Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 20/12/2017 1:23

Fico sempre espantado com o quanto ligo à parte visual dos reports.

O histograma acima (toda azul) foi transformado no que se pode ver em anexo. Bem mais bonito na minha opinião, e com cores a mostrar que estar do lado esquerdo é negativo.

Incluí tb novos gráficos. "Boxplot de retornos rolantes. Esta é a forma como os podem analisar:

Se nos gráficos acima podemos ver os retornos rolantes por período e ver a maior volatilidade de retornos quanto mais arriscadas são as carteiras, nestes temos a perspectiva por carteira e podemos ver o quanto os retornos são mais estáveis quanto maior o tempo de investimento, independentemente do nível de risco da carteira.

O Bloxplot é especialmente bom para ver essa diminuição da amplitude de retornos se o tempo de investimento for maior.

Esta é uma das razões pelo qual o investimento deve ser de médio/longo prazo. A 1 ano até a defensiva teve já uma performance bastante negativa em alguns períodos, enquanto a 3 anos apenas a agressiva chegou a ter performance negativa (para quem comprou no pico da crise de 2008). Contudo, a 5 anos nem a agressiva teve performance negativa, mesmo para quem comprou no pico da crise de 2008.


Tenho também vindo a incluir estes comentários nos outros gráficos.

Box plot e histograma mais bonito em anexo. Para já está tudo a ser incluído no report da carteira 4Fundos. No futuro irei tb transferir estas actualizações para o report da 8Fundos.
Anexos
Capture.PNG
Capture2.PNG
Capture2.PNG (14.36 KiB) Visualizado 13675 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 20/12/2017 1:19

GAC29 Escreveu:Boa noite!
O que acham deste fundo? obg
Fidelity Funds - SMART Global Defensive Fund A-Acc-EUR


Estou a despachar o pouco que tenho. A underperformance desde a mudança de nome do fundo é muito significativa para continuar a confiar nele. Tb não tinha muita % da carteira mas de qualquer das formas...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por GAC29 » 12/12/2017 2:17

Boa noite!
O que acham deste fundo? obg
Fidelity Funds - SMART Global Defensive Fund A-Acc-EUR
 
Mensagens: 57
Registado: 9/4/2016 0:49

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 10/12/2017 21:34

Actualização do relatório da carteira 4Fundos com novas análises gráficas.

Imagem

P.S. Há um destes histogramas para cada carteira

Imagem

Imagem

É possível que em breve faça pequenos textos em cima dos gráficos para ajudar a interpreta-los. Gosto imenso destas análises gráficas avançadas que me permitem ver o risco da carteira, desde quanto tempo a carteira passou abaixo de determinado drawdown (já estava no site) assim como boxplots para perceber se a variação actual é 'normal' ou algo que me devo preocupar.

Podem pensar no swarmplot como uma extensão dos boxplots. Aliás os swarmplots quase que poderiam substituir os boxplots, mas para já preferi ter os dois.

Aproveito para também dizer que corrigi um erro que fazia com que as variações mensais não estivessem 100% correctas (naquele quadro grande com rentabilidades mensais). Havia quase sempre uma pequena variação face à rentabilidade real mensal. Usava uma biblioteca meio obscura para me fazer o quadro. Corrigi o erro da biblioteca e irei enviar uma mensagem ao criador a informar.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 10/12/2017 19:57

Boa tarde

VG, mais uma vez obrigado pela opiniao...eu estou a pensar em substituicao dos fundos para a reforma que tenho, comprar os 4 fundos da sua carteira na versao EW e mante-los ate a idade da reforma e inclusive ir reforcando periodicamente...gostava de saber o que pensa da ideia...ou se alterava alguma coisa nesse tipo da carteira atendendo a finalidade...

Abracos[/quote]
Pessoalmente uso a de 8Fundos. A ideia é a mesma mas inclui mais fundos. As versões conservadora e EW são normalmente melhores porque incluem bons fundos que apareceram após 2008!![/quote]

ok...vou entao utilizar a 4 fundos EW como carteira reforma...obrigado

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 10/12/2017 2:10

aaugustobb_69 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu:VG acabei de comprar outro fundo para minha carteira...Eurizon Bond High Yield R EUR Acc..

É um bom fundo. Sigo-o há anos mas nunca o comprei. Não costuma vacilar. Claro que as rentabilidades futuras serão limitadas pelo ambiente de baixas taxas de juro mas acredito que será uma boa aposta.


Boa tarde

VG, mais uma vez obrigado pela opiniao...eu estou a pensar em substituicao dos fundos para a reforma que tenho, comprar os 4 fundos da sua carteira na versao EW e mante-los ate a idade da reforma e inclusive ir reforcando periodicamente...gostava de saber o que pensa da ideia...ou se alterava alguma coisa nesse tipo da carteira atendendo a finalidade...

Abracos

Pessoalmente uso a de 8Fundos. A ideia é a mesma mas inclui mais fundos. As versões conservadora e EW são normalmente melhores porque incluem bons fundos que apareceram após 2008!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por MNPTLIS » 10/12/2017 0:31

Bem neste momento a minha carteira apenas tem 2 fundos:

Nordea 1 - Norwegian Equity Fund E EUR|LU0173770354

Nordea 1 - Asian Focus Equity Fund E EUR|LU0173768887

Estou na fase de incrementar outros vamos ver.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 9/12/2017 14:14

VirtuaGod Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu:VG acabei de comprar outro fundo para minha carteira...Eurizon Bond High Yield R EUR Acc..

É um bom fundo. Sigo-o há anos mas nunca o comprei. Não costuma vacilar. Claro que as rentabilidades futuras serão limitadas pelo ambiente de baixas taxas de juro mas acredito que será uma boa aposta.


Boa tarde

VG, mais uma vez obrigado pela opiniao...eu estou a pensar em substituicao dos fundos para a reforma que tenho, comprar os 4 fundos da sua carteira na versao EW e mante-los ate a idade da reforma e inclusive ir reforcando periodicamente...gostava de saber o que pensa da ideia...ou se alterava alguma coisa nesse tipo da carteira atendendo a finalidade...

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 8/12/2017 21:12

aaugustobb_69 Escreveu:VG acabei de comprar outro fundo para minha carteira...Eurizon Bond High Yield R EUR Acc..

É um bom fundo. Sigo-o há anos mas nunca o comprei. Não costuma vacilar. Claro que as rentabilidades futuras serão limitadas pelo ambiente de baixas taxas de juro mas acredito que será uma boa aposta.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 8/12/2017 16:46

Boa tarde

VG acabei de comprar outro fundo para minha carteira...Eurizon Bond High Yield R EUR Acc...neste momento tenho 3 fundos em partes iguais na minha carteira

-Eurizon Bond High Yield R EUR Acc
-Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)
-M&G North American Dividend Fund Euro A Acc

Para alem do Target 2040 e do bpi reforma accoes para ir fazendo pequenos reforcos ao longo da vida

Nao sei se estou fazendo bem... mas neste momento e o que esta... :pray:

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 7/12/2017 17:40

VirtuaGod Escreveu:
eu escolhi o TARGET 2040 porque e um fundo recomendado pelo Best para muito longo prazo no qual pretendo manter ate a idade da reforma

Honestamente isso diz-me 0. Não incentivo a pensar pela cabeça das outras pessoas :wink: (isso inclui a nossa conversa agora). Há muitos fundos target por esse mundo fora, nem todos são bons. Se ainda fossem os da Vanguard.

por ex. nesse que mencionou so para subscrever e necessário 4000 euros...no Target o mínimo de subscrição e reforços são 100 euros

Os MFS no Best dá para subscrever a partir de 1UP. Neste caso cerca de 20 euros. Os valores da morningstar podem não se aplicar sempre. De igual forma a comissão de subscrição não é 6%.

em relação a rentabilidade não e muito cedo para tirar ilações??

Penso que 10 anos já é um tempo razoável para distinguir fundos bem geridos dos outros. Não vou definitivamente subscrever o fundo gerido de forma inferior.

e em relação ao fundo da ALLIANZ que comprei para iniciar um outro tipo de carteira, tens alguma opinião sobre ele??

Não sou fã de fundo da moda. Nunca gostei de modas nos mercados financeiros.

hoje tambem adquiri para juntar ao ALLIANZ um novo fundo...M&G North American Dividend Fund Euro A Acc

Embora não use, esse fundo parece-me bom. Usaria o LU0474966248 mas possuo muito pouca alocação directamente nos EUA, e a maioria vem de há bastantes anos, antes de conhecer este fundo.

Honestamente parece que tens vontade de iniciar-te neste mundo dos fundos mas nem sabes muito bem por onde pegar e acabas por subscrever aquilo que te recomendaram (fidelity target) e ou estão a publicitar neste momento (allianz artificial inteligence). Recomendo que te dediques um pouco mais de tempo a estudar onde aplicar o $ e fazer uma boa carteira de investimento. Afinal o $$ investido são horas de trabalho.


Muito obrigado mais uma vez VG pela tua opiniao...realmente tens razao eu pouco entendo de fundos mas vou seguir o teu conselho e e estudar a cerca do assunto...e tenho aqui muito material para comecar...em relacao ao ALLIANZ eu comprei porque e o fundo mais subscrito do momento no BEST...e como investe numa area de futuro penso que daqui a alguns anos pudera a vir a dar muito rendimento...em relacao ao fundo que aconselhaste para substituir o TARGET eu vou compra-lo e vou seguir os dois...ja agora e mediante os fundos que ja comprei, qual fundo da PIMCO me aconselhavas a comprar para juntar a esta carteira?


Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 6/12/2017 22:56

eu escolhi o TARGET 2040 porque e um fundo recomendado pelo Best para muito longo prazo no qual pretendo manter ate a idade da reforma

Honestamente isso diz-me 0. Não incentivo a pensar pela cabeça das outras pessoas :wink: (isso inclui a nossa conversa agora). Há muitos fundos target por esse mundo fora, nem todos são bons. Se ainda fossem os da Vanguard.

por ex. nesse que mencionou so para subscrever e necessário 4000 euros...no Target o mínimo de subscrição e reforços são 100 euros

Os MFS no Best dá para subscrever a partir de 1UP. Neste caso cerca de 20 euros. Os valores da morningstar podem não se aplicar sempre. De igual forma a comissão de subscrição não é 6%.

em relação a rentabilidade não e muito cedo para tirar ilações??

Penso que 10 anos já é um tempo razoável para distinguir fundos bem geridos dos outros. Não vou definitivamente subscrever o fundo gerido de forma inferior.

e em relação ao fundo da ALLIANZ que comprei para iniciar um outro tipo de carteira, tens alguma opinião sobre ele??

Não sou fã de fundo da moda. Nunca gostei de modas nos mercados financeiros.

hoje tambem adquiri para juntar ao ALLIANZ um novo fundo...M&G North American Dividend Fund Euro A Acc

Embora não use, esse fundo parece-me bom. Usaria o LU0474966248 mas possuo muito pouca alocação directamente nos EUA, e a maioria vem de há bastantes anos, antes de conhecer este fundo.

Honestamente parece que tens vontade de iniciar-te neste mundo dos fundos mas nem sabes muito bem por onde pegar e acabas por subscrever aquilo que te recomendaram (fidelity target) e ou estão a publicitar neste momento (allianz artificial inteligence). Recomendo que te dediques um pouco mais de tempo a estudar onde aplicar o $ e fazer uma boa carteira de investimento. Afinal o $$ investido são horas de trabalho.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 6/12/2017 21:20

VirtuaGod Escreveu:Alguma razão para teres escolhido o Fidelity Target 2040?

Um fundo com rentabilidade de 10 anos anualiz. 3.89% não é propriamente uma performance espectacular. Um bom fundo misto como o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR tem retorno 10 anos anualiz. 6.39%. Sim, o curto prazo não é tão atractivo mas numa aplicação até 2040 não é o curto prazo que nos interessa.

Sobre os PPR não me posso pronunciar muito porque não é bem a minha área, são mais produtos de poupança do que de investimento. Mas não gosto muito de ficar com o $ preso até aos 65.


Obrigado VG pelo comentario...eu escolhi o TARGET 2040 porque e um fundo recomendado pelo Best para muito longo prazo no qual pretendo manter ate a idade da reforma... e tambem devido a poder realizar reforcos mensais de valores mais baixos e que nao posso realizar em outros fundos...por ex. nesse que mencionou so para subscrever e necessario 4000 euros...no Target o minimo de subscricao e reforcos sao 100 euros...em relacao a rentabilidade nao e muito cedo para tirar ilacoes??...porque ainda falta muito tempo para atingir os objetivos??...e em relacao ao fundo da ALLIANZ que comprei para iniciar um outro tipo de carteira, tens alguma opiniao sobre ele??...trata-se de um fundo novo...hoje tambem adquiri para juntar ao ALLIANZ um novo fundo...M&G North American Dividend Fund Euro A Acc

mais uma vez obrigado pelos comentarios

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 6/12/2017 17:01

Alguma razão para teres escolhido o Fidelity Target 2040?

Um fundo com rentabilidade de 10 anos anualiz. 3.89% não é propriamente uma performance espectacular. Um bom fundo misto como o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR tem retorno 10 anos anualiz. 6.39%. Sim, o curto prazo não é tão atractivo mas numa aplicação até 2040 não é o curto prazo que nos interessa.

Sobre os PPR não me posso pronunciar muito porque não é bem a minha área, são mais produtos de poupança do que de investimento. Mas não gosto muito de ficar com o $ preso até aos 65.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 5/12/2017 16:30

Acho que primeiro devias ter pensado bem no que querias.

Tens aí fundos avulso e sem estratégia.

Basicamente:
BPI Reforma Acções
Fidelity Target 2040
BCP Reforma Activa
Allianz Global AI

O que pretendes deste investimento?

Que ganhos esperas e que risco aceitas?

Que prazo pretendes?

Reforços pequenos e frequentes ou pouco frequentes mas volumosos ou ainda ocasionais, sem nenhuma frequência?

Com que banco funcionas para investimento? Normalmente quem anda por aqui usa acima de tudo o BEST ou o ActivoBank.

Só depois destes dados é que poderemos ajudar :D[/quote]
obrigado Chico pela resposta
O banco que utilizo para investimento e o Best....em relacao ao que pretendo desses 4 investimentos, 3 sao vocacionados para a reforma, e 1 deles e um seguro o BCP ATIVO...em relacao a estes 3 pretendo realizar reforcos tipo mensais....o outro fundo o ALLIANZ GLOBAL e que comprei para iniciar uma carteira diversificada de fundos....em relacao ao prazo e para longo...em relacao a ganhos e risco, nao tenho problemas em aceitar risco desde que compense bem esse risco

Abracos[/quote]

Ok

Quanto é que te vai dar esse seguro? É que normalmente é uma miséria de retorno.

Sobre o que pretendes consegues tu fazer isso sem recorrer a fundos estranhos, opacos e complicados:

Basicamente é compor uma carteira com 2 ou mais fundos (ou ETF's), um de acções mundiais e um de obrigações mundiais (ou atomizar isso para controlares tu dentro de cada secção para onde estás alocado)

Algo tipo 60% acções e 40% Obrigações poderá, num prazo de +5 anos, render aprox 5-6% anualizados e com drawdawn a rondar os 20-25% dependendo se apanhas um crash valente ou não.

Convém estudares um pouco, fazer uns testes para ver o comportamento passado e se te sentirias confortável com isso, etc.

Convém ter noção do seguinte:
- Estamos a viver um boom accionista há uns anos pelo que o teu teste tem que ser longo o suficiente para apanhar pelo menos esta década, idealmente apanhar desde 2007.
- Estamos a viver um esvaziar lento do mercado obrigacionista após 30 anos de crescimento consistente.
- Estamos num ponto de possível viragem do EUR/USD e isso tem implicações grandes quando se investe no grande mercado americano.

Vai levantando questões que estamos cá para ir respondendo :twisted:[/quote]

mais uma vez obrigado Chico....em relacao ao seguro nao tem rentabilidade fixa...ele investe em accoes com 3 niveis de risco...mas eu vou aqui colocar os links
relativamente a investimento reforma
-https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Investimentos/Pages/Reforma-Ativa-PPR.aspx
-http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06W8S
-http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06N1D
estes 3 produtos sao para reforcos mensais

e agora o primeiro fundo que comprei para dar inicio a um outro tipo de carteira e que ja esta a cair bem...e hoje vou comprar um outro da pimco...talvez o D.I
-http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000YS7M

Se puder dar uma vista de olhos agradecia

Abracos

desculpa la mas esquece...eu pensei que tinha conseguido enviar os links e nao consegui--- :oops:
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por chico_laranja » 5/12/2017 12:01

aaugustobb_69 Escreveu:
chico_laranja Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu:boa noite

depois de perder muito dinheiro em accoes no mercado portugues, abandonei esse tipo de investimento a uns 3 anos...pretendia comecar a investir mas agora em fundos de investimento...neste momento iniciei o investimento mais a pensar na reforma e investi no....... BPI REFORMA ACCOES..... no banco best e num fundo da FIDELETY.... Fidelity Funds - Fidelity Target™ 2040 (Euro) Fund A-Acc-EUR.....e num seguro do BCP...REFORMA ATIVA PPR....no qual irei realizar reforcos mensais nestes 3 produtos....e ainda investi num fundo do BEST....Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)...para iniciar uma carteira de mais curto prazo....gostava que os mais entendidos nomeadamente o VG dessem uma opiniao sobre as minhas escolhas.

desde ja os meus agradecimentos

Abracos


Acho que primeiro devias ter pensado bem no que querias.

Tens aí fundos avulso e sem estratégia.

Basicamente:
BPI Reforma Acções
Fidelity Target 2040
BCP Reforma Activa
Allianz Global AI

O que pretendes deste investimento?

Que ganhos esperas e que risco aceitas?

Que prazo pretendes?

Reforços pequenos e frequentes ou pouco frequentes mas volumosos ou ainda ocasionais, sem nenhuma frequência?

Com que banco funcionas para investimento? Normalmente quem anda por aqui usa acima de tudo o BEST ou o ActivoBank.

Só depois destes dados é que poderemos ajudar :D

obrigado Chico pela resposta
O banco que utilizo para investimento e o Best....em relacao ao que pretendo desses 4 investimentos, 3 sao vocacionados para a reforma, e 1 deles e um seguro o BCP ATIVO...em relacao a estes 3 pretendo realizar reforcos tipo mensais....o outro fundo o ALLIANZ GLOBAL e que comprei para iniciar uma carteira diversificada de fundos....em relacao ao prazo e para longo...em relacao a ganhos e risco, nao tenho problemas em aceitar risco desde que compense bem esse risco

Abracos


Ok

Quanto é que te vai dar esse seguro? É que normalmente é uma miséria de retorno.

Sobre o que pretendes consegues tu fazer isso sem recorrer a fundos estranhos, opacos e complicados:

Basicamente é compor uma carteira com 2 ou mais fundos (ou ETF's), um de acções mundiais e um de obrigações mundiais (ou atomizar isso para controlares tu dentro de cada secção para onde estás alocado)

Algo tipo 60% acções e 40% Obrigações poderá, num prazo de +5 anos, render aprox 5-6% anualizados e com drawdawn a rondar os 20-25% dependendo se apanhas um crash valente ou não.

Convém estudares um pouco, fazer uns testes para ver o comportamento passado e se te sentirias confortável com isso, etc.

Convém ter noção do seguinte:
- Estamos a viver um boom accionista há uns anos pelo que o teu teste tem que ser longo o suficiente para apanhar pelo menos esta década, idealmente apanhar desde 2007.
- Estamos a viver um esvaziar lento do mercado obrigacionista após 30 anos de crescimento consistente.
- Estamos num ponto de possível viragem do EUR/USD e isso tem implicações grandes quando se investe no grande mercado americano.

Vai levantando questões que estamos cá para ir respondendo :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 4/12/2017 19:50

chico_laranja Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu:boa noite

depois de perder muito dinheiro em accoes no mercado portugues, abandonei esse tipo de investimento a uns 3 anos...pretendia comecar a investir mas agora em fundos de investimento...neste momento iniciei o investimento mais a pensar na reforma e investi no....... BPI REFORMA ACCOES..... no banco best e num fundo da FIDELETY.... Fidelity Funds - Fidelity Target™ 2040 (Euro) Fund A-Acc-EUR.....e num seguro do BCP...REFORMA ATIVA PPR....no qual irei realizar reforcos mensais nestes 3 produtos....e ainda investi num fundo do BEST....Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)...para iniciar uma carteira de mais curto prazo....gostava que os mais entendidos nomeadamente o VG dessem uma opiniao sobre as minhas escolhas.

desde ja os meus agradecimentos

Abracos


Acho que primeiro devias ter pensado bem no que querias.

Tens aí fundos avulso e sem estratégia.

Basicamente:
BPI Reforma Acções
Fidelity Target 2040
BCP Reforma Activa
Allianz Global AI

O que pretendes deste investimento?

Que ganhos esperas e que risco aceitas?

Que prazo pretendes?

Reforços pequenos e frequentes ou pouco frequentes mas volumosos ou ainda ocasionais, sem nenhuma frequência?

Com que banco funcionas para investimento? Normalmente quem anda por aqui usa acima de tudo o BEST ou o ActivoBank.

Só depois destes dados é que poderemos ajudar :D

obrigado Chico pela resposta
O banco que utilizo para investimento e o Best....em relacao ao que pretendo desses 4 investimentos, 3 sao vocacionados para a reforma, e 1 deles e um seguro o BCP ATIVO...em relacao a estes 3 pretendo realizar reforcos tipo mensais....o outro fundo o ALLIANZ GLOBAL e que comprei para iniciar uma carteira diversificada de fundos....em relacao ao prazo e para longo...em relacao a ganhos e risco, nao tenho problemas em aceitar risco desde que compense bem esse risco

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por chico_laranja » 4/12/2017 12:58

aaugustobb_69 Escreveu:boa noite

depois de perder muito dinheiro em accoes no mercado portugues, abandonei esse tipo de investimento a uns 3 anos...pretendia comecar a investir mas agora em fundos de investimento...neste momento iniciei o investimento mais a pensar na reforma e investi no....... BPI REFORMA ACCOES..... no banco best e num fundo da FIDELETY.... Fidelity Funds - Fidelity Target™ 2040 (Euro) Fund A-Acc-EUR.....e num seguro do BCP...REFORMA ATIVA PPR....no qual irei realizar reforcos mensais nestes 3 produtos....e ainda investi num fundo do BEST....Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)...para iniciar uma carteira de mais curto prazo....gostava que os mais entendidos nomeadamente o VG dessem uma opiniao sobre as minhas escolhas.

desde ja os meus agradecimentos

Abracos


Acho que primeiro devias ter pensado bem no que querias.

Tens aí fundos avulso e sem estratégia.

Basicamente:
BPI Reforma Acções
Fidelity Target 2040
BCP Reforma Activa
Allianz Global AI

O que pretendes deste investimento?

Que ganhos esperas e que risco aceitas?

Que prazo pretendes?

Reforços pequenos e frequentes ou pouco frequentes mas volumosos ou ainda ocasionais, sem nenhuma frequência?

Com que banco funcionas para investimento? Normalmente quem anda por aqui usa acima de tudo o BEST ou o ActivoBank.

Só depois destes dados é que poderemos ajudar :D
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por aaugustobb_69 » 3/12/2017 20:40

boa noite

depois de perder muito dinheiro em accoes no mercado portugues, abandonei esse tipo de investimento a uns 3 anos...pretendia comecar a investir mas agora em fundos de investimento...neste momento iniciei o investimento mais a pensar na reforma e investi no....... BPI REFORMA ACCOES..... no banco best e num fundo da FIDELETY.... Fidelity Funds - Fidelity Target™ 2040 (Euro) Fund A-Acc-EUR.....e num seguro do BCP...REFORMA ATIVA PPR....no qual irei realizar reforcos mensais nestes 3 produtos....e ainda investi num fundo do BEST....Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)...para iniciar uma carteira de mais curto prazo....gostava que os mais entendidos nomeadamente o VG dessem uma opiniao sobre as minhas escolhas.

desde ja os meus agradecimentos

Abracos
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 20/11/2017 12:35

Na lista aberta do BEST, como alternativa ao FCI tens:

LU0115139569 - Invesco Funds - Invesco Global Leisure Fund E Accumulation EUR.

Não são propriamente concorrentes directos pois olham para zonas diferentes dos bens de consumo (embora tenham algumas participações em comum como por exemplo a Amazon e Comcast) e têm distribuições geográficas distintas, com o Invesco actualmente mais virado para os US.

Como nasceu em 14/08/2000 consegues fazer backtest comparativo bem grande em relação ao FCI pois ambos nasceram na bolha das .COM.... 2000.

Outra alternativa é o LU0332193001 - NN (L) Consumer Goods - X Cap EUR

Este nasceu no fim do crash de 2008 (04/12/2008) pelo que pode já estar fora das tuas permissas.

Outro estudo que poderias fazer seria um comparativo em que as carteiras tinham como factor diferenciador uma ter acções Big Cap Blend e outra ter Small Caps.

No fundo testar a teoria que no longo prazo as Small Caps batem as Big Cap tendo como reverso da medalha uma suposta maior volatilidade.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 17/11/2017 20:02

Ainda é cedo demais para cantar vitoria mas... está tudo a correr conforme o plano, o que já é excelente!

Entretanto pretendo fazer um 'rival' da carteira 4Fundos para ver se ela se está a portar bem. Outra carteira para que se mantenham uma à outra em cheque. Tenho feito bastantes testes (alguns dos quais não partilho aqui) em que a 4Fundos só me tem deixado ficar bem, embora muito nova ainda.

A 4Fundos, como dito acima foi feita através de optimização matemática em R. Pretendo agora fazer outra com optimização via Monte Carlo em Python (para que não sabe eu depois explico as diferenças).

A 4Fundos teve um período de testes de 2009-12-31 a 2015-12-31. Entretanto esta nova pretendo que tenha um período entre pelo menos 2007-12-31 até 2017-12-31. Este periodo mais recente de baixa rentabilidade das obrigações já vai acalmar o excesso de obrigações nas carteiras. A carteira vai de qualquer das formas dar excesso de peso ao M&G optimal Income quase de certeza. Ainda estou a pensar em como combater isso.

. Limitação de 20 a 25% em qualquer fundo e um mínimo de 2.5 a 5% para forçar diversificação? (ainda não sei fazer isso mas até lá aprendo) ;
. Através da distribuição dos peso no M&G OI em Jupiter Dynamic Bond e Pimco Income e claro no M&G.

Entretanto gostaria de pedir a vossa opinião sobre fundos para meter na máquina. Só têm que ter dois aspectos:

. Ter pelo menos 10 anos de histórico;
. Ser comercializado pelo Best (no fundo é o banco que uso e não me apetece andar a espalhar dinheiro por vários bancos).

Iria evitar tb o excesso de alocação ao mercado accionista americano por excesso de boa performance estes últimos 10 anos. Os globais já têm suficiente EUA.

Para já os testes preliminares de uma carteira intermédia para comparar à 4Fundos EW, que fiz aos uns dois meses têm os seguintes fundos:

'FCI' --- Fidelity Consumer Industries - 22%
'GS_SC' - Goldman Sachs Global Small Caps - 6%
'MG_OI' - M&G Optimal Income - 30%
'PimcoGB' - Pimco Global Bond - 4%
'MFS_GE', - MFS Global Equity - 2%
'MFS_TR', - MFS Total Return - 6%
'PimcoHY', - Pimco High Yield - 2%
'MG_conv', M&G Global Convertibles - 14%
'MFS_ESC' - MFS European Smaller Companies- 14%

Os gráficos de performance estão em anexo, sendo que as carteiras têm desvios padrões semelhantes.

Se posso lutar contra a hegemonia do M&G optimal Income com o Pimco Income e com o Jupyter Dinamic Bond, não tenho alternativa para combater o peso excessivo com que o FCI fica.

Ideias são bem vindas
Anexos
R vs Python.png
R vs Python.png (35.53 KiB) Visualizado 13072 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 15/11/2017 13:26

Grande trabalho VG :clap:

Isto devia ser de divulgação pública e não apenas de divulgação num fórum da especialidade :twisted:

A norma KISS levada ao extremo e dando bem conta do recado.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/11/2017 19:30

Primeiro aniversário da carteira 4Fundos

Quem segue o tópico sabe que tenho seguido uma carteira criada há um ano através de optimização matemática em R, a que chamei 4Fundos.

O meu objectivo é essencialmente didáctico e pretendo tornar a teoria financeira em algo prático. Honestamente acho que a área financeira está cheia opiniões e de 'Eu acho que..".

Ora investimento com base nisso pouco mais é do que eu dizer 'Eu acho que aquele cavalo vai ganhar'. Resumindo, uma aposta. Se vocês confiam o suficiente no vosso julgamento humano para as fazer, força nisso. Eu sei que o meu julgamento tem limitações, principalmente a prever o futuro.

Como exemplo podemos pegar que há 5 anos atrás, com a Europa significativamente mais barata por várias métricas fundamentais e a sair de uma crise que arrastou o Eurostoxx 50 cá para baixo, eu, assim como muita gente, achávamos que a Europa tinha possibilidades de se comportar melhor que os EUA. Cinco anos depois o Eurostoxx 50 subiu 48% e o S&P 500 subiu 87% :shock:

Sinto que pertenço a um grupo de pessoas que se auto-intitulam de "Investidores com base em evidências". Aquilo que eu acho é mais ou menos irrelevante, aquilo que acontece é que me interessa e é o que me faz ganhar $. Prefiro estar errado e ganhar dinheiro do que estar certo e perder.

Com base nestas ideias, tenho aplicado teorias financeiras em linha com o que melhor vejo feito nos EUA mas infelizmente não na Europa. Tive que programar e criar várias ferramentas, das quais a mais visível para a comunidade será o site http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/ para vos ajudar na criação e backtest de carteiras.

Os meus objectivos com esta carteira são:
. Desmistificar que o mercado financeiro é um casino;
. Usar teoria financeira para criação de carteiras onde nós (Portugueses) podemos investir;
. Usar essa carteiras para potencialmente ganhar mais do que noutras aplicações, depois de cada um analisar se tem perfil de risco para isso;
. Terem um benchmark para os vossos investimentos;
. Aperceberem-se que não é preciso andarem sempre a comprar e vender para ganhar dinheiro, desmistificando que o investidor em mercados financeiros tem sempre de andar a par das notícias mais recentes e actuar com base nelas;
. Tenho mantido a carteira com quatro fundos (mesmo tendo desenvolvido, em simultâneo, outra mais diversificada) para demonstrar que não são necessários 20 fundos para se obter diversificação. Poderá até ser contraproducente e acabamos por encher a carteira de 'lixo'. Cada fundo deverá ter uma função bem definida.

Vamos agora ao que interessa. Como se portou a carteira 4Fundos no primeiro ano? Diria que completamente dentro das expectativas, tendo em consideração o ano que os mercados financeiros tiveram. Sharpes anormalmente elevados devido à baixa volatilidade com que temos vivido nos últimos 12 meses. Essa baixa volatilidade pode-se ver não só pelo baixo desvio padrão mas também pelos baixos drawdowns máximos de cada carteira (novas tabelas de performance incluem esta métrica).

Imagem

Imagem

Para uma análise completa e com gráficos interactivos podem ver no nbviewer.

Link directo: https://nbviewer.jupyter.org/github/Lui ... n%29.ipynb
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 6/11/2017 12:50

Bom estudo ;)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 4/11/2017 16:54

A importância de Juros Compostos

Muita gente sabe já que a grande vantagem de investimentos de longo prazo são juros compostos. Mas ontem ao ler um livro apercebi-me que eu não conseguia quantificar essas vantagens como queria, não só mostrando a diferença como separando os rendimentos, ou seja dizer quanto eram ganhos de juros e quanto eram juros de juros.

O livro tinha uns gráficos interessantes que mal olhei para eles me apercebi que os ia fazer via programação. Uma hora mais tarde tinha acabado por fazer exactamente aquilo que queria.

Passo a demonstrar a diferença entre investimentos com juros simples e juros compostos ao longo de 25 anos com uma taxa de juro de 6%.

Imagem
P.S. - Gosto muito de fazer as coisas com base 100 pois torna-se muito simples calcular percentagens

Usei o 6% porque queria um número realista de uma carteira moderada. Nos Estados Unidos usam muito os 10% (+/- a rentabilidade histórica anualizada do S&P).

Já se pode ver que a diferença é abismal. Em 25 anos com juros simples os 100 euros transformaram-se em 250 euros mas em juros compostos os 100 euros transformaram-se em 429 euros (na nbviewer com os gráficos interactivos têm acesso aos valores exactos).

25 anos pode parecer muito mas no fundo é uma pessoa entre os 40 e 45 anos que começou a poupar para a reforma.

Porquê esta diferença toda?

A diferença está nos juros dos juros. No primeiro ano os juros são sobre 100 euros, mas no segundo já são sobre 106 euros, e no terceiro sobre 112.36 euros. Estes 36 cêntimos são juros dos juros que tínhamos ganho no ano anterior.

Dizem vocês, hek 36 cêntimos, não vou ficar nem mais rico nem mais pobre. Contudo, a verdade é que a 6%, no ano 13 já estão a ganhar mais juros de juros do que juros simples (6 euros de 'juros simples' e 6.07 euros de 'juros de juros') e no ano 23 o montante total ganho por 'juro de juros' já é superior aos 'juros simples'.

Imagem
P.S. - No nbviewer podem ver os montantes exactos de cada barra e aperceberem-se mesmo quando os juros dos juros são maiores do que os juros 'normais'

Por último acabei por fazer um gráfico de área, porque eu gosto muito de ver aquele crescimento exponential que os juros de juros começam a ter.

Imagem

Algumas pessoas podem achar isto demasiado teórico. Vamos então colocar numa situação real. Os juros simples são as pessoas que no final do ano retiram os lucros dos fundos, ou as pessoas que usam fundos de distribuição e gastam o dinheiro que caiu na conta à ordem em vez de o reinvestir. Os juros compostos são aquelas pessoas que deixam os investimentos crescer sem mexer neles, ao longo de muitos anos de preferência.

Link directo nbviewer: https://nbviewer.jupyter.org/github/Lui ... n%29.ipynb
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado: