Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 24/10/2012 9:14

Acertei nas direcções mas a volatidade/percentagem pela metade, nem é muito mau :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jokerportuga » 24/10/2012 9:07

VirtuaGod Escreveu:
jokerportuga Escreveu:vamos lá ver como se portam os PIMCO e companhia.


PIMCO T.R., G.B., R.R., I.G. -subir até 0.2% +/-

PIMCO D.I. - Não sei, provavelmente desce um pouco 0.15% max

PIMCO H.Y.- Descer +/- 0.5% provavelmente

Previsões a olho!! Logo/amanhã já confirmamos :wink:


ora não te saiu o Euromilhões, mas a raspadinha:
PIMCO T.R., G.B. = 0,05% e 0,09%
PIMCO D.I. = -0,08%
:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por JonhyRico » 24/10/2012 0:57

VirtuaGod Escreveu:Com algum risco?? PIMCO D.I. all the way, provavelmente não terá o risco tão algo como queres mas terá o retorno (pelo menos estou convencido disso) :wink:


Mesmo com a rentabilidade a 1 ano acima da a 3 anos e esta acima da de 5 anos? Não estará um pouco quentinho demais para entrar?

Quero ter este. É um dos poucos do Top que ainda não tenho. =)
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por Manushe » 23/10/2012 22:03

VirtuaGod Escreveu:Gostei dessa ideia de cobra tx liberatória :twisted:


É pá... não dêem ideias... para Gaspar já nos basta um!!! :lol:
Editado pela última vez por Manushe em 27/10/2012 6:42, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

por jokerportuga » 23/10/2012 20:19

VirtuaGod Escreveu:
jokerportuga Escreveu:vamos lá ver como se portam os PIMCO e companhia.


PIMCO T.R., G.B., R.R., I.G. -subir até 0.2% +/-

PIMCO D.I. - Não sei, provavelmente desce um pouco 0.15% max

PIMCO H.Y.- Descer +/- 0.5% provavelmente

Previsões a olho!! Logo/amanhã já confirmamos :wink:


vamos lá ver se devias ter jogado no Euromilhões...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 23/10/2012 20:14

jokerportuga Escreveu:vamos lá ver como se portam os PIMCO e companhia.


PIMCO T.R., G.B., R.R., I.G. -subir até 0.2% +/-

PIMCO D.I. - Não sei, provavelmente desce um pouco 0.15% max

PIMCO H.Y.- Descer +/- 0.5% provavelmente

Previsões a olho!! Logo/amanhã já confirmamos :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 23/10/2012 20:12

Rick Lusitano Escreveu:Questiono-te agora, antes que te lembres de cobrar uma taxa liberatória pelas informações. :lol:


Qual era a pergunta mesmo?

Gostei dessa ideia de cobra tx liberatória :twisted:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 23/10/2012 20:15, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jokerportuga » 23/10/2012 20:01

Eh pah.... :P
vocês estão a debitar informação a um ritmo aluciante "for dummies". :wink:

Tenho lá calma que assim o pessoal não consegue acompanhar o tópico e assim todos ficam a perder.

Hoje os mercados estiveram a meter água, vamos lá ver como se portam os PIMCO e companhia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por Midas » 23/10/2012 19:30

@VirtuaGod
Já sei, a curiosidade matou o gato. :lol:
Questiono-te agora, antes que te lembres de cobrar uma taxa liberatória pelas informações. :lol:

Tirando a taxa, podes contar com o meu contributo para adicionar mais informação a este tópico.

Vi recentemente, um artigo, penso que foi na Bloomberg, sobre as categorias dos fundos referente ao risco vs. retorno.

Categorias ordenadas do mais reduzido risco e retorno para a categoria mais arriscada e provável maior retorno:
:arrow: Tesouraria
:arrow: Obrigações Curto Prazo
:arrow: Obrigações Governamentais
:arrow: Obrigações Corporativas
:arrow: Obrigações Países Emergentes
:arrow: Obrigações High Yield
:arrow: Acções


Pode-se também acrescentar os Mistos (defensivos; moderados, agressivos e os flexíveis). Estas categorias basicamente agregam obrigações com acções, sendo a politica de alocação, a maior diferença entre elas. Não sou grande adepto deste tipo de fundos, pois não controlamos a % de alocação (para além do estabelecido pela gestora) e o tipo de obrigações e acções, prefiro escolher o tipo de fundo de obrigações e/ou de acções e alocar o peso em cada um deles, que eu achar na altura de acordo com as analises feitas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 23/10/2012 19:17

Com algum risco?? PIMCO D.I. all the way, provavelmente não terá o risco tão algo como queres mas terá o retorno (pelo menos estou convencido disso) :wink:

Nas ultimas páginas há contufo uns fundos de acções que podes gostar. Eu gosto do Eurizon C.S. que está na primeira página mas por exemplo o US Fundamental growth apresenta bons retornos, o problema é isto cair.

Podes fazer 50/50 entre o PIMCO D.I. e um fundo de acções já referido :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Reiposto » 23/10/2012 19:13

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Uma espécie de "Os básicos da escolha de fundos". :lol:


Antes do final do ano faço uma mega actualização com isso :wink:


Preciso aplicar 3k num fundo a 2/3 anos com algum risco qual recomendas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

por VirtuaGod » 23/10/2012 19:07

Rick Lusitano Escreveu:Uma espécie de "Os básicos da escolha de fundos". :lol:


Antes do final do ano faço uma mega actualização com isso :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 23/10/2012 18:53

Rick Lusitano Escreveu:Ensinar a pescar em vez de dar o peixe. :lol:


É o que tento, mas dou aos poucos, depois aparece-me um curioso como tu que só dá trabalho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Risco é só desvio padrão. Baixo risco para mim é algo com desvio padrão de 1 dígito!

Isto em fundos "normais" como PIMCO etc, porque se passamos para fundos como o E.S. Liquidez aí o risco é o de crédito não de desvio padrão (inexistente)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Midas » 23/10/2012 18:52

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:And the winner is... :mrgreen:


US Fundamental growth!! Seria o único onde colocaria o meu $ e irá para a primeira página como "Menção Honrosa" mesmo que roce o limite do "baixo risco"!!


Pergunto isto, porque dizes que o US Fundamental growth roça o limite do "baixo risco", baseias-te no Desv.Padrão(3a.), (11.07 %), ele é maior do que nos outros 2 fundos (8.74 % e 9.90 %) ou no Sharpe (1.59 vs. 1.45 e 1.34)?

E o que é o "baixo risco" para ti?
A % do Desv.Padrão no "baixo risco" em fundos de acções é superior em relação aos fundos de obrigações e estes em relação a fundos de tesouraria?
É algo subjectivo e pessoal?

Ensinar a pescar em vez de dar o peixe. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 23/10/2012 18:15

Rick Lusitano Escreveu:@VirtuaGod
Penso que seria interessante para este tópico, saber quais os critérios de filtragem, para separar o trigo do joio, referente aos fundos. Por exemplo, olhas primeiramente para o Sharpe a 3 anos e já com um mínimo pré-definido (para além de ser superior a 1) e depois olhas para o desvio padrão a 3 anos, também com um máximo previamente estabelecido por ti?

Uma espécie de "Os básicos da escolha de fundos". :lol:

(Observação: Já li "Mutual Funds For Dummies", e não fala de critérios específicos de escolha entre fundos). 8-)


É algo que tenho pensado em fazer. No seu tempo :wink: Este tópico deverá ainda ser actualizado durante mais uns aninhos se tudo correr como planeado!! Vai haver tempo para tudo e mais alguma coisa :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Midas » 23/10/2012 17:49

@VirtuaGod
Penso que seria interessante para este tópico, saber quais os critérios de filtragem, para separar o trigo do joio, referente aos fundos. Por exemplo, olhas primeiramente para o Sharpe a 3 anos e já com um mínimo pré-definido (para além de ser superior a 1) e depois olhas para o desvio padrão a 3 anos, também com um máximo previamente estabelecido por ti?

Uma espécie de "Os básicos da escolha de fundos". :lol:

(Observação: Já li "Mutual Funds For Dummies", e não fala de critérios específicos de escolha entre fundos). 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 23/10/2012 14:37

Rick Lusitano Escreveu:Eu pessoalmente, verifico a partir de 2008, para poder comparar "a grande queda de 2008" e a "luta" de recuperação de 2009 entre os fundos. Para ver como os fundos reagiram a estes fenómenos e depois de estabilizarem, os seus comportamentos. Achas que é um método correcto?


Acho que todos olhamos para isso! É logo a primeira coisa que salta à vista :wink:

Depois vai-se aprofundando... aprofundando e chego sempre à conclusão que os PIMCO são de facto uma coisa do outro mundo! Mesmo nos EUA são batidos por outros fundos em termos de rentabilidade, mas pouco são os que têm aquela consistência \:D/

Sabes que no que diz respeito a $ temos de ter muita confiança, às vezes até se paga essa confiança, porque nos dá descanso! Neste caso os outros são apenas marginalmente melhor que os PIMCO e ainda por cima só no passado mais recente, não é por aí que os PIMCO deixarão de ser core de uma carteira na minha opinião.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Midas » 23/10/2012 14:24

Eu pessoalmente, verifico a partir de 2008, para poder comparar "a grande queda de 2008" e a "luta" de recuperação de 2009 entre os fundos. Para ver como os fundos reagiram a estes fenómenos e depois de estabilizarem, os seus comportamentos. Achas que é um método correcto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 23/10/2012 14:16

Rick Lusitano Escreveu:Ao aumentar a "janela", não aumenta também o desfasamento com o momento actual?


Esta pergunta dava panos para mangas... e livros escritos sobre o tópico!!

Sou uma pessoa que liga muito a dados, quantos mais melhor. Quanto mais histórico um fundo tem melhor para mim. Não falo de fundos com 5 ou 10 anos até, um dos meus fundos favoritos que anda por aí perdido, da vanguard, tem 40 anos de histórico :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 23/10/2012 14:13

Rick Lusitano Escreveu:Também tinha reparado que o Axa estava melhor somente desde 2009. Qual é o teu limite temporal, quando analisas um fundo? Ao aumentar a "janela", não aumenta também o desfasamento com o momento actual?


Não deixas de ter razão. Eu tenho um viés/bias para a PIMCO e acho que o histórico que eles têm é mesmo muito importante, por isso é que penso 2 vezes antes de os substituir, mesmo por um fundo que recentemente tenha tido melhor performance que o equivalente da PIMCO :wink:

O F&C já se infiltrou no TOP e,e....
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Midas » 23/10/2012 14:09

VirtuaGod Escreveu:por acaso já se falou desse fundo no tópico. Na altura não o adicionei pk o fundo tem excelente performance pós 2008 mas péssima performance antes de 2008. Foi a falta de consistência que me fez não gostar muito do fundo. Se tivesse um "Alternativas" este estaria de certeza lá. A consistência pré 2008 deixou-o meio de lado!!

Diria que esse fundo está para o PIMCO H.Y como o AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR está para o PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc. O problema para esses fundos de chegarem ao top é a consistência de retornos que os PIMCO têm!!



Também tinha reparado que o Axa estava melhor somente desde 2009. Qual é o teu limite temporal, quando analisas um fundo? Ao aumentar a "janela", não aumenta também o desfasamento com o momento actual?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 23/10/2012 8:02

por acaso já se falou desse fundo no tópico. Na altura não o adicionei pk o fundo tem excelente performance pós 2008 mas péssima performance antes de 2008. Foi a falta de consistência que me fez não gostar muito do fundo. Se tivesse um "Alternativas" este estaria de certeza lá. A consistência pré 2008 deixou-o meio de lado!!

Diria que esse fundo está para o PIMCO H.Y como o AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR está para o PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc. O problema para esses fundos de chegarem ao top é a consistência de retornos que os PIMCO têm!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Midas » 23/10/2012 2:35

Luis19 Escreveu:6- O que achas da ideia de colocares 2 ou 3 alternativas aos fundos que tens na 1ª página, para o pessoal que não tem acesso a alguns dos fundos que aí estão? Por exemplo no caso do PIMCO D.I., outras alternativas dentro da mesma categoria (Obrigações flexivel EUR) poderiam ser eventualmente o Pioneer Fds Euro Strat Bd, Franklin Strategic Income N Acc €-H1 ou o Invesco Global Total Ret (EUR) Bd E QD. (não sei se de facto existem alternativas melhores a estas que referi).


Este fundo poderá ser uma alternativa ao PIMCO GIS plc Global High Yield Bond E EUR (Hedged) Accumulation:

:arrow: AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR
Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged

Valores são: Axa vs. PIMCO
Rent. Anualiz. % (19-10-2012 vs. 22-10-2012)
Ano....................12.74 vs. 12.61
1 ano.................16.17 vs. 14.90
3 anos anualiz...11.57 vs. 10.53

Risco (30-09-2012)
Desv.Padrão(3a.)............7.00 % vs. 8.29 %
Rentabilidade média......11.29 % vs. 10.51 %

Rácio de Sharpe...............1.50 vs. 1.18

Nota: o Fundo da Axa apresenta as rentabilidades do dia 19 de Outubro, ainda não estão apuradas as do dia 22 (neste momento).

Como podes ver, as rendibilidades actuais são similares, mas com o Axa a "vencer" nas categorias de menor desvio padrão (3a.), maior rentabilidade média e maior rácio de Sharpe.

Virtuagod, qual a tua opinião neste fundo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por Automech » 23/10/2012 1:14

VirtuaGod Escreveu:Amanhã ou Quarta devo fazer um post com o título "Fundos com exposição obrigacionista a Portugal e a (não) sustentabilidade das rentabilidades dos últimos 12 meses" :wink:

Um verdadeiro caso de "Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura" :mrgreen:


Vais estragar o dia a muita gente. :twisted:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por VirtuaGod » 23/10/2012 1:06

Não tem nada que saber. O objectivo é estar o mais alto e mais à esquerda possível. Alto de rentabilidade, à esquerda de baixo risco :wink:

É excelente para comparar com outros fundos da mesma categoria!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, iniciado1, joao garcao, latbal, Pmart 1, PMP69, simvale e 206 visitantes