Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 17/2/2012 10:42

Metallising Escreveu:Mesmo que me reformasse aos 30, poderia por exemplo liquidar 15000€ por ano que ainda assim a carteira continuaria a crescer. (Ver tabela)

A estratégia discutida neste tópico não dá relevo ao "timing", deveria haver uma regra comum para reforços de carteira, de outra forma vejo-me obrigado a analisar o mercado à procura de um bom ponto de entrada.

E quanto a comissões? 0,25% por cada ordem de compra/venda é muito?


Continuaria a crescer depende.

E a inflação e os 15 mil anuais a nivel de valor real?

E os possíveis ciclos de Bear Market onde colocarias a carteira "underpressure".

Tirares 15 mil euros por ano num portfolio desse tamanho era falência ou uma probabilidade muito grande disso acontecer.

A withdrawal rate estaria proibitiva quase nos 10%. Esta geralmente deve andar nos 4% para assegurar a sobrevivência do portfólio.

Quanto aos reforços mais uma vez, são periódicos e nao obedecem a qualquer regra de mercado. Simplesmente porque a premissa é que não prevendo de que te interessa determinar o melhor ponto de entrada?

Para não falar que essa tabela era toda comida pela inflação. Com o portfólio a crescer apenas 1% ou pouco mais que isso.
Editado pela última vez por Supermann em 17/2/2012 10:52, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Metallising_ » 17/2/2012 10:38

O LTCM escreveu isto:

"O Rebalanceamento é provavelmente a ferramenta menos compreendida quando se trata de portefólios, pelo menos para o investidor mediano. RpC significa examinar a carteira após movimentos, negativos ou positivos, significativos ou fazer observações da mesma a intervalos de tempo regulares (mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais, bianuais [ou outros que consideremos pertinentes] e reajustar as percentagens alocadas a cada um dos ADI’s que compõe a carteira para os níveis originais. "

Quantos aos reforços disse o seguinte:

"De forma a reduzir os custos deve ser feita no «momento de balançar as posições»."

Figueira, penso que não justifica ter o dinheiro "parado" durante tanto tempo.
Editado pela última vez por Visitante em 17/2/2012 10:42, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Figueiraa1 » 17/2/2012 10:13

Metallising Escreveu:A estratégia discutida neste tópico não dá relevo ao "timing", deveria haver uma regra comum para reforços de carteira, de outra forma vejo-me obrigado a analisar o mercado à procura de um bom ponto de entrada.


Olha que sim.
Se leres o tópico o rebalanceamento da carteira é feito anualmente.

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Metallising_ » 17/2/2012 10:08

Mesmo que me reformasse aos 30, poderia por exemplo liquidar 15000€ por ano que ainda assim a carteira continuaria a crescer. (Ver tabela)

A estratégia discutida neste tópico não dá relevo ao "timing", deveria haver uma regra comum para reforços de carteira, de outra forma vejo-me obrigado a analisar o mercado à procura de um bom ponto de entrada.

E quanto a comissões? 0,25% por cada ordem de compra/venda é muito?
Anexos
Untitled.jpg
Untitled.jpg (144.09 KiB) Visualizado 10378 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Supermann » 17/2/2012 2:58

Reformar não daria porque depois tinhas que sobreviver sem rendimento adicional durante 40-50 anos através desse capital apenas. Mas por exemplo possivlemente chegado aos 40 anos já poderias reformar e viver do rendimento do portfolio muito provavelmente sem qualquer problema.

Quanto a tua questão da quantidade, depende do mercado e isso é uma incógnita.

Se o mercado tiver ascendente num bull market quanto mais alocares melhor ao principio.

Num bear market obviamente faseando, acaba por diluir o teu preço médio.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Metallising_ » 17/2/2012 1:38

Qual a percentagem, comparativamente ao valor da transacção, que se considera aceitável para custos de ordem compra/venda?
Tenho conta na GoBulling, como geralmente transacciono ETFs através na Euronext, pago 5€ por cada ordem. Portanto defini não fazer compras inferiores a 2000€, dessa forma garanto que os custos não serão superiores a 0,5%. Considero este valor razoável, qual a opinião do LTCM?

Questiono também se será mais rentável alocar por exemplo, 2000€ por mês ou 6000€ trimestralmente? É certo que os custos são inferiores no caso de alocação trimestral, mas por outro lado se as compras forem mensais vamos conseguir ter uma melhor "preço médio". Qual das duas opções são mais rentáveis?

Ora.... Tenho 23 anos, tenho capacidade para reforçar a carteira com 18000€ anuais. Portanto, segundo as minhas contas, com uma rentabilidade média anual de 10%, daqui a 7 anos, a carteira valerá 188000€. Como levo uma vida modesta e não pretendo comprar casa, penso que me posso reformar aos 30 anos. 8-)

PS: Li o tópico na integra e entendo que a estratégia aqui discutida visa um periodo temporal superior, contudo há muitas ideias aqui discutidas que pretendo aplicar na constituição e gestão do meu portefólio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Supermann » 16/2/2012 17:44

vset Escreveu:
Supermann Escreveu:Obviamente teria dado positivo.

Não te sei quantificar o quanto porque não tenho dados do PSI neste momento. Mas não deve andar longe um portfolio que tenha Portugal metido ao barulho dos 10-11% ao ano.


Porque dizes que obviamente dava positivo?

Olhando para o chart da EDP e se comprasses todos os anos no final do ano, desde 2002 para cá, parece-me que estaria com rentabilidade quase nula.

Cps.


Dividendos e rebalanceamento.

O rebalanceamento obrigatoriamente faz-te tomar mais valias durante as subidas.

É a razão pelo qual apesar de o SP500 estar em terreno negativo, um simples 50/50 portfólio te deu retornos na última década na casa dos 9%
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por vset » 16/2/2012 16:31

Supermann Escreveu:Obviamente teria dado positivo.

Não te sei quantificar o quanto porque não tenho dados do PSI neste momento. Mas não deve andar longe um portfolio que tenha Portugal metido ao barulho dos 10-11% ao ano.


Porque dizes que obviamente dava positivo?

Olhando para o chart da EDP e se comprasses todos os anos no final do ano, desde 2002 para cá, parece-me que estaria com rentabilidade quase nula.

Cps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Supermann » 16/2/2012 15:58

Obviamente teria dado positivo.

Não te sei quantificar o quanto porque não tenho dados do PSI neste momento. Mas não deve andar longe um portfolio que tenha Portugal metido ao barulho dos 10-11% ao ano.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por vset » 16/2/2012 15:55

Supermann Escreveu:Em que periodo?


Supermann,

diria nos últimos 10 anos e nos últimos 20 anos.

Com e sem reforços semestrais ou outros...

Abraço.

PS: O Bastter do Brasil é que defende esta diversificação.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Supermann » 16/2/2012 15:30

Em que periodo?
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por vset » 16/2/2012 15:07

LTCM Escreveu:
Investing in global equities, rather than just domestically, reduces portfolio volatility. We find that equities in particular perform best after periods of currency weakness, which suggests that more unhedged cross-border stock exposure can be desirable at those times. In contrast to equities, crossborder bond investment can add to portfolio risk primarily through currency exposure. Short-term currency hedging is therefore found to be particularly meaningful in bond portfolios. In equities, it also contributes to risk reduction, but less so. However, hedging benefits are found to fall off with longer investment horizons.


Cortesia do Credit Suisse


LCTM,

uma carteira de acções portuguesas e de bluechips fortes, teria dado retorno positivo em Portugal?


Obrigado.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por LTCM » 16/2/2012 13:15

Investing in global equities, rather than just domestically, reduces portfolio volatility. We find that equities in particular perform best after periods of currency weakness, which suggests that more unhedged cross-border stock exposure can be desirable at those times. In contrast to equities, crossborder bond investment can add to portfolio risk primarily through currency exposure. Short-term currency hedging is therefore found to be particularly meaningful in bond portfolios. In equities, it also contributes to risk reduction, but less so. However, hedging benefits are found to fall off with longer investment horizons.


Cortesia do Credit Suisse
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 13/2/2012 15:10

mushis Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Como estão a lidar com o facto de os ETF's estarem denominados em dólares? Ficam expostos à variação cambial? Fazem algum tipo de Hedge?

Isso era algo que eu gostava de ver respondido.
Nao me interessa ficar exposto à exposição cambial...
existem ETFs equivalentes aos recomendados aqui, mas em EUR?

edit: encontrei estes:
* FRA:IUSA - iShares S&P 500 USD Inc (IE) (EUR)
* FRA:DX2J - db x-trackers MSCI EU Small Cap TRN Idx (EUR)

o que acham? o expense ratio de ambos é 0.4, mais elevado que a maior parte dos sugeridos aqui....



Esse tipo de questões já estão respondidas ao longo do tópico.
Anexos
MpD.PNG
Cortesia da JPMorgan
MpD.PNG (63.86 KiB) Visualizado 10747 vezes
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por mushis » 7/2/2012 20:14

VirtuaGod Escreveu:Como estão a lidar com o facto de os ETF's estarem denominados em dólares? Ficam expostos à variação cambial? Fazem algum tipo de Hedge?

Isso era algo que eu gostava de ver respondido.
Nao me interessa ficar exposto à exposição cambial...
existem ETFs equivalentes aos recomendados aqui, mas em EUR?

edit: encontrei estes:
* FRA:IUSA - iShares S&P 500 USD Inc (IE) (EUR)
* FRA:DX2J - db x-trackers MSCI EU Small Cap TRN Idx (EUR)

o que acham? o expense ratio de ambos é 0.4, mais elevado que a maior parte dos sugeridos aqui....
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por VirtuaGod » 7/2/2012 19:47

Como estão a lidar com o facto de os ETF's estarem denominados em dólares? Ficam expostos à variação cambial? Fazem algum tipo de Hedge?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por mushis » 7/2/2012 17:02

obg
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por Supermann » 7/2/2012 16:51

axo que continuas ai com muita sobreposição

Para que o VTI se os estados unidos já estão incluidos no VT e são até o que possuem maior peso?

Se fores para SPY/VBR ou qualquer outro ETF que replique apenas EUA, faz sentido não usar um outro ETF que esteja concentrado nesse mercado.

Nesse caso o VXUS seria solução visto que seria o World mas sem Estados Unidos.

É que nesse teu mix ao contrário do que pensas nao estarias alocado 33% em EUA mas sim cerca de 50% ou mais.

(100% de 33% + 50% de 33,33%)
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por mushis » 7/2/2012 13:50

Depois do que li, devo ir para este mix:
VTI ou SPY (US)
VT (world)
VWO - emerging markets
33% cada

mais tarde adicionarei:
15% small cap
15% pacific


edit: e talvez bonds, mas mais tarde, isto pq já tenho uma carteira de fundos com obrigações.
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por Supermann » 7/2/2012 13:20

mushis Escreveu:O que acham deste conjunto:
BND
VTI ou SPY
VBR

33% cada. Têm outras sugestões? VTI ou SPY?
longo prazo, com o tempo irei adicionar de materias primas, REIT e gold.


Dado que já tens ai VBR, eu substituiria o VTI/SPY pelo VT que inclui todos os mercados mundiais. Ou então mesmo pelo VXUS dado que VBR é apenas mercado americano, e VXUS seria todos os mercados fora dos Estados Unidos.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por mushis » 7/2/2012 13:16

O que acham deste conjunto:
BND
VTI ou SPY
VBR

33% cada. Têm outras sugestões? VTI ou SPY?
longo prazo, com o tempo irei adicionar de materias primas, REIT e gold.
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por mushis » 7/2/2012 11:10

AutoMech Escreveu:Mushis, não sei se tiveste oportunidade de ler o tópico todo mas vais notar que a filosofia aqui explicada procura precisamente eliminar o efeito timing. Ou seja, tens regras definidas de pesos dos diferentes ADIs no portfolio e se as seguires já não precisas de andar a tentar adivinhar se é um bom ponto ou uma boa altura para entrar no S&P, nas bonds, no real state, nos emergentes, etc.

Se te estás a focar num determinado índice, neste caso o S&P500, essa pergunta vai ter mais respostas se a fizeres no tópico do indice:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=2900

Há muitos colegas que colocam aí excelente análises sobre o S&P500. :wink:


Olá,
sim, na altura que escrevi isso já tinha lido. e agora reli novamente e também é dito aqui que quando se rebalanceia a carteira deve-se aproveitar para comprar o que está em baixa.
Por exemplo, dado os valores que vou dispender para iniciar isto, só poderei comprar 2 ou 3 ETFs. E nenhum deles vai ser sobre Ouro, por exemplo. O ouro há-de descer novamente, e aí comprarei, para ter uma carteira equilibrada e não-correlacionada, como está explicado neste excelente topico.
Um ab
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por vset » 4/2/2012 23:24

LTCM,

consegues meter a curvas de todos os ADI's da carteira que simulastenum só chart?


Tks!
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Automech » 3/2/2012 20:55

mushis Escreveu:As noticias sucedem-se
"S&P 500 Extends Best Start to Year Since ’89"
"`Impressive' U.S. Jobs Report, Private Payrolls"

etc.

parece-me uma boa altura para investir num ETF sobre o S&P 500. O que acham ?
-

Mushis, não sei se tiveste oportunidade de ler o tópico todo mas vais notar que a filosofia aqui explicada procura precisamente eliminar o efeito timing. Ou seja, tens regras definidas de pesos dos diferentes ADIs no portfolio e se as seguires já não precisas de andar a tentar adivinhar se é um bom ponto ou uma boa altura para entrar no S&P, nas bonds, no real state, nos emergentes, etc.

Se te estás a focar num determinado índice, neste caso o S&P500, essa pergunta vai ter mais respostas se a fizeres no tópico do indice:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=2900

Há muitos colegas que colocam aí excelente análises sobre o S&P500. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mushis » 3/2/2012 18:42

As noticias sucedem-se
"S&P 500 Extends Best Start to Year Since ’89"
"`Impressive' U.S. Jobs Report, Private Payrolls"

etc.

parece-me uma boa altura para investir num ETF sobre o S&P 500. O que acham ?
-
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 268 visitantes