Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por MVP » 28/8/2014 2:10

Obrigado pelos esclarecimentos :)

É que com as taxas de juro associadas à divida Portuguesa em minimos, se tal fosse possivel, era ir emitindo o máximo possivel reembolsando as que tinham as taxas loucas antes do pedido de resgate. Mas não descobri a polvora por isso com certeza se fosse possivel ja teria sido feito :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Obrigações II

por VirtuaGod » 27/8/2014 22:28

p3droPT Escreveu:Uma questão. Um determinado emitente de obrigações pode fazer o reembolso antecipado ou tem de conseguir um acordo com o credor?


Tudo depende do que está escrito no acordo inicial. Se na papelada da emissão não falar sobre nenhuma possíbilidade de reembolso antecipado o emitente não pode simplesmente quebrar o contracto. Pode todavia oferecer uma determinada quantia como incentivo (como recomprar por 110%) mas isso é sempre voluntário por parte do credor (entra no que dizes em "conseguir um acordo").

Ao contrário do que algumas pessoas pensam não se pode fazer o que se quer. Vejo situações de pessoas que renegociaram taxas mais altas para o crédito habitação etc etc porque acham que os bancos como são os credores podem fazer o que lhes apetece e as pessoas cedem à pressão. O que está escrito no papel e assinado é o que é válido e se no papel não diz que o credor pode recomprar as acções quando quiser (ou mais comumente em alturas pré determinadas) eu só vendo a minha obrigação se quiser (ou se alguém me partir uma rótula :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 27/8/2014 22:23

Pode se tal estiver previsto no prospecto. Caso contrário não cumpre com as condições contratuais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por MVP » 27/8/2014 21:48

Uma questão. Um determinado emitente de obrigações pode fazer o reembolso antecipado ou tem de conseguir um acordo com o credor?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 25/8/2014 14:05

8-)

Juros portugueses recuam para mínimos históricos

25 Agosto 2014, 10:27 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt

As taxas de juros associadas às obrigações portuguesas estão em queda em todos os prazos. A 10 anos a queda é superior a 20 pontos base, o que coloca a "yield" no nível mais baixo de sempre, ao transaccionar abaixo dos 3%. A queda é generalizada na Europa, com os investidores a reflectirem as palavras de Draghi.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ricos.html

PORTUGAL, REPUBLIK EO-OBR. 2013(24)
Imagem
https://www.boerse-stuttgart.de/en/stoc ... N=81099321
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por mp69 » 22/8/2014 22:03

Texano Bill Escreveu:
mp69 Escreveu:Boas
Uma pergunta ao pessoal das obrigações. Se eu quiser saber se um cupão de uma qualquer obrigação foi pago ou não onde devo pesquisar. Em estugarda, berlim, etc, consegue-se saber os negócios, os juros corridos, a data do próximo cupão. Chegados à data de vencimento imediatamente aparece a próxima data mas não sabemos se realmente o cupão foi pago. Alguma ajuda?

Obrigado desde já.


Se for de emitente português podes tentar ver na CMVM, na secção 'Juros e Reembolsos' para cada emitente.

P.ex. a Refer: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... D%3C%20%0A


Realmente o que me interessava era sobre obrigações internacionais. Quando por vezes encontro uma com interesse gostava de saber sobre ela se os pagamentos foram feitos ao longo dos tempos e dentro dos prazos.
De qualquer forma obrigado.
 
Mensagens: 31
Registado: 12/12/2008 1:13
Localização: 15

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 22/8/2014 20:53

mp69 Escreveu:Boas
Uma pergunta ao pessoal das obrigações. Se eu quiser saber se um cupão de uma qualquer obrigação foi pago ou não onde devo pesquisar. Em estugarda, berlim, etc, consegue-se saber os negócios, os juros corridos, a data do próximo cupão. Chegados à data de vencimento imediatamente aparece a próxima data mas não sabemos se realmente o cupão foi pago. Alguma ajuda?

Obrigado desde já.


Se for de emitente português podes tentar ver na CMVM, na secção 'Juros e Reembolsos' para cada emitente.

P.ex. a Refer: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... D%3C%20%0A
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por Pata-Hari » 22/8/2014 20:17

Na bloomberg ou na sala de mercados (vão à bloomberg)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Obrigações II

por mp69 » 22/8/2014 18:20

Boas
Uma pergunta ao pessoal das obrigações. Se eu quiser saber se um cupão de uma qualquer obrigação foi pago ou não onde devo pesquisar. Em estugarda, berlim, etc, consegue-se saber os negócios, os juros corridos, a data do próximo cupão. Chegados à data de vencimento imediatamente aparece a próxima data mas não sabemos se realmente o cupão foi pago. Alguma ajuda?

Obrigado desde já.
 
Mensagens: 31
Registado: 12/12/2008 1:13
Localização: 15

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 20/8/2014 13:48

Oculus Escreveu:Alguém me sabe informar o que acontece em caso de falência de empresa que tenha emissão de obrigações seniores como se processa em caso de falência. Por exemplo uma empresa qualquer que tenha dívidas a fornecedores, empregados e que tenha acionistas e também obrigacionistas. Num caso de falência qual é a ordem de pagamento? Julgo que está situação deve estar legislada, contudo não encontro nada. Alguém me pode ajudar?


Obrigado


-Custos com o processo de insolvência (tribunais, administradores, etc);
-Trabalhadores;
-Créditos garantidos (hipotecas);
-Créditos privilegiados (ex: dívidas ao Estado);
-Créditos comuns (outros créditos não garantidos mas não subordinados)
-Créditos subordinados.

Fonte: CIRE
http://www.dgpj.mj.pt/sections/politica ... 8881690.29
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por Xiça » 20/8/2014 13:46

Oculus Escreveu:Alguém me sabe informar o que acontece em caso de falência de empresa que tenha emissão de obrigações seniores como se processa em caso de falência. Por exemplo uma empresa qualquer que tenha dívidas a fornecedores, empregados e que tenha acionistas e também obrigacionistas. Num caso de falência qual é a ordem de pagamento? Julgo que está situação deve estar legislada, contudo não encontro nada. Alguém me pode ajudar?


Obrigado


Tudo o que são dividas ao estado tem prioridade máxima, assim como as dívidas a funcionários.
Relativamente a fornecedores e obrigacionistas (seniores) julgo que estão em pé de igualdade. seguem-se os obrigacionistas subordinados e, quando todo o passivo for pago os accionistas dividem entre si o valor residual da empresa, caso ainda haja algum.
 
Mensagens: 255
Registado: 14/5/2011 18:59
Localização: 14

Re: Obrigações II

por logi » 20/8/2014 12:17

Alguém me sabe informar o que acontece em caso de falência de empresa que tenha emissão de obrigações seniores como se processa em caso de falência. Por exemplo uma empresa qualquer que tenha dívidas a fornecedores, empregados e que tenha acionistas e também obrigacionistas. Num caso de falência qual é a ordem de pagamento? Julgo que está situação deve estar legislada, contudo não encontro nada. Alguém me pode ajudar?


Obrigado
 
Mensagens: 57
Registado: 4/2/2014 15:13

Re: Obrigações II

por cliente1 » 18/8/2014 20:19

Acabei de ouvir na RTP que tinham sido levantada a suspensão das negociações de obrigações do BES na bolsa do Luxemburgo após a comunicação do Novo Banco ter comunicado a "transferência" (não me recordo se foi exactamente o termo usado).

Aparentemente terão continuado suspensas um leque específico pelo que fui ver as que me interessavam, e nessas está lá a indicação de fim de suspensão 8-)

https://www.bourse.lu/instrument/notice ... ypeVal=OBL
https://www.bourse.lu/instrument/notice ... ypeVal=OBL

EDIT: Link para um site onde também aparece a notícia: https://www.bancocarregosa.com/gobullin ... os-do-ges/
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Obrigações II

por cliente1 » 18/8/2014 2:12

jumpinho Escreveu:Tenho um parente à rasca com umas Bes Finance

ISIN XS0210172721, já as encontrei na bolsa alemã, mas o homem disse-me q tem isto nas ilhas Caimao... :oh:


Mas sendo seniores, não estão "garantidas"?
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Obrigações II

por jumpinho » 18/8/2014 2:06

Tenho um parente à rasca com umas Bes Finance

ISIN XS0210172721, já as encontrei na bolsa alemã, mas o homem disse-me q tem isto nas ilhas Caimao... :oh:
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: Obrigações II

por pitepite » 17/8/2014 18:13

Boa tarde
Alguem me pode explicar com esta trapalhada toda da fusão da PT com a OI que ja não vai ser fusão mas juntar as bases acionistas, como e onde e como é que ficam as obrigações de divida sénior da PT?
 
Mensagens: 75
Registado: 15/1/2014 10:59

Re: Obrigações II

por zecatreca_1 » 15/8/2014 22:33

cliente1 Escreveu:
TexanoBill Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Não subordinada são o quê? Senior?


Sim.


Já agora, o termo "de caixa" tem alguma relevância ou é meramente uma designação simpática?

Pergunto isto porque pelo que li aqui no fórum existem dois tipos de obrigações : subordinadas e seniores, e que dentro das subordinadas existiam tiers. E isto "de caixa" parece ser apenas um descritivo.

Caixa econômica montepio geral (CEMG ), tem 100% da MG cabo verde, 20% hotéis turismo e animação Açores, 100% finibanco holding sgps, s.a. , 39,3% Lusitânia vida s.a., 25% lusitania s.a., 10% futuro sgps s.a. e 0,1% montepio gestão de activos s.a.

Edit:
Já percebi o que querias perguntar.
Obrigações de caixa não subordinada.
Texano obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 15/8/2014 22:29

cliente1 Escreveu:
TexanoBill Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Não subordinada são o quê? Senior?


Sim.


Já agora, o termo "de caixa" tem alguma relevância ou é meramente uma designação simpática?

Pergunto isto porque pelo que li aqui no fórum existem dois tipos de obrigações : subordinadas e seniores, e que dentro das subordinadas existiam tiers. E isto "de caixa" parece ser apenas um descritivo.


É um descritor para obrigações de curto prazo, até 2 anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por cliente1 » 15/8/2014 22:23

TexanoBill Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Não subordinada são o quê? Senior?


Sim.


Já agora, o termo "de caixa" tem alguma relevância ou é meramente uma designação simpática?

Pergunto isto porque pelo que li aqui no fórum existem dois tipos de obrigações : subordinadas e seniores, e que dentro das subordinadas existiam tiers. E isto "de caixa" parece ser apenas um descritivo.
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 15/8/2014 22:14

zecatreca_1 Escreveu:Não subordinada são o quê? Senior?


Sim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Obrigações II

por zecatreca_1 » 15/8/2014 21:35

Boa noite
Tenho aqui umas obrigações do Montepio e agora com as recentes notícias de que o montepio está a ser alvo de investigações forences, fiquei ligeiramente preocupado.

Isin: ptcmgpoe0015
5%
Obrigações de caixa não subordinadas

Não subordinada são o quê? Senior?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Obrigações II

por Pedro Filipe Santos » 15/8/2014 1:52

Enfim, é preciso desanuviar um bocado isto tudo. Eu também sou novato e estou a aprender :shock:[/quote]

Vá agora a sério, eles só vão recomprar uma obrigação que pague de juro 7%, como as que eu tenho, quando tiver acesso ao mercado ou outra fonte qualquer por um juro abaixo deste valor para o mesmo prazo (o que não é assim muito dificil :twisted: ) se não for assim perde dinheiro...agora como já me mentalizei que vão ter de gramar comigo até ao fim :mrgreen: :mrgreen: aguenta aguenta
 
Mensagens: 42
Registado: 10/5/2014 23:35

Re: Obrigações II

por cliente1 » 14/8/2014 19:52

mp69 Escreveu:
cliente1 Escreveu:
Pedro Filipe Santos Escreveu:
eles estão a ver que depois da barafunda as obrigações mandam-se para os 105% e depois ao recomprá-las lá ia o novobanco pagar mais 5% que o que está no balanço :lol: assim na recompra a acontecer decidem eles o preço :clap: :clap:


Por outro lado vão pagando cupões a 5% ao ano...


Podem-me explicar o Vosso raciocínio? Cupão de 5% e "mandam-se" para os 105%.

Existe alguma lógica por detrás das afirmações? Gostava de aprender.

Abraço

mp69, penso que o Pedro Filipe Santos estava a brincar ao dizer que o banco ainda se baralhada com esta confusão toda e depois ainda pagar as obrigações a 105%, o que em teoria era acima dos 100% do "valor real" delas. Eu brinquei ainda mais ao dizer que se não é por me pagarem 105% na recompra, então vão-me pagar os 5% que é o valor do cupão (tanto quanto eu entendo é tipo a "taxa de juro"). Se não é pelos 105%, é pelos 5%, o NB fica sempre a perder comigo :lol:

Enfim, é preciso desanuviar um bocado isto tudo. Eu também sou novato e estou a aprender :shock:
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Obrigações II

por mp69 » 14/8/2014 19:15

cliente1 Escreveu:
Pedro Filipe Santos Escreveu:
eles estão a ver que depois da barafunda as obrigações mandam-se para os 105% e depois ao recomprá-las lá ia o novobanco pagar mais 5% que o que está no balanço :lol: assim na recompra a acontecer decidem eles o preço :clap: :clap:


Por outro lado vão pagando cupões a 5% ao ano...


Podem-me explicar o Vosso raciocínio? Cupão de 5% e "mandam-se" para os 105%.

Existe alguma lógica por detrás das afirmações? Gostava de aprender.

Abraço
 
Mensagens: 31
Registado: 12/12/2008 1:13
Localização: 15

Re: Obrigações II

por cliente1 » 14/8/2014 18:38

Pedro Filipe Santos Escreveu:
eles estão a ver que depois da barafunda as obrigações mandam-se para os 105% e depois ao recomprá-las lá ia o novobanco pagar mais 5% que o que está no balanço :lol: assim na recompra a acontecer decidem eles o preço :clap: :clap:


Por outro lado vão pagando cupões a 5% ao ano...
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado: