Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruicarlov » 1/6/2013 14:53

Rick Lusitano Escreveu:Só 30%?! :roll:

Os 28% não são logo cobrados quando entra os dividendos na conta, através da taxa liberatória Portuguesa, retida na fonte como são os depósitos a prazo? E logo serão tratados da mesma maneira na declaração anual de IRS? Não podes pedir a devolução de parte do imposto cobrado nos EUA, devido á dupla tributação?

Penso que é um dos entraves aos ETFs Americanos, a carga fiscal que come uma fatia grande dos rendimentos.


Também pensei que fosse assim. Eram logo retidos os 30% americanos e os 28% portugueses.
Mas o que observei não foi isso. Apenas estão a ser retidos os 30% americanos. Daí a minha questão para alguém com mais experiência a lidar com o BTP.

A nível da dupla tributação, pela plataforma não fazem a retenção de apenas 15% como acontece pelo Best em si, sendo necessário pedir compensação na declaração de IRS. Mas a verdadiera incógnita aqui é onde é que param os 28% portugueses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Figueiraa1 » 1/6/2013 8:44

Rick Lusitano Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Quem detém ETFs americanos comprados pela Best Trading Pro e que paguem dividendos, como é que é aplicada a tributação em Portugal? Pelos vistos, na fonte só são retidos os 30%. Isso quer dizer que os 28% de cá só são pagos na declaração anual de IRS?


Só 30%?! :roll:

Os 28% não são logo cobrados quando entra os dividendos na conta, através da taxa liberatória Portuguesa, retida na fonte como são os depósitos a prazo? E logo serão tratados da mesma maneira na declaração anual de IRS? Não podes pedir a devolução de parte do imposto cobrado nos EUA, devido á dupla tributação?

Penso que é um dos entraves aos ETFs Americanos, a carga fiscal que come uma fatia grande dos rendimentos.


Quanto ao imposto a pagar num país estrangeiro, se existir Convenção para eliminar a dupla tributação entre Portugal e esse país, o titular das acções pode beneficiar de tributação nesse país à taxa máxima prevista nessa Convenção (em geral, 15%), devendo para tal apresentar o modelo oficial de devolução de imposto sobre rendimento de não residentes aplicado nesse país, podendo pois beneficiar da devolução do excesso.

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20In ... a_tri.aspx
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Midas » 31/5/2013 20:22

ruicarlov Escreveu:Quem detém ETFs americanos comprados pela Best Trading Pro e que paguem dividendos, como é que é aplicada a tributação em Portugal? Pelos vistos, na fonte só são retidos os 30%. Isso quer dizer que os 28% de cá só são pagos na declaração anual de IRS?


Só 30%?! :roll:

Os 28% não são logo cobrados quando entra os dividendos na conta, através da taxa liberatória Portuguesa, retida na fonte como são os depósitos a prazo? E logo serão tratados da mesma maneira na declaração anual de IRS? Não podes pedir a devolução de parte do imposto cobrado nos EUA, devido á dupla tributação?

Penso que é um dos entraves aos ETFs Americanos, a carga fiscal que come uma fatia grande dos rendimentos.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por ghorez » 31/5/2013 15:34

frugal Escreveu:
ghorez Escreveu:http://www.cnbc.com/id/100756275

While the gold bugs wait for hyperinflation, the global economy slides first into disinflation and then – who knows? – perhaps deflation. Remember that in Japan, the real estate bubble peaked in 1991 but deflation didn't start until 1999. It's still early days.

As people hoarding gold in anticipation of hyperinflation gradually realize that they have things backwards, they are starting to sell and to put their money to work in more productive assets, such as stocks. The physical market may see today's prices as a fire-sale bargain, but investors holding gold in paper form are likely to be reconsidering the need for an asset to fill the role that gold currently plays in their portfolio.


seguir previsoes historicamente nao tem funcionado

cps


Seguir "activos" que não não pagam cupão, nem distribuem dividendos, nem são feitos para valorizar, penso que também não funcionará.
Mas é uma pedra muito bonita, sem dúvida. E digo-te uma coisa, quando voltar a valer 200$/oz, vou utilizar 1% do meu dinheiro para comprar. Libertar o especulador que há em mim.
Anexos
a2j5x.jpg
a2j5x.jpg (57.6 KiB) Visualizado 9810 vezes
Gold Long-Term.jpg
Gold Long-Term.jpg (66.65 KiB) Visualizado 9798 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ruicarlov » 31/5/2013 15:31

Quem detém ETFs americanos comprados pela Best Trading Pro e que paguem dividendos, como é que é aplicada a tributação em Portugal? Pelos vistos, na fonte só são retidos os 30%. Isso quer dizer que os 28% de cá só são pagos na declaração anual de IRS?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por K. » 31/5/2013 14:36

Por outro lado concordo contigo que a protecção do capital é muito descurada em planos que procuram a sua rentabilização, o que se pode evitar com alguns cuidados.

Por exemplo, evitar certificados, sintéticos e todo o tipo de produtos que têm um risco associado ao incumprimento do emissor. É preferível comprar fundos de acções, que são activos físicos com personalidade jurídica independente da instituição financeira onde eles são geridos-algo a que poucos dão importância!

O imobiliário continua a ser uma boa base para a protecção do património, mas tem o problema da portabilidade em cenários de convulsões políticas que levem a alterações legislativas e confiscos.

Em relação ao ouro, entendo o sentido, mas acho que, dada a reduzida inflação dos dias de hoje pode ser substituído por uma reserva física de USD e EUR.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por K. » 31/5/2013 14:28

frugal, eu acompanho o mercado do ouro tal como o das acções desde os anos 90.


O ouro antes do leilão do banco de Inglaterra em 1999 estava abaixo dos 200 euros.

Após o leilão, houve uma cartelização dos bancos centrais mundiais que detêm ouro, que o fez subir quase 1000% em 12 anos.

É a maior bolha especulativa que eu alguma vez assisti, pior que o Nasdaq nos anos 90, ou que o Japão nos anos 80.

Nos últimos anos assistimo ao processo habitual do final de uma bolha: argumentos sofisticadíssimos para justificar os preços actuais.

Mas a realidade é esta:

Assim que um dos bancos centrais abandonar o cartel, como já se falou no Chipre e até em Portugal, vai acontecer o que acontece no rebentar das bolhas especulativas: os preços vão cair para valores inferiores aos de onde partiram. Existe, portanto, um risco de perda de capital de cerca de 80% para quem investir em ouro.

A recente correcção foi um primeiro interiorizar desse risco pelos mercados.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por frugal » 31/5/2013 13:54

ghorez Escreveu:http://www.cnbc.com/id/100756275

While the gold bugs wait for hyperinflation, the global economy slides first into disinflation and then – who knows? – perhaps deflation. Remember that in Japan, the real estate bubble peaked in 1991 but deflation didn't start until 1999. It's still early days.

As people hoarding gold in anticipation of hyperinflation gradually realize that they have things backwards, they are starting to sell and to put their money to work in more productive assets, such as stocks. The physical market may see today's prices as a fire-sale bargain, but investors holding gold in paper form are likely to be reconsidering the need for an asset to fill the role that gold currently plays in their portfolio.


seguir previsoes historicamente nao tem funcionado

cps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por ghorez » 31/5/2013 12:43

http://www.cnbc.com/id/100756275

While the gold bugs wait for hyperinflation, the global economy slides first into disinflation and then – who knows? – perhaps deflation. Remember that in Japan, the real estate bubble peaked in 1991 but deflation didn't start until 1999. It's still early days.

As people hoarding gold in anticipation of hyperinflation gradually realize that they have things backwards, they are starting to sell and to put their money to work in more productive assets, such as stocks. The physical market may see today's prices as a fire-sale bargain, but investors holding gold in paper form are likely to be reconsidering the need for an asset to fill the role that gold currently plays in their portfolio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por frugal » 31/5/2013 11:37

Há um ponto muito importante que faltou debater que é a segurança do património e não ter tudo concentrado na mesma instituição e mesmo ter ouro físico por exemplo.

Seria interessante falar dele.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por ghorez » 30/5/2013 11:13

MachineD Escreveu:ghorez, quando te referes a balanceamento é exclusivamente a 1 ano e caso passe essa banda certo? E caso um dos etf's tenha um decréscimo de digamos 15% por exemplo a meio do ano?

Eu neste momento tenho o GLD com quase -17% e o DBC com -7%, felizmente tenho tido outros ETF's que me têm compensado estas descidas.

Estou a aguardar com "algum peso na consciência" que chegue o inicio do de 2014 para balancear, apenas com injeção de capital, sem venda de mais valias.

O que achas?


Sim a minha estratégia passa por colocar bandas a partir das quais faço rebalanceamento. Bandas de 20%. Dito isto também penso fazer como tu (daí alargar bem as bandas de rebalanceamento) para que consiga injectar capital, no final do ano, sem venda para não ser tributado em mais valias.

Ao longo do ano vou colocando num fundo de tesouraria as minhas poupanças mensais (sem custos de transacção).

Mas quero sublinhar que na minha estratégia quem manda são as bandas. Portanto se tivesse ouro no meu portfolio provavelmente estaria já a preparar-me psicologicamente para reforçá-lo (logo que tocasse nos -20%) msm q fosse antes do final de 2013. Esta é a parte mais difícil de gerir um portfolio deste tipo...mas há que "stay de course".


Between 1926 and 2003, the five best rebalancing intervals were found in the 39- to 44-month range, while the lowest scaled returns were more frequent when rebalancing was done every one to six months.

The researchers also found that threshold policies that allowed higher deviations — above 5% — performed better than those with lower deviations in most cases, concluding that returns are less sensitive to threshold-rebalancing decisions than to frequency-based rebalancing decisions.

In addition, it was found that in periods of restrictive monetary policy — rising interest rates — all 19 portfolios benefited from a more patient policy involving a higher rebalancing threshold. Comparatively, inexpansionary monetary periods — falling interest rates — more patient monetary policies produced a higher scaled return for 15 of the 19 portfolios.


http://www.cramagazine.com/issues/summe ... icle03.htm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por Tridion » 30/5/2013 10:48

ghorez Escreveu::lol:

Quando o secretário do tesouro americano se rende aos ETF acho que diz tudo...

Pessoal vamos lá pensar numa comunidade boglehead portuguesa! ;) Que ajude o pessoal a tomar decisões informadas sobre como investir passivamente.


O LTCM fez isso de uma maneira muito altruísta, só não aprendeu com ele quem não quis ou não tem essa capacidade. Pena foi, que os seu ensinamentos tenham sido plagiados e ele tenha desistido de manter este tópico.

Tive a sorte de acompanhar este tópico do início e ainda mais sorte quando o LTCM me criticou várias vezes a minha maneira de investir/especular (ou perder dinheiro :lol:) o que me fez repensar toda a minha forma de investir.

Dito isto, qualquer blog/tópico que não tenha a participação do LTCM sobre o investimento passivo vai ser mais um no meio de tantos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por MachineD » 30/5/2013 10:43

ghorez Escreveu::lol:

Quando o secretário do tesouro americano se rende aos ETF acho que diz tudo...
Pessoal vamos lá pensar numa comunidade boglehead portuguesa! ;) Que ajude o pessoal a tomar decisões informadas sobre como investir passivamente.

Figueiraa1 Escreveu:O LTCM aconselhou a fazer o rebalanceamento anualmente e só se a alteração de valor tiver sido igual ou superior a 5%


É rigorosamente o que estou a fazer. E é o que recomendo a todos.. vão fazer outra coisa qualquer e não acompanhem o mercado tão "diariamente". Eu já só vejo 1 vez por semana...e breve será 1 vez por mês.


ghorez, quando te referes a balanceamento é exclusivamente a 1 ano e caso passe essa banda certo? E caso um dos etf's tenha um decréscimo de digamos 15% por exemplo a meio do ano?

Eu neste momento tenho o GLD com quase -17% e o DBC com -7%, felizmente tenho tido outros ETF's que me têm compensado estas descidas.

Estou a aguardar com "algum peso na consciência" que chegue o inicio do de 2014 para balancear, apenas com injeção de capital, sem venda de mais valias.

O que achas?
 
Mensagens: 2
Registado: 9/1/2012 11:18

por ghorez » 30/5/2013 10:31

:lol:

Quando o secretário do tesouro americano se rende aos ETF acho que diz tudo...
Pessoal vamos lá pensar numa comunidade boglehead portuguesa! ;) Que ajude o pessoal a tomar decisões informadas sobre como investir passivamente.

Figueiraa1 Escreveu:O LTCM aconselhou a fazer o rebalanceamento anualmente e só se a alteração de valor tiver sido igual ou superior a 5%


É rigorosamente o que estou a fazer. E é o que recomendo a todos.. vão fazer outra coisa qualquer e não acompanhem o mercado tão "diariamente". Eu já só vejo 1 vez por semana...e breve será 1 vez por mês.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

ETFs do Jacob "Jack" Lew, U.S. treasury secretary.

por Midas » 29/5/2013 18:27

Os ETFs do Jacob "Jack" Lew, U.S. treasury secretary.


Bloomberg Escreveu:Jack Lew isn’t your average baby boomer. There's that Treasury Secretary thing, for starters. What may be even more impressive than his resume, though, is his portfolio of low cost, index-tracking exchange-traded funds. Unlike the vast majority of baby boomers, who don’t use ETFs at all, Lew is saving himself thousands of dollars per year in fees and beating a solid two-thirds of active mutual fund managers.

According to an Executive Branch Disclosure form filed in May 2012 and first published in this Quartz article, the majority of Lew’s investments are tied to a TIAA-CREF retirement account. As well, he has sizable investments in five ETFs: SPDR S&P 500 (SPY), PowerShares Nasdaq 100 (QQQ), SPDR Mid Cap 400 (MDY), iShares Russell 2000 (IWM) and SPDR Dow Jones Industrial Average (DIA).

(...)




Jack Lew: In ETFs He Trusts? (May 21, 2013 8:22 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-05-2 ... usts-.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por Figueiraa1 » 14/5/2013 11:57

Tridion Escreveu:Em vez de se fazer o rebalanceamento de uma forma periódica (3/6/12 meses), que tal utilizar AT para o fazer?

Utilizando o ouro como exemplo, temos 10% alocados em GLD, entretanto com as recentes desvalorizações houve uma diminuição de 3% do valor da carteira em ouro (passamos a ter 7%), em vez de ir rebanlancear a carteira porque passaram 3 meses, que tal esperar por sinais de inversão para o fazermos?

O que poderá acontecer é que certas partes da carteira assumirão maior percentagem, fazendo que o nosso risco possa aumentar.

Por outro lado, se falharmos a inversão da tendência não é muito preocupante porque é a mesma coisa que utilizarmos os rebalanceamentos periódicos.


O LTCM aconselhou a fazer o rebalanceamento anualmente e só se a alteração de valor tiver sido igual ou superior a 5%
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Tridion » 14/5/2013 11:53

Em vez de se fazer o rebalanceamento de uma forma periódica (3/6/12 meses), que tal utilizar AT para o fazer?

Utilizando o ouro como exemplo, temos 10% alocados em GLD, entretanto com as recentes desvalorizações houve uma diminuição de 3% do valor da carteira em ouro (passamos a ter 7%), em vez de ir rebanlancear a carteira porque passaram 3 meses, que tal esperar por sinais de inversão para o fazermos?

O que poderá acontecer é que certas partes da carteira assumirão maior percentagem, fazendo que o nosso risco possa aumentar.

Por outro lado, se falharmos a inversão da tendência não é muito preocupante porque é a mesma coisa que utilizarmos os rebalanceamentos periódicos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por Amiais » 30/4/2013 7:10

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:A carteira que eu fui buscar acabou por ser a que ele colocou noutro forum.


Acho que te referes ao post do Salvador_. Já foi aqui referido pelo LTCM que não é ele!! :wink:

Eu tb pensei inicialmente que eram o mesmo ...
As carteiras do Salvador_ e do LTCM são parecidas mas não iguais, num backtest que cheguei a fazer, a do Salvador_ era ligeiramente melhor que a do LTCM.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

por Ulrich » 29/4/2013 23:41

VirtuaGod Escreveu:Nã, chateou mas duvido que tenha sido por isso :wink: Cópias serão sempre cópias e só podem ir até um limite que só quem tem conhecimento é que o ultrapassa 8-)



Nididamente :wink: , os que copiam andam sempre atrasados... 8-)
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 510
Registado: 8/11/2008 15:54
Localização: Aveiro

por VirtuaGod » 29/4/2013 23:30

Afonso80 Escreveu:É pena o LTCM ter deixado de participar no post que criou, penso que a situação da compilação plagiadora o chateou bastante...


Nã, chateou mas duvido que tenha sido por isso :wink: Cópias serão sempre cópias e só podem ir até um limite que só quem tem conhecimento é que o ultrapassa 8-)

É provavelmente mais uma questão de ser MUITO trabalhoso manter um tópico e ensinar e voltar a ensinar... e voltar a ensinar!

Tudo o que ele podia explicar já está mais que explicado, não havia provavelmente razão do ponto de vista dele continuar a aborrecer-se com certas situações uma vez que já estava criada a discussão (objectivo inicial) e já tinha explicado tudo o que havia a explicar. A partir daqui cada pessoa tem de ser auto didata e seguir o seu caminho se quiser evoluir.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Ledisi » 29/4/2013 23:05

VirtuaGod Escreveu:
Ledisi Escreveu:
ruicarlov Escreveu:
Já li algures aqui que ao transferir fundos para a TD Ameritade, o banco intermediário dos EUA levou qualquer coisa a rondar os 3% de comissão de conversão de moeda.


Só agora é que li estes últimos posts, o tópico está sempre a mudar de título e deixei de acompanhar:

Custos de transferência entre CGD para a TDA:
Valor $4560 €3504,46

Eur/Usd 18:03 10/04 1,301200

Conversão cambial cerca de 50 pips de diferença em relação ao spot.

Comissões de transferência: 39,93€ inclui despesas suportadas na totalidade pelo ordenante.

Compensa na minha perspetiva ter a carteira lá fora onde só pago comissões de 2 etfs: iau e fm, permitindo-me investir os dividendos adquirindo 1 unidade ou 2 de cada vez ou caso opte também por vender os sobravlorizados sem qualquer custo associado, permitindo mais facilmente manter o peso de cada etf na carteira.


Como é em relação aos impostos sobre as distribuições/dividendos?


Em relação a PT ainda não consegui saber. Hoje uma pessoa a quem perguntei,respondeu-me que já não lidava com fsicalidade há muito tempo e não me sabe dizer.

Em relação aos USA retêm 15% sobre os dividendos e um short capital gain distribution de um etf obrigacionista. Um long term gain distribution do mesmo etf não foi tributado. Mais valias e juros não são tributados. Cheguei a ter imposto devolvido de forma automática em Março de algo que estav isento.

Quando fizer a declaração de irs já vejo a taxa aplicada cá, que incidirá sobre o valor líquido recebido.
 
Mensagens: 47
Registado: 2/10/2009 10:36
Localização: 14

por Afonso80 » 29/4/2013 22:27

É pena o LTCM ter deixado de participar no post que criou, penso que a situação da compilação plagiadora o chateou bastante...

Aquando da criação do post os ETF da Vanguard domiciliados na Irlanda ainda não existiam (vão agora fazer um ano) por isso é natural que não tenham sido ponderados.

Nem o facto de o ETF do SP500 ter um custo de apenas 0,09% ano vos desperta curiosidade? Ando a ler umas coisas no bogleheads e basicamente desaconselham ETFs domiciliados nos EUA aos Europeus... http://www.bogleheads.org/wiki/EU_investing

Obrigado pelas opiniões.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
 
Mensagens: 130
Registado: 12/10/2007 17:50

por Figueiraa1 » 29/4/2013 20:31

ruicarlov Escreveu:Após constituir pela 1ª vez uma carteira de ETFs, apercebi-me de uma desvantagem de negociar ETFs menos comuns. São menos líquidos, tem spreads maiores e como não estão normalmente disponíveis nas plataformas nacionais, podem implicar custos extra de negociação. Foi o que me aconteceu com o XEMB, e provavelmente aplica-se o mesmo a alguns desses.


O criador deste tópico o LTCM, pquisou, fez backtests e no final deixou aqui duas carteiras, uma que considerou a ideal e outra mais agressiva a pedido dum forista mais afoito.
Podem e devem pesquisar mas não vão conseguir nada melhor do que aqui foi deixado.
O AutoMeck chamou "enciclopádia" ao LTCM e eu concordo.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por ghorez » 29/4/2013 18:49

tal & qual! após escolher que categoria/tipo/zona geográfica de ETF querem, devem principalmente 2 critérios de selecção: Baixo custo de gestão e o que tiver maior liquidez!


https://www.futureadvisor.com/images/co ... cklist.pdf

PDF de 6 MB!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ruicarlov » 29/4/2013 17:54

Após constituir pela 1ª vez uma carteira de ETFs, apercebi-me de uma desvantagem de negociar ETFs menos comuns. São menos líquidos, tem spreads maiores e como não estão normalmente disponíveis nas plataformas nacionais, podem implicar custos extra de negociação. Foi o que me aconteceu com o XEMB, e provavelmente aplica-se o mesmo a alguns desses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, nfaz, peterteam2, Shimazaki_2, Xacal e 390 visitantes