Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 19/7/2011 13:01

.
Obrigado, Pata e N.

A minha questão/dúvida principal resulta do facto de o banco me ter enviado uma tabela/listagem completa e pormenorizada das obrigações disponíveis para negociação, na qual a classificação em função do colateral é (ver ficheiro anexo):

- senior
- covered
- tier-1 capital
- Upper Tier-2 Capital
- Lower Tier-2 Capital

E cada obrigação surge classificada apenas duma destas formas.
.
Anexos
Obrigações.pdf
(71.81 KiB) Transferido 815 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por N. » 19/7/2011 11:07

Só uma nota sobre covered.

Regra geral as covered são melhores pois têm colateral, ou seja, activos segregados do balanço dos bancos, dados como garantia. No entanto, que eu saiba, nunca houve uma falência de um banco que tivesse covered bonds outstanding.

Em caso de falência de um banco, as covered bonds não são alteradas. Enquanto os activos segregados performarem (por exemplo, os crédito hipotecários não forem créditos mal parados), os juros da bond continuarão a ser pagos. Só quando os activos deixam de performar é que a dívida em falta vai para a massa falida.

Aqui está o "tricky" da questão, o claim, no caso de uma falência, pode ser posterior ao desmantelamento do banco. Assim já não há nada do banco original sobre o que exercer o claim, pelo que a probabilidade de recovery é baixa. Além disso, se um banco falir, o crédito da pool de activos não deve ser muito robusto de certeza.

No entanto, ninguém sabe bem o que acontecerá às coverd em caso de falêcia.

Atenção que a legislação das covered também muda de país para país.
 
Mensagens: 89
Registado: 9/7/2009 18:45
Localização: 16

por Elias » 19/7/2011 11:03

Caixa emite hoje 1,8 mil milhões com garantia do Estado
Económico
19/07/11 07:20

O banco público emite hoje 1,8 mil milhões de euros em dívida numa operação protegida pela garantia do Estado.

"A Caixa Geral de Depósitos informa que amanhã [Hoje] irá proceder à emissão de um empréstimo obrigacionista garantido pela República de Portugal no montante de 1,8 mil milhões de euros", lê-se num comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o regulador do mercado português.

A operação tinha sido aprovada no início de Julho por Carlos Costa Pina, secretário de Estado do Tesouro no Governo de José Sócrates, ou seja, ainda antes de a agência Moody's ter cortado o ‘rating' da Caixa para "lixo", dificultando ainda mais o acesso a financiamento.

As obrigações que serão emitidas hoje têm uma maturidade de três anos e pagam juros trimestrais, calculados a partir da Euribor a três meses acrescida de um ‘spread' de 4,95%. Às cotações de hoje isso significa uma taxa de 6,558%. O custo para o banco público rondará no entanto os 8% já que ao juro do empréstimo acresce uma taxa de 1,348% a pagar pelo uso da garantia estatal.

A emissão será liderada pelo Caixa Banco de Investimento e "destina-se a garantir o acesso a liquidez num horizonte temporal de médio prazo, tendo como objectivo financiar a actividade normal do banco, nomeadamente a concessão de crédito a particulares e empresas", segundo o despacho publicado no início de Julho em Diário da República.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ruicarlov » 19/7/2011 10:01

Já que anteriormente pediram os dados das obrigações para comprar, aqui estão eles.

HELL REP 4.6% 05/20/2013
YTM (%) 32,1525
Cotação(%) 63,25
Cupão (%) 4,6

HELL REP 5.5% 08/20/2014
YTM (%) 30,57345%
Cotação (%) 54
Cupão (%) 5,5

Mas será que se o estado fizer um haircut hoje, ainda vai pagar o cupão para a de 2014 ou esse é congelado?
Pelo que percebi o passo menos dramático de incumprimento é o aumento da maturidade, ou a diminuição ou não pagamento de cupões. Um haircut não implicaria que as medidas mais "soft" fossem aplicadas primeiro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 19/7/2011 8:04

be cool, o ideal é serem covered e senior (O BPI tem várias emissões senior, com carteiras de crédito hipotecário a servirem de garantia adicional).

Eu já disse várias vezes que não sou o Às das obrigações, mas sim, tanto quanto sei, covered ou asset-backed é a mesma coisa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Be Cool » 19/7/2011 0:34

Almendra Escreveu:
Be Cool Escreveu:Pata, umas duvidazitas mais :

Asset-backed securities é o mesmo que covered bonds? E não são estas que dão mais garantias?
(É que o meu PFA disse-me que as covered bonds dos bancos são preferíveis às senior)


Tanto quanto sei...

Em termos de escalonamento da dívida são iguais, acho.

A diferença está nas garantias, as covered bonds são geralmente obrigações hipotecárias ou com garantia do Estado, como a recente emissão da CGD.


Então isso significa que as covered são mesmo preferíveis às senior?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por Pipo79 » 19/7/2011 0:24

Be Cool Escreveu:Pata, umas duvidazitas mais :

Asset-backed securities é o mesmo que covered bonds? E não são estas que dão mais garantias?
(É que o meu PFA disse-me que as covered bonds dos bancos são preferíveis às senior)


Tanto quanto sei...

Em termos de escalonamento da dívida são iguais, acho.

A diferença está nas garantias, as covered bonds são geralmente obrigações hipotecárias ou com garantia do Estado, como a recente emissão da CGD.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 1:51
Localização: Braga

por Be Cool » 19/7/2011 0:14

Pata, umas duvidazitas mais :

Asset-backed securities é o mesmo que covered bonds? E não são estas que dão mais garantias?
(É que o meu PFA disse-me que as covered bonds dos bancos são preferíveis às senior)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por Pata-Hari » 18/7/2011 23:49

Pelo isin deves conseguir via net. Senão pede ao banco.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pipo79 » 18/7/2011 23:44

AutoMech Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:A própria emissão diz-te isso, a ficha técnica de cada uma delas.


Desculpa se a pergunta parece parva, mas nunca comprei obrigações no mercado secundário. Há forma de consultar a ficha técnica da obrigação no secundário, antes de fazer o negócio ?


O banco pelo qual tu compras as obrigações, tem a obrigação de te disponibilizar a ficha técnica antes da compra.

As obrigações da CGD são todas de dívida sénior se não me engano.

Podes consultar aqui, https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =OBRIGA002 , mais algumas, do lado direito onde diz documentação.

Abraço
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 1:51
Localização: Braga

por Automech » 18/7/2011 23:01

Obrigado Altrio. Penso que aquilo que a Pata referiu é o que está, neste caso da CGD, no ponto 13 (Status of the notes: Senior).

Sempre a aprender :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por altrio » 18/7/2011 22:52

Sim, por exemplo aqui:

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... CG16OM0004

no fundo é só clicar em prospecto (podes fazer o mesmo para qualquer uma).
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por Automech » 18/7/2011 21:52

Pata-Hari Escreveu:A própria emissão diz-te isso, a ficha técnica de cada uma delas.


Desculpa se a pergunta parece parva, mas nunca comprei obrigações no mercado secundário. Há forma de consultar a ficha técnica da obrigação no secundário, antes de fazer o negócio ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 18/7/2011 21:47

Ok Pata.

Obrigado e um grande BEM HAJAS pela tua paciência.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 18/7/2011 21:45

A própria emissão diz-te isso, a ficha técnica de cada uma delas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 18/7/2011 21:39

OK Pata mas então diz-me lá uma coisa: o que (ou quem) é que define exactamente quais são as séniores e quais as que não são? E como é que podes saber se uma dada obrigação é sénior ou não?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 18/7/2011 21:36

A sénior é o tipo melhor das obrigações, é a primeira a ser paga. A subordinada só é paga após a sénior ter sido paga.

Como diz no texto, as classes misturam-se.

Podes ter uma obrigação sénior, covered e de taxa fixa. Ou a mesma coisa, mas de taxa variável.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 18/7/2011 21:29

Bom, nesse caso continuo a não perceber o que distingue a dívida sénior da subordinada :roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 18/7/2011 21:28

Taxa fixa ou variável são tipos (indexadas a uma taxa de referência ou não). Podem ser seniores ou subordinadas, ou perpétuas, ou o que forem.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 18/7/2011 21:16

Obrigado Pata.

Só não percebi quais de estas todas é que se classificam como séniores. As de taxa fixa, por exemplo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 18/7/2011 21:13

Elias, remetendo-te para a wikipedia:
(eliminei algumas que se aplicam menos na Europa)


Types of Bond

The following descriptions are not mutually exclusive, and more than one of them may apply to a particular bond.

Fixed rate bonds have a coupon that remains constant throughout the life of the bond.

Floating rate notes (FRNs) have a variable coupon that is linked to a reference rate of interest, such as LIBOR or Euribor. For example the coupon may be defined as three month USD LIBOR + 0.20%. The coupon rate is recalculated periodically, typically every one or three months.

Zero-coupon bonds pay no regular interest. They are issued at a substantial discount to par value, so that the interest is effectively rolled up to maturity (and usually taxed as such). The bondholder receives the full principal amount on the redemption date. An example of zero coupon bonds is Series E savings bonds issued by the U.S. government. Zero-coupon bonds may be created from fixed rate bonds by a financial institution separating ("stripping off") the coupons from the principal. In other words, the separated coupons and the final principal payment of the bond may be traded separately. See IO (Interest Only) and PO (Principal Only).

Inflation linked bonds, in which the principal amount and the interest payments are indexed to inflation. The interest rate is normally lower than for fixed rate bonds with a comparable maturity (this position briefly reversed itself for short-term UK bonds in December 2008). However, as the principal amount grows, the payments increase with inflation. The United Kingdom was the first sovereign issuer to issue inflation linked Gilts in the 1980s. Treasury Inflation-Protected Securities (TIPS) and I-bonds are examples of inflation linked bonds issued by the U.S. government.

Receipt for temporary bonds for the state of Kansas issued in 1922Other indexed bonds, for example equity-linked notes and bonds indexed on a business indicator (income, added value) or on a country's GDP.

Asset-backed securities are bonds whose interest and principal payments are backed by underlying cash flows from other assets. Examples of asset-backed securities are mortgage-backed securities (MBS's), collateralized mortgage obligations (CMOs) and collateralized debt obligations (CDOs).

Subordinated bonds are those that have a lower priority than other bonds of the issuer in case of liquidation. In case of bankruptcy, there is a hierarchy of creditors. First the liquidator is paid, then government taxes, etc. The first bond holders in line to be paid are those holding what is called senior bonds. After they have been paid, the subordinated bond holders are paid. As a result, the risk is higher. Therefore, subordinated bonds usually have a lower credit rating than senior bonds. The main examples of subordinated bonds can be found in bonds issued by banks, and asset-backed securities. The latter are often issued in tranches. The senior tranches get paid back first, the subordinated tranches later.

Perpetual bonds are also often called perpetuities or 'Perps'. They have no maturity date. The most famous of these are the UK Consols, which are also known as Treasury Annuities or Undated Treasuries. Some of these were issued back in 1888 and still trade today, although the amounts are now insignificant. Some ultra-long-term bonds (sometimes a bond can last centuries: West Shore Railroad issued a bond which matures in 2361 (i.e. 24th century) are virtually perpetuities from a financial point of view, with the current value of principal near zero.

Treasury bond, also called government bond, is issued by the Federal government and is not exposed to default risk. It is characterized as the safest bond, with the lowest interest rate. A treasury bond is backed by the “full faith and credit” of the federal government. For that reason, this type of bond is often referred to as risk-free.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 18/7/2011 21:04

Vamos a números, para ver se fazem sentido. Tens os dados das obrigações de que ele está a falar? eu não tenho aqui.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 18/7/2011 21:00

Obrigado Pata e psylva, e já agora como é escalonada a dívida? O que é dívida superior e subordinada, por exemplo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por psylva79 » 18/7/2011 20:57

Pata-Hari Escreveu:Ruicarlov, o que não estás a ter em conta é que se todas levarem com um haircut igual hoje, as de 2014 pelo menos pagam um cupão a mais, ou seja, esse haircut dilui mais. Mas se meteres cupões e preços, talvez seja mais fácil de olhar para o exemplo concreto (e eu até posso estar a ver mal as coisas até porque o preço das de 2014 ser abaixo do das de 2013 é uma situação normal - quanto mais longo é o prazo, maior a probabilidade de haver um evento de crédito, sobretudo porque a ajuda vai exactamente até 2013).

Elias, se houver default num banco, o que cada um recebe é o que sobra do banco, a massa falida. E essa massa falida é distribuida pelos credores por uma ordem especifica. Os depositantes são os primeiros a receber, depois os detentores de dívida senior, depois os de lower tier one, and so on até às perpétuas.


Não se deve confundir a yield com a taxa de cupão. Estas OT até podem ter uma taxa de cupão de 3-4% que era usual há 2 ou 3 anos e ter yields de 15%. Por isso esses cupões a ser pagos não explicam um diferencial de 10& no preço.
 
Mensagens: 52
Registado: 7/6/2011 10:02
Localização: 11

por Pata-Hari » 18/7/2011 20:42

Ruicarlov, o que não estás a ter em conta é que se todas levarem com um haircut igual hoje, as de 2014 pelo menos pagam um cupão a mais, ou seja, esse haircut dilui mais. Mas se meteres cupões e preços, talvez seja mais fácil de olhar para o exemplo concreto (e eu até posso estar a ver mal as coisas até porque o preço das de 2014 ser abaixo do das de 2013 é uma situação normal - quanto mais longo é o prazo, maior a probabilidade de haver um evento de crédito, sobretudo porque a ajuda vai exactamente até 2013).

Elias, se houver default num banco, o que cada um recebe é o que sobra do banco, a massa falida. E essa massa falida é distribuida pelos credores por uma ordem especifica. Os depositantes são os primeiros a receber, depois os detentores de dívida senior, depois os de lower tier one, and so on até às perpétuas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, hugob0ss, jlmt, malakas, PAULOJOAO, Ze nabo e 136 visitantes