Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elpikas » 6/7/2011 8:53

Com a Moody’s a cortar o "rating" da dívida portuguesa para "lixo", é mais um passo acelerado par a nossa saída do Euro.

Tenho algum receio que a saída do Euro começe a ser cozinhada por este novo Governo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por vset » 29/6/2011 9:09

Exactamente pmatos23

cps
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por pmatos23 » 28/6/2011 23:56

Bom, no caso extremo de falência de Portugal (default)e, como consequência (ou não..) a eventual saida do Euro, a 1ª questão a ter em conta é esta: Todos, ou quase todos os bancos em Portugal entram em falência técnica, e talvez real, neste evento, logo ai teremos as nossas poupanças todas em risco, ou mesmo perdidas. E como poderemos accionar um fundo de garantia, que supostamente guarante até €100k, quando a própria entidade que o garante está falida... logo por ai não podemos estar sossegados.

No caso de um acontecimento catastrófico destes, os unicos que se "safarão" será quem tiver dinheiro, ou titulos, etc, numa instituição bancária fora de Portugal, de preferência num pais seguro e credivel. A opção por CHF é muito boa, mas apenas se não num banco português, senão que sentido terá? Se a instituição falir, de que serve a conta estar em USD, Libras,etc.?

Quanto ao estado poder "roubar" uma parte das nossas poupanças, num caso extremo destes tudo é possivel, vide o caso EUA anos 30 com o ouro, Argentina com o curralito, etc etc.

Mas não me parece que isso estará já ao virar da esquina... A ver vamos o que se passa na Grécia, pois ai é que se decide o futuro, com a resposta a todas estas perguntas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 74
Registado: 9/5/2011 12:12
Localização: 16

por Pickbull » 28/6/2011 20:45

mfsr1980 Escreveu:Puxa PickBull,
Mas isso agora é assim?!
Achas que o Estado se abarbatava assim a uma percentagem do nosso dinheiro? Vontade não lhes falta mas isso ainda não pode ser assim.
O perigo é o dinheiro ser reconvertido para uma nova moeda e essa desvalorizar rápidamente.
Agora hà maneiras de se surrupiar e a isso chama-se impostos, taxas e afins e esses claro que vão subir!
Abraço mfsr1980


Nunca fiando ....

Já vi a coisa menos negra do que vejo hoje. :?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Zezezinho » 28/6/2011 20:40

Pickbull Escreveu:Na eventualidade de falência de Portugal, e supondo que o Estado punha a mão a x% do nosso dinheiro, qual é a solução para evitar isso?


O desespero é grande :shock:

Se o "Estado põe mão a x% do teu dinheiro" então terás que chamar a Polícia para resolver o caso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

por mfsr1980 » 28/6/2011 19:57

Puxa PickBull,
Mas isso agora é assim?!
Achas que o Estado se abarbatava assim a uma percentagem do nosso dinheiro? Vontade não lhes falta mas isso ainda não pode ser assim.
O perigo é o dinheiro ser reconvertido para uma nova moeda e essa desvalorizar rápidamente.
Agora hà maneiras de se surrupiar e a isso chama-se impostos, taxas e afins e esses claro que vão subir!
Abraço mfsr1980
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Pickbull » 28/6/2011 18:06

Já agora aproveito para que me esclareçam também umas dúvidas.

Na eventualidade de falência de Portugal, e supondo que o Estado punha a mão a x% do nosso dinheiro, qual é a solução para evitar isso?

E já agora, caso isso aconteça, sobre que tipo de bens (só depósitos ou também outros títulos financeiros?) é que o confisco é feito?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Automech » 28/6/2011 17:52

Elias Escreveu:A minha questão é: um depósito em moeda estrangeira num banco português está mais seguro só por ser em moeda estrangeira?


Estou a especular mas duvido que assim seja. Muito me surpreenderia se estes depósitos fossem segregados. Ao não serem segregados, são como se fossem em Euros, com iguais rácios de solvabilidade e, por aquilo que o Pastel disse, abrangidos pelo limite de 100K euros fo FG (equivalente em moeda estrangeira) em caso de falência. Atenção que isto é mera especulação minha, com base no que li aqui.

Sendo a taxa de juro que o nfmarque referiu tão baixa, a outra possibilidade de quem queira ter moeda estrangeira (e para evitar tantos problemas com o FG em caso de falência) é comprar dinheiro físico e mete-lo num cofre alugado. A diferença é entre os poucos juros que se receberiam e o custo do cofre (que não sei quanto poderá ser). Penso que os cofres, sim, são segregados (não faria sentido ser de outra forma em que uma pessoa perdia peças de ouro ou obras de arte no caso de falência do banco).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 28/6/2011 17:38

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Se bem percebo isso protego contra o risco cambial mas não contra um eventual colapso do banco, certo?


Elias, o risco cambial que referes é apenas na possibilidade de sairmos do Euro, não ? Porque se tal não acontecer, o risco cambial é o maior risco destas contas mantidas em CHF, USD, AUD ou no que seja.


Exacto AutoMech. Mas vou tentar explicar melhor.

Imaginemos que saímos do EUR e que alguém tem uma conta em CHF.

Os CHF mantém o valor face ao PTE, o problema pode ser outro: é que os bancos aguentarem a dívida galopante resultante da desvalorização da moeda e nesse caso vão pelo cano. A minha questão é: um depósito em moeda estrangeira num banco português está mais seguro só por ser em moeda estrangeira?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 28/6/2011 17:36

Elias Escreveu:Se bem percebo isso protego contra o risco cambial mas não contra um eventual colapso do banco, certo?


Elias, o risco cambial que referes é apenas na possibilidade de sairmos do Euro, não ? Porque se tal não acontecer, o risco cambial é o maior risco destas contas mantidas em CHF, USD, AUD ou no que seja.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 28/6/2011 17:34

nfmarque Escreveu:
Pastel Escreveu:
Elias Escreveu:
nfmarque Escreveu:Eu pessoalmente tenho no db uma conta a prazo em chf.


Viva nfmarque,

É fácil abrir uma conta no DB em CHF? podes dar mais detalhes sobre o procedimento?


Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


nfmarque: e a taxa tem expressão??
é que a única que vejo que tem um valor que se veja é a em AUDs


Viva,
Vejo que o Pastel ja respondeu a todas as perguntas. Quanto ao valor da taxa é de 0.21% .

Mas a taxa torna-se irrelevante quando o chf ganhou por exemplo num ano 13%

http://www.google.com//finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=Linear&chdeh=0&chfdeh=0&chdet=1309278030086&chddm=360441&q=CURRENCY:CHFEUR&ntsp=0


A taxa que referes é a taxa do depósito a prazo ? Ou seja, é praticamente apenas ter lá o dinheiro guardado em CHF, por uma questão de segurança caso venhamos a sair do Euro.

p.s. quanto à valorização é uma faca de dois gumes. também pode desvalorizar :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 28/6/2011 17:32

Pastel Escreveu:
Elias Escreveu:
Pastel Escreveu:Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


Obrigado Pastel.

Isso pode ser feito em Portugal ou é preciso abrir conta noutro país?


Em Portugal. É uma conta moeda estrangeira em Portugal
Até estou convencido que a maior parte dos bancos faz isso...


Se bem percebo isso protego contra o risco cambial mas não contra um eventual colapso do banco, certo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por nfmarque » 28/6/2011 17:21

Pastel Escreveu:
Elias Escreveu:
nfmarque Escreveu:Eu pessoalmente tenho no db uma conta a prazo em chf.


Viva nfmarque,

É fácil abrir uma conta no DB em CHF? podes dar mais detalhes sobre o procedimento?


Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


nfmarque: e a taxa tem expressão??
é que a única que vejo que tem um valor que se veja é a em AUDs


Viva,
Vejo que o Pastel ja respondeu a todas as perguntas. Quanto ao valor da taxa é de 0.21% .

Mas a taxa torna-se irrelevante quando o chf ganhou por exemplo num ano 13%

http://www.google.com//finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=Linear&chdeh=0&chfdeh=0&chdet=1309278030086&chddm=360441&q=CURRENCY:CHFEUR&ntsp=0
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 7/5/2009 19:06
Localização: 16

por Automech » 28/6/2011 17:12

Obrigado Pastel
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pastel » 28/6/2011 17:11

AutoMech Escreveu:A conta em moeda estrangeira está abrangida pelo fundo de garantia até ao equivalente de 100K euros ?


O regime é exactamente igual ao das contas EUR
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

por Automech » 28/6/2011 17:06

A conta em moeda estrangeira está abrangida pelo fundo de garantia até ao equivalente de 100K euros ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pastel » 28/6/2011 17:04

Elias Escreveu:
Pastel Escreveu:Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


Obrigado Pastel.

Isso pode ser feito em Portugal ou é preciso abrir conta noutro país?


Em Portugal. É uma conta moeda estrangeira em Portugal
Até estou convencido que a maior parte dos bancos faz isso...
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

por Elias » 28/6/2011 17:01

Pastel Escreveu:Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


Obrigado Pastel.

Isso pode ser feito em Portugal ou é preciso abrir conta noutro país?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pastel » 28/6/2011 17:01

AutoMech Escreveu:E já agora sabem qual é o montante mínimo para ter conta em CHF ?


Não é relevante :mrgreen:
É basicamente o mesmo que uma conta em euros
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

por Automech » 28/6/2011 16:54

E já agora sabem qual é o montante mínimo para ter conta em CHF ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pastel » 28/6/2011 16:47

Elias Escreveu:
nfmarque Escreveu:Eu pessoalmente tenho no db uma conta a prazo em chf.


Viva nfmarque,

É fácil abrir uma conta no DB em CHF? podes dar mais detalhes sobre o procedimento?


Sendo cliente com conta DO, basta o titular (ou titulares todos caso sejam mais do que um) assinarem um formulário normalíssimo.


nfmarque: e a taxa tem expressão??
é que a única que vejo que tem um valor que se veja é a em AUDs
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

por Elias » 28/6/2011 14:22

nfmarque Escreveu:Eu pessoalmente tenho no db uma conta a prazo em chf.


Viva nfmarque,

É fácil abrir uma conta no DB em CHF? podes dar mais detalhes sobre o procedimento?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por nfmarque » 28/6/2011 14:17

Boa tarde,
a discussão esta a sair fora do topico o que é pena. Que eu saiba a inflação não é medida em cafés.
podem encontrar no link o historico

http://www.inflation.eu/inflation-rates/portugal/historic-inflation/cpi-inflation-portugal.aspx

Quanto ao tópico, o melhor é ter o menor numero possivel de escudos.
Eu pessoalmente tenho no db uma conta a prazo em chf.

o rendimento num ano pode ser observado :
http://www.google.com//finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=Linear&chdeh=0&chfdeh=0&chdet=1309266938803&chddm=360441&q=CURRENCY:CHFEUR&ntsp=0

cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 7/5/2009 19:06
Localização: 16

por Elias » 28/6/2011 14:05

Pickbull Escreveu:Acho que fica claro que nessa altura ficámos a perder no que diz respeito ao café.


Não digo o contrário. Mas o mesmo princípio aplica-se sempre que há aumentos de alguma coisa.

Por exemplo, no dia 1 de Janeiro é costume haver aumentos de transportes, portagens, electricidade, etc. Nesses dias ficamos todos a perder.

E o café também já teve aumentos posteriores àquele que referes (de 40 para 45 e depois para 50 e depois para 55).

O que eu quero dizer é que não me parece que o aumento do euro tenha induzido, por si só, uma perda de poder de compra.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pickbull » 28/6/2011 14:01

Elias Escreveu:Pessoalmente tenho muitas - mas mesmo muitas dúvidas - sobre essa suposta perda de poder de compra resultante da adesão ao Euro e estas dúvidas só se dissiparão se alguém me apresentar dados concretos que demonstrem que isso aconteceu realmente.


Exemplo (sobre o café):

No mês anterior à entrada do euro eu ganhava 200 contos e bebia 100 cafés por mês (cerca de 3 cafés por dia a 75$00). Ou seja 7500$00/200.000$00 => 3.75% do meu ordenado era gasto em café.

Entrámos para o euro e passei a ganhar os mesmos 200 contos que convertidos em euros deu-me 997.60€. Continuei a beber os mesmos 100 cafés mas em vez de 0.37€ passei a pagar 0.40€.
Ou seja 40/997.6 => 4.01% do meu ordenado.

Acho que fica claro que nessa altura ficámos a perder no que diz respeito ao café.

Fala com alguém da área que tivesse em stock uns bons quilos de café e pergunta-lhe se nessa altura não foi uma "ibersol".

Passados 10 anos esse efeito diluiu-se no tempo? É um facto mas nessa altura eu fiquei pior.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, rg7803 e 122 visitantes