Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Por favor leiam: Começou o ataque a Portugal e à Grécia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 16/6/2011 9:26

Pata,

No meu penúltimo post neste tópico citei o K.

Repara no ponto 2 do texto dele. Estava de certa forma a responder-lhe.

Para além disso, fiz uma "pequena dissertação" sobre a moral e ética dos políticos.

Não tenho nada contra os bancos gregos, públicos ou privados, comprarem CDS do próprio país.

Tenho tudo contra os políticos, gregos ou troianos, que acusaram e acusam os "especuladores" de estarem a derrubar um país porque são uns gananciosos egoístas.

Quando um próprio banco público o faz?!?! :roll:

Que moral têm G. Pap ou o J. Sóc. para fazerem discursos incendiários contra os mercado?

O meu último post relaciona-se com um discurso de um membro do principal partido da oposição grego a levantar suspeitas muito muito graves sobre os envolvidos na operação de compra de CDS.

Se calhar é a Ana Gomes lá da acrópole?
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por Pata-Hari » 16/6/2011 7:30

migluso, pelo que percebi os CDSs foram comprados para uma instituição publica. Ou seja, o país a proteger-se do seu próprio problema e a tentar diminuir a sua exposição ao seu próprio risco. Isto não será um acto de boa gestão...? queremos boa gestão ou queremos patriotismo?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por migluso » 15/6/2011 23:12

Eu não sei se é verdade ou não, mas parece que é isto que se discute na Grécia entre os 2 maiores partidos-

Recently, in an interview on Greek television, Member of Parliament for New Democracy, Mr. Panos Kammenos, made allegations that if true, could very well constitute treason for the Greek Prime Minister, members of his staff and possibly members of his own family.


The gist of the allegations rest on the charge by Mr. Kammenos, that the Greek Prime Minister, Mr. George Papandreou and members of his team, presided over the sale of 1.3 billion dollars worth of credit default swap contracts (CDS on Greek sovereign debt) on or around December of 2009, shortly after coming to power. The 1.3 billion dollars worth of insurance protecting against a Greek default was bought during the spring and summer of the same year, by the Hellenic Postbank, a public banking arm of the Greek government.


Unfortunately, the Greek government is no longer in possession of this 27 billion worth of CDS, because it sold them in December of 2009, for a paltry 40 million dollar profit. According the Mr. Kammenos, the contracts were sold to a private firm for “high net-worth individuals” founded in 2009, by the name of IJ Partners.


http://coveringdelta.wordpress.com/2011 ... arliament/

Com estas suspeitas a serem lançadas pelo principal partido da oposição, imaginem o ambiente na Grécia.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por migluso » 15/6/2011 22:46

K. Escreveu:A ineficiência é semelhante aqui. Reparem nas analogias:


1)Libra 92: o tesouro inglês comprou libras para segurar a moeda e os especuladores apostaram contra ela. o tesouro inglês acabou por perder para os especuladores.

2)PIGS 2011: os bancos compraram divida do estado para segurar os juros e os especuladores apostaram contra eles. os bancos perderam contra os especuladores, que só necessitam da decisão (política) da reestruturação para cobrar os seus ganhos.


Estava aqui a reler este tópico e lembrei-me de postar o que se segue. A primeira notícia já é de 2010, mas a segunda é recente.

Greek daily Kathimerini has just uncovered that the biggest speculator, holding 15%, or $1.2 billion of the total $8 billion in Greek notional CDS, has been a firm that operates about 2 blocks away from the parliament building in Athens - the state-owned Hellenic Post Bank (TT)!


http://www.zerohedge.com/article/bigges ... lenic-post

That's right: the government of Greece was profiting by betting on its own demise even as it was making a stink about others doing the same.


According to Reuters, the first entity to fall to Greece's privatization ambitions will be the very same bank

http://www.zerohedge.com/article/greek- ... atization-

O que é isto? Gregos a especularem com a dívida dos gregos? Ou, gregos a protegerem-se deles próprios?

Agora pensem bem. A lata dos políticos que acusam os especuladores. É surreal não é?

Eu não percebo os políticos. Mentem descaradamente no tempo das promessas (eleições), não cumprem as regras que eles próprios criam (mas punem o cidadão que não cumpra a mais ridícula das leis) e por fim acusam os outros de serem responsáveis por terem conduzido o país à falência (são os especuladores, estúpido).

Mas que mal tem esta gente? Desde o momento zero (enquanto candidatos) até ao momento da saída (depois de levar o país à falência), estas pessoas vivem no mundo da ilusão e não são sérias.

Terão adquirido aqueles traços depois de serem políticos ou são políticos por terem aqueles traços?
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por migluso » 10/5/2011 12:36

Quem mais sabe (BCE), é quem mais teme... :-k Deve ter razões para isso...

Também acredito que haja lobbying para forçar o default, mas a questão deve ser, será possível passar sem ele? Ou há uma explosão do crescimento com base na produção e não em dívida, ou teremos medidas de austeridade para os próximos 20 anos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por JMHP » 10/5/2011 11:25

BCE: Reestruturar dívida ou sair do euro seria "suicídio político"



O BCE nunca fez segredo da sua posição, mas nunca tinha usado palavras tão fortes. Diz que quem quer a reestruturação ou a saída da Grécia do euro são os investidores que compraram seguros (CDS) contra o incumprimento da dívida soberana.


“Entrar em incumprimento ou reestruturar a dívida é um acontecimento dramático, em termos económicos e sociais – chamar-lhe-ia mesmo um suicídio político – que leva muitos à pobreza, como a experiência tem demonstrado”, afirmou hoje, sem rodeios, Lorenzo Bini-Smaghi, membro da Comissão Executiva da autoridade monetária do euro.

Sair do euro tão pouco é do interesse de “qualquer país”. “Seria também um suicídio político: nenhum Governo resistiria a uma decisão dessa natureza”.

Falando em Florença, o italiano voltou a bater na tecla em que têm insistido os membros do BCE: reestruturar dívida (que, na maioria dos casos, significa forçar os credores a “perdoar” parte do seu valor) gera mais problemas do que resolve.

Porquê? Porque teria efeitos “avassaladores” sobre os bancos, sobretudo os gregos mais expostos à dívida do país; porque atiraria a Grécia para fora dos mercados durante um longo período, forçando os seus parceiros do euro a prologarem os empréstimos a seu favor; e porque geraria “muita pobreza”.

Pode parecer uma solução razoável à primeira vista, mas reestruturar dívida “não é apenas errado em teoria mas sobretudo na prática”, acrescentou Bini-Smaghi, acusando quem mais apostou no incumprimento grego, e fez subir os preços dos respectivos seguros (CDS), de estar por detrás da vaga de pressão para que a Grécia reestruture a dívida, o que lhes permitiria accionar os CDS.

Citado pela agência Bloomberg, o responsável disse que quem tem mais a ganhar com estes processos de reestruturação e que “mais lobby faz” nesse sentido são os “grandes investidores” que compraram CDS. “Estes tendem a encorajar governos ingénuos a acreditarem que uma reestruturação da dívida pode ser feita de forma ordenada, levando-os a desviar a atenção das políticas adequadas de ajustamento que têm de implementar”.

Bini-Smaghi frisou ainda que, não obstante a dinâmica da dívida pública (que poderá chegar aos 160% do PIB em 2015) a Grécia “não é insolvente”; tem é de “por o Orçamento em ordem”.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=483693
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

Darwin e os mercados

por Icaro00 » 28/4/2011 19:12

Obrigado pela excelente visão do mercado k.

E se...
Tudo isto estivesse a ser ponderado de modo a ganhar-se muito dinheiro, tal como aconteceu à uns anos no ataque à Libra esterlina (por Soros e companhia).
Nós pequenos investidores, achamos que este tipo de movimentos é impensável. Consideramos uma vantagem a agilidade que os investimentos de pequenos montantes, mas os GRANDES investidores podem ter outro tipo de vantagens.
Não falo de teorias de conspiração, nem nada semelhante. Mas acho que certos países colocaram-se mesmo a jeito para levar no “pacote” :lol: (pacote de austeridade) e ao verificar as fragilidades desses países podem ter sentido que era possível ganhar muito dinheiro (possibilidade falada pelo K. era mais do que possível acharam que era alcançável) tal como aconteceu com a Inglaterra no final do século passado.
Será que os culpados são os especuladores ou será que os culpados serão aqueles que se colocaram a jeito… São os 2.
Várias vezes por ano surge um telefonema do meu banco a propor-me um crédito (a muitos meses) em que só terei de pagar poucas dezenas de Euros por mês e que esse dinheiro fica desde já à ordem caso precise. Claro que ninguém fala dos 20 e tal % de taxa de juros excepto se o cliente perguntar. Marketing puro e duro, mas só aceita quem quer.
Os países são dirigidos por pessoas (normalmente mal formados a nível económico) e deixaram levar-se pelo crédito fácil, os “especuladores” apenas sentiram o cheiro de sangue” e quiseram o seu quinhão da carnificina que se avizinha.
Na Natureza os animais mais fracos são comidos pelos predadores. No mercado financeiro a situação parece-me algo idêntica, senão vejamos:
Quando uma alcateia (Especuladores) quer atacar um animal procura um animal desgarrado (caso da Islândia) ou então procura um animal ferido (países com alto grau de endividamento). Ao verificar que em determinada região (Europa ) existem vários animais feridos a alcateia posiciona-se e testa o resto da manada a ver até que ponto esta está disposta a defender os mais fracos.
Para já o animal ainda está moribundo pelo que a alcateia apenas ronda os animais frágeis, mas assim que o 1º cair acredito que os ataques serão sucessivos e ferozes até porque irão ganhar força a cada ataque.
A única solução é de facto o resto da manada (Países da Eurozne) unir-se em defesa dos mais frágeis (criar obrigações Eurozone), mas neste momento a manada está mesmo desagregada, pelo que o 1º ataque poderá ser rápido fazendo cair o animal que já está de joelhos (Grécia).
Depois da Grécia fazer a reestruturação da sua dívida, teremos novo ataque disso podem ter a certeza, a não ser que o resto da manada nos defenda.
Coitados de nós que somos as células de um desses animais feridos… Vamos sofrer bastante.
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 3:03
Localização: coimbra

off coment

por rufa » 26/4/2011 20:43

Sei que não é o sítio mas para não abrir um tópico, alguém me arranja a versão integral da entrevista do Madoff?

Obrigado.

CMP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1386
Registado: 29/11/2007 12:52

por richardj » 26/4/2011 20:43

não estou a ver alemães, holandeses, franceses e finlandeses a cobrirem o nosso juro. na pratica teríamos que avançar para o federalismo e por alemães franceses e holandeses a governar-nos. não sei se os países do sul estão dispostos a isso.

se houver reestruturação de divida grega vai ser um grande abalo, mas pior mesmo seria uma reestruturação portuguesa. é porque Espanha está exposta em 25% não sei se aguenta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por Marco Martins » 26/4/2011 20:09

Não acredito que seja necessário esperar 6 meses.

Estamos num momento muito sensível e nos próximos dias teremos uma certeza de como vai ser o caminho de toda a Europa se esta não se mexer depressa.

A Finlândia até poderá aceitar ajudar Portugal, mas acredito que o problema virá da Grécia e que vai minar tudo.

Se a Europa não assumir uma moeda única e não distribuir os custos dos juros por todos os membros do Euro, acredito agora que os investimentos e os dinheiros irão sair bem depressa dos "PIIGS" e começará a haver uma queda acentuada do investimento nos outros países membros do Euro.

Estamos numa bola de neve a descer a montanha... e só há duas hipóteses:
- deixar a bola rolar até ficar enorme até chocar com a cidade causando muitas vítimas (esta é a solução onde todos estão à espera para ver no que vai dar)
- colocar já uma árvore à frente e que provoque uma separação da bola de neve em bolas mais pequenas, para assim se conseguir mais facilmente lidar com cada uma delas... (esta é a solução de dividir o problema por todos)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por richardj » 26/4/2011 11:02

Espanha já foi... o sinal é ligeiro, mas já está lá, a bola de neve já rola, dêem 6 meses e descarrila.

agora vai tudo começar a olhar para lá, as agências de rating vão começar a cortar tudo quanto esteja demasiado alavancado e as cajas vao todas por ai a baixo.


http://aeiou.expresso.pt/jurosdivida-es ... do=f645365
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por diabo1982 » 25/4/2011 16:09

migluso Escreveu:Ok, percebi.
O melhor a fazer talvez seja telefonar ao banco terça-feira, pedir a cotação desse produto e confirmar que o preço se mantém a 95%.

Cumps


Migluso vê a caixa de mensagens...

Depois da feedback do que te disserem no banco ok?
Gostava de saber...
 
Mensagens: 52
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: porto

por migluso » 24/4/2011 20:53

Ok, percebi.
O melhor a fazer talvez seja telefonar ao banco terça-feira, pedir a cotação desse produto e confirmar que o preço se mantém a 95%.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por oMeDo » 24/4/2011 19:57

migluso Escreveu:
diabo1982 Escreveu:O que li neste post está a deixar-me assustado..


Conheço o produto que estás a falar e estou no mesmo dilema que tu.
É difícil responder a essa pergunta.



Estava a fazer referencia as dividas gregas. Em que pela informaçao dada pelo diablo inicialmente o produto era de baixo risco, chegou a estar por volta dos 75% e agora está nos 95%.

Parece cada vez menos que com o prazo a chegar ao fim, o mercado admite que existe uma probabilidade baixa de haver haircut nesse periodo temporal (5%) e que me parece que irá diminuir ate estar perto de 100% conforme for chegando a data de vencimento da mesma.
 
Mensagens: 99
Registado: 5/8/2008 15:42
Localização: 20

por migluso » 24/4/2011 19:45

<object id="_ds_77754835" name="_ds_77754835" width="630" height="550" type="application/x-shockwave-flash" data="http://viewer.docstoc.com/"><param name="FlashVars" value="doc_id=77754835&mem_id=518434&showrelated=1&showotherdocs=1&doc_type=pdf&allowdownload=1" /><param name="movie" value="http://viewer.docstoc.com/"/><param name="allowScriptAccess" value="always" /><param name="allowFullScreen" value="true" /></object>
<script type="text/javascript">var docstoc_docid="77754835";var docstoc_title="Citi Barber-ians";var docstoc_urltitle="Citi Barber-ians";</script><script type="text/javascript" src="http://i.docstoccdn.com/js/check-flash.js"></script>

http://www.zerohedge.com/
Report do Citi sobre a Grécia e os bancos gregos.
Na pág. 10 fazem um breve resumo daquilo que, na óptica deles, seriam os prós e contras de um haircut.

Eu acredito (cada vez menos, infelizmente) que Portugal ainda não atingiu este ponto de ruptura.
Temos margem para equilibrar as contas e iniciar uma tendência de longo prazo de redução da dívida pública (até aos 60% do pib, de preferência bem menos)... não temos é muito tempo e são necessárias reformas que os políticos não parecem dispostos a fazer...

oMeDo,
Não percebi.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por oMeDo » 24/4/2011 18:55

@ migluse e diablo

não sou possuidor desses produtos e nao tenho experiência nenhuma mas quero deixar a minha opinião sobre o assunto. E pela informação que recebo de vocês o mercado tem visto ao longo do tempo que a probabilidade da perda de capital tem vindo a diminuir significativamente. Parece-me talvez errado tomar a posição contrária ao mercado a não ser que se tenha informações que o mercado não tenha.

@ Ulisses e outros

Só para dar os parabéns à atitude e paciência mostrados praticamente todos os dias. E nem mesmo um artigo recente "Eu especulador me confesso", nem mesmo com tantos tópicos sobre a crise e a identificação dos problemas de portugal, um dos quais é o "Eu não tenho a culpa, a culpa é do sol".

E continua tudo na mesma.

Como diz o Marco Antonio e bem, portugal ainda não acordou, pensa que acordou de um pesadelo mas acordou dum pesadelo dentro do pesadelo maior.


Um muito obrigado a todos por me obrigar a tentar ser melhor todos os dias.
 
Mensagens: 99
Registado: 5/8/2008 15:42
Localização: 20

por K. » 24/4/2011 15:11

Em primeiro lugar, a reestruturação com haircut tem de ter em conta os seguintes valores da dívida detida por nacionais (ao contrário do que eu pensava, a exposição dos bancos não aumentou em 2011, mas pouca diferença faz):


1)Bancos: 19 mil milhões
2)Certificados Aforro e Tesouro: 16 mil milhões
3)Fundo de Estabilização da Segurança Social: 6 mil millhões.
4)Fundos de Pensões: 4 mil milhões.
5)Seguradoras: 6 mil milhões.

Caso o dinheiro do fundo europeu seja utilizado para reduzir a exposição nacional e internacional à dívida portuguesa até 2011, então a situação melhora bastante, pois a restruturação seria suportada de forma solidária por todos os países que contribuiram.

Neste momento parece-me suicídio, mas não só pelos pontos 1)-5).

O argumento em que tenho insistido baseia-se no facto de não me parecer possível (e ninguém o iria aceitar, apesar de o assunto raramente ser comentado) fazer uma reestruturação soberana sem uma reestruturação da dívida da banca. Pois associado ao incumprimento da dívida estariam uma série de incumprimentos de autarquias, PPP e empresas do estado cujo valor desconheço, mas que teriam um impacto difícil de prever nos bancos que têm suportado estes projectos. Aqui entramos nos efeitos secundários e perde-se o controle. Para além das obrigações de dívida existem 120 mil milhões em depósitos.

Tudo isto é um exercício bem desagradável de especulação, pois não há memória de uma reestruturação de uma dívida desta dimensão. Muito menos na zona Euro.

Na Grécia a situação é pior para a Grécia, pois tem muito mais dívida em bancos locais, se bem que poderá fazer default de dinheiro que já recebeu da ajuda (incluindo de Portugal).
Não são gratuitas as declarações de Stark, que dizem que uma reestruturação soberana no Euro iria deixar a falência do Lehman Brothers na sombra no que respeita a cataclismos financeiros.

http://uk.reuters.com/article/2011/04/2 ... ZW20110423
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por migluso » 23/4/2011 1:55

K. Escreveu:Muito obrigado pelo relatório da Goldman Sachs e pelo confronto das ideias. Vou ver os números com atenção e juntar com o que tenho recolhido.

Independentemente das posições de quem aposta num default dos bancos e da dívida há aqui uma grande questão para Portugal, que é a dos efeitos da reestruturação, que na sua totalidade são extremamente difíceis de prever.


Ora essa K.
O relatório ficou disponível num blog que sigo e como se adequava perfeitamente a este tópico decidi postá-lo.

Quanto aos efeitos que uma reestruturação possa ter, estou de acordo contigo - são impossíveis de prever na totalidade.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por migluso » 23/4/2011 1:38

Such a step would have to be taken before 2012, the newspaper said, but not before the expiry of the term of ECB chief Jean-Claude Trichet, who steps down at the end of October.


http://www.reuters.com/article/2011/04/ ... 8L20110422

diabo,
Vê a tua caixa de mensagens.
"Eu fiquei preocupado com o rumor que correu esta semana sobre um possível default da Grécia já este este fim-de-semana.
Parece que o rumor teve origem num email de um trader do Citi...

Na realidade não existe mercado secundário para este produto. São estruturados sem qualquer liquidez. Quase que aposto que é o próprio banco que está do outro lado do negócio. Com base nesta teoria, absolutamente subjectiva, não acredito que o banco cotasse a 95% o produto se este fosse de elevado risco. Outra razão, não acredito que um evento do género aconteça antes da divulgação dos testes de stress aos bancos.

No entanto, também sei que ninguém agenda um anúncio de default, pelo que o próprio banco pode ser apanhado de surpresa, caso não tenha informação privilegiada. "
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por diabo1982 » 21/4/2011 19:15

migluso Escreveu:
diabo1982 Escreveu:O que li neste post está a deixar-me assustado..


Conheço o produto que estás a falar e estou no mesmo dilema que tu.
É difícil responder a essa pergunta.


E o que é que te disseram no teu Banco sobre o resgate antecipado ou esperar pela maturidade?
 
Mensagens: 52
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: porto

por diabo1982 » 21/4/2011 19:14

K. Escreveu:e ver quais as maturidades da divida Grega e Portuguesa onde já é visível o "haircut".


O prazo de maturidade da minha aplicação é Junho/2011.

Nas noticias que vou lendo, a reestruturação da dívida grega está prevista para 2012...Nunca falam que será este ano...Mas tenho receio que as coisas se precipitem...
 
Mensagens: 52
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: porto

por K. » 21/4/2011 19:05

Em relação ao depósito condicionado pela possibilidade de bancarrota, é preciso saber exactamente quais as condições (o que eles definem como bancarrota) e ver quais as maturidades da divida Grega e Portuguesa onde já é visível o "haircut".
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por migluso » 21/4/2011 19:03

diabo1982 Escreveu:O que li neste post está a deixar-me assustado..


Conheço o produto que estás a falar e estou no mesmo dilema que tu.
É difícil responder a essa pergunta.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por atomez » 21/4/2011 18:57

dragoa Escreveu:Então, em principio, não é fácil identificar quem especula no mercado e travar o processo com regulamentação? Porque não o fazem?

E como é que se define o que é um investidor e o que é um especulador? Como se distinguem uns dos outros?

A distinção, quanto a mim, é apenas mental, é uma questão de "intenções" e isso é totalmente subjetivo...

Quanto aos CDS uma medida já sugerida seria de limitar a sua compra apenas aos detentores do subjacente segurado, mas mesmo isso é muito difícil de determinar porque há imensas participações cruzadas e derivados que também estão dependentes deles.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por K. » 21/4/2011 18:57

Muito obrigado pelo relatório da Goldman Sachs e pelo confronto das ideias. Vou ver os números com atenção e juntar com o que tenho recolhido.

Independentemente das posições de quem aposta num default dos bancos e da dívida há aqui uma grande questão para Portugal, que é a dos efeitos da reestruturação, que na sua totalidade são extremamente difíceis de prever. Sugiro que para já este tópico procure estimar os tais efeitos de "first round" que falam no relatório, podemos chegar a uma informação útil para o país, e livre de pressões de interesses.

Em relação às posições cobertas por CDS as únicas naturais são as dos fundos que emprestam. Não conto com cobertura dos bancos portugueses, já me colocaram essa hipótese noutras conversas, mas não vejo sinais de tal. Se alguém os detectar, que os indique.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], PAULOJOAO e 374 visitantes