Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 30/4/2012 15:14

mmper Escreveu:já agora, alguém me sabe dizer pq as OT2013 estão a 98%? ainda há uma semana estavam a rondar os 96.. Eu ia comprar mas a 98% começa a deixar de ser interessante...


As obrigações têm subido bastante, principalmente, nestas duas últimas semanas... revelando que a perceção do risco é menor... há muito interesse do pequeno investidor, mas leio que institucionais também têm comprado divida...

Eu já tenho OT's de 2013 e hoje comprei algumas já para 2014, a 85% quando há duas semanas teria comprado a menos de 80%...
Tenho apostado neste nas OT's, contudo, vou estar atento às notícias para tentar evitar o que aconteceu na grécia...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Pata-Hari » 30/4/2012 14:47

O BPI não recomenda parpública desde que eu me recordo.... essa é nova. Mas que sofreu mais um downgrade, sofreu.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por AmgMaia » 30/4/2012 11:19

Boas
Ia dar ordem de compra de obrigações da Parpublica 2013, ao falar com o meu gestor do BPI, este disse-me que estas obrigações aumentaram o risco semana passada e passaram a não recomendáveis pelo BPI, a minha questão é:

Acham que haverá assim um risco elevado de não cumprimento desta empresa do estado?

E em caso de incumprimento o que poderá acontecer? O renegociar da divida e dilatarem o prazo das obrigações ou pode haver mesmo o incumprimento e não pagar as obrigações.

Obrigado pelo vosso esclarecimento.
 
Mensagens: 178
Registado: 14/3/2008 18:27
Localização: 14

por Pata-Hari » 30/4/2012 7:49

Virtual, Essas provavelmente até terão uma yield igual, depende do que a casa que as está a vender esteja a fazer mas não será um spread bid ask meigo.


BeCool, claro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Be Cool » 29/4/2012 19:28

Pata-Hari Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O que estamos a tentar descobrir é porque uma dá mais % que outra. São dívida da mesma empresa com maturidades muito semelhantes. Se são dívida com igual importância abre portas a uma simplíssima arbitragem de short das novas e long das que estão em mercado secundário.


Virtua, não há arbotragem porque as novas não estão cotadas. Não podes vender algo que ainda não existe. Quando forem para o mercado secundário, logo verás em função do preço se faz ou não sentido trocar umas pelas outras (se tiveres os montantes para chegar a poder andar a comparar algo que tem de valor nominal 50 000 com algo que tem de valor nominal 1000). E como és um moçoilo informado, sabes que nem precisam de estar cotadas para comparar, porque sabes que ambas existem, conheces as condições e sabes que a yield de umas é melhor que a das outras (mas com valores de investimento diferentes).

A questão está resolvida, certo?


O que me parece que vai suceder é o preço das novas obrigações ir ajustar (descer) no mercado secundário, aproximando-se do preço das tais outras obrigações que já têm vindo a ser negociadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 29/4/2012 15:07

Podes comprar as que estão em mercado secundário a partir de 5000 euros :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pata-Hari » 29/4/2012 12:35

mnper, o mercado subiu nestes dois dias, o medo terá diminuidor, a liquidez é relativamente pequena, o preço subiu. Acho que não há outra explicação.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 29/4/2012 12:34

VirtuaGod Escreveu:O que estamos a tentar descobrir é porque uma dá mais % que outra. São dívida da mesma empresa com maturidades muito semelhantes. Se são dívida com igual importância abre portas a uma simplíssima arbitragem de short das novas e long das que estão em mercado secundário.


Virtua, não há arbotragem porque as novas não estão cotadas. Não podes vender algo que ainda não existe. Quando forem para o mercado secundário, logo verás em função do preço se faz ou não sentido trocar umas pelas outras (se tiveres os montantes para chegar a poder andar a comparar algo que tem de valor nominal 50 000 com algo que tem de valor nominal 1000). E como és um moçoilo informado, sabes que nem precisam de estar cotadas para comparar, porque sabes que ambas existem, conheces as condições e sabes que a yield de umas é melhor que a das outras (mas com valores de investimento diferentes).

A questão está resolvida, certo?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por mmper » 28/4/2012 23:08

já agora, alguém me sabe dizer pq as OT2013 estão a 98%? ainda há uma semana estavam a rondar os 96.. Eu ia comprar mas a 98% começa a deixar de ser interessante...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 15/4/2012 19:19
Localização: Vila do Conde

por mmper » 28/4/2012 23:04

Dá mais porque além do cupão, temos a maior-valia de comprar a 96% (por ex.) e ser reembolsado na maturidade a 100%...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 15/4/2012 19:19
Localização: Vila do Conde

por VirtuaGod » 28/4/2012 17:33

O que estamos a tentar descobrir é porque uma dá mais % que outra. São dívida da mesma empresa com maturidades muito semelhantes. Se são dívida com igual importância abre portas a uma simplíssima arbitragem de short das novas e long das que estão em mercado secundário.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pata-Hari » 28/4/2012 3:32

Não há nada a descobrir, são os números, é um cálculo matemático preciso no caso da taxa fixa. O somatório dos cash flows positivos e negativos dão um valor para cada uma das obrigações que anualizado é comparável. E a yield das cotadas em secundário tem sido superior às da emissão, só isso. É matemático.

Se uma viagem de taxi igual custa X a um taxista e ele cobra Y eo mesmo percurso custa a outro taxista X´ e ele cobra Y´, consegues saber qual dá mais lucro, certo? é a mesma coisa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 28/4/2012 1:33

Pata-Hari Escreveu:O majomo tem razão, a yield das obrigações do secundário, após comissões, impostos sobre cupão, mais valias em preço é efectivamente mais elevada que os 6% brutos.


pk? É o que estamos a tentar descobrir. Estou a falçar meio de cor é verdade pois não conheço a fundo as obrigações. Há alguma razão para renderem mais? Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pata-Hari » 27/4/2012 23:11

O majomo tem razão, a yield das obrigações do secundário, após comissões, impostos sobre cupão, mais valias em preço é efectivamente mais elevada que os 6% brutos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por majomo » 27/4/2012 15:18

VirtuaGod Escreveu:
majomo Escreveu:renderiam sempre mais do que as normais, pois estão abaixo do valor nominal...


Estás a pensar mail. Essas só têm cupão de 3.75 acho não de 6% como as novas.

Para a rentabilidade são as duas coisas que contam. Se as que estão em mercado secundário estivessem a 96% estariam a desconto e renderiam menos que as novas :wink:


Sim, nem sequer olhei para o cupão... mas, como falaste apenas em IRS... :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 27/4/2012 14:52

majomo Escreveu:renderiam sempre mais do que as normais, pois estão abaixo do valor nominal...


Estás a pensar mail. Essas só têm cupão de 3.75 acho não de 6% como as novas.

Para a rentabilidade são as duas coisas que contam. Se as que estão em mercado secundário estivessem a 96% estariam a desconto e renderiam menos que as novas :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 27/4/2012 14:30

VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Pois. Que as do secundário rendem mais foi precisamente o que motivou a minha pergunta. Mas qual a diferença a nível de segurança por exemplo?


Rendem mais por causa da batota da poupança fiscal de estarem em desconto em mercado secundário e não pagares IRS sobre os "ganhos" de te devolverem 100% do capital. Praticamente só por isso!


Mesmo pagando o eventual imposto de mais valias, renderiam sempre mais do que as normais, pois estão abaixo do valor nominal... basicamente rendem mais, pelo fator risco. Que neste caso é o mesmo... dai que a investir, optava pelo mercado secundário.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por majomo » 27/4/2012 14:26

AutoMech Escreveu:
majomo Escreveu:O Blue Epsilon falava em empresas, há no BEST CLN da PT que dá 7,75 TANB... para valores a partir de 1000€.

Só um alerta para quem não sabe que as CLNs, embora costumem ser geralmente apelidadas de mini obrigações, não são de facto obrigações. Há dois riscos: do emitente e da própria PT.

Falámos disso aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cln


Verdade, contudo, se o objetivo for manter até à maturidade e confiar na PT e no BES a situação funciona como se de obrigação se tratasse, pagando juros mensais... e a quem eu respondia, estava a falar em grandes empresas, pode ser uma alternativa.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 27/4/2012 13:25

Pata-Hari Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Pois. Que as do secundário rendem mais foi precisamente o que motivou a minha pergunta. Mas qual a diferença a nível de segurança por exemplo?


Rendem mais por causa da batota da poupança fiscal de estarem em desconto em mercado secundário e não pagares IRS sobre os "ganhos" de te devolverem 100% do capital. Praticamente só por isso!


:shock: :shock: :shock: do que raio estás a a falar?? qual batota fiscal? batota fiscal? todas as emissões se iniciam ao valor facial de 100% e têm portanto zero de mais valia no fim dado que terminam a 100. Se entretanto perdem valor no secundário, é outra coisa.


Chama-lhe o que quiseres. De lei é assim mas "a olho"/empiricamente não posso deixar de pensar que é batota...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Sr_SNiper » 27/4/2012 9:44

Pata-Hari Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Pois. Que as do secundário rendem mais foi precisamente o que motivou a minha pergunta. Mas qual a diferença a nível de segurança por exemplo?


Rendem mais por causa da batota da poupança fiscal de estarem em desconto em mercado secundário e não pagares IRS sobre os "ganhos" de te devolverem 100% do capital. Praticamente só por isso!


:shock: :shock: :shock: do que raio estás a a falar?? qual batota fiscal? batota fiscal? todas as emissões se iniciam ao valor facial de 100% e têm portanto zero de mais valia no fim dado que terminam a 100. Se entretanto perdem valor no secundário, é outra coisa.


Bem...
Eu devo ser o unico "manso ( mando é a tua tia :) ) que está a ponderar declarar as mais valias relativas à diferença dos 100% para o valor de compra ....
Sim, comprei no mercado secundário
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Pata-Hari » 27/4/2012 9:38

VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Pois. Que as do secundário rendem mais foi precisamente o que motivou a minha pergunta. Mas qual a diferença a nível de segurança por exemplo?


Rendem mais por causa da batota da poupança fiscal de estarem em desconto em mercado secundário e não pagares IRS sobre os "ganhos" de te devolverem 100% do capital. Praticamente só por isso!


:shock: :shock: :shock: do que raio estás a a falar?? qual batota fiscal? batota fiscal? todas as emissões se iniciam ao valor facial de 100% e têm portanto zero de mais valia no fim dado que terminam a 100. Se entretanto perdem valor no secundário, é outra coisa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por JonhyRico » 27/4/2012 9:31

Sr_SNiper Escreveu:Eu tenho Ot´s 2012, Ot´s 2013, EDP 2015 e BRISA 2013, todas tem uma YTM líquida acima de 6,5%, considerando que pago imposto da mais valia rferente à diferença do preço de compra com o preço de reembolso. Se nao pagar esse imposto a YTM é bastante superior.
A Diferença entre a EDP que está no mercado e a que tenho é na data. Se a EDP só for à falência no ano seguinte não vejo o guito, porque a de 2015 também é sénior. As YTM da EDP, a de 2015, a de 2015 e a nova que vai ser comercializada têm praticamente a mesma YTM


Essas EDP que tens são as do mercado secundário?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por Automech » 27/4/2012 7:58

majomo Escreveu:O Blue Epsilon falava em empresas, há no BEST CLN da PT que dá 7,75 TANB... para valores a partir de 1000€.

Só um alerta para quem não sabe que as CLNs, embora costumem ser geralmente apelidadas de mini obrigações, não são de facto obrigações. Há dois riscos: do emitente e da própria PT.

Falámos disso aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cln
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Sr_SNiper » 27/4/2012 1:46

VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Pois. Que as do secundário rendem mais foi precisamente o que motivou a minha pergunta. Mas qual a diferença a nível de segurança por exemplo?


Rendem mais por causa da batota da poupança fiscal de estarem em desconto em mercado secundário e não pagares IRS sobre os "ganhos" de te devolverem 100% do capital. Praticamente só por isso!

Já falamos sobre isso :)
Eu tenho Ot´s 2012, Ot´s 2013, EDP 2015 e BRISA 2013, todas tem uma YTM líquida acima de 6,5%, considerando que pago imposto da mais valia rferente à diferença do preço de compra com o preço de reembolso. Se nao pagar esse imposto a YTM é bastante superior.
A Diferença entre a EDP que está no mercado e a que tenho é na data. Se a EDP só for à falência no ano seguinte não vejo o guito, porque a de 2015 também é sénior. As YTM da EDP, a de 2015, a de 2015 e a nova que vai ser comercializada têm praticamente a mesma YTM
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por majomo » 26/4/2012 23:17

Blue Epsilon Escreveu:
majomo Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Olá amigos,

Preciso de sugestões vossas.

Estou à procura de algo que me dê pelo menos 5% liquido ao ano, que permita subscrições de pequenos montantes (5.000€ ou menos), que seja comercializado pelo BEST e que seja de uma empresa sólida e fiável.

Que me sugerem?


Diria difícil... porque DP não há... e as obrigações para esses montantes não existem... apenas as portuguesas, se acreditares em Portugal, pode ser uma boa opção.


Não estás a considerar a OTs de 2013? Considero seguras e ainda se vendem perto dos 96,50%. Dão um juro de 5,45% bruto.


Eu já tenho essas OT's e agora estou a pensar investir em prazos mais longos...
se são seguras, espero que sim, mas depois do que aconteceu na grécia, dá que pensar...
Pelo que a investir, apenas uma pequena parcela...

O Blue Epsilon falava em empresas, há no BEST CLN da PT que dá 7,75 TANB... para valores a partir de 1000€.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PXYC e 117 visitantes