Mares Escreveu:coloquei um post mais abaixo (31/3/2011 12:49 Assunto: Re: Negócios da semana - Parcerias Público-Privadas) com um artigo, saído hoje numa revista, sobre o sucesso do TGV em Espanha.
O problema é a conclusão que tiras. Vamos lá recordar:
- "As três principais linhas da rede de Alta Velocidade ferroviária espanhola já transportaram mais de 68 milhões de passageiros"
Tu sabes quanto é que estava estimado para dizeres que é um sucesso ?
- "Renfe confirmam ainda o desvio importante de passageiros dos aviões para os comboios nas ligações entre Madrid e Barcelona e entre a capital e a cidade de Valência"
O que é normal. Mas desviou o suficiente ?
- "só nos primeiros dias de funcionamento a ligação entre Madrid e Valência registou já mais de 500 mil viajantes"
Já disse antes mas esses 'primeiros dias' foram 100 dias. E qual era o plano ?
- "Comparativamente ao avião, a quota de mercado de viajantes em Alta Velocidade ferroviária é já de mais de 74%."
Aparentemente é um número alto. Mas qual era o plano ?
- "o corredor Madrid-Barcelona transportou quase 17 milhões de passageiros, dos quais cerca de 7,7 milhões"
E isso é muito ou pouco ? Qual era o plano ?
- "O serviço regista uma quota de mercado de 45,7% e uma ocupação de 78,5%."
É bom ou mau ? Qual era o plano ?
- "No serviço mais antigo de Alta Velocidade em Espanha, a ligação Madrid-Sevilha, viajaram nos últimos, anos mais de 50 milhões de passageiros, o que equivale a uma média diária de mais de 7.600."
É bom ou mau ? Qual era o plano ?
- "Com uma quota de mercado de 84%, face às ligações aéreas, e uma pontualidade de 99%, a linha registou no último ano mais de 3,15 milhões de passageiros."
A pontualidade penso que é a única coisa em todas estas afirmações que parecem ser um sucesso.
Para tudo o resto não podes dizer se foi um sucesso sem saberes quais eram os pressupostos para o projecto.
No entanto classificaste isto como "o sucesso do TGV em Espanha". E os outros é que dizem cosas com base em suspeitas ?