(...)
Elias Escreveu:Fui buscar um tópico antigo, uma vez que tem o histórico...
Governo português já foi notificado de corte de "rating"
13 Janeiro 2012 | 20:20
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Agência de notação financeira deverá anunciar esta noite que a classificação da dívida portuguesa foi revista em baixa em dois níveis.
A SIC noticiou esta noite que o Governo português já foi notificado, por parte da agência de notação financeira Standard & Poor’s, que o “rating” do país vai ser revisto em baixa.
A notícia com a decisão da agência já tinha sido avançada pelos media internacionais, que dão conta que o corte será de dois níveis, pelo que a classificação de Portugal passará de ‘BBB-’ para ‘BB’, um nível considerado de “lixo”.
A imprensa internacional noticiou, ao longo da tarde, que está iminente o anúncio de um corte de “rating” da dívida soberana de vários países do euro por parte da agência Standard & Poors, estando a França, Áustria e Eslováquia na calha para assistirem a um “downgrade”.
O jornal francês “Les Echos” diz que Portugal, Espanha e Itália também serão alvo de corte, em dois níveis.
Se isso se confirmar, Portugal passará a ser “junk” aos olhos das três principais agências de notação financeira. Os países são alertados com um mínimo de 12 horas de antecedência das decisões das agências de "rating".
Recorde-se que Portugal tinha sido cortado para “lixo” pela Moody’s a 5 de Julho e pela Fitch no passado dia 24 de Novembro. De momento, apenas a S&P mantinha a dívida de longo prazo da República Portuguesa no grau de investimento, em ‘BBB-’.
No dia 19 de Outubro, a agência canadiana DBRS também cortou o “rating” da dívida de longo prazo de Portugal, colocando-a um nível acima de lixo, com perspectivas “negativas”. E ontem a agência norte-americana Egan-Jones desceu igualmente a classificação de Portugal, de ‘BB’ para ‘B+’.
Portugal com as privatizações pode obter o necessário para se reorganizar rumo a uma saída da crise. O povo tem que por travão ás greves e demitir o Sr. alberto da Madeira que dá uma má imagem de portugal. A saída da crise da Europa chama-se EUROBONDS como fizeram os EUA à muitos anos atrás. O que segura os Estados Americanos são as Eurobonds ou já teria falido.