Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fp75 » 21/3/2012 19:04

Ok, obrigado pelas sugestões.
Já tinha analisado essas duas propostas e pareceram-me interessantes (os dois fundos que estão no top).
Agora só me resta decidir se vou investir nos dois ou apenas num deles...
cump. :wink:
 
Mensagens: 8
Registado: 21/3/2012 11:22
Localização: 20

por Mkpt » 21/3/2012 15:46

Sim, com alavancagem consegue-se mais, mas como refere pode causar alguns problemas de saúde.. :)

O que referi era mais com base no investir, fazer 'rebalanceamento' das percentagens investidas em cada produto/sector 1 ou 2 vezes por ano e, já agora, convém também ir metendo mais algum do que se vai poupando.
É estratégia bastante simples e fácil de ter bom retorno para quem não percebe 'de investimentos' a sério e não quer apanhar uns sustos de vez em quando, bastando perder uns 20/30 minutos anuais para ir fazendo a gestão das percentagens de investimento em cada sector.

Mesmo quem não faça alavancagem, neste tipo de investimento a longo prazo, também não é bom andar 'sempre em cima' das rentabilidades, porque há alturas em que também a coisa parece não correr muito bem e pode haver tentação de passar a estratégia de tentar adivinhar topos e fundos o que é muito errado.
A ideia é só fazer rebalanceamentos 1 ou 2 vezes por ano, não se assustar ou não entrar em euforia com percas/ganhos e deixar o investimento 'correr'.

Julgo que o LTCM deve ter uma opinião semelhante a esta, mas é só para reforçar a quem não leu sobre a mesma de que no longo prazo pode-se enriquecer...:) ..demora, têm que trabalhar [para amealhar para investir mais um pouco], mas com o tempo chega-se lá .. E sem necessitar de grandes estudos ou trabalho para saber como investir.


Com a alavancagem 'chega-se a rico' mais depressa, mas também com mais preocupações... e quem não souber realmente controlar emoções corre risco de não chegar lá e perder muito em vez de ganhando aos poucos..

Pessoalmente até poderei vir a alavancar, mas tenho que ler mais e pensar se serei racional o suficiente para isso...
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por LTCM » 21/3/2012 14:33

Mkpt Escreveu:No inicio o LTCM fala em retornos de 20% anuais mas referiu esse valor apenas para 'chamar a atenção'. :)
Um pouco mais à frente ele refere que este tipo de investimento deve ter rentabilidade à volta de 10-12%, apoiado em contas que confirmam essas perspectiva.


No final de um dos primeiros "artigos" digo isto:
quanto às rentabilidades esperadas…nem uma palavra, mas 30% é um bom número :wink:


Obviamente 30% é impossível mas, na estratégia que exponho, com alavancagem controlada, é possível encostar aos 17% - 18%. O problema é o DD associado que causa algumas úlceras.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Mkpt » 21/3/2012 12:48

O tópico que fala dos etf's do LTCM:
'enriquecer devagar'
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76243


No inicio o LTCM fala em retornos de 20% anuais mas referiu esse valor apenas para 'chamar a atenção'. :)
Um pouco mais à frente ele refere que este tipo de investimento deve ter rentabilidade à volta de 10-12%, apoiado em contas que confirmam essas perspectiva.

Rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros, mas é histórico que 90% ou mais dos investidores não batem os mercados numa perspectiva de médio-longo prazo [10-15 anos para cima], mesmo em periodos tão complicados como o da grande depressão, guerras mundiais, crise da década de 70 ou bolhas de 2000/2001 [dot.com]..
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por ruicarlov » 21/3/2012 12:44

Penso que não ficará mal escolhendo um ou dois fundos "TOP" sugeridos pelo VG, nomeadamente o PIMCO Total Return e o Templeton Global Bond.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Mkpt » 21/3/2012 12:43

fp75 Escreveu:Em primeiro lugar gostava de deixar os meus parabéns ao promotor deste tópico pela excelente informação aqui prestada.
Agora a minha questão: tenho 5000€ disponíveis e estava a pensar em investir em fundos de investimento. Neste momento tenho em carteira um fundo da Nordea (fundo de obrigações da Noruega).
Mas a oferta é tão vasta que estou indeciso quanto à escolha. Poderiam sugerir-me 2 ou 3 fundos de risco moderado para aquele montante?
E já agora o que acham deste: "Amundi Funds Equity Brazil"?
Obrigado :wink:


Se a ideia é o médio-longo prazo sugeria investir em ETF's, que são tipo fundos...mas com comissões mais baixas.

No meu caso, com 5000€ metia em 2 ou 3 ETF's diversificados:
- ETF para mercados emergentes
- ETF para small caps dos states
- ETF para commodities [numa percentagem um pouco mais pequena que os anteriores].

Isto porque já tem fundo de obrigações.
Ao ter investido em obrigações, mercados accionistas [de vários pontos do mundo] e commodity tem os seus investimentos/portfolio diversificado.

O ideal seria, além dos investimentos que disse acima, poupar mais algum para meter em etf sobre ouro e outro etf sobre os mercados europeus.

Quanto mais diversificado/granulados os investimentos melhor, menos riscos corre, até porque como são investimentos não correlacionados, quando uns descem os outros sobem.
O retorno vai andar entre os 8-12% de média anual, no médio-longo prazo, conforme a conjuntura e percentagens de investimento em cada sector.

Mais rendimentos que isto só se 'tentar bater' os mercados e isso muitos poucos o conseguem [menos de 10% dos investidores].


Atenção sto é apenas uma sugestão, baseado no que iria fazer na sua situação..
Anda por aqui um tópico que fala deste tipo de investimentos do LTCM, não lembro é do nome do tópico.
Editado pela última vez por Mkpt em 21/3/2012 12:48, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por fp75 » 21/3/2012 11:34

Em primeiro lugar gostava de deixar os meus parabéns ao promotor deste tópico pela excelente informação aqui prestada.
Agora a minha questão: tenho 5000€ disponíveis e estava a pensar em investir em fundos de investimento. Neste momento tenho em carteira um fundo da Nordea (fundo de obrigações da Noruega).
Mas a oferta é tão vasta que estou indeciso quanto à escolha. Poderiam sugerir-me 2 ou 3 fundos de risco moderado para aquele montante?
E já agora o que acham deste: "Amundi Funds Equity Brazil"?
Obrigado :wink:
 
Mensagens: 8
Registado: 21/3/2012 11:22
Localização: 20

por VirtuaGod » 21/3/2012 1:27

Treasuries Snap Longest Ever Losing Streak

Para quem tiver curiosisdade este post tem um gráfico do bull market obrigacionista de que tenho falado aqui no tópico!! (lembrem-se que quando a yield desce as obrigações sobem :wink:)

Pena o gráfico não ser logarítmico...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 19/3/2012 23:22

“Australia has run close to a textbook macro policy before, during, and after the global financial crisis,’’ adds Michael Hasenstab, portfolio manager of the $61 billion Templeton Global Bond Fund [TPINX 13.25 0.02 (+0.15%) ] , which invests primarily in sovereign bonds across developed and emerging markets.

Australia is benefiting from low debt levels, prudent economic policies, and its position as a leading exporter to China, he says.

Hasenstab is also finding opportunity in Europe in places like Ireland. The country has dealt aggressively with its debt problems and its bonds have rebounded strongly from distressed levels. A stronger-than-expected recovery in exports should provide further support to bond prices.
"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 19/3/2012 18:30

P.S. e para tanto tempo e de forma passiva recomendo o uso de ETF's caso existam, não de fundos de investimento. Uma olhadela ao tópico Enriquecer Devagar: Perguntas & Respostas poderá ser muito ilucidativo do que eu acho ser uma exclente (provavelmente a melhor) forma de investimento a muito longo prazo
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 19/3/2012 18:25

All night long Escreveu:Obrigado pela explicação. Vou avaliar outras estratégias.


A ideia em si está boa, a concretização é que podia ficar aquem do esperado. PIMCO é excelente, mesmo baixando ligeiramnete as performances. Mas o que eu recomendo sempre é DIVERSIFICAÇÃO. Essa ideia de ter de andar sempre a ver o mercado accionista só acontece se ele tiver um peso relevante na carteira, 10 a 20% por exemplo não faz mal nenhyum.

Obrigações de mercados emergentes é outra excelente opção.

Não estou a dizer que estes são os únicos (nem melhores) caminhos. Mas diversificação é SEMPRE positiva na minha opinião, e isso sim, recomendo.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por All night long » 19/3/2012 18:15

A ideia de uma carteira de tao longo prazo, cresce da vontade de obter uma rentabilidade solida ( PIMCO tem sido oprimo) e com risco muito reduzido. A estrategia era criar um tipo de sistema de aforro, com reforços anuais que permitisse no longo prazo ter um retorno considerável que permitisse uma reforma descansada.
Tudo isto com o risco menor possível, e ter de constantemente avaliar o mercado como acontece com as acções.

Obrigado pela explicação. Vou avaliar outras estratégias.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 1:50
Localização: carrazeda

Re: Duvida basica

por VirtuaGod » 19/3/2012 17:55

All night long Escreveu:Se investir 10.000 euros, quanto vou pagar para subscrever o fundo, e quanto vou pagar anualmente de despesas de manutenção?


Não há custos de subscrição/resgate deste fundo quer no BEST quer no Activebank. Em relação à comissão de gestão da PIMCO ela é já descontada na rentabilidade do fundo. As rentabilidades que vê são as reais rentabilidades brutas.

All night long Escreveu:Numa perspectiva a longo prazo, ou seja subscrever o fundo para o manter 30 anos.

1- é possível manter um fundo tanto tempo?
2- como pagaria impostos, no final quando tirasse o dinheiro, ou no final de cada ano?

Grato


1- Provavelmente não pois o gestor já tem quase 70 anos mas depois tb há excelentes fundos dentro da casa de gestão em causa (PIMCO) não é só esse. Se o objectivo for manter o fundo por um período tão alargado há inúmeras melhores opções que um fundo obrigacionista apenas. Uma carteira de tão longo prazo não faz sentido sem acções na minha opinião. Ainda por cima Bill Gross disse que muito provávelmente a rentabilidade do fundo deverá ser infrerior à histórica daqui para a frente. Espero rentabilidade entre os 4 e 6% nos próximos 3 a 5 anos.

2- Os impostos são pagos quando vender o fundo, cosoante a fiscalidade vigente na altura.

P.S. - 30 anos dá para brincar um pouquinho com o risco. Porque não deve esperar rentabilidades de 7% em obrigações de qualidade nos próximos 30 anos. Como já disse inúmeras vezes, os bonitos números de bill gross tb se deve a termos vivido um Bull market de 30 anos nas obrigações de qualidade americanas. Nao espera que continue outros 30 pois não?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Duvida basica

por All night long » 19/3/2012 17:03

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/s ... F0GBR06T70

Estive a avaliar este fundo, que é intitulado como o melhor do mundo.
Porem vejo na ficha morningstar que tem uma comissão de subscrição de 5%, e um ratio custos líquidos de 1,4%.

Isto quer dizer o que?

Se investir 10.000 euros, quanto vou pagar para subscrever o fundo, e quanto vou pagar anualmente de despesas de manutenção?

Outra duvida.
Numa perspectiva a longo prazo, ou seja subscrever o fundo para o manter 30 anos.

1- é possível manter um fundo tanto tempo?
2- como pagaria impostos, no final quando tirasse o dinheiro, ou no final de cada ano?

Grato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 1:50
Localização: carrazeda

por SMALL1969 » 19/3/2012 11:41

VirtuaGod Escreveu:Faço minhas as palavras do Pickbull. A falta de historial "mata" à partida o fundo. Mas tenho olhado para ele mês sim mês não :wink:


Obrigado a ambos.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por ruicarlov » 18/3/2012 18:31

Penso que aquilo fosse mais uma alusão a não querer "meter água" a escolher os investimentos :P

Mas é como o VG disse. Três anos é muito tempo, sobretudo quando a economia mundial anda um pouco em rebuliço e se mudam muitos paradigmas (tais como as obrigações soberanas de são muito seguras).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 18/3/2012 18:16

Cada coisa a seu tempo... até muita água passa debaixo da ponte...

Este tópico está assim tão secante que precisa de fotos de meninas jeitosas em trajes menores? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 18/3/2012 18:01

Viva,

GOD e daqui a 3 anos se os targets estiverem cumpridos que fazes?

E se estiveres liquido devido a stop-losses ?

Abraço!

Imagem
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 17/3/2012 16:14

vset Escreveu:Pickbull

VirtuaGod


boa tarde,


a partir do momento de entrada numa carteira de FO igual à apresentada pelo GOD na primeira página, quais são os targets-objectivos, pontos de saída de emergência- stop losses ... ?


Abraços.


Diria que target 6% com Stop loss de 2.5 desvios padrões de Drawdown + não gostar do que o gestor está a fazer. Por exemplo aceitaria os 22% de queda em 2008 do PIMCO H.Y. porque sei os risco e tendo em consideração a situação económica que foi eram aceitáveis. Lembra-te que com diferentes pesos ou alocação dinâmica os objectivos de % vão ser diferentes. Digamos que o meu objectivo é manter um rácio de Sharpe superior a 1 ou de uma forma geral um desvio padrão inferior ou igual à rentabilidade!! Houve momento no final do ano passado em que o Templeton G.B. saiu desse padrão (desvio padrão era superior à rentabilidade) mas já voltou ao normal.

Aplicações a 3 anos...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 17/3/2012 14:33

Pickbull

VirtuaGod


boa tarde,


a partir do momento de entrada numa carteira de FO igual à apresentada pelo GOD na primeira página, quais são os targets-objectivos, pontos de saída de emergência- stop losses ... ?


Abraços.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Pickbull » 17/3/2012 13:31

@Virtua:

Qdo editares o 1º post aproveita e altera o imposto de 21.5% para 25%.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 16/3/2012 20:20

Faço minhas as palavras do Pickbull. A falta de historial "mata" à partida o fundo. Mas tenho olhado para ele mês sim mês não :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 16/3/2012 19:32

SMALL1969 Escreveu:O que acham disto?
Dado que tem risco cambial, não se pode afirmar que é de baixo risco, mas pelo menos parece-me diversificado e aposto fora da Europa e dos States.
Aparece no BEST.
comissão de gestão 0,90% ao ano (da gestora).


UBS (Lux) Bond SICAV Currency Diversifier P EUR Acc


Eu gosto do conceito mas como não tem historial não o vou subscrever.
De qualquer forma está na minha short list para quem sabe um dia entrar nele.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por SMALL1969 » 16/3/2012 17:49

O que acham disto?
Dado que tem risco cambial, não se pode afirmar que é de baixo risco, mas pelo menos parece-me diversificado e aposto fora da Europa e dos States.
Aparece no BEST.
comissão de gestão 0,90% ao ano (da gestora).


UBS (Lux) Bond SICAV Currency Diversifier P EUR Acc
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por VirtuaGod » 16/3/2012 17:03

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, Cem pt, Investbem, J.f.vieira, jlmt, latbal, Lisboa_Casino, Nuno V, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014 e 244 visitantes