Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 28/11/2014 21:10

Jonhy_Rico Escreveu:O Fidelity então tem tido uma subida impressionante.


O Fidelity Consumer Industries tem estado muito bem. Hoje foi mais 1% :twisted: Está com 17% a 12 meses.

Deixo aqui um atigo do The economist sobre Michael Hasenstab (gesto do Templeton Total Return). Ele já gere 190Bs. Impressionante!!

:arrow: http://www.economist.com/news/finance-a ... thers-fear
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 28/11/2014 20:21

Varendia Escreveu: há muita coisa semelhante e ja me limitei a cinco fundos (mas acho que vou acabar por comprar so tres ou quatro), a loucura da diversificacao


Varendia "o colecionador de fundos" regressa :mrgreen:



Estás a pensar investir em fundos USD? Eu sou mais virado para fundos com hedge câmbial e estava a pensar no AXA World Funds US High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - LU0276013249.

Sim, a rentabilidade a um ano ser mais baixa que a média é de facto um factor importante para eu me virar para o High yield US. Podes ver aqui a subida das yields devido à "má" perfomance do high yield este ano:

http://research.stlouisfed.org/fred2/se ... H0A0HYM2EY

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 28/11/2014 19:33

VirtuaGod Escreveu:Em termos de apostas para 2015 a única coisa que tenho vindo a pensar é trocar obrigações Governamentais Europeias por High Yield US. Acabei de abrir o FT e até me assustei, "European bond yields hit new lows". A Europa infelizmente está aparentemente a seguir o caminho do Japão nos anos 90. Por isso não partilho tanto da visão "retorno para a média" do mercado accionista da Europa. Continuo muito bullish nos EUA.

P.S. As opiniões não devem ter demasiado impacto no asset allocation. As alocações devem ser baseadas em fundamentos históricos e/ou matemáticos. Em termos de alterações apenas devo fazer a troca de Euro Government bonds por high yield US. Quem sabe se a Europa para o ano me espanta em termos accionistas? Mas a verdade é que em termos obrigacionistas começa a não ter muito mais por onde melhorar.


Eu governamentais europeias nao tenho nada mesmo, tenho corporate directas e high yield.
Tenho de meter mais Bonds no meu portfolio ate ao fim do ano e HY americanas parece-me bem, os rendimentos durante 2014 sao bem abaixo das medias longas anualizadas. Por outro lado nao vejo nenhum fundo dessa categoria na tua pagina principal.

Como sou incapaz de comprar um so fundo por categoria ... estive a avaliar as hipoteses disponiveis no BEST, 34 fundos... ha muita coisa semelhante e ja me limitei a cinco fundos (mas acho que vou acabar por comprar so tres ou quatro), a loucura da diversificacao:
1. Reduzir a exposicao a cada activo, com um mix destes fundos consigo ter todos os assets a representar menos de 1% do portfolio.
2. Ter um mix entre fundos com estrategias/gestoes diferentes, ou seja, tudo em bonds e nada em liquidez (Nordea), o CS que e o meu favorito, o PIMCO que me pareceu ter uma gestao equilibrada, o Fidelity que me parece ser o campeao da categoria e o Blackrock que tenta variar e ter algo em accoes.
3. Estes fundos tambem representam maturidades e duracoes variadas ... outra vez, diversificar.
4. o que gostava era de algo que emulasse o benchmark .... nenhum fundo ganha ao benchmark no longo prazo.
5. Como vou comprar em USD, tive de fazer as comparacoes no Best porque no morningstar.pt nao as sei transformar em USD. Se alguem me disser onde compara na moeda do fundo avise porque as valorizacoes que aparecem no morningstar.pt para 2014 sao devido a valorizacao do USD e nao do fundo).

Opinem:
BlackRock Global Funds - US Dollar High Yield Bond E2
Fidelity Funds - US High Yield Fund A-Acc-USD
PIMCO Funds: Global Investors Series plc High Yield Bond Fund E Acc USD
Credit Suisse Bond Fund (Lux) High Yield US$ B
Nordea-1 North American High Yield Bond Fund E USD
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 27/11/2014 16:24

Varendia Escreveu:Depois de quase 1 ano a deixar as decisoes de investimento render e sem opinar, aqui vai!!

Atencao que o SLV e em USD e nao e Hedged, para quem investe em Euros alem do risco do activo ha ainda o risco cambial.
Quem entra agora com Euros em minimos avalie bem se acha que o Euro vai recuperar ou nao. Se compra agora o SLV em USD (usando euros) e o activo valoriza 10% e o Euro tambem valoriza 10% nao ganha nada .... por outro lado, se o Euro cai ainda mais .. pode ser um jackpot.
Eu acho que as materias primas tem espaco para crescer, mas vejo-me mais numa coisa mista do que apostar num activo como a Prata (nao porque ache mal so porque gosto de diversificar muito).
BGF Natural Resources Gr & Inc E2 EUR, este fundo no ultimo ano e quase um tracker agarrado ao S&P Global Natural Resources TR USD. E capaz de ter Energy a mais mas gosto desse index do que dos de mining. Agriculture a cair ja ha algum tempo ....

Ja agora, apostas para 2015? alem de accoes europeias que toda a gente quer que subam muito (eu gostava de ver um rally na bolsa portuguesa .. isso sim e que era fazer $$).


Já não te via há uns tempos...

Sobre o SLV tens toda a razão. Pessoalmente não acho matérias primas o tipo de investimento ideal,embora não me importe de ter alguma exposição a metais preciosos (não mais que 10%)

Em termos de apostas para 2015 a única coisa que tenho vindo a pensar é trocar obrigações Governamentais Europeias por High Yield US. Acabei de abrir o FT e até me assustei, "European bond yields hit new lows". A Europa infelizmente está aparentemente a seguir o caminho do Japão nos anos 90. Por isso não partilho tanto da visão "retorno para a média" do mercado accionista da Europa. Continuo muito bullish nos EUA.

P.S. As opiniões não devem ter demasiado impacto no asset allocation. As alocações devem ser baseadas em fundamentos históricos e/ou matemáticos. Em termos de alterações apenas devo fazer a troca de Euro Government bonds por high yield US. Quem sabe se a Europa para o ano me espanta em termos accionistas? Mas a verdade é que em termos obrigacionistas começa a não ter muito mais por onde melhorar.

@pcm1979 Tens de perguntar ao invest. Eles melhor que ng te saberão explicar a razão.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 27/11/2014 14:44

Depois de quase 1 ano a deixar as decisoes de investimento render e sem opinar, aqui vai!!

Atencao que o SLV e em USD e nao e Hedged, para quem investe em Euros alem do risco do activo ha ainda o risco cambial.
Quem entra agora com Euros em minimos avalie bem se acha que o Euro vai recuperar ou nao. Se compra agora o SLV em USD (usando euros) e o activo valoriza 10% e o Euro tambem valoriza 10% nao ganha nada .... por outro lado, se o Euro cai ainda mais .. pode ser um jackpot.
Eu acho que as materias primas tem espaco para crescer, mas vejo-me mais numa coisa mista do que apostar num activo como a Prata (nao porque ache mal so porque gosto de diversificar muito).
BGF Natural Resources Gr & Inc E2 EUR, este fundo no ultimo ano e quase um tracker agarrado ao S&P Global Natural Resources TR USD. E capaz de ter Energy a mais mas gosto desse index do que dos de mining. Agriculture a cair ja ha algum tempo ....

Ja agora, apostas para 2015? alem de accoes europeias que toda a gente quer que subam muito (eu gostava de ver um rally na bolsa portuguesa .. isso sim e que era fazer $$).
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por pcm1979 » 27/11/2014 12:58

Gostaria que alguém me esclarecesse uma dúvida:

Porque razão o OD7A é considerado pelo Banco Invest como arriscado, acho que nem sequer me deixa comprar. :-k em outros ETF's não tive qualquer problema.

http://www.bancoinvest.pt/Publico/Produ ... ymbol=OD7A
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Jonhy_Rico » 26/11/2014 11:10

VG,

Muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por pcm1979 » 25/11/2014 11:17

chico_laranja Escreveu:pcm1979

Lembra-te que se compras 1 cotada e ela desce 33%, só para atingires o break event tens que ter depois um ganho de 50%.

Ganhar 50% não é impossível mas normalmente é bastante difícil e demora uns tempos valentes, exceptuando situações disruptivas.


Sim, mas a minha estratégia é reforçar após essa queda, no mínimo com o mesmo número de títulos.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 25/11/2014 10:57

pcm1979

Lembra-te que se compras 1 cotada e ela desce 33%, só para atingires o break event tens que ter depois um ganho de 50%.

Ganhar 50% não é impossível mas normalmente é bastante difícil e demora uns tempos valentes, exceptuando situações disruptivas.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por pcm1979 » 24/11/2014 19:20

VirtuaGod Escreveu:especular nesse mundo traz com certeza mais "falências" que casos de sucesso. Eu não faço ideia o próximo caminho da prata, ouro, petróleo etc etc


O mínimo histórico do SLV é um pouco menos de 10usd, correto? Então ainda pode perder 1/3 do valor atual... mas a margem de subida parece ser maior. :-k
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 24/11/2014 19:05

Não sendo nem de perto um conhecedor de AT eu diria que a mesma é o estudo de padrões.

Sabendo que no passado o padrão X mostrou quase sempre um comportamento Y então espera-se que o mesmo aconteça na vez seguinte.

Depois existem N maneiras diferentes de olhar para o histórico e "prever" chegando ao cúmulo de existirem análises antagónicas e todas elas válidas. O quase aqui é o que trama a parte perdedora não querendo eu entrar aqui depois nas manipulações, reguladores com vontades estranhas como o nosso, etc....

O prazo também tem a sua importância e nós nos fundos sabemos disso ;) Para o longo prazo uma queda de 3 ou 4% numa cotada é aceitável desde que no longo prazo a tendência geral seja de subida. No curto prazo o que querem é apanhar esse caminho descendente e shortar para ter um lucro rápido.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 24/11/2014 17:12

Rick Lusitano (New) Escreveu:Corrijam-me se estou enganado, a AT é uma previsão do comportamento dos investidores (Comportamento/Psicologia dos mercados financeiros), tentando observar padrões com auxilio a métricas.


Amigo Rick,

Para fazeres essa previsão não precisas de AT, basta consultares o caldeirão (entre outros, que nisto de prever não é mais nem menos do que esses).

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 24/11/2014 17:06

chico_laranja Escreveu:pcm1979

A AT é sempre aplicável.

Pode é ter uma taxa de sucesso maior ou menor mas isso qualquer investidor que aplique AT sabe que nem sempre os mercados seguem o "caminho apontado" :roll:

Usa e abusa da AT mas não te esqueças das regras básica: Stoploss e targets bem definidos, passando a ter ganhos é subir aos poucos o stoploss para proteger os ganhos.

Há malta que não usa stops pois há um pico que dispara o stop e lá se foi o ganho e é chato e coisa e tal e só aprendem da pior forma mas o ditado é velho: Antes um pequeno ganho que uma grande perda.

Rick

Eu ando por aqui e por ali mas não passo de meia dúzia de tópicos que são as minhas fontes inspiradoras. Demasiada informação por vezes acaba também por atrapalhar e toldar o nosso próprio raciocínio :twisted:


Amigo Chico, penso que também para ti, foi aqui que demos os primeiros passos. A ligação fica sempre. Nunca se esquece o nosso primeiro amor. :wink:

Também por gestão do meu cada vez mais diminuto tempo, só leio e participo em muito poucos tópicos.



Corrijam-me se estou enganado, a AT é uma previsão do comportamento dos investidores (Comportamento/Psicologia dos mercados financeiros), tentando observar padrões com auxilio a métricas.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 24/11/2014 11:29

pcm1979

A AT é sempre aplicável.

Pode é ter uma taxa de sucesso maior ou menor mas isso qualquer investidor que aplique AT sabe que nem sempre os mercados seguem o "caminho apontado" :roll:

Usa e abusa da AT mas não te esqueças das regras básica: Stoploss e targets bem definidos, passando a ter ganhos é subir aos poucos o stoploss para proteger os ganhos.

Há malta que não usa stops pois há um pico que dispara o stop e lá se foi o ganho e é chato e coisa e tal e só aprendem da pior forma mas o ditado é velho: Antes um pequeno ganho que uma grande perda.

Rick

Eu ando por aqui e por ali mas não passo de meia dúzia de tópicos que são as minhas fontes inspiradoras. Demasiada informação por vezes acaba também por atrapalhar e toldar o nosso próprio raciocínio :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por pcm1979 » 24/11/2014 9:37

Não sabia. Sendo assim, a expectativa é que caia ainda mais. Por isso é que entrei com pouco, pode cair 20% ou 30% que não me causa grande abalo. Obrigado pelo info.
Quanto à prata, tecnicamente não está a inverter tendência? Ou não se aplica AT nisto?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 23/11/2014 22:05

pcm1979 Escreveu:Pessoal, tenho uma pequena quantia no ETF do Petróleo (USO). Só espero que não inverta já, porque quero reforçar. :lol: Na mesma linha, pretendo colocar outra pequena quantia no ETF da Prata, que neste caso parece estar a inverter :-k


Se tens USO espero qu saibas o que é contango e as consequências disso nos ETFs de matérias primas (que não metais precisosos). Se não sabes lê: http://www.businessweek.com/magazine/co ... 970461.htm

O ETF da prata não sofre de contago (SLV por exemplo). Sou apologista que se deve ter um pouco de materais preciosos numa carteira diversificada (não mais que 10%). Contudo, especular nesse mundo traz com certeza mais "falências" que casos de sucesso. Eu não faço ideia o próximo caminho da prata, ouro, petróleo etc etc
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por pcm1979 » 23/11/2014 11:44

Pessoal, tenho uma pequena quantia no ETF do Petróleo (USO). Só espero que não inverta já, porque quero reforçar. :lol: Na mesma linha, pretendo colocar outra pequena quantia no ETF da Prata, que neste caso parece estar a inverter :-k
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por FDPC » 23/11/2014 3:38

VirtuaGod Escreveu:@DMP

Quando desapareço assim do fórum normalmente é por razões oposta a férias :mrgreen:

@FDPC

De facto não estou a conseguir fazer sempre os PDF, e há sempre tanta coisa interessante que leio :|

De qualquer das formas se quiseres queimar pestanas deixo aqui a minha leitura deste fim de semana:

:arrow: The Sociology of Markets
:arrow: Eight Lessons from Neuro-economics for Money Managers
:arrow: Fear

e um vídeo interessante que vi ontem: The importance of Financial History (para quem não sabe está a haver um debate interno intenso sobre a possibilidade de se introduzir história financeira no currículo do CFA)

@Jonhy_Rico

Desde que adaptei a minha carteira no Verão passado tenho tido uma valorização fabulosa

E tendo em consideração o dia de ontem deves ainda ter ganho mais $ desde que escreveste o post. Não vejo razão para as carteiras não estarem em máximos, tudo está a subir este ano, e a queda do euro tb tem beneficiado quem optou por fazer diversificação com alguns fundos sem hedge (a carteira "modelo" no excel tem cerca de 20% em fundos sem hedge câmbial)

Quando nos vais dar dicas sobre como e quando re-balancear a carteira?

Sobre o quando:


Tens duas opções. Uma é temporal, tipo todos os fins de ano. A outra é rebalancear em momentos de extrema volatilidade, como após a queda de 20% do S&P no Verão de 2011 (e as treasuries subiram muito).

Sou apologista de rebalanceamento de volatilidade.

Sobre o como:

Aqui supostamente é a parte mais simples. Seria comprar, ou vender montantes para que em termos de % a posição de determinado fundo volte a ser igual à do início, quando se constituíu a carteira.

O ideal, para quem faz poupança, e usar essa poupança para comprar os fundos "deficitários" em termos de peso relativo (%), evitando assim a venda de fundos e consequente pagamento de impostos.

O problema são os mínimos. Se a carteira for pequena e se quisermos por 5% da carteira num fundo para reaquilibrar/rebalancear e esses 5% são 400 euros num fundo cujo mínimo são 1000 euros torna-se complicado.

Às vezes torna-se mais simples fazer uma mini-carteira onde se vai pondo dinheiro até se poder deslocar para a carteira principal.

Resumindo,

rebalancear vai depender:

1. Do tamanho da carteira;
2. Se possível deve-se reforçar, usando esse reforço como rebalanceamento;
3. Optar por um rebalanceamento em termos temporais ou de volatilidade, sendo que o de volatilidade é mais "perfeito" financeiramente e o temporal é mais "preguiçoso"

@ andalm

Neste momento, com as taxas de juro como andam nem sei se vale a pena um fundo por 6 meses. Tomaria em consideração um DP ou certificados de aforro, no caso de ser "pouco" dinheiro.

Em termos de fundos de liquidez tenho usado o LU0093504115, o LU0251662135, o LU0236146006 ou LU0145656715. Todos com as suas vantagens e desvantagens e deves analizar antes de possivelmente investires (qualquer dúvidas estamos aqui no fórum para esclarecermos/estudarmos). Dá uma olhadela às carteiras e vê se preferes investimentos em países em vez de empresas etc etc



Boas VG

Fico satisfeito em receber sua resposta com tão bons textos acertados na mira.
Há diversas referencias que os acompanham.

Obrigado.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 22/11/2014 20:48

@DMP

Quando desapareço assim do fórum normalmente é por razões oposta a férias :mrgreen:

@FDPC

De facto não estou a conseguir fazer sempre os PDF, e há sempre tanta coisa interessante que leio :|

De qualquer das formas se quiseres queimar pestanas deixo aqui a minha leitura deste fim de semana:

:arrow: The Sociology of Markets
:arrow: Eight Lessons from Neuro-economics for Money Managers
:arrow: Fear

e um vídeo interessante que vi ontem: The importance of Financial History (para quem não sabe está a haver um debate interno intenso sobre a possibilidade de se introduzir história financeira no currículo do CFA)

@Jonhy_Rico

Desde que adaptei a minha carteira no Verão passado tenho tido uma valorização fabulosa

E tendo em consideração o dia de ontem deves ainda ter ganho mais $ desde que escreveste o post. Não vejo razão para as carteiras não estarem em máximos, tudo está a subir este ano, e a queda do euro tb tem beneficiado quem optou por fazer diversificação com alguns fundos sem hedge (a carteira "modelo" no excel tem cerca de 20% em fundos sem hedge câmbial)

Quando nos vais dar dicas sobre como e quando re-balancear a carteira?

Sobre o quando:


Tens duas opções. Uma é temporal, tipo todos os fins de ano. A outra é rebalancear em momentos de extrema volatilidade, como após a queda de 20% do S&P no Verão de 2011 (e as treasuries subiram muito).

Sou apologista de rebalanceamento de volatilidade.

Sobre o como:

Aqui supostamente é a parte mais simples. Seria comprar, ou vender montantes para que em termos de % a posição de determinado fundo volte a ser igual à do início, quando se constituíu a carteira.

O ideal, para quem faz poupança, e usar essa poupança para comprar os fundos "deficitários" em termos de peso relativo (%), evitando assim a venda de fundos e consequente pagamento de impostos.

O problema são os mínimos. Se a carteira for pequena e se quisermos por 5% da carteira num fundo para reaquilibrar/rebalancear e esses 5% são 400 euros num fundo cujo mínimo são 1000 euros torna-se complicado.

Às vezes torna-se mais simples fazer uma mini-carteira onde se vai pondo dinheiro até se poder deslocar para a carteira principal.

Resumindo,

rebalancear vai depender:

1. Do tamanho da carteira;
2. Se possível deve-se reforçar, usando esse reforço como rebalanceamento;
3. Optar por um rebalanceamento em termos temporais ou de volatilidade, sendo que o de volatilidade é mais "perfeito" financeiramente e o temporal é mais "preguiçoso"

@ andalm

Neste momento, com as taxas de juro como andam nem sei se vale a pena um fundo por 6 meses. Tomaria em consideração um DP ou certificados de aforro, no caso de ser "pouco" dinheiro.

Em termos de fundos de liquidez tenho usado o LU0093504115, o LU0251662135, o LU0236146006 ou LU0145656715. Todos com as suas vantagens e desvantagens e deves analizar antes de possivelmente investires (qualquer dúvidas estamos aqui no fórum para esclarecermos/estudarmos). Dá uma olhadela às carteiras e vê se preferes investimentos em países em vez de empresas etc etc
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 21/11/2014 16:24

chico_laranja Escreveu:
andalm Escreveu:Recomendam algum fundo para aplicar 1000€ por uns 6 meses?


Ninguém te irá responder a questões colocadas dessa forma.

Fundos de investimento, tirando gestão activa/market timing e liquidez são sempre para prazos acima dos 3 anos.


Grande Chico, estás um pró. Estás em várias frentes. :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 21/11/2014 14:16

andalm Escreveu:Recomendam algum fundo para aplicar 1000€ por uns 6 meses?


Ninguém te irá responder a questões colocadas dessa forma.

Fundos de investimento, tirando gestão activa/market timing e liquidez são sempre para prazos acima dos 3 anos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por andalm » 18/11/2014 15:53

Recomendam algum fundo para aplicar 1000€ por uns 6 meses?
 
Mensagens: 51
Registado: 5/7/2014 18:30

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 17/11/2014 19:15

O rebalancear a carteira é uma coisa pessoal.
- Podes usar apenas os momentos em que entram reforços para realinhar a carteira com a distribuição pensada evitando assim vendas parciais que mais tarde voltarias a comprar não alimentando o bolso fundo das finanças(nas mais valias 28% ficam pró tesouro público).
- Podes ter prazos rígidos para rebalanceamento com a periodicidade que planeaste, no B&H puro tipicamente é 6 meses ou 1 ano mas como disse é algo pessoal e é dito o mesmo nos manuais do B&H.
- Podes ter um tolerância, tipo a carteira é 50-50 mas aceito desvios até 3% logo se na altura de rebalancear a carteira estiver 52-48 não lhe mexo. No período seguinte logo vejo.

Tens ainda que ter em atenção os valores mínimos para movimentos.

Abrir 1 posição de 1k€ pode não ser complicado mas se apenas permite movimentos em blocos de 1k já foste. Não consegues rebalancear essa parcela com 50€ (5%) e é sinal que ficaste preso com os valores mínimos e que houve uma falha nos teus estudos.

Não basta ser o melhor, tem que ser o melhor e tem que te dar liberdade para mexer facilmente na posição, coisa que é quase sempre esquecida.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por DMP » 12/11/2014 8:02

O homem foi de férias! :mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Jonhy_Rico » 11/11/2014 14:46

VG,

Desde que adaptei a minha carteira no Verão passado tenho tido uma valorização fabulosa. O Fidelity então tem tido uma subida impressionante.

Em breve vou ter isto a precisar de novo balanceamento.

Quando nos vais dar dicas sobre como e quando re-balancear a carteira?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, karaya75, PAULOJOAO e 93 visitantes