Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 15/3/2011 23:34

LTCM,

Congratulo-te pela iniciativa.

A interpretação que faço até agora dos teus textos é que esta estratégia é baseada na alocação de activos e não na selecção de activos.

----(Tinha escrito aqui outra coisa, mas penso que é justo seres tu a ires desvendando à medida que achares que o deves fazer)...

No entanto, se aquilo que vais apresentar se aproximar daquilo que eu penso que é, a minha questão julgo fazer sentido e que tu a entenderás.

Consideras a idade do investidor um factor a ter em conta na alocação dos activos que compõem a carteira?

Cumprimentos
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por Specialx » 15/3/2011 22:30

EuroVerde Escreveu:Este grupo de empresas perdeu muito mais do que 50%
O que pretendo saber é se a estratégia aqui apresentada neste tópico por si, se faz sentido para este grupo de empresas? É que bastou 2 anos para brutais valorizações serem confirmadas. A 4 anos elas podem não estar tão valorizadas como hoje estão.
Foram valorizações altamente rápidas (2anos)! E noto que ao longo desse percurso, houve grandes obstáculos a serem ultrapassados, entre os quais a MM200 em 2009 e a MM200 em 2010. Pode ser util para este tipo de estratégia utilizar cfds das respectivas acções (os juros devem compensar)?


Acho que a estratégia que aqui vai ser exposta nada tem a ver com essa...
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por EuroVerde » 15/3/2011 21:54

Este grupo de empresas perdeu muito mais do que 50%
O que pretendo saber é se a estratégia aqui apresentada neste tópico por si, se faz sentido para este grupo de empresas? É que bastou 2 anos para brutais valorizações serem confirmadas. A 4 anos elas podem não estar tão valorizadas como hoje estão.
Foram valorizações altamente rápidas (2anos)! E noto que ao longo desse percurso, houve grandes obstáculos a serem ultrapassados, entre os quais a MM200 em 2009 e a MM200 em 2010. Pode ser util para este tipo de estratégia utilizar cfds das respectivas acções (os juros devem compensar)?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por LTCM » 15/3/2011 21:26

"I'm an occational drinker, the kind of guy who goes out for a beer and wakes up in Singapore with a full beard."
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 9:32, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por EuroVerde » 15/3/2011 17:00

Caro LTCM,

Há por aí um tópico sobre as 20 cotadas que mais subiram nos EUA.
A Dana foi a que em 2 anos teve melhor desempenho e multiplicou o investimento em 91 vezes, de Março 2009 a Março 2011.
Estou certo e gostaria de saber a sua opinião em relação a este grupo de empresas, e se este tipo de estratégia apresentado por si cabe neste modelo.

Penso que nem o melhor dos profissionais conseguiria investir em Março de 2009 e manter até hoje.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Automech » 15/3/2011 15:28

LTCM, aguardo com expectativa o resto do post mas deixa-me só destacar isto que disseste:

LTCM Escreveu: ora sendo o mercado o resultado de todos os investidores, ou seja a sua média, é utópico cismar que todos estamos acima dos resultados médios.


Isto é de uma importância brutal porque, se o mercado fossem dois investidores com valores iguais de investimento e ignorados custos de negociação, se o mercado subiu 10% e um deles tem uma rentabilidade de 15% é porque o outro que se ficou pelos 5%.

Agora multiplique-se isto por milhões de pessoas e milhares de fundos para perceber que há uma grande fatia abaixo da linha de água.

Ou seja, em média, ninguém pode sequer aspirar a ter a rentabilidade do mercado simplesmente porque há que retirar as várias despesas, sejam da negociação activa (comissões), sejam dos custos de subscrição e gestão activa ou passiva dos MT, HF, ETFs, etc.

É por isto que o trading é uma actividade que tem todas as odds contra o trader e a gestão passiva, nesse aspecto, se apresenta como uma alternativa bastante interessante porque é aquela mais 'justa' em termos de probabilidades (e já nem estou aqui a incluir a parte fiscal, com um peso muito superior a quem faz trading activo).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por LTCM » 14/3/2011 13:46

She gave me a smile I could feel in my hip pocket
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 9:30, num total de 2 vezes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 10/3/2011 15:02

AutoMech Escreveu:Só hoje é que vi o tópico mas é só para dizer que estou muito muito interessado LTCM.

Isto vem mesmo coincidir a 200% com o livro que estou a ler actualmente o Little Book of Common Sense Investing (recomendado por um tipo que escreve aqui, que não digo quem é, mas cujo nick tem 4 letras e é nome de um antigo hedge fund). :wink:

Deixo algumas perguntas e comentários:

- Que horizonte é que consideras mínimo para tirar partido desta estratégia (estou a lembrar-me que, mesmo quem for demasiado 'velho' para 'enriquecer', pode ter perfeitamente interesse em fazer algo do género para os filhos)

- Com base nos dados passados, que não garantem o futuro, que rentabilidade anualizada é que pensas ser razoável ao longo de 20 anos, por exemplo? Isto é só para situar em termos de pontos de partida, de chegada e reforços mensais.

- Utilizas algum tipo de alavancagem ? Quando falas num DD histórico não superior a 20%, é inevitável que esta pergunta apareça.

- Penso que o teu objectivo seja explicares as decisões e estratégia e não apenas "vamos balançar isto ou aquilo", certo ?

- Uma das coisas que mais curiosidade tenho (não só por andar a ler o CSI mas por outros tópicos teus e do Supermann no passado) é a diversificação numa estratégia destas, ou seja, onde e como alocar o capital. O Supermann já deixou aqui umas pistas na página anterior. Podes adiantar alguma coisa para já ?

Parabéns pela iniciativa e coragem para levar isto adiante. :wink:


Com o desenrolar dos “post” espero responder e essas dúvidas, e a outras que inevitavelmente apareçam, assim tenha tempo para colocar um pensamento estruturado. Isto se não me faltar a coragem antes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Automech » 10/3/2011 4:30

Só hoje é que vi o tópico mas é só para dizer que estou muito muito interessado LTCM.

Isto vem mesmo coincidir a 200% com o livro que estou a ler actualmente o Little Book of Common Sense Investing (recomendado por um tipo que escreve aqui, que não digo quem é, mas cujo nick tem 4 letras e é nome de um antigo hedge fund). :wink:

Deixo algumas perguntas e comentários:

- Que horizonte é que consideras mínimo para tirar partido desta estratégia (estou a lembrar-me que, mesmo quem for demasiado 'velho' para 'enriquecer', pode ter perfeitamente interesse em fazer algo do género para os filhos)

- Com base nos dados passados, que não garantem o futuro, que rentabilidade anualizada é que pensas ser razoável ao longo de 20 anos, por exemplo? Isto é só para situar em termos de pontos de partida, de chegada e reforços mensais.

- Utilizas algum tipo de alavancagem ? Quando falas num DD histórico não superior a 20%, é inevitável que esta pergunta apareça.

- Penso que o teu objectivo seja explicares as decisões e estratégia e não apenas "vamos balançar isto ou aquilo", certo ?

- Uma das coisas que mais curiosidade tenho (não só por andar a ler o CSI mas por outros tópicos teus e do Supermann no passado) é a diversificação numa estratégia destas, ou seja, onde e como alocar o capital. O Supermann já deixou aqui umas pistas na página anterior. Podes adiantar alguma coisa para já ?

Parabéns pela iniciativa e coragem para levar isto adiante. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por ETranquilo » 9/3/2011 14:36

Numa estratégia deste tipo o que me parece fundamental é a definição de como os activos são alocados, isto é a definição do "asset allocation".

Será a partir desta definição que se poderá retirar desta estratégia, mais ou menos remuneração média, ao longo das décadas do investimento.

Um exemplo: um retorno médio esperado de 2% durante 40 anos com entregas anuais de 3.000 euro dá um valor final de cerca de 180.000 euro, ao passo que se o retorno médio esperado for de 8% aquele valor passa para cerca de 770.000 euro.

O asset allocation é determinante no sucesso desta estratégia de investimento, pelo que a sua definição é um ponto essencial e primeiro.
A Bolsa ou a Vida ? A Vida porque a Bolsa faz-me falta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 13/3/2009 14:28

por ETranquilo » 9/3/2011 10:44

muito interessante a iniciativa do LTCM.

penso que é uma lufada de ar fresco, num local como o caldeirão, pois apresenta uma alternativa interessante de (muito) longo prazo, ao invés do que por aqui muito se vê de curtissimo/curto prazo.

pelo que me pareceu, apresenta ainda a alternativa de pouca rotação na carteira, com a poupança de custos de transacção associados (que não é discipiendo) e custos fiscais.

Para o investidor médio (e inteligente) esta poderá ser uma boa alternativa ...
A Bolsa ou a Vida ? A Vida porque a Bolsa faz-me falta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 13/3/2009 14:28

por pedrom » 8/3/2011 23:49

Eu acho que enriquecer devagar não tem piada.... vai-se ganhando e vai-se gastando não dá para enriquecer.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2317
Registado: 29/7/2004 19:55
Localização: Ourém

por Marcohvm » 8/3/2011 23:44

Interessadíssimo!!!
Força nisso.

Cmps,
Marco
"Saber esperar é uma virtude"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 444
Registado: 19/10/2006 18:28
Localização: Porto

por LTCM » 8/3/2011 22:55

From 30 feet away she looked like a lot of class. From 10 feet away she looked like something made up to be seen from 30 feet away.


<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/23567867" width="670" height="715" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Editado pela última vez por LTCM em 27/6/2013 12:17, num total de 2 vezes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Supermann » 8/3/2011 20:28

Redvil Escreveu:Tópico de muito interesse para mim.

Infelizmente, sou leigo relativamente a ETFs.

Não conheço melhor produto que o fundo Amundi Funds Volatility Euro Equities para este objectivo.

Rentabilidades passadas:
2007 - 4,98%
2008 - 22,21% !!!
2009 - 5,44%
2010 - 7,1


Isso para buy and hold ou para longo prazo nao serve... é um fundo que aposta na volatilidade. Essas rentabilidades dos ultimos 3-4 anos são boas sim devido à volatilidade que existe desde 2008 nos mercados...

Bom esperamos pelo LTCM então.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por j_paulo » 8/3/2011 20:26

Parabolic Escreveu:Estou interessado também neste tópico (quem é que não está?).

No entanto, não acho que ETF's seja um bom produto para investir a longo prazo, uma vez que têm sempre o efeito contango, onde se perde muito valor. Podes calhar em acertar num activo que suba 50% mas o ETF só subiu 15%.

O ideal era identificar acções growth, de capitalização baixa que possam ter grandes margens de crescimento a longo prazo (novas Apples ou Googles) ou então bilhetes de lotaria (Ex: ROYL, etc).


:clap:
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por Redvil » 8/3/2011 19:42

Tópico de muito interesse para mim.

Infelizmente, sou leigo relativamente a ETFs.

Não conheço melhor produto que o fundo Amundi Funds Volatility Euro Equities para este objectivo.

Rentabilidades passadas:
2007 - 4,98%
2008 - 22,21% !!!
2009 - 5,44%
2010 - 7,1
Anexos
Amundi Funds Volatility Euro Equities.pdf
Mais informação
(49.04 KiB) Transferido 1371 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 15/10/2010 0:16
Localização: 14

Re: Enriquecer Devagar

por Elias » 8/3/2011 17:41

Quico Escreveu:Essa, desculpem lá, não percebi! O que é que a leitura de gráficos tem a ver com a velocidade com que se abrem e fecham posições?!
Pois eu até acho que a leitura dos gráficos ganha com a distância com que se olha, i.e., quando se aumenta o "time frame" do mesmo. Assusta-vos abrir e fechar posições todos os dias ou semanas? Pois passem a "ler" gráficos com velas ou barras mensais.

Por exemplo, pegando no gráfico mensal do S&P500 e, assim "de repente", adoptando uma estratégia simples de alongar na quebra de máximos relativos e encurtar na quebra de mínimos relativos, estou a ver posições "longas" e "curtas" a durarem anos ou pelo menos vários meses. Está bom assim?! 8-)


Quico, concordo a 101% - é possível apostar a longo prazo seguindo as "grandes tendências.

(o ponto percentual adicional tem a ver com o facto de eu também gostar de velas semanais e não apenas mensais :P)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por vg1 » 8/3/2011 17:37

LTCM acho muito interessante essa iniciativa.
A minha carteira de investimento de longo prazo baseia-se nesse pensamento.
LTCM dou-te os parabéns pela qualidade dos teus posts,para mim em termos de conteúdo do melhor que passa por aqui.
Não sei qual a tua filosofia de investimento,mas uma coisa sei,para mim talvez sejas a pessoa do fórum que melhores noções tem acerca do funcionamento dos mercados.
Por curiosidade trabalhas no ramo financeiro?
 
Mensagens: 344
Registado: 15/6/2008 19:32
Localização: 14

Re: Enriquecer Devagar

por Quico » 8/3/2011 12:49

LTCM Escreveu:Que é uma estratégia de investimento. Isso significa que qualquer tipo de análise técnica, leitura de gráficos, palpites e coisas do género estão totalmente fora do pretendido;


Essa, desculpem lá, não percebi! O que é que a leitura de gráficos tem a ver com a velocidade com que se abrem e fecham posições?!
Pois eu até acho que a leitura dos gráficos ganha com a distância com que se olha, i.e., quando se aumenta o "time frame" do mesmo. Assusta-vos abrir e fechar posições todos os dias ou semanas? Pois passem a "ler" gráficos com velas ou barras mensais.

Por exemplo, pegando no gráfico mensal do S&P500 e, assim "de repente", adoptando uma estratégia simples de alongar na quebra de máximos relativos e encurtar na quebra de mínimos relativos, estou a ver posições "longas" e "curtas" a durarem anos ou pelo menos vários meses. Está bom assim?! 8-)
Anexos
sp500.gif
sp500.gif (10.88 KiB) Visualizado 56636 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Reislb » 8/3/2011 12:26

Gonanto Escreveu:Sim estou interessado em conhecer melhor os ETF's (até vs CFD's).

A minha grande dificuldade é face à grande quantidade existente, ás bolsas onde transacionam, ás comissões, ao tempo que se deve permanecer neles face aos custos associados, aos volumes que apresentam e à quantidade de produtos (indices, commodities, ...) associados ainda não fui capaz de tomar uma decisão para alternativa à euronext e ao PSI.

Tudo o que possa ajudar a desbravar este caminho será para mim muito útil.

Cumprimentos.

Gonanto


Também estou na mesma situação do Gonanto.
Se alguém nos quiser esclarecer seria muito bom. :P

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 26/8/2009 17:21
Localização: 14

por Gonanto » 8/3/2011 11:31

E ainda um outro aspecto não menos importante depois da escolha do produto ETF, a gestão do mesmo, dado que tanto quanto me apercebo o spread pode ser diferente de produto para produto e dentro do mesmo produto também pode variar.
 
Mensagens: 390
Registado: 8/11/2002 12:04

por Gonanto » 8/3/2011 11:27

Sim estou interessado em conhecer melhor os ETF's (até vs CFD's).

A minha grande dificuldade é face à grande quantidade existente, ás bolsas onde transacionam, ás comissões, ao tempo que se deve permanecer neles face aos custos associados, aos volumes que apresentam e à quantidade de produtos (indices, commodities, ...) associados ainda não fui capaz de tomar uma decisão para alternativa à euronext e ao PSI.

Tudo o que possa ajudar a desbravar este caminho será para mim muito útil.

Cumprimentos.

Gonanto
 
Mensagens: 390
Registado: 8/11/2002 12:04

por xzx » 8/3/2011 9:50

Muito interesse.
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

por Valete » 8/3/2011 9:36

Não me expliquei bem: o quero dizer é que nem sempre encontro ETF´s associados a indices que pretendo negociar.
In God we trust, all others bring data.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 2/10/2006 17:40
Localização: Viseu

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, rtinto, VALHALLA e 304 visitantes