Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 20/6/2011 20:59

A outra engraçada é que o DB está a fazer uma "promoção" em que pagam por cash, 5% a 6 meses (DP). Mas os spreads que cobram são de 3. Que raio de modelo de negócio é esse...???? E se não existe risco, porque carga de água pagariam 5% por um DP quando as euribors estão a pouco mais de 1? tudo muito estranho.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 20/6/2011 20:45

Pata-Hari Escreveu:Bem o DB não era. Querem passar a ser, mas não eram. O facto é que toda a gente achava que sim.


Exacto Pata, tenho ideia que existe bastante "desinformação" acerca deste assunto...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 20/6/2011 20:43

Bem o DB não era. Querem passar a ser, mas não eram. O facto é que toda a gente achava que sim.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 20/6/2011 20:39

mfsr1980 Escreveu:Basta pôr o dinheiro no Barclays ou no Deutsche Bank que são sucursais de bancos europeus para não se ter esse problema...


tens a certeza?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 20/6/2011 20:33

Basta pôr o dinheiro no Barclays ou no Deutsche Bank que são sucursais de bancos europeus para não se ter esse problema...
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 20/6/2011 19:58

pmatos23 Escreveu:Em principio, activos em Euros "parqueados" em paises da zona Euro, ou mesmo fora dela, não serão afectados por este movimento, correcto?


Creio que sim, logo as acções em euros mantêm o seu valor.

Por outro lado, se se fizer um depósito em euros na Alemanha, por exemplo, o valor também se mantém, julgo eu.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pmatos23 » 20/6/2011 19:55

Apesar de todos os posts a esclarecer, venho insistir a pedir uma explicação:

- No caso de este evento extremo acontecer, a saida de Portugal do Euro, o que acontecerá aos nossos bens será:

Denominação automática a uma determinada taxa de câmbio (X) de todos os activos existentes em euros numa nova moeda (Novo escudo?) sejam eles depósitos á ordem, DP, PPR, Fundos Inv., seg capitalização, acções nacionais, etc, etc, desde que os mesmos estejam domiciliados numa instituição bancária/seguradora/broker de direito português. Se imediatamente a seguir se seguir uma (mais que certa) desvalorização da nova moeda, perderemos o equivalente valor/poder de compra desses activos.

Quanto ás dividas/responsabilidades, ou seja o passivo, desde que esteja denominado em euros, numa instituição bancária/seguradora/broker de direito português, estes também, pela mera lógica, deverão imediatamente ser convertidos na nova moeda, certo? Excluo aqui o efeito devastador que isso terá na Banca, desde que esta seja de direito Portugês.

Ponho esta ressalva, porque na minha opinião, esta deverá ser uma operação inversa ao que se passou aquando da introdução do Euro em portugal, embora comprimida no tempo (aliás, deverá ser feita ao fim de semana para evitar fugas de capital)

Em principio, activos em Euros "parqueados" em paises da zona Euro, ou mesmo fora dela, não serão afectados por este movimento, correcto?

Melhores cumprimentos a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 74
Registado: 9/5/2011 12:12
Localização: 16

por Elpikas » 20/6/2011 10:25

Cada vez mais a Grécia parece ter um pé fora da UE.

Tenho bastante receio que a seguir os holofotes se virem para o nosso pequeno País.

MAis um comentário na imprensa,
Ferreira do Amaral aconselha Portugal a sair do euro:

http://economico.sapo.pt/noticias/ferreira-do-amaral-aconselha-portugal-a-sair-do-euro_120941.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por PMACS » 13/6/2011 11:51

Uma pergunta aos entendidos:
Se voltar-mos aos escudo, todo o dinheiro que temos no banco é convertido a escudos e desvaloriza de imediato.E o dinheiro que temos na corretora(Portuguesa), acontece o mesmo, funciona como se de um banco se tratasse?
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

por Vesuvio » 1/6/2011 0:48

E ter algum dinheiro numa carteira electrónica tipo Moneybookers.
será que dava para o salvaguardar da desvalorização?
Abraço a todos e Bons Negócios
Vesuvio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 13/8/2007 15:27
Localização: Braga

por vitorigus » 31/5/2011 23:57

Wakaru Escreveu:O "problema" será escolher as acções certas de modo a desvalorizarem o mínimo (já nem falo em ganhar, se perder 4 ou 5% é bem melhor do que o escudo desvalorizar 50%)


Acçoes, podem subir ou descer. E se descerem mais que 4%? E cairem 6%? E 10%? e 80%? e...

Podes comprar um activo e "congelá-lo" por hedging. Pergunta por aqui como se faz. Mas atenção que o diabo está sempre nos pormenores.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por Wakaru » 31/5/2011 17:18

Por ex no Big dá para ter conta em dólares e todas as transacções de acções americanas passam a ser feitas com essa conta. Assim não haveria problema certo?

O "problema" será escolher as acções certas de modo a desvalorizarem o mínimo (já nem falo em ganhar, se perder 4 ou 5% é bem melhor do que o escudo desvalorizar 50%)
 
Mensagens: 48
Registado: 27/5/2010 11:11
Localização: 16

por Elpikas » 31/5/2011 16:43

Deputado do partido de Merkel diz que Grécia devia abandonar o euro

Margarida Vaqueiro Lopes
31/05/11 16:30 In Economico.pt

http://economico.sapo.pt/noticias/deputado-do-partido-de-merkel-diz-que-grecia-devia-abandonar-o-euro_119518.html

Isto está a ficar cada vez mais feio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

Com um País .....

por ocart » 23/5/2011 21:17

Cheio de INGINHEIROS, Doutores, advogados e afins só nos resta trazer para cá um Metalúrgico como o Brasil fez. Um Iletrado fez mais que esta cambada de inuteis que nos desgoverna desde 1974!!!!!!!!!!!!
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: Dúvida

por Elpikas » 23/5/2011 18:40

poseidon635 Escreveu:Neste momento tenho todas as minhas poupanças aplicadas em 2 bancos (contas à ordem e depósitos a prazo). Correspondem a cerca de 50% do valor em dívida a um dos bancos (crédito habitação).

Que me aconselham a fazer, uma vez que estou um pouco receoso com a situação actual e futura do País!!! :roll:

VAlerá a pena abrir uma contae em USD num banco nacional ou isto é irrelevante?

BN


Para Junho dizem que o dinheiro vai acabar para pagar aos funcionarios publicos, e se nas eleicoes não sair uma maioria estavel, julgo que definitivamente temos de emigrar. Em relação á massa o melhor é trocar por notas altas e depositar na Suiça.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por vset » 14/5/2011 23:07

JMHP Escreveu:
djovarius Escreveu:Resposta: emigrar e nunca mais voltar.


Essa será a minha opção principal tal como fizeram meus familiares no passado, mas antes teria de encerrar a empresa (PME Excelência) e deixar no desemprego cerca de 70 famílias com salários bem acima da media nacional.

Mesmo que Portugal não chegue a esse ponto, entretanto estou na expectativa sobre o caminho que o pais vai optar e percorrer, porque existem coisas pelo qual não estou disposto a tolerar. Estou quase a fazer 40 anos e tenho muitos planos para a minha vida, se o meu país não permitir, então será noutra parte deste mundo.

O regresso ao Escudo seria como um Tsunami na economia e vida dos portugueses...


Viva,

Não acredito que nessa situação seja fácil de mudares totalmente de rumo...


Continuo a pensar que isto continua a ser bom é para os fortemente endividados :!:


Cps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por vitorigus » 13/5/2011 9:28

Suponho que funciona como o dinheiro no banco: se está sedeado em Portugal, com cobertura do Fundo de garantia nacional, então será convertivel na moeda PT. Assim, os titulos (acçoes, fundos, etf's, cfd's..), negociados através de correctoras nacionais, serão convertidos em PT ao serem movimentados. Certo?
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

Re: Dúvida

por Cardeal » 13/5/2011 2:21

poseidon635 Escreveu:Neste momento tenho todas as minhas poupanças aplicadas em 2 bancos (contas à ordem e depósitos a prazo). Correspondem a cerca de 50% do valor em dívida a um dos bancos (crédito habitação).

Que me aconselham a fazer, uma vez que estou um pouco receoso com a situação actual e futura do País!!! :roll:

VAlerá a pena abrir uma contae em USD num banco nacional ou isto é irrelevante?

BN


E porque não, ter o dinheiro investido em acções?
Se se tiver acções cotadas em mercados tipo alemão, françês, holandês, etc., não passamos ao lado do problema?
 
Mensagens: 61
Registado: 29/11/2007 2:26
Localização: Lagos

por LTCM » 12/5/2011 15:27

whitebala Escreveu:Obrigado a ambos.

Desculpem a minha insistência. A conclusão é que ambos (ETF e fundos) são igualmente seguros sendo um bom veiculo para colocar algum carcanhol noutras latitudes?

Abraço


Exacto.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por whitebala » 12/5/2011 13:10

Obrigado a ambos.

Desculpem a minha insistência. A conclusão é que ambos (ETF e fundos) são igualmente seguros sendo um bom veiculo para colocar algum carcanhol noutras latitudes?

Abraço
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por Pata-Hari » 12/5/2011 7:16

(bolas, este gajo sabe sempre tudo e bem! ca raio!)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por LTCM » 11/5/2011 17:44

whitebala Escreveu:Portanto a conclusão é que os fundos são mais seguros que os ETF´s?


Não.

Os ETF’s têm riscos de contraparte diminutos a maior parte dos ETFs é regulamentada pelo direito comunitário, UCITS III, o qual impõe regras específicas e harmonizadas sobre os activos elegíveis, o banco “custodiante”, os limites de investimento, a comercialização e a protecção do investidor.

No caso do ETF utilizar total return swaps (TRS), existe um risco de incumprimento das obrigações contratuais por parte da contraparte do fundo. A utilização de TRS está limitada a 10% dos activos do fundo conforme UCITS III. Os ETF’s em espécie não têm riscos de contraparte.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Pata-Hari » 11/5/2011 16:41

depende do underlying, convém portanto saber em cima do quê que estão montados..!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por whitebala » 11/5/2011 16:04

Pata-Hari Escreveu:depende de quem os emite.


Quer dizer que ao contrario dos fundos de investimento os ETF não são garantidos?

È que a minha percepção é os detentores de UP dos fundos tem assegurado o capital (á cotação da data de dissolução) caso a empresa gestora quebre.

Portanto a conclusão é que os fundos são mais seguros que os ETF´s?

Abraço
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por Pata-Hari » 9/5/2011 17:02

depende de quem os emite.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, afcapitao, Bing [Bot], delta2024, Google [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, JotaFreitas1, m-m, malakas, MP65, MPAM, MR32, nfaz, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, ç e 204 visitantes