artista Escreveu:Não concordo, não existe é concertação entre pais e filhos, a escola não pode fazer muito mais do que faz. No caso dos alunos que acabam por abandonar a escola são poucos os que os pais vão à escola mesmo quando convocados várias vezes, por diversas vias... tu dizes que "a escola puxa para um lado e os pais para outro" mas na grande maioria desses casos os pais não puxam para lado nenhum, simplesmente estão ausentes...
E é esses que eu acho que deveriam ser responsabilizados pela sua conduta criminosa! Ainda assim o problema é muito difícil de resolver pelo menos num curto espaço de tempo...
Daí eu defender que quando uma criança e/ou pais são sinalizados deveriam ser automaticamente acompanhados por um técnico, psicólogo, alguém com as necessárias qualificações para tentarem resolver a situação.
artista Escreveu:Boa, mas eu nem iria tão longe, a maioria dos pais precisaria apenas de ir uma vez por período, os dos mais problemáticos é que teriam de ir mais vezes... o pior é que são exactamente esses que nunca aparecem!
Se não comparecem a bem, comparecem a mal. Manda-se a policia com uma ordem do tribunal ou algo parecido. Cria-se uma área própria para cuidar destes casos de pura negligência.
artista Escreveu:Isso já existe, eu este ano já sinalizei 7 para a CPCJ (Comissão de Protecção de crianças e jovens)... mas isso muda pouca coisa porque os pais vão lá e levam um "sermãozito" e continua tudo na mesma...
Pois, é sempre a mesma coisa.
As malditas palmadinhas nas costas que nada resolvem.
Temos realmente que impor regras realmente penalizadoras se quisermos que as coisas mudem.
artista Escreveu:Também acho, mas acho que a forma como estás a falar é de quem acha que a maioria iria para o olho da rua e aí estás enganado... e injusto.
Portugal precisa de cerca de 120 mil professores (já estou a contar com a redução) e pensar que todos terão de ser perfeitos é uma utopia, não existe nenhuma profissão onde todos sejam perfeitos... acho que um professor que é muito bom a dar aulas terá sempre lugar no sistema de ensino, mesmo que não seja grande coisa como gestor de conflitos ou o que lhe quiseres chamar... é muito difícil encontrar 120 mil pessoas qualificadas que sejam bons nestas duas vertentes!
Não não, ninguém aqui está a pedir perfeição. Mas exigindo uma avaliação a um professor ele é obrigado a melhorar a sua maneira de ser e de ensinar. Serão detectadas situações onde terá que melhorar.
Naturalmente que existirão aqueles que realmente não têm outra hipotese do que ir para o olho da rua.
Mas tudo isto seria muita mais simples que existisse um curso especifico que declarasse uma pessoa apta para o ensino. Qualquer um poderia ir para professor mas teria que obrigatoriamente fazer esse curso, com uma enorme componente psicológica pois tirando a disciplina para a qual está apta a ensinar, um professor tem que ser também ele um psicólogo.
artista Escreveu:Concordo inteiramente. Ainda assim, no outro dia tinhas aqui um post onde dizias que da tua janela vias os alunos que faziam coisas inimagináveis. Agora imagina-os dentro de uma sala fechada! Acho que o que se faz nas escolas já é muito para muitos dos alunos que temos (não são todos obviamente, mas são os mais problemáticos)...
Também concordo que a escola não tem só de formar e deixar a educação para os pais, mas tendencialmente deverá ser assim. Se um aluno manda constatemente os professores para o Car**** o que é que sugeres que se faça? Achas que a escola tem capacidade para educar nas horas onde os alunos estão na escola, quando o que trazem de casa são maus exemplos, maus tratos, miséria, etc?! Terá alguma mas nos casos piores dificilmente conseguirá muito, ainda para mais quando os pais não aparecem por lá...
Convocatória imediata para os pais. Caso não compareçam, segue-se os trâmites já mencionados.
artista Escreveu:Isso já acontece parcialmente mas custa dinheiro, que neste momento está escasso, até se está a reduzir a carga horária dos alunos e a carregar os horários dos professores com as coisas fundamentais para que a escola funcione, reduzindo o número de professores necessários mas deixando poucas horas para esse tipo de actividades... como é que sugeres que isso se faça? o sector privado vai ás escolas de borla?! Posso contar contigo para desenvolveres umas actividades na escola onde estou?
Vou-te ser sincero, digo isto do fundo do coração, espero poder um dia ter capacidade de bancar do meu bolso esse tipo de actividades. Encher-me-ia de orgulho poder ajudar crianças a crescer e serem alguém na vida, principalmente aquelas a que a vida não foi simpática.
Como penso que já é sabido pelas minhas intervenções, faz-me imensa urticaria quando vejo pessoas capazes, que não conseguem fazer nada na vida sem o apoio do estado.
Eu, enquanto tiver duas mãos para trabalhar e uma cabeça para pensar, jamais irei depender do estado para viver.
O quão triste é viver estando dependente de outrem quando se tem condições físicas e mentais para trabalhar..
artista Escreveu:Pois é, por aí já concordo que possamos avançar, não resolviamos o problema de vez mas com toda a certeza que avançariamos algo...
Os sistemas automáticos já existem em todas ou quase todas as escolas. Muitos alunos dizem que se esquecem do cartão, outros mandam a funcionária que está à porta dar uma volta e entram, outros saltam a vedação para entrar e sair das escolas. Como é que resolves isto? Acredito que se pode melhorar as coisas, mas dificilmente isso se fará sem custos, o pessoal auxiliar que existe nas escolas mal dá para os serviços básicos...
Pois, mas aí meu caro é uma daquelas situações em que dizemos que não é possivel fazer omeletes sem partir ovos.
Se queremos dar às nossas crianças um bom sistema de ensino há que gastar dinheiro (olha lá Pata, agora tá bem escrito não tá?

)
Não tem cartão não entra. Se entrar saltando a vedação, quando sair, ou sai pela vedação novamente pois se sair pelo portão, bem não sai pois a entrada não está registada.
Lá se vai telefonar à mama ou ao papa para virem buscar a criança.
Se os pais não vierem a criança é levada a casa pela policia.
Isto ou vai ou racha.
Chega de palmadinhas nas costas e paninhos quentes.
artista Escreveu:Já existe, os resultados tendem a ser pouco eficazes... e eu também me pergunto, o que é que podem fazer? É que tu, e muitos do que nunca estiveram a trabalhar numa escola, vêm os pais como se fossem vocês mesmos e o que fariam se os vossos filhos tivessem problemas de comportamento ou outros. O problema é que a realidade social está longe disso... se fosses a uma reunião de pais na minha escola reformulavas logo a tua opinião!
Eu sei. Uma amiga minha foi pela 1ª vez a uma reunião numa escola preparatória e saiu de lá em estado de choque. Disse logo que para o ano o filho dela já para lá não vai.
artista Escreveu:E nem imaginas o trabalho (quase todo inútil) que as alterações dão ás escolas, sobretudo aos professores que gastam energias desnecessárias com os ajustamentos constantes que têm de fazer...
Acredito. Esse é um dos problemas que faz os professores andarem revoltados e descontentes com o seu trabalho.
Tal como há professores que nem para varredores de rua servem, há também aqueles que dão tudo o que têm em prol da sua profissão e dos seus alunos para depois verem goradas as suas tentativas de melhorar o sistema.
É que é tudo a complicar uma coisa que deveria ser simples, ensinar/educar uma criança, nada mais.
artista Escreveu:Obviamente isso é já campanha eleitoral... ainda assim este modelo é estúpido, embora seja muito difícil encontrar um bom, eu tenho algumas idéias mas a mim ninguém me ouve!
Pois, nunca se irá agradar a gregos e a troianos, mas isso não pode ser impeditivo de seguir em frente e implementar um sistema de avaliação.
artista Escreveu:Se estás a referir-te aos professores estás muito enganado. Têm perdido muitas regalias... então os contratados (como eu) já não têm quase nenhumas, muitos estão há anos no ensino (10, 15) e vão ficar no desemprego em Setembro (como eu)!
Não falei dos professores mas no país como um todo.
Xiça que isto de responder a cada pergunta dá uma trabalheira.......
Até fiquei com fome, vou lanchar, alguém é servido? Vai ser uma tigela de Nestum
