O Usd/Chf vive um prolongado Bear Market, que se iniciou no longínquo ano de 2001. Leva portanto 10 anos sob domínio dos ursos!
O seu máximo de cotação foi atingido em Março de 1985 nos 2,9397 e actualmente está perto de mínimos históricos.
Desde 2003 a sua desvalorização vêm sendo sustentada por uma LTD. A zona dos 0,9926 ainda serviu de suporte aos touros durante 2 anos, mas no final de 2010 também foi quebrada.
No dia 28-09-10 escrevi isto no tópico
Situações interessantes no forex:
paubo Escreveu:Os ursos têm o poder em todos os horizontes temporais.
Se quisermos ser dramáticos até podemos ver um H&S no gráfico semanal em que o target será os ainda longínquos +-0,91xx.
Mais um paraíso dos ursos.
Entrar longo é tentar adivinhar um fundo...
Passados 8 meses, o paraíso continua. O que parecia ser dificilmente alcançado, o target do H&S, foi até ultrapassado...
O ano de 2011 até começou com uma lateralização, mas essa indefinição facilmente foi resolvida pelos curtos. Continua a fazer sucessivos lowers higs e lowers lows. A semana passada terminou encostado a uma resistência de curto prazo, nos 0,922..
A recente subida permitiu atingir e ultrapassar ligeiramente o target do recente rectângulo onde andou a lateralizar durante 6 dias. A já referida resistência dos 0,922 parou esta reacção. Isto permitiu igualmente o aparecimento de uma LTD de curto prazo.
Neste momento a cotação está entre a LTD de curto prazo e uma LTA formada desde quarta-feira passada.
Este inicio de semana começou com uma ligeira correcção à resistência dos 0,922. Nas ultimas horas começou a ser formada uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. Os longos, ajudados por esta divergência e pela recente LTA tentam outra vez atacar os 0,922.
Tenho acompanhado com bastante atenção este par. Têm sido muito interessante tecnicamente. Reage bem a suportes, resistências, LTs, divergências.
Deixo um alargado número de gráficos. O mensal (1984-2011), semanal (2003-2011), diário, 4horas e 1 hora.