Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 7/7/2011 15:29

Obrigado LTCM, por compartilhar connosco todos estes conhecimentos.

Como diz no seu post, a informação existe e está disponível, o difícil é saber utilizá-la e dar-lhe bom uso.

Aprendi muito consigo lendo este tópico. Agradeço e peço que continue.

Cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por LTCM » 7/7/2011 15:06

The basic tool for the manipulation of reality is the manipulation of words. If you can control the meaning of words, you can control the people who must use the words.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:38, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 4/7/2011 9:51

Reality is that which, when you stop believing in it, doesn't go away.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:37, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Metallising_ » 1/7/2011 18:46

Aquilo a que chamam "DCA" (fiquei a saber que existe um termo para isso), é a forma de investimento mais sensata que conheço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Specialx » 1/7/2011 17:16

Sem dúvida alguma dos melhores tópicos do calderão !!!
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por Conquistador » 1/7/2011 14:42

Muito bom LCTM, parabéns por mais este post.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 459
Registado: 3/7/2008 11:58
Localização: 17

por LTCM » 1/7/2011 13:56

As we express our gratitude, we must never forget that the highest appreciation is not to utter words, but to live by them.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:34, num total de 2 vezes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 28/6/2011 12:54

If a free society cannot help the many who are poor, it cannot save the few who are rich.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:00, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Metallising_ » 26/6/2011 22:39

Os ETFs constituídos por Obrigações também me causam algumas dúvidas, isto porque inicialmente julguei ser um instrumento seguro, mas ao analisar as oscilações de preço de alguns ETFs não percebo como posso sentir segurança perante o risco de perder muito dinheiro com as flutuações de preço.

Uma questão:
Ao investir numa Obrigação isoladamente, sei à partida qual será o meu retorno quando esta vencer. Se até ao seu vencimento o preço oscilar, o valor do cupão oscila inversamente, assegurando assim que o valor anunciado como "yield to maturity" é respeitado.

Num ETF constituído por Obrigações, como é que isto acontece? Será que se o preço baixar, então o cupão (dividendo mensal) aumenta proporcionalmente? Pela analise que fiz a alguns ETFs não me pareceu haver uma relação como existe nas Obrigações normais. Para me confundir ainda mais, o preço de um ETF tal como uma acção normal, oscila em função da procura/oferta, logo, como é que se relaciona: Preço das obrigações que constituem o ETF + Cupão das Obrigações que constituem o ETF + Procura/Oferta

É possível que a minha questão possa parecer algo ridícula para os mais experientes, mas um esclarecimento seria bem vindo.

Thanks in advance!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por _7_ » 26/6/2011 14:56

Viva,

_7_ Escreveu: --continuação da resposta noutra altura --


LTCM Escreveu:
Isto quer dizer exactamente o quê? Mais um lapso?


Não, na altura não havia tempo par tudo ler e responder, corrige apenas o lapso para não confundir e indiquei a continuação dessa forma.

Aqui está o resto:

----------------------------------------------------

_7_ Escreveu:Aqui estão algumas dúvidas de ordem prática para os quais não encontro respostas.


LTCM Escreveu:Já leu, com atenção, todos os textos do tópico?


Sim

----------------------------------------------------

_7_ Escreveu:- os ETF constituídos só por as obrigações descem com as respectivas obrigações. Como saber qual é o melhor momento para entrar? Como saber que o preço num dado momento é justo (e o spread não é exagerado). Alguma vantagem relativamente a investir directamente nas obrigações? Parece-me mais arriscado.


----------------------------------------------------

LTCM Escreveu:Não existe um melhor momento para entrar, não se consegue prever o futuro.


Os ETF sobem e descem. Pela sua resposta devo concluir que não faz sentido no contexto dos ETF uma analise fundamental e ainda menos técnica. Correcto ?

----------------------------------------------------

...
LTCM Escreveu:O spread é exagerado quando se opta por veículos de investimento com pouca liquidez.
IMHO investir num ETF de Obrigações é infinitamente superior a investir directamente em obrigações.

O que é que o leva a dizer que é mais arriscado?


Os gráficos históricos mostram descidas mesmo com ETF constituidos somente por obrigações sólidas.
Tornando-se quase tão arriscado como as accões noutros.

Não digo que um ETF de Obrigações não tenha interesse. Mas provavelmente só fora deste tópico (assumindo que o tópico é como gerir poupanças dedicando pouco tempo e alguma inteligência - aceitando eventualmente menos lucros)
ou então na parte arriscada do portfólio (referida nos textos anteriores).


----------------------------------------------------

LTCM Escreveu:Um ETF (“tracker” não alavancado) replica um índice ou cabaz de instrumentos financeiros, da mesma forma que o faz um fundo de investimento, mas transacciona em bolsa como se fosse uma acção, não existe gestão activa pela qual se deva responsabilizar o gestor do ETF.
...


Significa isto que qualquer mudança na constituição do fundo está estipulada desde o início, sendo a passagem ao contracto seguinte automática no caso das obrigações ou doutros instrumentos puramente automática?

----------------------------------------------------


_7_ Escreveu: - a liquidez parece-me muito baixa para alguns ETFs. Na sua opinião que limites mínimo são aceitáveis ? Como os obter?


_7_ Escreveu:Exemplificando um pouco.
Um investidor novato vai pela primeira vez comprar um ETF...
- repara que houve apenas uma dezena de transações nesse dia.
- numa olhadela na lista das ofertas e procuras (Order book) repara que apenas algumas ofertas/procura estão presentes e demoram até ser executadas.
O que procuro é uma regra de bom senso a aplicar nessas circunstancias para determinar o valor mínimo de volume/fluidez aceitável.


LTCM Escreveu:A sua pergunta é surpreendente, pela negativa, pois um investidor que repara nesses aspectos que focou também sabe encontrar a resposta para a questão que coloca, sabendo de antemão que não existem fórmulas mágicas.


Essa situação é a situação que um novato que leu este tópico duma ponta à outra vai enfrentar quer dê por ela ou não não quando passar à accão para alguns ETF sem liquidez.
Um situação perigosa tendo em conta que provavelmente do outro lado do Order Book está alguém que sabe muito mais...
Dito isto, honestamente pensei haver espaço para a pergunta que lhe causou surpresa visto a liquidez ser relativa na altura cheguei a pensar erradamente:
- ' só 100 foram vendidos ontem, mas não há problema pois trata-se de algo seguro e sempre disponivel'

'Algo seguro ' era a opinião eu tinha sobre os ETF constituídos apenas por obrigações antes de os estudar, como expliquei antes.

Mas não deixa de ter razão acabei por la chegar quase sózinho quando constatei que o interesse pelos outros ETF é enorme (volume na centena de milhares) o que provavelmente indica que são ETFs interessantes
enquanto os ETFs baseados em obrigações que tenho vindo a discutir são muito baixos.( ver ficheiro anexo)

----------------------------------------------------

LTCM Escreveu:Como sabe a liquidez de um ETF é afectada por variadíssimas razões, que para os investidores de (muito) longo prazo – que negoceiam meia dúzia de vezes por ano – são pouco relevantes, que a serem todas referidas e explicadas davam um tópico próprio. Coisa que não vai acontecer.


Tem algum link que aprofunde esse ponto ?

----------------------------------------------------

LTCM Escreveu:No entanto fica uma enumeração, resumida como não podia deixar de ser, das variáveis a ter em consideração para a compra e venda de ETF’s:

- Bom senso, apesar de saber consultar o “Order Boook”, não se aventurar em ETF’s exóticos que regra geral acarretam problemas de liquidez desnecessários;
- A estrutura do ETF;
- O volume de negociação dos títulos que compõe o ETF;
- Bolsa em que o ETF negoceia – directamente relacionado com o Volume de negociação do ETF;
- Clima de negociação – Basta analisar o que aconteceu aos ETF no “Flash Crash”;
- Nunca comprar/vender “ao melhor”;


Isto torna-se trabalhoso. A esse nível de trabalho posso dedicar-me às accões.
Indo directo ao assunto. Uma vez que aceito enriquecer devagar... em que é que um ETF me pode ajudar a fazê-lo forma mais relaxada possível ?

LTCM Escreveu:... apesar de saber consultar o “Order Boook”, não se aventurar em ETF’s exóticos...


De maneira nenhuma sei consultar os order book. Simplesmente está disponível. Se tiver algumas dicas com o utilizar da melhor maneira no contexto deste tópico serão sempre bem vindas

----------------------------------------------------


Se me permite um sugestão. Parece-me que o tom das minhas perguntas e também doutros é um bocado prático e às vezes pessimista correndo-se o risco de alterar o desenrolar do tópico no tom original mais constructivo que tambem me interessa.
Talvez por isso fosse melhor dividir em dois. 1) Tutorial 2) Aspectos práticos- cuidados a ter ou algo no género.
Claro está que sua participação seria imprescindivel nos 2 tópicos.

Mais uma vez obrigado por todo o trabalho que estas perguntas originam.
Anexos
etf.png
ETF - Obrigações
etf.png (153.95 KiB) Visualizado 15483 vezes
 
Mensagens: 20
Registado: 21/6/2011 12:24

por Rapid_Eraser » 25/6/2011 18:31

Boa tarde,
para começar gostaria de agradecer ao LTCM pelo excelente tópico e respectiva excelente explicação.

Isto realmente era uma ideia que já me andava na cabeça a algum tempo, mas não sabia como fazer a alocação do investimento, por isso vou partilhar o que estava a pensar fazer e agradecia sugestões.

Estava a pensar em investir nos seguintes ETF's:

SPY - segue o SP500
Imagem

BND - segue obrigações
Imagem

DBC e/ou DBA - segue matérias primas
Imagem
Imagem

EEM - segue mercados emergentes
Imagem

EFA - segue Europa/Australia/Medio Oriente
Imagem

VNQ - segue o mercado imobiliário.
Imagem

*As imagens são links para os gráficos dos respectivos ETF's

Agora as minhas duvidas:

1. Acham que está suficientemente diversificado ou aconselham mais algum, ou acham melhor substituir algum dos que mencionei?

2. Qual a percentagem que me recomendam para cada ETF?

3. Qual o banco/correctora que recomendam? Que tenha por exemplo as comissões mais baixas para evitar grandes perdas de dinheiro quando for altura de fazer o realocamento ou reforçar a carteira.

4. Com que frequência se deve realocar a carteira?

Obrigado pela vossa atenção e espero eu pela futura ajuda.
Mais uma vez parabéns pelo tópico LTCM.
 
Mensagens: 2
Registado: 7/9/2008 10:26
Localização: 16

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 25/6/2011 17:01

PS

Esqueci de referir que o investimento seria de 60.000usd mínimo.

Cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Automech » 25/6/2011 14:17

LTCM, ainda relativamente aos spreads / liquidez dos ETFs, notas alguma diferença significativa em determinados períodos, como sejam o fim de trimestres, semestres, ano ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 25/6/2011 13:48

Caro LTCM,

Boa tarde,

Peço-lhe que me dê a sua opinião sobre a constituição da carteira da seguinte forma:

IEF - 5%
TIP - 5%
VNQ - 5%
SGOL - 5%

BRF - 13%
RSX - 13%
HAO - 13%
SCIN - 13%
EZA - 13%
MDY - 15%

Gostaria que desse a sua opinião sobre estes ETFs, se seriam elegíveis neste tópico e se as percentagens também.

O meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por LTCM » 25/6/2011 12:54

If you can talk brilliantly about a problem, it can create the consoling illusion that it has been mastered.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 12:56, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por _7_ » 24/6/2011 7:27

Viva

e obrigado pelas respostas.
--------

_7_ Escreveu: - a volatilidade parece-me muito baixa para alguns ETFs. Na sua opinião que limites mínimo são aceitáveis ? Como os obter?


LTCM Escreveu:Não percebemos a sua questão. No tópico só se falou, ainda, de um ETF.


Trata-se de um lapso pois pretendia dizer 'liquidez' em vez de volatilidade.

Exemplificando um pouco.
Um investidor novato vai pela primeira vez comprar um ETF...

- repara que houve apenas uma dezena de transações nesse dia.
- numa olhadela na lista das ofertas e procuras (Order book) repara que apenas algumas ofertas/procura estão presentes e demoram até ser executadas.

O que procuro é uma regra de bom senso a aplicar nessas circunstancias para determinar o valor mínimo de volume/fluidez aceitável.

-- continuação da resposta noutra altura --
 
Mensagens: 20
Registado: 21/6/2011 12:24

por Specialx » 24/6/2011 0:15

Parabéns LTCM, pela paciência e pela qualidade do tópico.
É sem dúvida o tópico que sigo com mais atenção no caldeirão, pois aborda uma estratégia que me identifico e que é vencedora no long Run.
As estratégias de curto prazo são muito engraçadas, mas na minha opinião só servem para dar adrenalina, porque na esmagadora maioria das vezes conduzem a perdas de capital.
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por Bull Bull » 23/6/2011 22:54

Este LTCM é uma máquina. É um diamante de informação.
Obrigado pela partilha

abraço, bull
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2543
Registado: 21/12/2009 18:46
Localização: Faro

por LTCM » 23/6/2011 16:48

Chess is the most elaborate waste of human intelligence outside of an advertising agency
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 12:53, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Dúvidas de ordem prática

por _7_ » 21/6/2011 13:21

Viva,

Aqui estão algumas dúvidas de ordem prática para os quais não encontro respostas.

- a volatilidade parece-me muito baixa par alguns ETFs. Na sua opinião que limites mínimo são aceitáveis ? Como os obter?

- os ETF constituídos só por as obrigações descem com as respectivas obrigações. Como saber qual é o melhor momento para entrar? Como saber que o preço num dado momento é justo (e o spread não é exagerado). Alguma vantagem relativamente a investir directamente nas obrigações? Parece-me mais arriscado.

- todo processo dos ETF parece-me pouco transparente. Existe um certo numero de regras e um certo controlo que se aplicam às acções. Uma vez que os ETF são negociados nas bolsas quais as regras que se aplicam aos gestores? Que dados fundamentais estão disponíveis?

Obrigado
 
Mensagens: 20
Registado: 21/6/2011 12:24

por Metallising_ » 20/6/2011 23:48

É viável adquirir ADIs dentro das categorias aqui sugeridas com exposição a outras moedas?

Aumenta-se o factor risco e a viabilidade a longo prazo pode ficar comprometida. Terá interesse? Ou fica posta de parte pela sua componente especulativa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 20/6/2011 9:15

Caro LTCM,

Bom dia,

A altura de comprar é importante ou não. Poderemos iniciar a carteira independente do dia, esperar uma baixa no mercado ou comprar após um bear market?

Cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Automech » 19/6/2011 16:56

LTCM Escreveu:Não é que o produto seja excessivamente mau, mas também não é bom, julgamos que com alguma dedicação é possível ao investidor não sofisticado fazer melhor que o PORTFOLIO TOTAL RETURN INDEX ETF.

O Figueira fez uma pergunta que já me ocorreu várias vezes ao longo do tópico: nunca te deparaste com um fundo que replique, de forma muito próxima, esta estratégia passiva que tens vindo a explicar ? (pareço o típico tuga, que quer ganhar o euromilhões, mas que nem o boletim se digna preencher, eheheh).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por LTCM » 19/6/2011 10:45

You are the eventuality of an anomaly, which despite my sincerest efforts I have been unable to eliminate from what is otherwise a harmony of mathematical precision. While it remains a burden to sedulously avoid it, it is not unexpected, and thus not beyond a measure of control. Which has led you, inexorably, here.
Editado pela última vez por LTCM em 17/10/2012 20:08, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 17/6/2011 10:23

You have many questions, and although the process has altered your consciousness, you remain irrevocably human. Ergo, some of my answers you will understand, and some of them you will not. Concordantly, while your first question may be the most pertinent, you may or may not realize it is also irrelevant.
Editado pela última vez por LTCM em 17/10/2012 20:06, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 423 visitantes