Breivik condenado a 21 anos de prisão
24 Agosto 2012 | 09:48
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
O assassino de 77 pessoas num massacre na Noruega no ano passado foi condenado considerado mentalmente são, e por isso condenado a 21 anos de prisão.
Anders Behring Breivik, o homem que no ano passado assassinou, à bomba e a tiro, 77 pessoas na Noruega foi considerado mentalmente são por um tribunal norueguês e condenado a 21 anos de prisão. A sentença foi conhecida esta manhã.
A decisão sobre a saúde mental do norueguês de extrema direita era uma das principais incógnitas na avaliação do Tribunal, uma vez que poderia influenciar quer a duração, quer o tipo de pena aplicada a Breivik.
A decisão foi a de que o norueguês é mentalmente são e portanto pode ser responsabilizado pelos seus actos. 21 anos é a pena máxima na Noruega, mas Breivik arrisca o prolongamento sucessivo da sentença.
Em Julho do ano passado, depois de fazer explodir um bomba que matou oito pessoas à porta da sede do Governo liderado pelo partido trabalhista norueguês, Breivik dirigiu-se para uma ilha onde decorria um acampamento de jovens do partido, matando 69 pessoas a tiro, no que considerou ser uma mensagem política de critica ao apoio do partido à emigração muçulmana.