Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Standard & Poor`s não mexe no nosso rating

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 14/7/2011 14:14

Diria mais:

Cheira-me que já começaram a ter efeitos nos bolsos, e é uma excelente oportunidade para dar cabo da Moody's. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 14/7/2011 14:13

Camisa Roxa Escreveu:acho realmente curioso vociferarem todos contra as agências de rating quando é o próprio BCE que exige o seu parecer

por outro lado, quando as agências de rating dizem coisas boas são as maiores: quando dizem coisas más, não são independentes e têm interesses obscuros etc.

enfim, tipicamente português: vivam as opiniões independentes [conquanto sejam concordantes com as nossas, caso contrário mudem-se os independentes!]

Aparentemente não é só algo tipicamente português, parece que os irlandeses, os gregos e até os americas o dizem...

Diria que é humano.

por fatimafaria » 14/7/2011 13:56

Elias Escreveu:Confesso que estranho o relativo silêncio acerca desta decisão... Tanta gente se manifestou sobre o rating de lixo dado pela Moody's e agora quase ninguém sai a terreiro a dizer que a S&P é que está certa...

Fico com a sensação de que a questão do rating é um mero pormenor, na verdade não interessa para nada; o que interessa mesmo é que haja circo, o pessoal gosta é de circo e a Moody's pôs-se a jeito 8-)

Olha concordo plenamente, deviam ter aproveitado esta notícia para de certo modo desacreditar a Moody's,. Emfim mais uma prova que a europa está tudo menos unida..

Registado: 2/5/2010 8:58

por Camisa Roxa » 14/7/2011 13:51

acho realmente curioso vociferarem todos contra as agências de rating quando é o próprio BCE que exige o seu parecer

por outro lado, quando as agências de rating dizem coisas boas são as maiores: quando dizem coisas más, não são independentes e têm interesses obscuros etc.

enfim, tipicamente português: vivam as opiniões independentes [conquanto sejam concordantes com as nossas, caso contrário mudem-se os independentes!]
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por rmachado » 14/7/2011 13:45

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Pimba...

Então pq se aceita os ratings deles como "regra de ouro"?

Isto realmente é engraçado.

Vamos por partes: quem é que aceita?

BCE por exemplo...

por Elias » 14/7/2011 11:41

rmachado Escreveu:Pimba...

Vamos por partes: quem é que aceita?

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 14/7/2011 11:34

Elias Escreveu:S&P é um "termómetro" e nunca quis ser referência para os resgates europeus
14 Julho 2011 | 10:14
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt
Ana Luísa Marques - anamarques@negocios.pt

Director da Standard & Poor’s na Alemanha afirma que a agência não quer impor os seus "ratings" a ninguém e que são os líderes europeus que estão a dar às agências um estatuto de referência.

Torsten Hinrichs saiu hoje em defesa das agências de "rating", garantindo que a Standard & Poor’s nunca procurou ser uma entidade de referência para os resgates europeus. "Não estamos a impor os nossos ratings a ninguém", afirmou numa entrevista ao jornal austríaco "Der Standard", citada pela Bloomberg.

A verdade é que as decisões das agências de "rating" têm, actualmente, a capacidade de influenciar o desempenho dos mercados, em especial dos países europeus e, em particular dos que foram alvo de resgates por parte da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

Os cortes de "rating" realizados sobre a dívida dos países periféricos da Zona Euro, e em especial o corte da Moody’s à dívida portuguesa, provocaram duras críticas por parte dos líderes europeus.

No entanto, Torsten Hinrichs afirma que são os líderes europeus que estão a dar às agências de "rating" um estatuto de referência.

O mesmo responsável tinha já afirmado, numa entrevista concedida no início da semana ao "Die Welt", que os "ratings" da agência não agravaram a crise de dívida soberana na Zona Euro. Os "ratings" de crédito funcionam apenas como um termómetro para um paciente com febre: medem a temperatura, mas não a influenciam.

Pimba...

por Elias » 14/7/2011 10:58

S&P é um "termómetro" e nunca quis ser referência para os resgates europeus
14 Julho 2011 | 10:14
Ana Luísa Marques - anamarques@negocios.pt

Director da Standard & Poor’s na Alemanha afirma que a agência não quer impor os seus "ratings" a ninguém e que são os líderes europeus que estão a dar às agências um estatuto de referência.

Torsten Hinrichs saiu hoje em defesa das agências de "rating", garantindo que a Standard & Poor’s nunca procurou ser uma entidade de referência para os resgates europeus. "Não estamos a impor os nossos ratings a ninguém", afirmou numa entrevista ao jornal austríaco "Der Standard", citada pela Bloomberg.

A verdade é que as decisões das agências de "rating" têm, actualmente, a capacidade de influenciar o desempenho dos mercados, em especial dos países europeus e, em particular dos que foram alvo de resgates por parte da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

Os cortes de "rating" realizados sobre a dívida dos países periféricos da Zona Euro, e em especial o corte da Moody’s à dívida portuguesa, provocaram duras críticas por parte dos líderes europeus.

No entanto, Torsten Hinrichs afirma que são os líderes europeus que estão a dar às agências de "rating" um estatuto de referência.

O mesmo responsável tinha já afirmado, numa entrevista concedida no início da semana ao "Die Welt", que os "ratings" da agência não agravaram a crise de dívida soberana na Zona Euro. Os "ratings" de crédito funcionam apenas como um termómetro para um paciente com febre: medem a temperatura, mas não a influenciam.

por Elias » 11/7/2011 18:36

S&P diz que os seus "ratings" não agravam a crise da dívida na Zona Euro
11 Julho 2011 | 18:28

S&P alega que funciona como um termómetro para uma pessoa com gripe. Mede a febre, mas não a influencia.

Torsten Hinrichs, responsável pela unidade alemã da Standard & Poor’s, afirmou que os “ratings” da agência não tornam a crise de dívida soberana mais grave na Zona Euro, de acordo com a Bloomberg que cita uma entrevista que o responsável deu ao jornal "Die Welt" e que será publicada na integra amanhã.

O responsável adianta que os “ratings” de crédito funcionam como um termómetro para um paciente com febre: mede a temperatura, mas não a influencia.

As agências de "rating" têm estado sob fogo cruzado, especialmente depois da Moody's ter cortado a notação de crédito da República portuguesa para "lixo".

por Elias » 11/7/2011 11:32

Exacto Mcmad, é um bocado como os price targets que andam sempre a reboque do mercado.

por Mcmad » 11/7/2011 11:23

O João Duque disse ontem na SIC uma coisa que é bem verdade. As agências de rating normalmente seguem as tendências do mercado. Os juros que são praticados no mercado já "pediam" um corte de rating.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Mcmad » 10/7/2011 16:13

Que a grande maioria do "povo" ande entretido a malhar na moody´s eu até compreendo. Não consigo obviamente compreender como investidores experientes, como os que habitam o Caldeirão podem acreditar que Portugal é solvente.

O mercado está a dar "free lunch" nas obrigações?

por Elias » 10/7/2011 14:06

The Mechanic Escreveu:Sim, mas o facto aqui é : Portugal pediu ajuda e vái ser ajudado externamente . É o facto novo " mais relevante " , desde a anterior analise da Moodys , que tu apontaste . O que se vái fazer ou não , é expeculação , porque não se sabe o futuro ( logo, a Moodys parece agir mais sobre expeculações do que sobre factos ) .

Como é óbvio.

As casas de investimento passam a vida a emitir price targets sobre empresas - TODOS esses price targets são desenhados com base em especulações e não em factos. Tu que andas nisto há vários anos sabes certamente que o que faz mexer os mercados financeiros são as expectativas e não os factos em si.

The Mechanic Escreveu:E perante os factos , a minha pergunta para ti, é :

Achas que a ajuda externa a Portugal foi uma coisa negativa ?

Só tenho uma resposta sincera para te dar: não sei.

Claro que me podes responder "ah e tal mas nesse caso a Moody's podia ter dado o benefício da dúvida".

Podia, claro. Mas não deu. É a opção deles. E então? Este rating parece indignar quase toda a gente. Escrevo "quase" porque há alguns que não ficaram indignados. Eu sou um deles.

E confesso que me causa alguma repulsa o facto de ver uma multidão de gente (com os políticos à cabeça) a revoltar-se contra a Moddy's só porque ela não disse aquilo que as pessoas queriam ouvir. Porque o problema para essas pessoas não parece ser se Portugal é lixo ou não (eu continuo a achar que o Estado é mau pagador, mas pelos vistos faço parte de uma pequena minoria). O problema para essa multidão parece ser a imagem do país.

E agora esta malta aparece a defender a criação de uma agência europeia, "porque-essa-sim-vai-emitir-os-pareceres-que-a-malta-deseja-ouvir" e fica tudo baril porque se varre o lixo para baixo do tapete.

Fonix pá, as agências de rating existem há mais de 100 anos e só agora é que as pessoas se incomodaram com elas? Nota que muitas pessoas, muitas mesmo (especialmente as que deitam abaixo as agências de rating) atribuem importância a estas agências. Se não atribuíssem nem sequer falavam no assunto, o assunto não abria telejornais, o presidente não se dava ao trabalho de comentar e a sociedade em geral não se mobilizava para enviar lixo pelo correio e concentrava-se noutras coisas. Esta é, para mim, a parte mais irónica desta histórica toda. :P

1 abraço,
Elias

por The Mechanic » 10/7/2011 13:53

Sim, mas o facto aqui é : Portugal pediu ajuda e vái ser ajudado externamente . É o facto novo " mais relevante " , desde a anterior analise da Moodys , que tu apontaste . O que se vái fazer ou não , é expeculação , porque não se sabe o futuro ( logo, a Moodys parece agir mais sobre expeculações do que sobre factos ) . E perante os factos , a minha pergunta para ti, é :

Achas que a ajuda externa a Portugal foi uma coisa negativa ?

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Elias » 10/7/2011 13:34

The Mechanic Escreveu:Diz-me : Achas que a ajuda externa a Portugal foi uma coisa negativa ?
A Moodys parece achar , uma vez que "foi a coisa mais relevante que aconteceu a Portugal" e baixou-lhe 4 niveis.

O problema não é o facto de pedirmos ajuda.

O problema está (ou estará) no que viermos a fazer com esta ajuda.

A Moody's não parece muito optimista quanto a isso. Eu também não.

Oxalá estejamos ambos enganados.

por The Mechanic » 10/7/2011 13:28

Elias
Segundo porque desde a última vez que a Moody's alterou o rating de Portugal várias coisas aconteceram - a mais relevante foi o facto de Portugal ter pedido ajuda externa.

Diz-me : Achas que a ajuda externa a Portugal foi uma coisa negativa ?
A Moodys parece achar , uma vez que "foi a coisa mais relevante que aconteceu a Portugal" e baixou-lhe 4 niveis.

Já agora: em tua opinião o rating da S&P é que está correcto?

És giro tu , com as tuas perguntas armadilhadas. :wink:

Eu não acho, nem deixo de achar que a opinião da S&P está correcta . Apenas acho que não haviam razões para a Moodys baixar 4 niveis em relação à ultima notação .

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por Elias » 10/7/2011 10:35

The Mechanic,

Aqui vão comentários:

The Mechanic Escreveu:Mas querias que os politicos garantissem que Portugal vái pagar a sua Divida ?
Porque eu tambem não vi nenhum vir dizer que garante que Portugal não vái , pagar a sua divida .
Porquê ? Porque nenhum politico está em condições de garantir nem um a coisa, nem outra.

Totalmente de acordo.
O papel dos políticos não é o de garantir se a malta vai conseguir pagar a dívida.

The Mechanic Escreveu:Partindo do principio que concordas com isto ( que os politicos não podem garantir nem uma , nem outra coisa ) , então , o que podem fazer é : refutar politicamente algo que ninguem conseguiu justificar . Nem a Moodys ( cuja " justificação" foi baseada em opinião especulativa ).

Concordo 101%.
O que os políticos podem - e se calhar devem - fazer é refutar politicamente.
Estão a fazer o seu papel.

Mas certamente concordas com isso que essa tomada de posição não vai ao encontro do interesse dos investidores - estes não querem saber de demagogias políticas, querem é ter informação o mais precisa possível sobre o risco associado aos seus investimentos.

The Mechanic Escreveu:Por isso, se a S&P se veio desmarcar desta posição , dizendo simplesmente que , básicamente, não há nada de novo a dizer ( que é posição dos tais politicos ), uma vez que não houve ainda tempo para as medidas técnicas apontadas pela troika ( que essa sim, apontou medidas concretas )serem implementadas , então porque havemos de dar mais credibilidade à Moodys ?!

Por uma série de razões.
Primeiro porque o rating da Moody's estava bastante acima do rating da S&P (e da Fitch) até há uma semana atrás. Com efeito, o rating destas duas estava um nível acima de lixo, ao passo que o da Moody's estava 3 níveis acima de lixo (ou seja dois níveis acima das outras duas) - ou seja se calhar estava sobrevalorizada. Ou não concordas?

Segundo porque desde a última vez que a Moody's alterou o rating de Portugal várias coisas aconteceram - a mais relevante foi o facto de Portugal ter pedido ajuda externa. Concretamente, a Moody's baixou o nosso rating no dia 5 de Abril (quando o Socas dizia que não precisávamos de ajuda externa) e afirmou que o próximo governo iria precisar de pedir ajuda externa com urgência; no dia 6 o Socas pediu ajuda externa.

The Mechanic Escreveu:Porque os Mercados desceram na 6ª-feira ?
Mas se desceram, não foi só em Portugal ! Aliás, o Footsie desceu quase 4% . Foi por a S&P não ter impacto ?! Não ...foi pelos dados do emprego dos EUA . Por isso , dizer que "os Mercados não reagiram à nota da S&P , mas reagiram à Moodys ...é relativo ".
Á Moodys reagiram, porque foi um disparate . Queres apostar que se na 2ª-feira descerem os EUA 4 niveis , isto cái tudo ?

À Moody's reagiram porque os mercados atribuíram credibilidade à notação dada pela Moody's. A Moody's diz que o nosso Estado pode dar um calote. O pessoal não gosta de ouvir, mas é a realidade. Ainda ontem coloquei aqui uma notícia a dizer que o Estado não paga as dívidas de 2009...

The Mechanic Escreveu:A Moodys tinha alguma razão para baixar Portugal em 4 niveis ?! ...se calhar tinham , a gente ( e o resto do mundo ) é que não sabe lá muito bem qual era.

Prova disso , é a S&P ter dito que...não havia nada a dizer de novo .

É a opinião deles.

Como referi acima, o interesse dos investidores não é coincidente com o interesse dos políticos. Estes preocupam-se sobretudo com a imagem, aqueles estão mais focalizados nas oportunidades de investimento e na informação sobre o respectivo risco.

Daí que o investidor não vai ligar puto ao que os políticos dizem (aliás eu gostava de saber qual é o político que põe o dele na nossa dívida sobrana... :roll: - "ut your money where your mouth is", diz-te alguma coisa?)

A realidade é esta: tens um país quase falido e tens uma nação inteira em estado de negação.

Já agora: em tua opinião o rating da S&P é que está correcto?

1 abraço,
Elias

por Mcmad » 9/7/2011 23:37

Alguém aqui leu o relatório da moody´s relativamente à classificação do rating da Republica Portuguesa ?

por The Mechanic » 9/7/2011 23:28

Elias
Quando eu digo que a da S&P tem tudo para agradar aos políticos: repara que dezenas de políticos saíram a terreiro para contestar da decisão da Moody's, mas nenhum - nem um só - disse que consegue garantir que Portugal vai pagar a sua dívida. Ou seja, conseguem refutar politicamente a notaçaõ dada pela Moody's mas tecnicamente ninguém se chega à frente a mostrar que isto não é verdade.

Mas querias que os politicos garantissem que Portugal vái pagar a sua Divida ?
Porque eu tambem não vi nenhum vir dizer que garante que Portugal não vái , pagar a sua divida .
Porquê ? Porque nenhum politico está em condições de garantir nem um a coisa, nem outra.

Partindo do principio que concordas com isto ( que os politicos não podem garantir nem uma , nem outra coisa ) , então , o que podem fazer é : refutar politicamente algo que ninguem conseguiu justificar . Nem a Moodys ( cuja " justificação" foi baseada em opinião especulativa ).

Por isso, se a S&P se veio desmarcar desta posição , dizendo simplesmente que , básicamente, não há nada de novo a dizer ( que é posição dos tais politicos ), uma vez que não houve ainda tempo para as medidas técnicas apontadas pela troika ( que essa sim, apontou medidas concretas )serem implementadas , então porque havemos de dar mais credibilidade à Moodys ?!

Porque os Mercados desceram na 6ª-feira ?
Mas se desceram, não foi só em Portugal ! Aliás, o Footsie desceu quase 4% . Foi por a S&P não ter impacto ?! Não ...foi pelos dados do emprego dos EUA . Por isso , dizer que "os Mercados não reagiram à nota da S&P , mas reagiram à Moodys ...é relativo ".
Á Moodys reagiram, porque foi um disparate . Queres apostar que se na 2ª-feira descerem os EUA 4 niveis , isto cái tudo ?

É como quando disseram que os Chineses iam compra o Benfica e aquilo disparou . A AT tinha razão ?! Não . Foi um acto especulativo .

Foi como quando disseram que a Lehman tinha AA+ ?! Era merecido ? A AT tinha razão ? Não .Simplesmente , até aí , achava-se que aquilo era uma coisa e depois revelou-se outra .

A Moodys tinha alguma razão para baixar Portugal em 4 niveis ?! ...se calhar tinham , a gente ( e o resto do mundo ) é que não sabe lá muito bem qual era.

Prova disso , é a S&P ter dito que...não havia nada a dizer de novo .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por EuroVerde » 9/7/2011 23:08

Uma das coisas que eu mais gostava era não morrer sem primeiro saber da inauguração de um mercado de valores em Angola, que funcionasse correctamente em prol do desenvolvimento daquele país e do investidor que tencione aquele mercado.
As Agências de Rating sabem bem o poder que têm nas massas, mas as massas andam sempre a tentar arranjar explicações e entendimentos para seus procedimentos.
O investidor de valor sabe esperar e ficar aliado do lado certo. 8-)

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 9/7/2011 21:06

The Mechanic Escreveu:Mas achas que a S&P não está a defender os interesses dos Investidores e/ou a fazer bem o seu trabalho( uma vez que dizes que "que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos") e a Moodys é que está ?

Não sei qual das agências é que está a defender melhor os interesses dos investidores. Não sei se estão a fazer bem o trabalho ou não.

O que eu sei é que a decisão da Moody's provocou uma reacção forte no mercado e a da S&P não. Isto significa - na minha interpretação - que os investidores atribuíram muita importância à notação da Moody's e pouca à da S&P. Ou, se preferires, em vez de "importância" podemos escrever credibilidade.

Quando eu digo que a da S&P tem tudo para agradar aos políticos: repara que dezenas de políticos saíram a terreiro para contestar da decisão da Moody's, mas nenhum - nem um só - disse que consegue garantir que Portugal vai pagar a sua dívida. Ou seja, conseguem refutar politicamente a notaçaõ dada pela Moody's mas tecnicamente ninguém se chega à frente a mostrar que isto não é verdade.

E mais: nota que as obrigações portuguesas (sobre a CGD, por exemplo), estão a cotar bastante abaixo do valor nominal - 12% abaixo, salvo erro. isto significa que os investidores se têm vindo a livrar dessas obrigações porque têm MEDO que elas não sejam pagas quando chegarem à maturidade. Se os políticos realmente acreditassem nas patranhas que nos estão a impingir, seriam os primeiros a comprar dívida pública portuguesa sem qualquer problema, ao abrigo da velha máxima "Put your money where your mouth is".

Repito: eu não estou a dizer que a Moody's está certa. Limito-me a observar as reacções do mercado face aos acontecimentos.

Aliás, como julgo que sabes, essas notações são pouco relevantes para mim, dado que invisto unicamente com base em análise técnica.

Espero ter respondido cabalmente à questão, mas se não estiveres satisfeito fazes favor de te manifestares que aqui o je não se furta a responder - ao contrário de certas pessoas que não vou nomear, porque toda a gente sabe quem são :mrgreen:

1 abraço,
Elias

por The Mechanic » 9/7/2011 19:20

Mas achas que a S&P não está a defender os interesses dos Investidores e/ou a fazer bem o seu trabalho( uma vez que dizes que "que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos") e a Moodys é que está ?

( dass...mas eu tenho culpa que o meu teclado não consiga escrever "investidores" !?!!? Tenho !?!??! Tive de ir a casa de uma vizinha e passei quase duas horas para te responder , porque tive de lhe fazer um favor para poder aceder ao computador dela . Picuinhas,pá...só me dás é trabalho...responde lá à pergunta agora...)

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por Toni Curtes » 9/7/2011 18:36

Quem resolveu dar um murro no bucho da Moody´s foi o Rui Costa, ganhando a etapa de hoje do Tour| :P
«Honra-se a pátria de tal gente»

Registado: 22/4/2010 1:05

por Elias » 9/7/2011 18:04

The Mechanic Escreveu:Mas achas que a S&P não está a defender os interesses dos consumidores e/ou a fazer bem o seu trabalho( uma vez que dizes que "que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos") e a Moodys é que está ?

Um abraço ,

The Mechanic

Eu acho que tás MESMO com uma ganda buba.

Diz lá exactamente onde é que eu me referi aos consumidores?

Eu escrevi investidores e não consumidores :P

por The Mechanic » 9/7/2011 17:55

Mas achas que a S&P não está a defender os interesses dos consumidores e/ou a fazer bem o seu trabalho( uma vez que dizes que "que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos") e a Moodys é que está ?

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 81 visitantes