Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 19/5/2017 7:22

Um ETF com um AUM elevado pode ter um volume de transações diário baixo? Na plataforma Saxo estive a comparar os volumes do IE00B5BMR087 e do IUSA e o mais pequeno tem mais volume (ou estou errado).
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 18/5/2017 21:49

ZeNovato Escreveu:Virtua começas a ter poucas desculpas para não te converteres aos ETF's :lol:

"On 28 April 2017, iShares S&P 500 UCITS ETF USD (Dist)’s total expense ratio was reduced from 0.40% to 0.07%. The Prospectus will be updated shortly."

Fonix grande redução :shock:

Retirado daqui https://www.ishares.com/uk/individual/e ... f-inc-fund


A versão de acumulação (IE00B5BMR087) há muito que já só tinha uma comissão de gestão anual de 0,07% ;)

Aliás, todos os ETFs da família "Core" da iShares têm fees anuais de gestão bastante baixos. :pray:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 18/5/2017 21:18

Concordo mas pronto é um avanço eles baixarem o custo :D
De facto o nosso pais ainda tem de avançar muito no que respeita às soluções de poupança e aos aforradores
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 18/5/2017 18:57

ZeNovato Escreveu:Virtua começas a ter poucas desculpas para não te converteres aos ETF's :lol:

Não vai ser eles baixarem os custos de 0.4% para 0.07% que vai mudar muita coisa para mim. Começo a incluir ETFs nas carteiras (na parte accionista americana e provavelmente global) no dia que não cobrarem couro e cabelo para comprar ETFs e ainda me levarem custos de "guarda" de títulos. O "problema" não está nos ETFs. Está na banca nacional. Eu sou aquilo que podes chamar de Evidence-Based Investor. Invisto naquilo que me deixa com mais $ no bolso, assumindo que o risco é igual.

A carteira que uso actualmente (4fundos ou 8Fundos) não tem exposição accionista directa aos EUA.

P.S. Eu adoro ETFs. Pena não estar nos EUA!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 18/5/2017 18:17

Virtua começas a ter poucas desculpas para não te converteres aos ETF's :lol:

"On 28 April 2017, iShares S&P 500 UCITS ETF USD (Dist)’s total expense ratio was reduced from 0.40% to 0.07%. The Prospectus will be updated shortly."

Fonix grande redução :shock:

Retirado daqui https://www.ishares.com/uk/individual/e ... f-inc-fund
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 16/5/2017 22:59

Mouro_Emprestado Escreveu:Talvez possa interessar a alguns de vocês ;)

https://portfoliocharts.com/2017/04/29/ ... ng-global/


Tem muito interesse esse artigo. No separador Porfolios consegue-se analisar alguns dos Portolios mais celebres e ver quais são os ETFs ou Índices sugeridos para cada classe de ativo de cada Porfolio.

Agora o desafio interessante é escolher o porfolio para os próximos anos, replicar nas nossas carteiras e esperar... :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 16/5/2017 21:22

Talvez possa interessar a alguns de vocês ;)

https://portfoliocharts.com/2017/04/29/ ... ng-global/
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 6/5/2017 14:41

Eu tenho desde há uns anos, a sensação que existem fundos no período inicial, de certa maneira, apresentam performances algo "fora do normal", que são de forma propositada, para se destacarem e atraírem investidores, se calhar é uma teoria da conspiração sem sentido. Ou provavelmente, estas performances, devem-se á dinâmica da criação dos fundos, que ainda não têm activos na carteira com valorizações negativas, ou as gestoras vendem activos com desconto nos preços, de uns fundos já existentes para os fundos que estão a criar, reduzindo inclusivamente os impostos a pagar nos proveitos dos fundos existentes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 5/5/2017 20:29

Rick Lusitano (New) Escreveu:
PIMCO GIS Income E Acc EUR H (EUR) (IE00B84J9L26)
Categoria Rick Lusitano: Obrigações Flexível USD - EUR Hedged

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OZ46



Rick, também concordo contigo quando indicas que a performance deste PIMCO é superior aos outros dois. Por acaso também o tenho na minha carteira.
Sobre o "momento especulativo", pode ter havido alguma correção da cotação ao inicio. No lançamento do fundo é importante ter uma outperformance relativamente aos fundos concorrentes para atrair investidores. Também o facto de os ativos serem selecionados para o lançamento do fundo nessa data pode ser uma vantagem relativamente aos restantes fundos que já tem ativos em carteira, que tem menor potencial de valorização ou estarem adaptados às condições de mercado. Por essa razão pode ser interessante investir em novos fundos mas por outro lado não temos o histórico para avaliar a performance passada do fundo, a não ser que tenhamos boas referências da equipa de gestão.

VG, excelente iniciativa e excelente trabalho pela procura da carteira de fundos eficiente 4Fundos e 8Fundos. :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 3/5/2017 21:54

Assim de repente:

1. A Pimco gosta de fazer umas coisas giras quando lança fundos. Já quando lançou o BOND em 2012 foi a mesma coisa:

https://www.sec.gov/news/pressrelease/2016-252.html

2. Podes ver/sacar as cotações pelo Best para o excel. Não precisas de inventar com o R por isso podes ir ver o que quiseres.

3. Sim, já reparei que o Jupiter poderá ter um smoothing das cotações, é provável que tenha mais volatilidade na realidade do que aquela reportada mas... as rentabilidades parecem-me mais em linha com o esperado, ao contrário do Pimco (que está sempre a bombar como se não houvesse amanhã).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 3/5/2017 20:10

chico_laranja Escreveu:Ou algum inflow gigantesco no D1 baralhou os cálculos do D2?

Bem vindo Rick de volta ao Caldeirão. Tens andado bem ocupado :twisted:


Obrigado amigo Chico.

Tempo é um bem escasso. Ninguém é rico o suficiente para comprar o tempo já passado.


(Já falta "pouco" tempo)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 3/5/2017 12:21

Ou algum inflow gigantesco no D1 baralhou os cálculos do D2?

Bem vindo Rick de volta ao Caldeirão. Tens andado bem ocupado :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 3/5/2017 1:11

Visto mais de perto:
Morningstar Escreveu:
PIMCOs.jpg
PIMCOs.jpg (42.44 KiB) Visualizado 12784 vezes



Se reparares, aquela subida á foguetão, deu-se em apenas 1 dia, em que subiu 4,7%. Mas também é estranho, o PIMCO GB e o índice-padrão, começarem com 9K em vez dos tradicionais 10K no dia 02 e no dia 03, continuarem com 9K.


O teu gráfico é feito com as cotações diárias do fundo?

Consegues ver se o PIMCO Income e o GB, tiveram realmente essas variações diárias de dia 02 para 03 de Dezembro de 2012, através das suas cotações diárias?


Comparando com outras Bonds Flex:

Morningstar Escreveu:
Flex Bonds.jpg
Flex Bonds.jpg (43.02 KiB) Visualizado 12784 vezes


Se começarem todos no mesmo momento, as linhas dos 3 fundos começam sobrepostas. E a linha do PIMCO deveria ser no inicio mais paralela ao M&G, parecendo que o PIMCO começou com falta de "alguma coisa". :-k
A curto prazo, até 3 anos, o PIMCO e o Jupiter têm performance parecidas. O M&G é mais volátil.

Já agora, se calhar também já reparastes, o Jupiter só tem 5 velocidades? 2 para cima, 2 para baixo e ponto neutro? +0.17%; +0,09%; 0%; -0,09%; -0.17%
Não achas estranho? É muito certinho nas valorizações, são apenas estas...


Momento Comentador Televisivo (Momento pessoal de Especulação): :mrgreen:
Pelo que se vê neste gráfico e também através do que vi no fundo original made in USA, dá a ideia, que o PIMCO Income (ISIN: IE...) estaria eventualmente, desvalorizado no inicio da sua criação, propositadamente ou não. Talvez propositadamente para depois subir imenso e atrair mais investidores? Who knows? Ou então simplesmente, lançaram o fundo com desconto. Ou ainda, enganaram no cálculo dos activos, inicialmente, e depois corrigiram.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 2/5/2017 23:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:PIMCO GIS Income E Acc EUR H (EUR) (IE00B84J9L26)
Categoria Rick Lusitano: Obrigações Flexível USD - EUR Hedged

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OZ46

Fiz comparações exaustivas entre este Pimco e o Jupiter dynamic bond quando estava a escolher o fundo para colocar ao lado do M&G Optimal Income. Não é consensual mas eu prefiro o Jupiter. Há ali qualquer coisa no Pimco que faz comichão. Não sei bem explicar o quê. O fundo é espectacular (foi o fundo não vanguard com mais inflows no mundo em 1Q 2017) e sabes que eu adoro a Pimco mas...

Acho que fundo está "empulado". Há ali cenas que me fazem confusão. Espero que o fundo continue como está mas tenho de ser honesto e dizer que não gosto muito dele. Exemplo das coisas que me fazem "comichão" em anexo.
Anexos
newplot.png
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 2/5/2017 21:53

VirtuaGod Escreveu:
ptigass Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Também não quero também que ele se despenhe, independentemente de já não estar nos meus favoritos :D Ainda bem que continua a ter uma performance mais ou menos. Digo mais ou menos porque está uns bons furos dos fundos/carteira que o R cria :wink:

Testei a 3 anos o Carmignac vs a 4Fundos EW (têm um risco semelhante). O Carmignac está com 5.13% a 3 anos, algo que não parece mau, até vermos que a 4Fundos EW fez 8.91%. Em termos relativos o Carmignac teve uma performance que deixa muito a desejar. Claro que a 4 Fundos é um backtest, teria de ser óptima. Por isso testei desde 11-11-2016, data de apresentação da 4Fundos e a diferença mantém-se semelhante em termos relativos, com uma muito melhor performance da 4Fundos EW.


Algures no tempo falaste de uma carteira de 8 fundos (baseada na de 4 mas "desdobrada" com mais opções).
Tens alguma comparação entre a carteira 4fundos vs 8fundos ?


As versão Conservadoras das carteiras são:

4fundos:

15% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (EUR) LU0114721508
15% GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close (EUR) LU0245181838
15% M&G Optimal Income Euro A-H Acc (EUR) GB00B1VMCY93
55% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ103

8Fundos:

Alocações semelhantes mas cada fundos "desdobra" em 2

Acções Large Cap Mundial

7.5% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (EUR) LU0114721508
7.5% MFS Meridian Global Equity A1 EUR (EUR) LU0094560744

Acções Small Cap Mundial
7.5% GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close (EUR) LU0245181838
7.5% Invesco Global Smaller Coms Eq E EUR Acc (EUR) LU0607512935

Obrigacionistas Flexíveis
7.5% M&G Optimal Income Euro A-H Acc (EUR) GB00B1VMCY93
7.5% Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc (EUR) LU0853555380

Obrigacionistas "normais" de Qualidade
27.5% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ103
27.5% PIMCO GIS Glbl Inv Grd Crdt E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ434

A diferença e a razão pela qual algum deste fundos não entraram na carteira 4Fundos (principal) é não terem histórico de 2008. A semelhança de performance poderá ser vista no gráfico em anexo. Os testes começaram em 2013-05-10, data em que todos os fundos estavam no activo. A 4Fundos teve desde esta altura uma rentabilidade de 5.71% e a 8Fundos 5.74%. Tendo em consideração que são carteiras 70% obrigacionistas (e por isso conservadoras) e que o teste começa mesmo antes de uma queda de 6% (Verão de 2013 foi o Taper Tantrum) considero que é uma boa performance.

P.S. Neste período, a 4Fundos EW que é uma carteira equilibrada com 25% em todos os fundos (e por isso 50% obrigações e 50% acções) teve uma rentabilidade anualizada de 8.05% :wink: Quem quiser pode seguir a mesma lógica e criar uma 8Fundos EW :mrgreen:




Como és um bom rapaz :D , "dou-te esta dica", que pode ser interessante. :mrgreen:

Agora a sério, bem sei que este fundo, ainda não tem 5 anos, só faz 5 anos no Novembro deste ano (Data de inicio: 30-11-2012), mas dos PIMCOs de obrigações, este fundo tem desde a sua criação mostrado consistência, performance superiores aos outros 2 PIMCOs que apresentas. Estes 3 PIMCOs estão na minha wishlist/watchlist, mas apenas o PIMCO Income, está na minha carteira de fundos, porque ele não é tão sensível ás subidas de taxas de juro, como podes ver nos Desvios-Padrão a 1 e a 3 anos (Morningstar/Banco Best) e claro pela rentabilidade apresentada. :wink:


PIMCO GIS Income E Acc EUR H (EUR) (IE00B84J9L26)
Categoria Rick Lusitano: Obrigações Flexível USD - EUR Hedged

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OZ46
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 2/5/2017 19:35

ptigass Escreveu:Com o desdobramento a evolução está extremamente similar :-k

O objectivo era apenas não piorar. Mais diversificação com pelo menos a mesma rentabilidade. Claro que ficava mais feliz se melhorasse mas... não se pode ter tudo :D
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ptigass » 2/5/2017 12:08

VirtuaGod Escreveu:
A diferença e a razão pela qual algum deste fundos não entraram na carteira 4Fundos (principal) é não terem histórico de 2008. A semelhança de performance poderá ser vista no gráfico em anexo. Os testes começaram em 2013-05-10, data em que todos os fundos estavam no activo. A 4Fundos teve desde esta altura uma rentabilidade de 5.71% e a 8Fundos 5.74%. Tendo em consideração que são carteiras 70% obrigacionistas (e por isso conservadoras) e que o teste começa mesmo antes de uma queda de 6% (Verão de 2013 foi o Taper Tantrum) considero que é uma boa performance.

P.S. Neste período, a 4Fundos EW que é uma carteira equilibrada com 25% em todos os fundos (e por isso 50% obrigações e 50% acções) teve uma rentabilidade anualizada de 8.05% :wink: Quem quiser pode seguir a mesma lógica e criar uma 8Fundos EW :mrgreen:


Obrigado pelos números :)
Com o desdobramento a evolução está extremamente similar :-k
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 30/4/2017 15:14

Fenomenal análise do impacto de um possível cenário de subida de taxas de juros em diferentes ETFs de treasuries.

:arrow: Modelling Treasury ETF Performance in an Era of Rising Rates
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 30/4/2017 14:54

Recebi recentemente uma MP a questionar-me se eu seguia acções individuais. Eu respondi que não, só sigo fundos/ETFs, mas sem explicar muito bem o porquê. Hoje acabei de ler a minha possível justificação mas escrita por outra pessoa. O artigo é grande, para os mais curiosos [e conhecedores] lerem, mas o sumário chega :wink:

:arrow: Why quants don't pick stocks

Which means that, in the eyes of quants, [stock picking] is unscientific. It does not give us a way to test and re-test our investment hypotheses. [Each situation is unique, special, and must be analyzed individually. The statement past performance is not a guarantee of future results really applies here]. [And] While we all know past performance is not a guarantee of future results, past performance is really all we have to draw conclusions from when performing quant research. Without a completely disciplined approach, there is no way to draw statistical conclusions.

For managers that focus on the idiosyncratic [(stock pickers)], this holds especially true. Even the best track-record is statistically meaningless for basing our future confidence on if investment opportunities in the future are each unique.

We’d rather focus on areas where we have the expectation of earning a consistent reward. For us, these are the theoretically and empirically proven risk premia and anomalies like value and momentum. That’s why quants don’t pick stocks.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 29/4/2017 22:10

ptigass Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Também não quero também que ele se despenhe, independentemente de já não estar nos meus favoritos :D Ainda bem que continua a ter uma performance mais ou menos. Digo mais ou menos porque está uns bons furos dos fundos/carteira que o R cria :wink:

Testei a 3 anos o Carmignac vs a 4Fundos EW (têm um risco semelhante). O Carmignac está com 5.13% a 3 anos, algo que não parece mau, até vermos que a 4Fundos EW fez 8.91%. Em termos relativos o Carmignac teve uma performance que deixa muito a desejar. Claro que a 4 Fundos é um backtest, teria de ser óptima. Por isso testei desde 11-11-2016, data de apresentação da 4Fundos e a diferença mantém-se semelhante em termos relativos, com uma muito melhor performance da 4Fundos EW.


Algures no tempo falaste de uma carteira de 8 fundos (baseada na de 4 mas "desdobrada" com mais opções).
Tens alguma comparação entre a carteira 4fundos vs 8fundos ?


As versão Conservadoras das carteiras são:

4fundos:

15% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (EUR) LU0114721508
15% GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close (EUR) LU0245181838
15% M&G Optimal Income Euro A-H Acc (EUR) GB00B1VMCY93
55% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ103

8Fundos:

Alocações semelhantes mas cada fundos "desdobra" em 2

Acções Large Cap Mundial

7.5% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (EUR) LU0114721508
7.5% MFS Meridian Global Equity A1 EUR (EUR) LU0094560744

Acções Small Cap Mundial
7.5% GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close (EUR) LU0245181838
7.5% Invesco Global Smaller Coms Eq E EUR Acc (EUR) LU0607512935

Obrigacionistas Flexíveis
7.5% M&G Optimal Income Euro A-H Acc (EUR) GB00B1VMCY93
7.5% Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc (EUR) LU0853555380

Obrigacionistas "normais" de Qualidade
27.5% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ103
27.5% PIMCO GIS Glbl Inv Grd Crdt E Acc EUR H (EUR) IE00B11XZ434

A diferença e a razão pela qual algum deste fundos não entraram na carteira 4Fundos (principal) é não terem histórico de 2008. A semelhança de performance poderá ser vista no gráfico em anexo. Os testes começaram em 2013-05-10, data em que todos os fundos estavam no activo. A 4Fundos teve desde esta altura uma rentabilidade de 5.71% e a 8Fundos 5.74%. Tendo em consideração que são carteiras 70% obrigacionistas (e por isso conservadoras) e que o teste começa mesmo antes de uma queda de 6% (Verão de 2013 foi o Taper Tantrum) considero que é uma boa performance.

P.S. Neste período, a 4Fundos EW que é uma carteira equilibrada com 25% em todos os fundos (e por isso 50% obrigações e 50% acções) teve uma rentabilidade anualizada de 8.05% :wink: Quem quiser pode seguir a mesma lógica e criar uma 8Fundos EW :mrgreen:
Anexos
4Fundos_vs_8Fundos.png
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ptigass » 27/4/2017 11:34

VirtuaGod Escreveu:Também não quero também que ele se despenhe, independentemente de já não estar nos meus favoritos :D Ainda bem que continua a ter uma performance mais ou menos. Digo mais ou menos porque está uns bons furos dos fundos/carteira que o R cria :wink:

Testei a 3 anos o Carmignac vs a 4Fundos EW (têm um risco semelhante). O Carmignac está com 5.13% a 3 anos, algo que não parece mau, até vermos que a 4Fundos EW fez 8.91%. Em termos relativos o Carmignac teve uma performance que deixa muito a desejar. Claro que a 4 Fundos é um backtest, teria de ser óptima. Por isso testei desde 11-11-2016, data de apresentação da 4Fundos e a diferença mantém-se semelhante em termos relativos, com uma muito melhor performance da 4Fundos EW.


Algures no tempo falaste de uma carteira de 8 fundos (baseada na de 4 mas "desdobrada" com mais opções).
Tens alguma comparação entre a carteira 4fundos vs 8fundos ?
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 25/4/2017 15:40

Serra Lapa Escreveu:O Carmignac Patrimoine FR0010135103, de que gostavas muito deixou de fazer parte da tua lista de preferidos. Posso saber porquê?

Com o tempo fui abandonando fundos mistos, por falta de performance dos mesmos. O Carmignac foi dos primeiros que abandonei porque é eurocentrico.

Serra Lapa Escreveu:Tem tido um óptimo desempenho.

Também não quero também que ele se despenhe, independentemente de já não estar nos meus favoritos :D Ainda bem que continua a ter uma performance mais ou menos. Digo mais ou menos porque está uns bons furos dos fundos/carteira que o R cria :wink:

Testei a 3 anos o Carmignac vs a 4Fundos EW (têm um risco semelhante). O Carmignac está com 5.13% a 3 anos, algo que não parece mau, até vermos que a 4Fundos EW fez 8.91%. Em termos relativos o Carmignac teve uma performance que deixa muito a desejar. Claro que a 4 Fundos é um backtest, teria de ser óptima. Por isso testei desde 11-11-2016, data de apresentação da 4Fundos e a diferença mantém-se semelhante em termos relativos, com uma muito melhor performance da 4Fundos EW.
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (6.96 KiB) Visualizado 13545 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por SERRA LAPA » 25/4/2017 14:27

Virtua :

O Carmignac Patrimoine FR0010135103, de que gostavas muito deixou de fazer parte da tua lista de preferidos. Posso saber porquê?
Tem tido um óptimo desempenho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por asddd » 19/4/2017 15:10

VirtuaGod Escreveu:
asddd Escreveu:Por mera curiosidade. Um fundo que seja INC, estrangeiro, ou seja, distribuição de capital de 3 em 3 meses, como é que se processa depois em termos de impostos?

O valor que cai na conta já foi tributado? Ou é à mesma no Anexo J 9.2?

Os impostos estão a ser retidos na fonte. Vai confirmar aos teus movimentos de conta. Logo a seguir à distribuição deverás ter uma dedução de 28% desse valor em "Retenção de imposto" (pelo menos no Best está assim).

Obrigado. Não tenho nenhum fundo desses, era mera curiosidade.
 
Mensagens: 15
Registado: 9/12/2013 1:15

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por manumanos » 19/4/2017 13:33

Muito boa informação, muito obrigado
 
Mensagens: 10
Registado: 19/4/2017 13:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cibernautix, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, JoeP, latbal, m-m, malakas, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Tx9262, ç e 177 visitantes