Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 2/8/2011 12:04

LTCM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Tipo dez "compras" de 10% do capital que se pretende investir num periodo de 10 meses, sendo que se salta o mês se a performance for negativa.


Quando está a saldo (performance negativa) não se devia por exemplo: duplicar o tamanho do reforço da posição mensal?


Para um investidor confiante sim, estás correcto, o ideal é investir nos DD :-) Mas estamos aqui a falar de uma hipotética pessoa muito conservadora. Acrescentaria até que se pode fazer todos os reforços apenas se a cotação tiver acima da anterior ; se com o reforço a posição não se tornar negativa etc etc

LTCM Escreveu:P.S. O CD da TASC, comprado em "vaquinha", ainda funciona?


As recordações que me trouxeste... onde isso já vai. nem sei do CD! Uma pena! Mas posso tentar entrar em contacto com algumas pessoas se quiseres o cd!! Manda PM.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 2/8/2011 11:40

VirtuaGod Escreveu:Tipo dez "compras" de 10% do capital que se pretende investir num periodo de 10 meses, sendo que se salta o mês se a performance for negativa.


Quando está a saldo (performance negativa) não se devia por exemplo: duplicar o tamanho do reforço da posição mensal?

P.S. O CD da TASC, comprado em "vaquinha", ainda funciona?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por PAFS » 2/8/2011 11:32

Muito bom tópico, com respostas bastante esclarecedoras.
Parabéns!
 
Mensagens: 139
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16

por VirtuaGod » 2/8/2011 10:58

vset Escreveu:VirtuaGod,

que garantias existem para estes dois fundos de topo, que mencionaste? E se os seus gestores fizerem asneiras como o Madoff?

Obrigado e abraço.


Estes são fundos abertos ao público (ao contrário do Madoff). As posições, principalmente do PIMCO T.R., são seguidas por milhares (talvez milhões) de profissionais. Todas as posições têm de ser reportadas ao S.E.C. (CMVM americana) com base mensal etc. Há uma dezena de reguladores em cima deles (porque depois há mais os Europeus, os Ingleses etc) e qualquer passo que dão é escrutinado pelos profissionais e jornalistas (principalmente Wall Street Journal que parece não gostar muito dele :( )

O Madoff, era tipo hedge fund, era preciso montes de $ para entrar e depois ng sabia onde ele o "investia", chegava-se ao final do ano e ele dizia "ganhei 10%" ou "ganhei 12%". Este tipo de investimentos às escuras por amor de Deus né?? Depois não se queixem...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 2/8/2011 10:42

VirtuaGod,

que garantias existem para estes dois fundos de topo, que mencionaste? E se os seus gestores fizerem asneiras como o Madoff?

Obrigado e abraço.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por vset » 31/7/2011 20:04

VirtuaGod Escreveu:
vset Escreveu:O fundo permite mais segurança dada a condição de Portugal e a atender ao passado grande rentabilidade e baixo DD.


Ao reler o post deu-me a sensaçao de ser uma pergunta! Não sei se é, mas de qualquer forma posso responder que depende do $ envolvido. Na minha opinião este fundo deve fazer parte da carteira de qualquer investidor, o que se pode variar é a quantidade envolvida, visto que algumas pessoas se dão mal com a variação de capital. Uma boa estratégia é ir aumentando a posição aos poucos de forma a que o investimento esteja sempre positivo. Tipo dez "compras" de 10% do capital que se pretende investir num periodo de 10 meses, sendo que se salta o mês se a performance for negativa. Como não se paga comissão de subscrição há todo um leque de opções que se abre :-)

Quanto mais $ se fala mais estes fundos devem ser uma opção dado a situação Portuguesa.

@ruicarlov: Passa pelo tópico de DP's ;-) realmente 6% parece ser para capitais muito elevados, por isso disse 5%, que SEI que é possível sem grandes capitais...


Obrigado pelos teus comentários.

Boa semana!
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por vset » 31/7/2011 20:02

ruicarlov Escreveu:
vset Escreveu:Até mais de 6% em DP puro. Não é exagero é o que já há.


A sério? Onde?
Mais importante, de que quantias estamos a falar?


Viva,

vê o topic de DP's.

Cps
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por ruicarlov » 31/7/2011 19:51

Já o tinha lido. Não vi as páginas todas para trás, mas fiquei com a impressão que o único 6% foi no Banif, negociando pessoalmente com o banco.

Dificilmente considero isso "Até mais de 6%", tanto mais que foi apenas 90 dias. Diria que até o do BEST bate isso.

Talvez a expressão melhor seja.

"DP's agora é 5%<TANB<6%" :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 31/7/2011 15:28

vset Escreveu:O fundo permite mais segurança dada a condição de Portugal e a atender ao passado grande rentabilidade e baixo DD.


Ao reler o post deu-me a sensaçao de ser uma pergunta! Não sei se é, mas de qualquer forma posso responder que depende do $ envolvido. Na minha opinião este fundo deve fazer parte da carteira de qualquer investidor, o que se pode variar é a quantidade envolvida, visto que algumas pessoas se dão mal com a variação de capital. Uma boa estratégia é ir aumentando a posição aos poucos de forma a que o investimento esteja sempre positivo. Tipo dez "compras" de 10% do capital que se pretende investir num periodo de 10 meses, sendo que se salta o mês se a performance for negativa. Como não se paga comissão de subscrição há todo um leque de opções que se abre :-)

Quanto mais $ se fala mais estes fundos devem ser uma opção dado a situação Portuguesa.

@ruicarlov: Passa pelo tópico de DP's ;-) realmente 6% parece ser para capitais muito elevados, por isso disse 5%, que SEI que é possível sem grandes capitais...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 31/7/2011 13:25

vset Escreveu:Até mais de 6% em DP puro. Não é exagero é o que já há.


A sério? Onde?
Mais importante, de que quantias estamos a falar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 30/7/2011 1:07

vset Escreveu:Esses fundos têm limite de perdas ou pode ser 20-40%?


Ter ter, não têm, mas quando o Bill Gross (PIMCO T.R.) no final do ano passado perdeu 5%, as notícias sobre o assunto até saíram no Wall Street Journal. Estamos a falar do maior fundo do mundo, com cerca de 250 mil milhões (ou biliões, se, como eu, preferirem a conotação Americana). São fundos de pensões/reformas, é capital de escolas etc... há muito $ envolvido neste fundo para ele assumir um risco grande. Ele até já avisou que a rentabilidade deve baixar para os 6%. Estes gajos preferem manter a volatilidade baixa e baixar a performance 1/2% percentuais...

Quem não gosta da variação de capital nada como ir criando uma posição aos poucos :-) É uma opção que me agrada pessoalmente :-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 29/7/2011 21:52

ruicarlov Escreveu:DP agora a 6%?

Vá lá, não exageremos :lol:
É certo que o BEST têm o depósito para novos clientes e o produto estruturado com DP a 6%, mas é difícil encontar essa taxa fora disso.
De uma maneira sustentável (não-promocional) temos 5,25% 1 ano no PrivatBank.
Pode ser que daqui a uns tempos possamos considerar os 6 como referência, mas não é para já.


Até mais de 6% em DP puro. Não é exagero é o que já há.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por ruicarlov » 29/7/2011 16:04

DP agora a 6%?

Vá lá, não exageremos :lol:
É certo que o BEST têm o depósito para novos clientes e o produto estruturado com DP a 6%, mas é difícil encontar essa taxa fora disso.
De uma maneira sustentável (não-promocional) temos 5,25% 1 ano no PrivatBank.
Pode ser que daqui a uns tempos possamos considerar os 6 como referência, mas não é para já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por vset » 29/7/2011 15:31

VirtuaGod,

DP's agora é 6%

O fundo permite mais segurança dada a condição de Portugal e a atender ao passado grande rentabilidade e baixo DD.

Esses fundos têm limite de perdas ou pode ser 20-40%?

Abraço.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 29/7/2011 10:18

vset Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Quanto ao IRS, como é que se processa a fiscalidade?
Eu estava com a impressão que em fundos, o valor das unidades de participação ia subindo, e que os "ganhos" só ocorriam quando se resgatava.
Isso quer dizer que o imposto só entra para a equação quando resgatamos, certo? E é por isso sobre as mais valias obtidas desde a subscrição ao resgate.


Correctíssimo. Na altura do resgate o banco retem 21.5% sobre os ganhos que posteriormente dá ao Estado, exactamente com os depósitos a prazo. Nós não temos de fazer nada ( excluindo dar $ aos chup*stas! :cry:) É o que eu chamo de roubo legal... Imposto sobre o consumo (IVA) entendo perfeitamente agora imposto sobre a poupança (ou sobre os lucros de investimento dessa poupança) é coisa que não me entra na cabeça!! :?


É verdade :| :?

VG,

Que percentagens de uma carteira colocarias nesses 2 fundos e em DP ?

Cumprimentos.


Depende dos valores dos DP de que falamos. Mas com DP's a 5% era capaz de pôr aí uns 20 a 30%. Mas isso é tão pessoal... Estes 20 a 30% é tendo em consideração um investidor "normal", que entendo como a pessoa com alguns conhecimentos mas também não quer andar a comprar e a vender acções. Mesmo assim depende do risco que cada um pretende assumir. Qual o max. de Drawdown com que se sente confortável etc.

50% PIMCO + 25% Templeton + 25% DP a 5% é excelente e permitiria ter rentabilidades de 8%+ com DD de 3% em apenas 3 ocasiões (aquando da Lehman, em Março de 2009 que o Templeton caiu 8% e em Novembro do ano passado que o PIMCO caiu 5%). Mas estes DP's não são para sempre. Pode sempre aproveitar o Logística que não está a cobrar comissão de entrada até Setembro, são 4,2%/ano quase garantidos e excelente substituto do DP (ou outra altura em que ele não esteja a cobrar comissão de subscrição aproveitando agora os DP mais altos). :wink:

P.S. A minha carteira ideal teria sempre PIMCO e Templeton em proporções 66% , 33% (na parte alocada a estes dois fundos) pk Templeton tem o dobro da volatilidade ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 29/7/2011 9:37

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Quanto ao IRS, como é que se processa a fiscalidade?
Eu estava com a impressão que em fundos, o valor das unidades de participação ia subindo, e que os "ganhos" só ocorriam quando se resgatava.
Isso quer dizer que o imposto só entra para a equação quando resgatamos, certo? E é por isso sobre as mais valias obtidas desde a subscrição ao resgate.


Correctíssimo. Na altura do resgate o banco retem 21.5% sobre os ganhos que posteriormente dá ao Estado, exactamente com os depósitos a prazo. Nós não temos de fazer nada ( excluindo dar $ aos chup*stas! :cry:) É o que eu chamo de roubo legal... Imposto sobre o consumo (IVA) entendo perfeitamente agora imposto sobre a poupança (ou sobre os lucros de investimento dessa poupança) é coisa que não me entra na cabeça!! :?


É verdade :| :?

VG,

Que percentagens de uma carteira colocarias nesses 2 fundos e em DP ?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 29/7/2011 1:01

ruicarlov Escreveu:Desculpe, não entendi bem o que quis dizer com as notícias.
Se era que futuras ajudas seriam mais complicadas, sim, tenho essa noção. Quando referi o FMI, estava a falar da actual ajuda a Potugal, não de possíveis futuras intervenções. Daí não me alargar nos prazos (e não confiar muito nos certificados de tesouro).


Só agora li, mas entendeu bem o que quis dizer :-), lembre-se também que esta ajuda vem em tranches...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 29/7/2011 0:01

JonhyRico Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Mesma rentabilidade com menor risco? Mas quando o 2º fundo não se comporta tão bem como o 1º, ainda que cresçam ambos, uma mistura dos 2 não daria uma rentabilidade inferior?


Penso que a ideia é "praticamente a mesma rentabilidade" e não "literalmente a mesma rentabilidade".


Sim a rentabilidade será sempre menor, mas o rácio risco/retorno poderá ser maior via diversificação. Nunca podemos olhar só para o retorno isoladamente. Por acaso neste caso a rentabilidade até seria maior. O Templeton Global Bonds apresenta melhor performance em termos de rentabilidade que o PIMCO (cerca de 0.5%/ano ao longo de 25 anos) mas apresenta volatilidade superior, daí eu considerar o PIMCO T.R. como melhor (rácio risco/retorno é superior).

No gráfico anexo pode-se ver uma carteira só com PIMCO outra em que é composta por 50% Pimco T.R e 50% Templeton. Digam qual preferem e pk?
Anexos
PIMCO vs PIMCO+Templeton.GIF
PIMCO vs PIMCO+Templeton.GIF (66.99 KiB) Visualizado 18134 vezes
Editado pela última vez por VirtuaGod em 29/7/2011 1:02, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 28/7/2011 18:46

ruicarlov Escreveu:Mesma rentabilidade com menor risco? Mas quando o 2º fundo não se comporta tão bem como o 1º, ainda que cresçam ambos, uma mistura dos 2 não daria uma rentabilidade inferior?


Penso que a ideia é "praticamente a mesma rentabilidade" e não "literalmente a mesma rentabilidade".
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por ruicarlov » 28/7/2011 17:38

VirtuaGod Escreveu:Sim. Percebo a sua possível confusão. Se um fundo é melhor que o outro o que ganho se comprar também o pior? Ganha diversificação. Pense assim, esta queda de 5% em Novembro de 2010 apenas tinha sofrido 2,5% na carteira, O Templeton pouco caiu e acabou o ano passado e começou este sempre a subir. A possível recuperação do $ perdido em Novembro de 2010 passaria de 9 meses para 5 por exemplo. A diversificação tem imensas cantagens, esta é a maior delas. A mesma rentabilidade com menor risco.


Mesma rentabilidade com menor risco? Mas quando o 2º fundo não se comporta tão bem como o 1º, ainda que cresçam ambos, uma mistura dos 2 não daria uma rentabilidade inferior?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 28/7/2011 16:31

JonhyRico Escreveu:

Consideras mais adequado fazer este produto estruturado do que colocar todo o capital no fundo?


Sim. É uma melhor diversificação. Não significa que daqui a 3 meses ganhe mais, mas gosto mais do rácio risco/retorno ;-). Um DP a 6% não é de deitar fora :-)

JonhyRico Escreveu:Os 3.000€ que eles exigem como mínimo de subscrição do produto são adequados, ou na realidade, tendo em conta a comissão anual de 1.40% deveriamos colocar uma quantia superior?


Os 3000 de mínimo são adequados ou não dependendo valor da carteira de cada um :mrgreen: Os 1.4% é um valor relativo, e na verdade um valor que faz mais confusão do que aquela que devia fazer. Não me incomoda nada. É um fundo que merece todos os tostões desses 1.4%.


JonhyRico Escreveu:Não percebo o que queres dizer com o drawdown de 5%
Refereste à rendibilidade ter passado de 11,74% em 2009 para 6,58% em 2010?


Nada a haver. Drawndown é o valor percentual entre um topo e um fundo. O PIMCO perdeu esses 4,..% num mês (Novembro 2010). Estava a ganhar 10%+ em finais de Outubro e acabou o ano a ganhar apenas 6.58%. Quem tivesse comprado no topo só agora (passado 9 meses) tinha recuperado o $.


JonhyRico Escreveu:Portanto, seria mais prudente ter uma carteira com metade do capital no PIMCO TR e outra metade no Templeton, mesmo que um dos dois seja historicamente ligeiramente melhor que o outro?


Sim. Percebo a sua possível confusão. Se um fundo é melhor que o outro o que ganho se comprar também o pior? Ganha diversificação. Pense assim, esta queda de 5% em Novembro de 2010 apenas tinha sofrido 2,5% na carteira, O Templeton pouco caiu e acabou o ano passado e começou este sempre a subir. A possível recuperação do $ perdido em Novembro de 2010 passaria de 9 meses para 5 por exemplo. A diversificação tem imensas cantagens, esta é a maior delas. A mesma rentabilidade com menor risco.

JonhyRico Escreveu:Finalmente, o capital investido no fundo não está dependente da estabilidade financeira da entidade financeira portuguese que o disponibiliza, correcto?


Correctísssimo. No caso de falência os seus títulos apenas são transferidos para outra instituição. Pense em acções. Se tiver acções da PT,numa hipotética conta do BES, mesmo que o BES và à falência as suas acções são da PT não do BES. Os títulos apenas representam a entidade emissora dos mesmo, neste caso a PT. As acções seriam transferidas para outro banco. O mesmo se passa com os fundos (no caso de ser fundo estrageiro, como o caso do PIMCO T.R.)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 28/7/2011 13:18

VirtuaGod Escreveu:Excelente. É tudo o que tenho a dizer deste Produto. Eu não sou muito simpatizante de Produtos estruturados mas neste caso é um simples DP a 6% + O melhor fundo do mundo. Sem comissões para quem o subscreve e de excelente liquidez. Só tenho pena o DP ser a 90 dias, devia ser a 180 pois penso que até para o banco seria bom uma vez que 180 dias dava melhor para o cliente se ambientar ao fundo.


Consideras mais adequado fazer este produto estruturado do que colocar todo o capital no fundo?

Os 3.000€ que eles exigem como mínimo de subscrição do produto são adequados, ou na realidade, tendo em conta a comissão anual de 1.40% deveriamos colocar uma quantia superior?

VirtuaGod Escreveu:Aproveito para dizer que 9 meses depois,o PIMCO T.R. atingiu o máximo histórico (ontem) depois de um Drawdown de quase 5% no final do ano passado :x


Não percebo o que queres dizer com o drawdown de 5%
Refereste à rendibilidade ter passado de 11,74% em 2009 para 6,58% em 2010?

VirtuaGod Escreveu: Por isso é que recomendo uma boa diversificação. Uma simples carteira (50% PIMCO T.R., 50% Templeton (G.B ou T.R.) já teria recuperado dessa queda há uns meses e estaria a valer mais que apenas o PIMCO este ano). :wink:

Portanto, seria mais prudente ter uma carteira com metade do capital no PIMCO TR e outra metade no Templeton, mesmo que um dos dois seja historicamente ligeiramente melhor que o outro?

Finalmente, o capital investido no fundo não está dependente da estabilidade financeira da entidade financeira portuguese que o disponibiliza, correcto?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 27/7/2011 22:47

Pickbull Escreveu:Um fundo que tem sido muito bom e bastante consistente é o BPI Reestruturações.


Esta na minha "Wachlist". Há formas melhores da bater o mercado. Mas não são propriamente com fundos obrigacionistas... Se bem que PIMCO T.R bate o BPI reestruturações em 3,5 e 10 anos, mas só porque tamos em Bear Secular!! ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 27/7/2011 21:58

VirtuaGod Escreveu:E já agora, excelente fundo... muito bom mesmo. Em que banco pode ser comprado? Gostaria de o incluir na primeira página mas preciso primeiro de saber se esta a ser comercializado em Portugal (procurei nos 3 bancos que uso mas não encontrei)


Pois, tb não sei. Só trabalho com o AB7 e Best (brevemente tb com o BIG) e tb não os encontrei.

Um fundo que tem sido muito bom e bastante consistente é o BPI Reestruturações.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 27/7/2011 19:49

Aproveito para dizer que 9 meses depois,o PIMCO T.R. atingiu o máximo histórico (ontem) depois de um Drawdown de quase 5% no final do ano passado :x

Por isso é que recomendo uma boa diversificação. Uma simples carteira (50% PIMCO T.R., 50% Templeton (G.B ou T.R.) já teria recuperado dessa queda há uns meses e estaria a valer mais que apenas o PIMCO este ano). :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 110 visitantes