Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 24/11/2012 17:50

Imagem
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por jtavelar » 23/11/2012 16:11

Amiais Escreveu:
REAN Escreveu:
ghorez Escreveu:LTCM estava a voltar a ler a thread (pela 2ª vez) e deparei-me que muitos dos posts foram apagados. Fico triste se de alguma maneira "cedeu" aos comentários de alguns utilizadores deste fórum.

De qualquer maneira quero agradecer-lhe muito (mesmo muito) ter aberto este tópico pois já me fez ler vários artigos, sites (inúmeros) e livros sobre gestão passiva.

Posso dizer que graças a pessoas como você passei de um total ignorante em matéria de investimento (só fazia depósitos a prazo e pc mais..) para muito em breve iniciar 2 carteiras de gestão passiva com recurso a ETF (uma para mim, outra para o meu pai...e até já coloquei 2 colegas de trabalho a ler sobre este assunto).

Sem exageros e sem querer ser excessivo posso garantir que mudou completamente a minha concepção de poupança & investimento para muito muito melhor.

Obrigado! E espero que um dia possa voltar a 100%.
Só espero honrar os seus ensinamentos :wink:


Subscrevo, foi este tópico que despertou o meu interesse para investimentos e rentabilização de poupanças através de produtos financeiros.

Reitero o que antes disse (num post de há umas semans), um bem aja ao LTCM pelo estímulo que gentilmente nos ofereceu.

x3!


Sem dúvida, o melhor tópico que já li no caldeirão.

Mais uma vez parabéns ao LTCM por todos os ensinamentos que passou aos foristas que tiveram a sorte de passar por este tópico.
 
Mensagens: 116
Registado: 5/4/2010 16:23
Localização: Lisboa

Re: Asset Class Returns

por MWC » 23/11/2012 7:13

LTCM Escreveu:
MWC Escreveu:LTCM,

Verifico uma diferença em relação aos exemplos de carteiras que apresentaste anteriormente.

Neste portfolio incorporas o CS/Tremont Equity Market Neutral Index e eliminas a exposição ao ouro.

Alguma razão para este facto?


VirtuaGod Escreveu:
Provavelmente pk a carteira não foi feita por ele, mas sim pelo mesmo site/empresa que fez o quadro apresentado!!


LTCM e VirtuaGod


Obrigado pelo esclarecimento.


Não tinha visto a página anterior.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

X4

por NELASamonta » 23/11/2012 5:22

tambem deixar os meus agradecimentos pelos ensinamentos.
E ja agora que tal Messi e Ronaldo na mesma equipa!!!
timao.
Queria dizer LTCM e VirtuaGood juntos num topico abranjente para o pessoal ir aprendendo e evoluindo.
cumprimentos
 
Mensagens: 28
Registado: 4/5/2011 5:32
Localização: 17

por Amiais » 22/11/2012 22:44

REAN Escreveu:
ghorez Escreveu:LTCM estava a voltar a ler a thread (pela 2ª vez) e deparei-me que muitos dos posts foram apagados. Fico triste se de alguma maneira "cedeu" aos comentários de alguns utilizadores deste fórum.

De qualquer maneira quero agradecer-lhe muito (mesmo muito) ter aberto este tópico pois já me fez ler vários artigos, sites (inúmeros) e livros sobre gestão passiva.

Posso dizer que graças a pessoas como você passei de um total ignorante em matéria de investimento (só fazia depósitos a prazo e pc mais..) para muito em breve iniciar 2 carteiras de gestão passiva com recurso a ETF (uma para mim, outra para o meu pai...e até já coloquei 2 colegas de trabalho a ler sobre este assunto).

Sem exageros e sem querer ser excessivo posso garantir que mudou completamente a minha concepção de poupança & investimento para muito muito melhor.

Obrigado! E espero que um dia possa voltar a 100%.
Só espero honrar os seus ensinamentos :wink:


Subscrevo, foi este tópico que despertou o meu interesse para investimentos e rentabilização de poupanças através de produtos financeiros.

Reitero o que antes disse (num post de há umas semans), um bem aja ao LTCM pelo estímulo que gentilmente nos ofereceu.

x3!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

por SIRS » 22/11/2012 22:34

ghorez Escreveu:LTCM estava a voltar a ler a thread (pela 2ª vez) e deparei-me que muitos dos posts foram apagados. Fico triste se de alguma maneira "cedeu" aos comentários de alguns utilizadores deste fórum.

De qualquer maneira quero agradecer-lhe muito (mesmo muito) ter aberto este tópico pois já me fez ler vários artigos, sites (inúmeros) e livros sobre gestão passiva.

Posso dizer que graças a pessoas como você passei de um total ignorante em matéria de investimento (só fazia depósitos a prazo e pc mais..) para muito em breve iniciar 2 carteiras de gestão passiva com recurso a ETF (uma para mim, outra para o meu pai...e até já coloquei 2 colegas de trabalho a ler sobre este assunto).

Sem exageros e sem querer ser excessivo posso garantir que mudou completamente a minha concepção de poupança & investimento para muito muito melhor.

Obrigado! E espero que um dia possa voltar a 100%.
Só espero honrar os seus ensinamentos :wink:


Subscrevo, foi este tópico que despertou o meu interesse para investimentos e rentabilização de poupanças através de produtos financeiros.

Reitero o que antes disse (num post de há umas semans), um bem aja ao LTCM pelo estímulo que gentilmente nos ofereceu.
 
Mensagens: 64
Registado: 11/10/2004 22:21
Localização: Portugal

por ghorez » 22/11/2012 22:14

LTCM estava a voltar a ler a thread (pela 2ª vez) e deparei-me que muitos dos posts foram apagados. Fico triste se de alguma maneira "cedeu" aos comentários de alguns utilizadores deste fórum.

De qualquer maneira quero agradecer-lhe muito (mesmo muito) ter aberto este tópico pois já me fez ler vários artigos, sites (inúmeros) e livros sobre gestão passiva.

Posso dizer que graças a pessoas como você passei de um total ignorante em matéria de investimento (só fazia depósitos a prazo e pc mais..) para muito em breve iniciar 2 carteiras de gestão passiva com recurso a ETF (uma para mim, outra para o meu pai...e até já coloquei 2 colegas de trabalho a ler sobre este assunto).

Sem exageros e sem querer ser excessivo posso garantir que mudou completamente a minha concepção de poupança & investimento para muito muito melhor.

Obrigado! E espero que um dia possa voltar a 100%.
Só espero honrar os seus ensinamentos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

Re: Asset Class Returns

por LTCM » 22/11/2012 20:25

MWC Escreveu:LTCM,

Verifico uma diferença em relação aos exemplos de carteiras que apresentaste anteriormente.

Neste portfolio incorporas o CS/Tremont Equity Market Neutral Index e eliminas a exposição ao ouro.

Alguma razão para este facto?


VirtuaGod Escreveu:
Provavelmente pk a carteira não foi feita por ele, mas sim pelo mesmo site/empresa que fez o quadro apresentado!!
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Asset Class Returns

por VirtuaGod » 22/11/2012 19:50

MWC Escreveu:Alguma razão para este facto?


Provavelmente pk a carteira não foi feita por ele, mas sim pelo mesmo site/empresa que fez o quadro apresentado!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Asset Class Returns

por MWC » 22/11/2012 18:22

LTCM Escreveu:The “Allocation” portfolio assumes the following weights:

25% in the S&P 500;

10% in the Russel 2000;

15% in the MSCI EAFE;

5% in the MSCI EMI;

25% in the in the Barclays Capital Aggregate;

5% in the Barclays 1-3m Treasury;

5% in the CS/Tremont Equity Market Neutral Index;

5% in the DJ UBS Commodity Index;

5% in the NAREIT Equity REIT Index;

Balanced portfolio assumes annual rebalancing.



LTCM,

Verifico uma diferença em relação aos exemplos de carteiras que apresentaste anteriormente.

Neste portfolio incorporas o CS/Tremont Equity Market Neutral Index e eliminas a exposição ao ouro.


Alguma razão para este facto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

por ghorez » 22/11/2012 17:21

MWC Escreveu:
ghorez Escreveu:Problema dessas alocações é que não minimizam custos de transação (por exemplo utilizando o BTP, de cada vez que quiser rebalancear/reforçar terei q gastar 11 EUR (aprox.) .. bom se tiver q o fazer para 9 ETF, então são 100 EUR/ano.

http://www.marketwatch.com/lazyportfolio

No entanto tive a ver os 8 portfolios presentes neste site, e curiosamente, dos 3 melhores, 1 tem apenas 3 etf e o outro tem apenas 5 etf.

A minha ideia seria arriscar num de 3:
35% em US stock,
35% em World Ex US stock,
30% em TIP.

Minimizando custos de transação/custódia de títulos e custos de gestão, utilizando para esse efeito etfs da schwab e a plataforma best trading pro.


Ghorez,

Nesse portfolio, estás exposto em 70% acções. Não julgas que esta exposição é elevada e com DD elevados?

Não consideras incorporar exposição a ouro, commodities e Imobiliário?


http://www.etfreplay.com/combine.aspx - Estive a fazer alguns testes aos vários cenários (acções, obrig, tips (obrig protegidas a inflação), commodities (ouro e petroleo) e Imobiliario (REIT US e Internacional)...

basicamente a única coisa que pondero alterar é a exposição a acções como tu dizes...tlvz passar de 30% + 30% acções e 40% (TIPS).

Porque não incorporo ouro? Porque a ideia das TIPS é proteger-me da inflação/crash das acções..julgo ser redundante;

Petróleo é muito errante...e já encontrei cenários onde ele esteve correlacionado com as acções e outros em que não esteve..parece-me um tiro no escuro;

REIT (imobiliario) basicamente potencia os meus lucros, mas em contrapartida aumenta significativamente a volatilidade da carteira...eu não procuro rendibilidades quase a roçar o mercado. Se daqui a 40 anos, conseguisse algo que me desse consistentemente 7,5% já ficaria super satisfeito.

Mas ainda estou a amadurecer as ideias. Mas se tivesse que somar etfs a essa carteira, com certeza seria 10% para REIT, 15% obrigações (longo prazo..de preferência +20 anos), e talvez 10% Ouro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por MWC » 22/11/2012 16:27

ghorez Escreveu:Problema dessas alocações é que não minimizam custos de transação (por exemplo utilizando o BTP, de cada vez que quiser rebalancear/reforçar terei q gastar 11 EUR (aprox.) .. bom se tiver q o fazer para 9 ETF, então são 100 EUR/ano.

http://www.marketwatch.com/lazyportfolio

No entanto tive a ver os 8 portfolios presentes neste site, e curiosamente, dos 3 melhores, 1 tem apenas 3 etf e o outro tem apenas 5 etf.

A minha ideia seria arriscar num de 3:
35% em US stock,
35% em World Ex US stock,
30% em TIP.

Minimizando custos de transação/custódia de títulos e custos de gestão, utilizando para esse efeito etfs da schwab e a plataforma best trading pro.


Ghorez,

Nesse portfolio, estás exposto em 70% acções. Não julgas que esta exposição é elevada e com DD elevados?

Não consideras incorporar exposição a ouro, commodities e Imobiliário?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

por ghorez » 22/11/2012 16:06

Já agora fica aqui uma base de dados de etf organizados por menor custo de gestão (útil para quem quer implementar estratégias passivas de muito longo prazo)

http://etfdb.com/compare/lowest-expense-ratio/

schwab tem 7 e vanguard tem 3 nos 10 primeiros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ghorez » 22/11/2012 16:04

Problema dessas alocações é que não minimizam custos de transação (por exemplo utilizando o BTP, de cada vez que quiser rebalancear/reforçar terei q gastar 11 EUR (aprox.) .. bom se tiver q o fazer para 9 ETF, então são 100 EUR/ano.

http://www.marketwatch.com/lazyportfolio

No entanto tive a ver os 8 portfolios presentes neste site, e curiosamente, dos 3 melhores, 1 tem apenas 3 etf e o outro tem apenas 5 etf.

A minha ideia seria arriscar num de 3:
35% em US stock,
35% em World Ex US stock,
30% em TIP.

Minimizando custos de transação/custódia de títulos e custos de gestão, utilizando para esse efeito etfs da schwab e a plataforma best trading pro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

Asset Class Returns

por LTCM » 22/11/2012 15:43

Figueiraa1 Escreveu:Neste período tivemos dois Bear Markets. LTCM é possível apresentar a rentabilidade a 15 anos desde 1997?

1997= 14,22%
1998= 11,08%
1999= 16,10%
2000= -0,26%
2001= -4,78%

frugal Escreveu:Ltcm
e de que asset allocation estás aqui a falar?
cumprimentos


The “Allocation” portfolio assumes the following weights:

25% in the S&P 500;

10% in the Russel 2000;

15% in the MSCI EAFE;

5% in the MSCI EMI;

25% in the in the Barclays Capital Aggregate;

5% in the Barclays 1-3m Treasury;

5% in the CS/Tremont Equity Market Neutral Index;

5% in the DJ UBS Commodity Index;

5% in the NAREIT Equity REIT Index;

Balanced portfolio assumes annual rebalancing.
Editado pela última vez por LTCM em 22/11/2012 20:24, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Especie de lazy portfolio

por ghorez » 21/11/2012 21:13

Aqui vai o meu "lazy portfolio".. provavelmente com os custos de gestão mais pequenos de todo o mercado. :wink:
Anexos
lazy portfolio.png
lazy portfolio.png (6.76 KiB) Visualizado 10517 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 21/11/2012 15:07

O IAU parece ser o superior, provavelmente devido a cobrar menos comissão de gestão!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Figueiraa1 » 21/11/2012 14:56

A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por ghorez » 21/11/2012 14:46

VirtuaGod Escreveu:
ghorez Escreveu:Excelente Ledisi...excelente ETF!!!

Melhor etf de ouro que vi até agora


O GLD tb é bom! É o maior ETF de ouro do mundo :wink:


O GLD era a mnha 1ª opção..mas é o que tem maior custo 0,40%.

O que selecionei tem 0,39% (e parece-me equivalente ao GLD)

E depois o sugerido aqui...0,25%.

VirtuaGod, como vês esta carteira? A minha dúvida como já referi é a exposição aos US (tanto em termos de região/activos, como de moeda...todos os etf são em dolares.) Se tento encontrar etf em EUR, ou a nível global, os custos começam a subir para o dobro ou mais..não sei mto bem qual a opção mais correta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 21/11/2012 14:35

Não sei onde andas a ver isso!
Anexos
Gold ETFs.JPG
Gold ETFs.JPG (62.46 KiB) Visualizado 10636 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Figueiraa1 » 21/11/2012 14:25

As rentabilidades são diferentes, o GLD e SGOL que fazem parte da Carteira tipo publicada neste tópico são similares, já o IAU tem uma performance diferente.

IAU - YTD - 6,75%
1 Y - 6,29%
3 y - 22,94%

GLD - YTD - 9,76% - SGOL - YTD 9,75%
1 Y - -0,30% - 1 Y -0,25%
3 Y - 17,62% - 3 Y - 17,60%

Gostaria saber a que se deve a diferênça de performance.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 21/11/2012 13:39

ghorez Escreveu:Excelente Ledisi...excelente ETF!!!

Melhor etf de ouro que vi até agora


O GLD tb é bom! É o maior ETF de ouro do mundo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 21/11/2012 13:37

Excelente Ledisi...excelente ETF!!!

Melhor etf de ouro que vi até agora
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por Ledisi » 21/11/2012 13:21

O ETF IAU que segue o ouro tem uma comissão de gestão anual de 0,25%.
 
Mensagens: 47
Registado: 2/10/2009 10:36
Localização: 14

por ghorez » 21/11/2012 12:48

Possível carteira de ETF..comentários?

A minha dúvida é sempre se estou demasiado exposto a US...uma possível troca seria os 2 ETF de stocks, para 1 só de stocks global..por exemplo o da Vanguard (se bem que olhando para a carteira desse ETF, continuo exposto 50% aos US.

E outra troca seria o de REIT US para um global.

Não consigo é encontrar nenhum etf de bonds bom, barato e global (outra vez para não ficar só exposto aos US..)
Anexos
carteira ETF.png
carteira ETF.png (20.78 KiB) Visualizado 10426 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], edvieira, Google [Bot], JFDIL e 267 visitantes