré 2008, estando quase constantemente em máximos históricos nestes últimos 2 anos.

2. No Verão passado quando tudo caía a reacção foi muito pequena no fundo. O mesmo se passou na queda de 10% mais recente do S&P em que o fundo apenas caiu 2.5% (e recuperou metade da queda a semana passada).

Como em todos os outros fundos é um investimento de longo prazo. Tendo eu predileção por acções digamos que é um dos meus fundos favoritos (esperemos que não me deixe ficar mal como os Templeton). Este fundo é tão bom que me assusta. Contem com um fundo defensivo, ou seja, se o mercado disparar o fundo não vai acompanhar a 100%. Até porque o que está a criar a volatilidade são essencialmente acções financeiras (que o fundo não possui).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Redvil » 18/6/2012 15:06

VirtuaGod Escreveu:Fundos especiais

Irei apresentar e acrescentar à primeira página a secção de fundos especiais (que para já incluirá 2 fundos).

O primeiro fundo será o Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs SE-C

O que tem este fundo de especial? Este é um fundo gerido de forma a ganhar $ quando há volatilidade (aquando da queda dos mercados) e para que não perca $ quando os mercados sobem. Daí ter uma tão boa performance em 2008, embora o ano passado no verão tenha deixado um pouco a desejar, não reagindo como o esperado, talvez porque tenha sido um mini crash e tenha apanhado os gestores desprevenidos.

Este é um excelente fundo para ter em carteira por dois tipos de pessoas:

1. As que acreditam que vêm aí grandes problemas, nomeadamente relacionados com a crise Europeia
2. As que pretendem fazer um hedge para controlar a exposição a fundos (ou acções) que tenham em carteira.

O fundo subiu nestes últimos 2 meses depois de passar o primeiro trimestre quase sempre ligeiramente negativo, indo já com uns saudáveis 3% de valorização year to date

O segundo fundo especial é um fundo já bastante antigo (com um track record semelhante ao PIMCO T.R. e ao Templeton) gerido por uma casa francesa. Falo de Carmignac Patrimoine A. Este fundo não é comercializado em Portugal, o que o torna "especial". O que acontece é que através de um produto do BEST (um seguro) podemos adquirir o fundo. O produto é o Unit-linked Escolha Livre.

Todo o track record do fundo pode ser visto clicando [url=http://quote.morningstar.com/fund/chart.aspx?t=FR0010135103®ion=FRA&culture=en-US]aqui[/url] e seleccionando "Maximum" no canto superior direito do gráfico. É um fundo misto, ou seja tanto tem acções como obrigações, é gerido pela casa de investimentos com o objectivo de maximizar a rentabilidade mantendo o risco controlado, sem qualquer tipo de benchmarks (pelo menos que me tenha apercebido).

Quem está com medo que o fundo esteja a perder a capacidade de gerar retorno desengane-se pois pelo que tenho visto o fundo tem melhorado o controlo de volatilidade mantendo sempre um retorno bastante bom. A estabilidade das rentabilidades a 3, a 5 ou 10 anos são prova. Não ter perdido $ em 2008 é excelente para um fundo deste tipo e este ano vai já com 6% de rentabilidade, deveras impressionante.

A única desvantagem é mesmo a subscrição do seguro do BES/BEST e ter uma óptica de muito longo prazo anos+ para não se ter custos com o produto...


Aviso: Não se deixem enganar pelo "embrulho" de poupança fiscal do produto Unit Linked Escolha Livre (para investimentos de 5 ou 8 anos) porque o pagamento de 0.75% anual para se poder usufuir do produto leva essa poupança fiscal. Ou seja para investimento até 5 anos perde-se os 0.75% anual, para investimentos de 5 anos fica-se neutro se se ganhar +/-5% ao ano em média, e a 8 anos ganha-se uns trocos. Mas se perdermos dinheiro nos investimentos temos de acrescentar os 0.75% anual às perdas pois não haverá vantagens fiscais nenhumas. Mais um produto para enganar o povinho... Mas não estou aqui para falar deste produto, isto foi só um aviso para os mais distraídos não se deixarem levar pela "embalagem" bonita de alguns produtos bancários.


Mestre,

Que achas deste este -
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc? Parece-me mais defensivo mas tb interessante...

http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... F9&univ=DC
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

por Pickbull » 17/6/2012 11:50

OSPF Escreveu:Pickbull,

não queres partilhar neste forum que fundos (de ações) estás a incluir na tua carteira (ou em planos) tendo em consideração o teu padrão de seleção?


A minha carteira de acções não é constituída por fundos de acções mas sim por acções propriamente ditas.

O que irei considerar é a entrada em fundos mistos e/ou de acções principalmente de mercados menos acessíveis para mim. Mas só farei essas entradas quando de facto sentir que as coisas estão a mudar para melhor.

O fundo de acções que o VG mencionou (EEF Equity Consumer Staples R Acc) parece-me de facto muito bom e dada a sua estabilidade estou a considerar entrar um dia destes.

Os únicos fundos mais agressivos que tenho na minha short list são o Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ e o Fidelity Funds - Thailand Fund A-USD.

Tenho tb o BPI África por ser de um mercado "não acessível" mas é uma posição muito pequena.

Neste momento ainda estou mais numa fase de protecção de capital daí estar mais virado e atento a fundos mais defensivos e por isso tenho pouco para partilhar qto a fundos de acções.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por MDC2011 » 16/6/2012 20:16

Pickbull,

não queres partilhar neste forum que fundos (de ações) estás a incluir na tua carteira (ou em planos) tendo em consideração o teu padrão de seleção?
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por Pickbull » 15/6/2012 19:17

VirtuaGod Escreveu:Mas fundos obrigacionistas e fundos mistos são coisas diferentes.


É um facto. Numa perspectiva de diversificar sempre são mais opções.


VirtuaGod Escreveu:Não sei até que ponto os fundos obrigacionistas poderão manter as espetaculares valorizações que têm tido quando começar um bull market accionista a sério!! É que as acções podem subir para sempre enquanto as obrigações não. E estamos perto do final (nem que demore +5 anos) de um bull secular nas obrigações, não penses que vai ser tão fácil ganhar $ no futuro neste tipo de fundos (obrigacionistas) como tem sido...


Como tb tenho uma carteira de acções não me assusta nada aparecer o bull market. Até pelo contrário. :)

De qualquer forma vou estar atento aos fundos mistos e até mesmo a fundos de acções.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 165 visitantes