Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvida

por poseidon635 » 18/4/2011 14:09

Obrigado pela informação.

Bastaria informar o banco que queria abrir uma outra conta em Dolares ou convertiam a minha conta de euros em dolares, de acordo com a actual cotação (Ex. Best)?



Ou teria de abrir uma conta numa instituição que não Portuguesa?


EuroVerde Escreveu:
poseidon635 Escreveu:Neste momento tenho todas as minhas poupanças aplicadas em 2 bancos (contas à ordem e depósitos a prazo). Correspondem a cerca de 50% do valor em dívida a um dos bancos (crédito habitação).

Que me aconselham a fazer, uma vez que estou um pouco receoso com a situação actual e futura do País!!! :roll:

VAlerá a pena abrir uma contae em USD num banco nacional ou isto é irrelevante?

BN


Caro poseidon,

Eu acho sempre seguro ter uma conta em dolar.
Tenho a espectativa que dentro de algumas semanas o euro possa ir bater os 1,5 dolar e depois este valorize e o par entre em colapso.

No entanto também poderei estar errado.

Outro país que pode a médio/curto prazo entrar em bancarrota é mesmo a Venezuela comunista caso o dólar valorize e baixo o crude. Sendo a Venezuela um país produtor neste momento se se vir com menos receita para pagar a dívida de curto médio prazo, vai se um pouco constrangedor, ainda por cima que não contem com o EUA para nada.
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por artista_ » 18/4/2011 14:04

EuroVerde Escreveu:Já agora, quanto é que vale um euro em escudos actualmente? Já não 200,482 poi não? :oops:


Se Portugal saísse seria o mercado a estabelecer a cotação... talvez 500 escudos por 1 euro! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Pata-Hari » 18/4/2011 14:03

Lion, se o teu crédito for em portugal e numa instituição tuga, ficam em escudos. Mas seria uma boa pergunta a colocar ao DB, se eles dizem que as contas deles não têm risco no caso de sairmos do euro (e não sei se dizem!), então os créditos ficariam em euros...!

Euroverde, esse valor não interessa nada. Foi uma referência que não servirá de nada e que desaparece no mesmo instante da conversão. Esquece isso.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por EuroVerde » 18/4/2011 12:53

Já agora, quanto é que vale um euro em escudos actualmente? Já não 200,482 poi não? :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Mcmad » 18/4/2011 12:40

Dizer que se Portugal sair do Euro é uma Tsunami, é o mesmo que admitir o erro de nunca lá termos estado. Já sei, vivemos em tempo de negação. A saída de Portugal do Euro como moeda só constitui um forte problema porque temos uma economia cheia de inercia.

Para mim será mais fácil explicar aos Portugueses ( porque Portugal é isso mesmo os Portugas) o caminho da produtividade, do crescimento, da poupança e de viver dentro das suas possibilidades com moeda própria.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

Re: Dúvida

por EuroVerde » 18/4/2011 12:34

poseidon635 Escreveu:Neste momento tenho todas as minhas poupanças aplicadas em 2 bancos (contas à ordem e depósitos a prazo). Correspondem a cerca de 50% do valor em dívida a um dos bancos (crédito habitação).

Que me aconselham a fazer, uma vez que estou um pouco receoso com a situação actual e futura do País!!! :roll:

VAlerá a pena abrir uma contae em USD num banco nacional ou isto é irrelevante?

BN


Caro poseidon,

Eu acho sempre seguro ter uma conta em dolar.
Tenho a espectativa que dentro de algumas semanas o euro possa ir bater os 1,5 dolar e depois este valorize e o par entre em colapso.

No entanto também poderei estar errado.

Outro país que pode a médio/curto prazo entrar em bancarrota é mesmo a Venezuela comunista caso o dólar valorize e baixo o crude. Sendo a Venezuela um país produtor neste momento se se vir com menos receita para pagar a dívida de curto médio prazo, vai se um pouco constrangedor, ainda por cima que não contem com o EUA para nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Lion_Heart » 18/4/2011 12:16

Alguém me responde o que acontece a quem ja tinha créditos em escudos e que depois foram "transformados" em euros?

Eu emigro caso o PS ganhe , nem espero mais!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Dúvida

por poseidon635 » 18/4/2011 11:54

Neste momento tenho todas as minhas poupanças aplicadas em 2 bancos (contas à ordem e depósitos a prazo). Correspondem a cerca de 50% do valor em dívida a um dos bancos (crédito habitação).

Que me aconselham a fazer, uma vez que estou um pouco receoso com a situação actual e futura do País!!! :roll:

VAlerá a pena abrir uma contae em USD num banco nacional ou isto é irrelevante?

BN
Editado pela última vez por poseidon635 em 18/4/2011 12:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por JMHP » 18/4/2011 11:28

djovarius Escreveu:Resposta: emigrar e nunca mais voltar.


Essa será a minha opção principal tal como fizeram meus familiares no passado, mas antes teria de encerrar a empresa (PME Excelência) e deixar no desemprego cerca de 70 famílias com salários bem acima da media nacional.

Mesmo que Portugal não chegue a esse ponto, entretanto estou na expectativa sobre o caminho que o pais vai optar e percorrer, porque existem coisas pelo qual não estou disposto a tolerar. Estou quase a fazer 40 anos e tenho muitos planos para a minha vida, se o meu país não permitir, então será noutra parte deste mundo.

O regresso ao Escudo seria como um Tsunami na economia e vida dos portugueses...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por djovarius » 18/4/2011 11:07

Resposta: emigrar e nunca mais voltar.

Outra: hiperinflação à la América Latina, anos oitenta.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

por diabo1982 » 18/4/2011 10:24

Quando ouço falar em voltarmos ao escudo, só me lembro do que aconteceria aos créditos à habitação e aos juros a pagar...Certamente passaríamos de 1.50% actuais da Euribor a 6 meses para quanto? 10%? 15?


Acho que seria o descalabro total...

Ou sou eu que estou a pensar mal e a mudança para o escudo não implicaria o agravamento brutal das taxas de juros do crédito à habitação (e não só!) para taxas incomportáveis, uma vez que deixariam de estar "coladas" à Euribor.
 
Mensagens: 52
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: porto

por Batmax » 18/4/2011 8:09

Seria o fim de todos todos nos iríamos voltar a sachola :mrgreen:
User mudou de nick - > Wallstreetrader
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por Mcmad » 18/4/2011 0:59

jbraven Escreveu:
Mcmad Escreveu:Eu acho uma piada aqueles que dizem que voltar ao escudo era catastrófico, lá estivemos 700 anos...

Afinal para que serve o dinheiro?


700 anos??? Muda isso para 100: o escudo foi criado por decreto de 22 de Maio de 1911, substituindo o real, que ainda se manteve em circulação até 1929.


Obrigado pela correcção. :)

Eu queria referir moeda própria.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por jbraven » 18/4/2011 0:52

Mcmad Escreveu:Eu acho uma piada aqueles que dizem que voltar ao escudo era catastrófico, lá estivemos 700 anos...

Afinal para que serve o dinheiro?


700 anos??? Muda isso para 100: o escudo foi criado por decreto de 22 de Maio de 1911, substituindo o real, que ainda se manteve em circulação até 1929.
 
Mensagens: 247
Registado: 10/2/2009 20:03
Localização: Vila Nova de Gaia

por pisão » 18/4/2011 0:34

A nossa saída do euro não seria solução mas sim um grande problema porque endividamo-nos em moedas fortes: euros e dólares, se voltarmos aos escudos muito desvalorizados as nossas dívidas duplicariam.

Aí sim os nossos credores nunca mais iriam ver a cor do dinheiro que nos emprestaram. Como eles não são tolos enquanto existirem euros eles vão-nos manter lá dentro, para sua própria segurança.

Dai que voltar ao escudo na minha opinião está complemente fora de parte. :idea:
Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 12/3/2009 1:16
Localização: Litoral Centro

por Mares » 17/4/2011 18:11

Elpikas Escreveu:Quando foi da transicção do escudo-euro o Estado estipulou com bastante antecedência uma data para a alteração das contas bancárias Portuguesas, e só posteriormente veio a moeda. De salientar que o cambio sempre foi fixo. Na situação inversa e sem cambio fixo só posso estar a vêr uma fuga intensa de capitais para o exterior. Fazer tudo em segredo também acho complicado, no entanto com o FMI tenho receios que tudo possa acontecer!!


A melhor forma que o FMI tem de garantir o dinheiro dos investidores será mantêr o euro.

Um abandono do euro corresponderá a uma perda tão grande, que qualquer investidor sairá perdendo.

Então acho precisamente o contrário... Enquanto o FMI tiver as rédeas, as coisas vão andar mais na linha .
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elpikas » 17/4/2011 17:27

Quando foi da transicção do escudo-euro o Estado estipulou com bastante antecedência uma data para a alteração das contas bancárias Portuguesas, e só posteriormente veio a moeda. De salientar que o cambio sempre foi fixo. Na situação inversa e sem cambio fixo só posso estar a vêr uma fuga intensa de capitais para o exterior. Fazer tudo em segredo também acho complicado, no entanto com o FMI tenho receios que tudo possa acontecer!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por Pata-Hari » 17/4/2011 17:24

pelo contrário, ficaria mais barata...!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por artista_ » 17/4/2011 17:13

artista Escreveu:A bolsa portuguesa perderia interesse... o pouco que ainda tem! :|


E daí não sei, há muitos efeitos a considerar e confesso que estou com alguma dificuldade em perceber o tipo de filme que nos esperaria! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por artista_ » 17/4/2011 17:10

A bolsa portuguesa perderia interesse... o pouco que ainda tem! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 17/4/2011 16:00

Pata-Hari Escreveu:Não apanharia por exemplo quem tem poupanças noutros activos financeiros, nomeadamente acções estrangeiras (esses, por outro lado, já andam a pagar duplas tributações há anos...!)


Eu diria mais: numa situação de regresso ao escudo, o investimento em acções estrangeiras seria uma forma de rentabilizar duplamente o dinheiro (pelo crescimento do activo e pela valorização do euro).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 17/4/2011 15:56

artista, o mais espantoso é que obrigar todos a investir os subsidios de natal e de férias em CTs/OTs/BTs tem exactamente o mesmo efeito. Com uma desvantagem muito grande: afecta apenas os que têm/declaram ordenados e é por isso injusto face a muitas pessoas que não declaram nada ou cujos rendimentos são na sua totalidade ou quasi-totalidade de outras espécies (normalmente correspondentes aos patrimónios mais elevados).

Nesse sentido, o default apanharia quem tem poupanças - que por azar estariam investidas no estado. Não apanharia por exemplo quem tem poupanças noutros activos financeiros, nomeadamente acções estrangeiras (esses, por outro lado, já andam a pagar duplas tributações há anos...!)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Mcmad » 17/4/2011 15:46

Eu acho uma piada aqueles que dizem que voltar ao escudo era catastrófico, lá estivemos 700 anos...

Afinal para que serve o dinheiro?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por artista_ » 17/4/2011 15:25

Pata-Hari Escreveu:O ajuste cambial demoraria poucos minutos ou segundos (com um excesso ou um defeito até ao ajuste). Não era necessário congelar nada, o mercado faria tudo sozinho e, de modo mágico, tudo o que fosse moeda tuga desvalorizaria.

Sim, podes-se ter dólares, outra moeda ou outro qualquer activo que não esteja emitido em moeda tuga.


Seria engraçado (sem graça nenhuma), num dia uma viagem para Nova York custa 500 euros no dia seguinte custará 150 contos! Um LED custa na Worten 1000 euros no dia seguinte custava 280 contos... e cada um terá na conta 200 escudos por cada euro! :(
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por rjmsilva » 17/4/2011 15:25

Pata-Hari Escreveu:O ajuste cambial demoraria poucos minutos ou segundos (com um excesso ou um defeito até ao ajuste). Não era necessário congelar nada, o mercado faria tudo sozinho e, de modo mágico, tudo o que fosse moeda tuga desvalorizaria.

Sim, podes-se ter dólares, outra moeda ou outro qualquer activo que não esteja emitido em moeda tuga.


O problema seria manter o segredo de uma operação dessas e evitar a fuga do dinheiro. À boa maneira tuga alguém avisava a familia, que avisava o amigo, a vizinha de cima, a amante e num piscar de olhos estava no Faceburka e estava o pânico instalado antes de eles carregarem no botão para converter a moeda.
 
Mensagens: 104
Registado: 27/12/2010 21:02
Localização: 12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], iniciado1, jlmt, niceboy, PAULOJOAO e 156 visitantes