Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 8/8/2012 20:26

VirtuaGod Escreveu:Pelos vistos alguns conceitos teóricos, praticados seja por mim e por quem tem formação teórica especializada em investimentos está a começar a chegar aos "práticos". Desconhecia, contudo, o conceito de "Risk-Parity", tenho de admitir :wink:

http://news.morningstar.com/articlenet/article.aspx?id=563881

http://en.wikipedia.org/wiki/Risk_parity



Ray Dalio, founder of Bridgewater Associates, explains how to structure a portfolio to target a 10% return with 10-12% risk.

In 1996, Bridgewater Associates established the All Weather principles for asset allocation, which have now been more broadly adopted under the banner “Risk Parity.”

In 2004, Mr. Dalio wrote an article in which he explained these principles. That article is reprinted here, with relevant updates.


http://www.pionline.com/assets/docs/CO7012569.PDF
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 8/8/2012 20:08

Pelos vistos alguns conceitos teóricos, praticados seja por mim e por quem tem formação teórica especializada em investimentos está a começar a chegar aos "práticos". Desconhecia, contudo, o conceito de "Risk-Parity", tenho de admitir :wink:

http://news.morningstar.com/articlenet/article.aspx?id=563881

http://en.wikipedia.org/wiki/Risk_parity
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/8/2012 1:03

Templetons em máximos. Eram os que faltavam. Assim acho que os fundos do top ou estão em máximos ou a menos de 1% de máximos (os mais voláteis).

Espero que este ano seja para fechar com retorno de dois dígitos para quem arriscou um bocadinho :wink:

(O Pimco Diversified Income está perigosamente perto dos 10% YTD por isso nem seria muito complicado obter o retorno de dois dígitos se as coisas se mantiverem no curso :wink: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 7/8/2012 12:36

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 6/8/2012 20:56

majomo Escreveu:Tens alguma alternativa a este fundo com as mesmas características?
Os fundos que tens na tua carteira poderiam servir para esta estratégia?


Nem por isso. Para investir com baixo risco o Pimco Total Return é óptimo mas a 3 meses ng te garante que vai subir de certeza!!

Devido à forma como o E.S. Liquidez é construído deve manter a rentabilidade que tem vindo a ter.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 6/8/2012 20:00

VirtuaGod Escreveu:O liquidez é para usar nos prazos recomendados pela própria casa gestora: até 30 dias.

Não é para investir nem para substituir DP's. É para Pôr a render dinheiro que temos à ordem parado mas que vamos/devemos precisar no curto prazo.

Diria que até 90 dias é decente usar o liquidez, acima disso não faz sentido para além de ter risco Portugal que não acho muita piada. (tendo em consideração a rentabilidade de 4.5% líquida ao ano que o fundo deverá ter).


A ideia é essa mesma, em lugar de ter o dinheiro à ordem, aplicar neste fundo... foi o que me foi sugerido em alternativa a DP de curtíssimo prazo...

Tens alguma alternativa a este fundo com as mesmas características?
Os fundos que tens na tua carteira poderiam servir para esta estratégia?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 6/8/2012 19:23

O liquidez é para usar nos prazos recomendados pela própria casa gestora: até 30 dias.

Não é para investir nem para substituir DP's. É para Pôr a render dinheiro que temos à ordem parado mas que vamos/devemos precisar no curto prazo.

Diria que até 90 dias é decente usar o liquidez, acima disso não faz sentido para além de ter risco Portugal que não acho muita piada. (tendo em consideração a rentabilidade de 4.5% líquida ao ano que o fundo deverá ter).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 6/8/2012 18:51

Olá VirtuaGod,
o que achas do fundo Espírito Santo Liquidez numa estratégia defensiva de curto prazo, em substituição de DP que estão com taxas muito baixas?
É que neste momento estou numa indefinição no que toca a investimentos... :?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 6/8/2012 13:19

Hummm duvido muito que eles cobrem pelo liquidez, até porque deve ser vendido como alternativa a DP, ainda por cima com um mínimo de 250 euros. Nada como telefonar para teres a certeza mas diria que (assim a olho) quase de certeza que não cobram!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por zekinha1 » 6/8/2012 12:54

ES Liquidez.

Se for para cobrar a comissão de custodia, mais vale não ter nada.
 
Mensagens: 199
Registado: 19/10/2010 13:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 6/8/2012 11:59

zekinha1 Escreveu:Só uma pequena duvida.

Os fundos de investimento é um valor mobiliário e portanto tem que se pagar a comissão de custodia certo?

Subscrevi um no BES e esqueci-me desse pormenor. Agora que está subscrito terei que pagar a comissão trimestral, certo?


Não sei o tarifário do Bes. No Best não pagas, e tenho quase a certeza que na big e no activebank tb não. Penso que se o fundo for do grupo E.S. não se paga no bes. Qual é o fundo?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por zekinha1 » 6/8/2012 10:29

Só uma pequena duvida.

Os fundos de investimento é um valor mobiliário e portanto tem que se pagar a comissão de custodia certo?

Subscrevi um no BES e esqueci-me desse pormenor. Agora que está subscrito terei que pagar a comissão trimestral, certo?
 
Mensagens: 199
Registado: 19/10/2010 13:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 2/8/2012 17:01

Pickbull Escreveu:Estava a pensar durante este ano (no pressuposto das coisas começarem a melhorar) começar a entrar nuns fundos de acções nomeadamente no mercado japonês.

Achas que poderá ser uma boa opção?


Japan Stands Up by IMF
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 2/8/2012 16:49

Have Emerging-Markets Bond Funds Emerged?

Ainda não li mas já está guardado no instapaper para a próxima impressão em massa de artigos.

P.S. Hoje vai ser um BOM dia para os PIMCO.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 2/8/2012 10:46

VirtuaGod Escreveu: A Pimco é a melhor gestora de fundos obrigacionistas do mundo, é difícil (talvez impossível) melhor que eles em fundos obrigacionistas. :wink:



After more than 30 years of managing institutional and individual bond monies, I have gradually come to the understanding that successful money management over long periods of time rests on two, somewhat disparate, foundations. The first is “a secular outlook”— that is, a three-year to five-year forecast that forces one to think long term and to avoid the destructive bile arising from the emotional whipsaws of fear and greed. Such emotions can convince any investor or management firm to do exactly the wrong thing during “irrational” periods in the market.

As in banking structures, this structural model involves borrowing short via futures priced at nearly the risk-free rate and lending slightly longer. The quality of the debt securities we use, however, tends to be much higher—Aa+ on average—than that which the securities banks use. By using futures, mortgage rolls, and swaps, we are not actually borrowing money; rather, we are investing in bondlike assets that reflect a borrowing rate slightly less than risk-free/LIBORbased financing rates. Because these instruments absorb little actual cash, the cash is then free to be invested in 6-month to 12-month, higheryielding securities with yield pickups of 50 bps or more and of quality near Aaa. This 50 bp spread provides a structural advantage to the bond and S&P 500 Index portfolios in almost all yield-curve scenarios except that of an extended negative yield curve (à la 1979–1981). If we use a 40 percent combination of U.S. Treasury futures, mortgage forwards, and swaps in the portfolios, we can enhance performance by (0.40 × 50) or 20 bps a year without even breathing hard.

Our second primary structure involves the selling of unlevered volatility We are mindful of the “average life” of investment firms. This time frame implies that we have perhaps three to four years before an average client will pull his or her funding if performance is below par. That average life, then, becomes the time frame within which we can “safely” use structural models.

For example, explicit sales of put and call options on Treasury futures and swaps can add incremental return to clients’ portfolios. Typically, 10 percent of the notional value of portfolios that allow the practice are optioned at any time during the year via out-of-the-money “strangles”. The logic in this case, in contrast to the fleecing of the 30-year mortgagee, is based not only on selling the noise that exaggerates volatility but also on the principle of reversion to the mean and the “lottery ticket” mentality long established in psychology, sociology, and history textbooks.

In addition, volatility can be sold via overweighting the front end of the yield curve relative to an index. Historical information ratios are maximized in duration space by purchasing 12-month to 18-month securities and rolling them back up the curve every quarter.

Individuals as well as institutional money managers, by the way, can apply this structural philosophy. Want to emulate a bank, an insurance company, or a PIMCO plan in your own investment portfolio? You have simple ways to do it these days via the futures and options markets. The trick is to first recognize who you are and what your investment time frame is. Structural investing will not necessarily succeed over short periods of time (as LTCM found out). And it will not generate positive alpha in every year.

The probability of success depends on matching the structure with the liquidity of an institution’s liabilities and, in the case of an individual, to your own investment time frame, emergency requirements for funds, and discipline and resolve to follow a consistent plan. With high levels of confidence that you know yourself in each of these areas, however, you can use a structural investing approach to greatly increase your odds of generating alpha relative to the bogey in almost any portfolio. I advise readers contemplating using such a strategy to do it but not overdo it. And pick your structures in concert with your long-term secular view of the economy.


Consistent Alpha Generation through Structure -
William H. Gross in Financial Analysts Journal
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 1/8/2012 23:12

Emerging-Markets Bonds Similar to Other Risk Assets

P.S. Não sou grande fã do El-Erian :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 1/8/2012 10:37

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 30/7/2012 17:37

whitebala Escreveu:Mas na verdade ultimamente tanto os fundo de obrigações como de acções têm estado a ter comportamentos no mesmo sentido (positivo) por varios motivos conjunturais. Portanto o risco de um movimento de quebra em ambos os mercados parece-me real. Ou talvez não?


O que dizes não deixa de ser verdade. Mas o facto de ambos estarem a subir no médio prazo não significa que a correlação seja assim tão positiva como pensas. A verdade é que quando um sobe bastante o outro desce pouco e vice versa, daí dar a percepção que ambos estão a subir. Não faria sentido se fosse de outra forma senão anulavam-se :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A semana passada foi excelente para analisar os fundos devido à brusquidão da subida do mercado accionista e queda das treasuries.

Podes analisar o resultado semanal de diversos fundos e ver pelos teus olhos como funcionam em sentido opostos no curto prazo:

Sexta feira:

Baixo risco/Treasuries

Pimco T.R. -0.37%
Axa Inflation Bonds -0.48%

Alto Risco/correlacionado com a bolsa

Templeton Global Bond +0.58%
F&C Emerging market bonds +0.45%

É este falta de correlação de que falo. Todos estes fundos estão positivos quer a 6 meses quer a 1 ano mas 1% dos Templeton não são ganhos da mesma forma (e até em dias inversos) de 1% no Pimco total return.

P.S. - Se a bolsa cair este Agosto (como agosto do ano passado) os fundos com baixo risco disparam. Atenção que tb não é uma divisão 50/50 mas mais 65/35 ou mesmo 70/30 dependendo do desvio padrão. (Uma carteira diversificada deve ter o desvio padrão como forma de descobrir os pessos correctos a alocar a cada fundo para minimizar o desvio padrão da carteira como um todo, logicamente quanto maior os desvio padrão menor o peso que o fundo deverá ter na carteira).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por whitebala » 30/7/2012 14:09

VirtuaGod Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Fundos especiais

Irei apresentar e acrescentar à primeira página a secção de fundos especiais (que para já incluirá 2 fundos).

O primeiro fundo será o Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs SE-C

O que tem este fundo de especial? Este é um fundo gerido de forma a ganhar $ quando há volatilidade (aquando da queda dos mercados) e para que não perca $ quando os mercados sobem. Daí ter uma tão boa performance em 2008, embora o ano passado no verão tenha deixado um pouco a desejar, não reagindo como o esperado, talvez porque tenha sido um mini crash e tenha apanhado os gestores desprevenidos.

Este é um excelente fundo para ter em carteira por dois tipos de pessoas:

1. As que acreditam que vêm aí grandes problemas, nomeadamente relacionados com a crise Europeia
2. As que pretendem fazer um hedge para controlar a exposição a fundos (ou acções) que tenham em carteira.

O fundo subiu nestes últimos 2 meses depois de passar o primeiro trimestre quase sempre ligeiramente negativo, indo já com uns saudáveis 3% de valorização year to date


Teoricamente qualquer fundo que tenha obrigações de qualidade tb está negativamente correlacionado com o mercado. Para esse fim recomendo muito o AXA Inflation bonds, o Pimco total return, ou o Schroder todos na pimeira página ou o PIMCO Real Return - IE00B11XZ541 são fundos que sobem quando os mercados descem (e vice versa) devido à grande exposição a treasuries.


Obrigado God :wink:

Relativamente ao PRimco por exemplo eu até já o tenho. Mas na verdade ultimamente tanto os fundo de obrigações como de acções têm estado a ter comportamentos no mesmo sentido (positivo) por varios motivos conjunturais. Portanto o risco de um movimento de quebra em ambos os mercados parece-me real. Ou talvez não?
Abraço
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por VirtuaGod » 27/7/2012 18:06

VirtuaGod Escreveu:Fundos especiais

Irei apresentar e acrescentar à primeira página a secção de fundos especiais (que para já incluirá 2 fundos).

O primeiro fundo será o Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs SE-C

O que tem este fundo de especial? Este é um fundo gerido de forma a ganhar $ quando há volatilidade (aquando da queda dos mercados) e para que não perca $ quando os mercados sobem. Daí ter uma tão boa performance em 2008, embora o ano passado no verão tenha deixado um pouco a desejar, não reagindo como o esperado, talvez porque tenha sido um mini crash e tenha apanhado os gestores desprevenidos.

Este é um excelente fundo para ter em carteira por dois tipos de pessoas:

1. As que acreditam que vêm aí grandes problemas, nomeadamente relacionados com a crise Europeia
2. As que pretendem fazer um hedge para controlar a exposição a fundos (ou acções) que tenham em carteira.

O fundo subiu nestes últimos 2 meses depois de passar o primeiro trimestre quase sempre ligeiramente negativo, indo já com uns saudáveis 3% de valorização year to date


Teoricamente qualquer fundo que tenha obrigações de qualidade tb está negativamente correlacionado com o mercado. Para esse fim recomendo muito o AXA Inflation bonds, o Pimco total return, ou o Schroder todos na pimeira página ou o PIMCO Real Return - IE00B11XZ541 são fundos que sobem quando os mercados descem (e vice versa) devido à grande exposição a treasuries.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por whitebala » 27/7/2012 16:21

Boas

Alguem com recomendação de um fundo indexado ao VIX ou outro indicador de correlação negativa com as acções globais?
Queria diversificar com algum produto deste tipo pois estou demasiado longo.

Abraço
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por Pickbull » 25/7/2012 19:35

VirtuaGod Escreveu:Ainda agora olhei para um engraçado: BNY Mellon Glbl Eq Higher Inc EUR A Acc - IE00B3V93F27 ou então compraria um ETF de indíce mundial.


A opção do Japão é apenas por alguns comentários que li que está na altura do Japão "esquecer" o terramoto e começar a crescer e por outro lado por me estar pouco correlacionado com os mercados europeus e americanos.

O BNY parece ter boa cara mas não gosto muito de investir em fundos com pouco histórico. Gosto sempre de ver o efeito 2008 nos fundos. :D

Mas vou procurar tb qq coisa a nível mundial. Pode ser que encontre algo de bom.

Obrigado pela opinião.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 25/7/2012 19:20

No mercado Japonês?? Não faço a mínima. A minha opinião é tão válida como a tua. A única coisa que te posso dizer é que não é um mercado que me desperte interesse. Talvez um diversificado por todo o mundo era o que eu faria. Ainda agora olhei para um engraçado: BNY Mellon Glbl Eq Higher Inc EUR A Acc - IE00B3V93F27 ou então compraria um ETF de indíce mundial.

http://www.etf.db.com/DE/pdf/EN/factsheet/factsheetLU0659580079_2012_06_29.pdf

http://www.etf.db.com/DE/pdf/EN/factsheet/factsheetLU0274208692_2012_06_29.pdf
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 25/7/2012 19:06

Estava a pensar durante este ano (no pressuposto das coisas começarem a melhorar) começar a entrar nuns fundos de acções nomeadamente no mercado japonês.

Achas que poderá ser uma boa opção?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 25/7/2012 18:00

Um alerta para Carmignac Patrimoine A EUR Acc que tem passado esta turbulência dos últimos 3 dias como se nada fosse. Tanto Segunda como Terça subiu e já vai com 9.26% este ano (com uma subida de 5%+ este mês).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], JFDIL, Minsk, mquinaz, PAULOJOAO e 245 visitantes