Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Dúvida

por Pickbull » 10/7/2011 14:47

Tenho alguns fundos de investimento que subscrevi através do AB7.

São todos de sociedades gestoras estrangeiras (Fidelity, UBS, Credit Suisse, DWS, etc ...) mas no entanto verifiquei que algumas destas gestoras tem morada em Portugal.

Se por acaso voltarmos ao escudo esses fundos estão protegidos e continuam na moeda em que as comprei?

Dito de outra forma, tem alguma influência o facto de os ter comprado através do AB7 e/ou algumas dessas sociedades terem morada em Portugal?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por vset » 10/7/2011 9:34

vset Escreveu:
urukai Escreveu:@Automech

Viajo bastante para o Canadá e tenho muita confiança naquele país. Não só pela estabilidade financeira e social como pelo enorme manancial de matérias primas. Vejo mais facilmente uma Suiça a cair que um Canadá.

O cofre é do meu pai. E sim, é num banco. Vou confirmar essas questões com ele. (também tenho cofre em casa preso à parede, mas esse é para as caçadeiras!)

@Elias

Ao princípio recolhi informações para abrir conta na Alemanha. Os custos não eram significativos. Implicava uma viagem lá e traduções de documentação mais uns custos de transferência.
Mas depois quando se começou a falar da jogada do DB de abrir cá sucursal da sede alemã, estava a aguardar por mais info disso. (de qualquer maneira esta decisão é que a mais me está a custar, sinto-me um autêntico prisioneiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro)


Que taxa de juro te oferecem no Canadá?


Tks.





"urukai"
Que taxa de juro te oferecem no Canadá?
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por rubini » 9/7/2011 17:25

Não, à excepção de diversificar a aplicação dos meus activos mas isso é o "everyday as usual". Não fiz nada para me salvaguardar do fim do Euro porque não acredito nesse cenário a médio prazo. Já a longo prazo estamos todos mortos como diz o outro... por isso não sei :lol:


Sou-te sincero, tenho mais medo de uma crise cambial hoje do que há um ano atrás e não esperava esta instabilidade toda na Europa, mas não creio num desastre do Euro. Acredito mais numa queda continuada do dólar, devido à dimensão do endividamento dos EUA e à forma como têm tratado esse problema, do que propriamente da nossa saída do Euro. Mas o truque é andar atento, os próximos meses até ao fim do ano serão cruciais para andar informado, especialmente no que à Grécia diz respeito.
 
Mensagens: 98
Registado: 8/6/2011 20:44
Localização: 20

por vset » 9/7/2011 10:28

rubini Escreveu:A Alemanha não sai do Euro voluntariamente por causa das suas exportações para o resto do Mundo. O marco seria naturalmente mais forte do que esta paridade do Euro e faria imediato crowding-out externo da balança comercial. E a Alemanha tem exportado toneladas para China, Brasil, EUA e por aí fora. Já para não falar do descalabro que seria o comércio externo intra-UE que afundaria ainda mais a pujança exportadora germânica, e o default das dívidas soberanas que eles têm nos cofres e que passariam a valer ZERO quando o Euro se destruísse com a sua saída. Se não fosse por isto e pelo europeísmo dos sociais-democratas e dos liberais, se calhar já teriam saído do Euro mas esta é a realidade deles e não é do interesse abandonar o barco, pese embora os riscos que estão a tomar. Eles não são burros, estão é a puxar a brasa à sua sardinha como todos nós estamos.

Aliás, um dos pilares de construção do Euro é mesmo o de estabilizar a pacificação no Continente através de uma verdadeira integração supra-nacional. Isto é do interesse de todos pois favorece a prosperidade e acaba com o belicismo vergonhoso que este continente carrega ao fim de tantos séculos de batatada. Se formos todos parte do mesmo projecto, mais difíceis serão as guerras.

vset Escreveu:Viva,

há possibilidade de a passagem a escudo ser de um dia para o outro e que não tenhamos qualquer sinal que nos permita antecipar e precaver?


:?:


Tks.


Eu diria que não.
Podemos no máximo ir jogando com probabilidades e analisando a informação disponível, com alguns palpites à mistura, mas o objectivo de uma mudança cambial é precisamente o de não ser expectável.

Se uma mudança cambial for expectável e previsível, o seu efeito reduz-se significativamente pois as "vantagens" associadas à desvalorização (neste caso) teriam um offset bastante grande pela corrida aos depósitos e à fuga de capitais.

É um evento de uma magnitude tão elevada (ainda por cima numa experiência inédita como é a do Euro) que pura e simplesmente esse cenário não está incluído nas cotações dos activos nem da moeda. Talvez nos 2 dias anteriores se vissem algumas movimentações especulativas nesse sentido, mas isso não daria muito tempo para reagir.


Tomaste alguma medida já?

Cumps. :?
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por rubini » 9/7/2011 4:36

A Alemanha não sai do Euro voluntariamente por causa das suas exportações para o resto do Mundo. O marco seria naturalmente mais forte do que esta paridade do Euro e faria imediato crowding-out externo da balança comercial. E a Alemanha tem exportado toneladas para China, Brasil, EUA e por aí fora. Já para não falar do descalabro que seria o comércio externo intra-UE que afundaria ainda mais a pujança exportadora germânica, e o default das dívidas soberanas que eles têm nos cofres e que passariam a valer ZERO quando o Euro se destruísse com a sua saída. Se não fosse por isto e pelo europeísmo dos sociais-democratas e dos liberais, se calhar já teriam saído do Euro mas esta é a realidade deles e não é do interesse abandonar o barco, pese embora os riscos que estão a tomar. Eles não são burros, estão é a puxar a brasa à sua sardinha como todos nós estamos.

Aliás, um dos pilares de construção do Euro é mesmo o de estabilizar a pacificação no Continente através de uma verdadeira integração supra-nacional. Isto é do interesse de todos pois favorece a prosperidade e acaba com o belicismo vergonhoso que este continente carrega ao fim de tantos séculos de batatada. Se formos todos parte do mesmo projecto, mais difíceis serão as guerras.

vset Escreveu:Viva,

há possibilidade de a passagem a escudo ser de um dia para o outro e que não tenhamos qualquer sinal que nos permita antecipar e precaver?


:?:


Tks.


Eu diria que não.
Podemos no máximo ir jogando com probabilidades e analisando a informação disponível, com alguns palpites à mistura, mas o objectivo de uma mudança cambial é precisamente o de não ser expectável.

Se uma mudança cambial for expectável e previsível, o seu efeito reduz-se significativamente pois as "vantagens" associadas à desvalorização (neste caso) teriam um offset bastante grande pela corrida aos depósitos e à fuga de capitais.

É um evento de uma magnitude tão elevada (ainda por cima numa experiência inédita como é a do Euro) que pura e simplesmente esse cenário não está incluído nas cotações dos activos nem da moeda. Talvez nos 2 dias anteriores se vissem algumas movimentações especulativas nesse sentido, mas isso não daria muito tempo para reagir.
 
Mensagens: 98
Registado: 8/6/2011 20:44
Localização: 20

Re: Euro / Escudo

por Pickbull » 9/7/2011 0:50

EuroVerde Escreveu:
bouyah Escreveu:Será que não é a Alemanha que sai do Euro e volta aos marcos? Será que não é o que vai acontecer?


Meu caro,
No dia em que a Alemanha deixar de dominar na Europa, entraremos de novo em guerra.
Portanto, deixemos a Alemanha dominar se queremos a paz.

isto, uma vez que dicidimos fazer parte da UE.


Eles saírem do euro não significaria fraqueza da parte deles.
Até pelo contrário uma vez que o marco seria uma moeda bem forte em relação ao euro (e ainda mais se se a França tb saísse).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Re: Euro / Escudo

por EuroVerde » 9/7/2011 0:22

bouyah Escreveu:Será que não é a Alemanha que sai do Euro e volta aos marcos? Será que não é o que vai acontecer?


Meu caro,
No dia em que a Alemanha deixar de dominar na Europa, entraremos de novo em guerra.
Portanto, deixemos a Alemanha dominar se queremos a paz.

isto, uma vez que dicidimos fazer parte da UE.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 9/7/2011 0:20

vset Escreveu:Viva,

há possibilidade de a passagem a escudo ser de um dia para o outro e que não tenhamos qualquer sinal que nos permita antecipar e precaver?


:?:


Tks.


Não faço ideia mas suponho que uma situação dessas aconteça primeiro na Grécia, daí que me pareça importante ir acompanhando o que se passa naquele país.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por vset » 9/7/2011 0:13

Viva,

há possibilidade de a passagem a escudo ser de um dia para o outro e que não tenhamos qualquer sinal que nos permita antecipar e precaver?


:?:


Tks.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

Re: Há algo que não bate certo ...

por fjp1977 » 8/7/2011 23:04

cinco kapa Escreveu:se as contas no DB Portugal são sempre em Euros, para que diabo eles abrem contas no DB Alemanha ? Não havia necessidade ...


Por enquanto continua a ser um banco português, só para Setembro ( em principio é que se dá a mudança )
 
Mensagens: 271
Registado: 8/1/2010 12:53
Localização: 13

Há algo que não bate certo ...

por cinco kapa » 8/7/2011 22:32

se as contas no DB Portugal são sempre em Euros, para que diabo eles abrem contas no DB Alemanha ? Não havia necessidade ...
 
Mensagens: 111
Registado: 9/6/2010 14:52
Localização: 14

por vset » 8/7/2011 17:56

:?
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por varus » 8/7/2011 17:27

Os argentinos também tinham dolares nas contas , e também foram convertidos na nova moeda , e não se admirem dos bancos portugueses eventualmente dar como garantias titulos de clientes ...

Quando chega o aperto vale tudo...
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por fjp1977 » 8/7/2011 17:24

Pastel Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:
Elias Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Basta pôr o dinheiro no Barclays ou no Deutsche Bank que são sucursais de bancos europeus para não se ter esse problema...


tens a certeza?


Em relação ao Barclays...Tenho!
O Deutsche já anunciou que o ia fazer...não sei se isso é rápido ou não!



Estive a reler o tópico e não posso deixar de chamar a atenção que:

Um cliente que abra conta em Euros no Barclays (ou no DB quando este já for sucursal) e se Portugal eventualmente sair do Euro, as contas são convertidas em Escudos!!!

Assim, acho que ninguém pode dizer que foi levado ao engano :mrgreen:

A principal diferença de ser sucursal é a questão do Fundo de Garantia aplicável.


Ou as pessoa do DB mentem com quantos dentes têm, ou está enganado

As contas ficam em euros em caso de conversão a escudos... Foi o que me garantiram lá...

Cumptos
 
Mensagens: 271
Registado: 8/1/2010 12:53
Localização: 13

por Automech » 8/7/2011 17:08

É aquela questão que já discutimos aqui:
http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 8/7/2011 8:44

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Uma coisa é certa: se tivermos acções denominadas em euros (isto é, não portuguesas), elas lá continuam alegremente.


Desde que estejam segregadas do património dos bancos.


explica lá isso AutoMech: as acções não são minhas?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 8/7/2011 3:03

travesso, o teu dinheiro mantem-se em titulos alemães e na moeda da Alemanha nesse momento.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Automech » 8/7/2011 1:14

Elias Escreveu:Uma coisa é certa: se tivermos acções denominadas em euros (isto é, não portuguesas), elas lá continuam alegremente.


Desde que estejam segregadas do património dos bancos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 7/7/2011 22:35

Uma coisa é certa: se tivermos acções denominadas em euros (isto é, não portuguesas), elas lá continuam alegremente.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por vset » 7/7/2011 22:28

Viva,

qual o acontecimento grave que vos fará logo levantar as poupanças para aplicar lá fora?

A saída da Grécia do EURO ? Teríamos tempo para salvar os nossos depósitos?


Cumps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por travesso » 7/7/2011 22:01

Pastel Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:
Elias Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Basta pôr o dinheiro no Barclays ou no Deutsche Bank que são sucursais de bancos europeus para não se ter esse problema...


tens a certeza?


Em relação ao Barclays...Tenho!
O Deutsche já anunciou que o ia fazer...não sei se isso é rápido ou não!



Estive a reler o tópico e não posso deixar de chamar a atenção que:

Um cliente que abra conta em Euros no Barclays (ou no DB quando este já for sucursal) e se Portugal eventualmente sair do Euro, as contas são convertidas em Escudos!!!

Assim, acho que ninguém pode dizer que foi levado ao engano :mrgreen:

A principal diferença de ser sucursal é a questão do Fundo de Garantia aplicável.


Então e se em vez de optarmos por um deposito, comprarmos divida Alemã, teremos tambem esse problema ou o nosso dinheiro fica em euros?
 
Mensagens: 1
Registado: 7/7/2011 9:29
Localização: 7

por urukai » 7/7/2011 16:56

Pastel Escreveu:
Elias Escreveu:Pastel,

Esse é um aspecto importante. Mas estás a dizer sucursal do banco na Alemanha?


Sim, da mesma maneira que digo Barclays sucursal do banco em Inglaterra

urukai Escreveu:Obrigado Pastel,

essa era a minha dúvida. Ia marcar uma reunião com o DB mas assim sendo não será necessário.

Lá terei de ir de férias à Alemanha! :D


Oh meu amigo, uma reunião no DB é sempre bom :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(PS: Acima dos 150, o DB trata directamente de abertura de conta na Alemanha, sendo que uma percentagem terá de ficar em PT.)


150.000€, presumo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

por Elias » 7/7/2011 16:56

Então e se for uma conta em libras no Barclays? OU em CHF no Crédit Suisse? Aí a situação é diferente, ou não?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pastel » 7/7/2011 16:55

Elias Escreveu:Pastel,

Esse é um aspecto importante. Mas estás a dizer sucursal do banco na Alemanha?


Sim, da mesma maneira que digo Barclays sucursal do banco em Inglaterra

urukai Escreveu:Obrigado Pastel,

essa era a minha dúvida. Ia marcar uma reunião com o DB mas assim sendo não será necessário.

Lá terei de ir de férias à Alemanha! :D


Oh meu amigo, uma reunião no DB é sempre bom :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(PS: Acima dos 150, o DB trata directamente de abertura de conta na Alemanha, sendo que uma percentagem terá de ficar em PT.)
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

Euro / Escudo

por bouyah » 7/7/2011 16:55

Será que não é a Alemanha que sai do Euro e volta aos marcos? Será que não é o que vai acontecer?
 
Mensagens: 3
Registado: 7/7/2011 14:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], farami, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, lito, m-m, malakas, MPAM, MR32, nicolau2019, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, silva_39, trend=friend, yggy e 378 visitantes