Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 20/7/2011 10:06

LTCM

Bom dia,

Os 22% da carteira tipo,(REIT, GOLD, COMMODITIES), seriam aplicados em acções.

Obrigado

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

Re: ENRIQUECER DEVAGAR

por LTCM » 20/7/2011 9:58

Figueiraa1 Escreveu:Pode explicar por favor qual é a diferença de rentabilidade da carteira tipo sem: OURO, REIT, COMMODITIES


Posso.

Mas para constituir uma nova "carteira tipo" o capital alocado a esses 3 activos vai ser aplicado em que ADI's? e em que percentagens?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Specialx » 19/7/2011 14:15

Chico_laranja Escreveu:Para já o prazo é esse pois a filha chegando à maioridade pode pedir o guito tal como se fosse um Depósito a prazo dos miúdos :lol:

Eu sei que não devo alocar tudo em acções.

Estava a pensar em algo como 80%-20% acções/obrigações ou até inserir algo aqui no meio e reduzir a exposição às acções (ouro, reit, etc).

Estou a ver alguns ETFs e vejo que muitos têm o que chamam de Mornigstar box. Sei que a Morning Star avalia fundos e afins.

Um lado é tamanho e o outro é estilo: Value, Blend e Growth. Deduzo que o estilo é uma imagem do risco e o tamanho é o tamanho total do ETF. Estou certo?

Começando a dominar a coisa talvez comece a fazer o meu próprio pé de meia e siga as dicas aqui ditas e aí o prazo já será certamente 30 anos ou até mais.


Pessoalmente com um horizonte de investimento de 17 anos escolheria 35 % de obrigações. Mas não sei qual a opinião do LTCM...

abraço
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por chico_laranja » 19/7/2011 13:25

Para já o prazo é esse pois a filha chegando à maioridade pode pedir o guito tal como se fosse um Depósito a prazo dos miúdos :lol:

Eu sei que não devo alocar tudo em acções.

Estava a pensar em algo como 80%-20% acções/obrigações ou até inserir algo aqui no meio e reduzir a exposição às acções (ouro, reit, etc).

Estou a ver alguns ETFs e vejo que muitos têm o que chamam de Mornigstar box. Sei que a Morning Star avalia fundos e afins.

Um lado é tamanho e o outro é estilo: Value, Blend e Growth. Deduzo que o estilo é uma imagem do risco e o tamanho é o tamanho total do ETF. Estou certo?

Começando a dominar a coisa talvez comece a fazer o meu próprio pé de meia e siga as dicas aqui ditas e aí o prazo já será certamente 30 anos ou até mais.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por Specialx » 18/7/2011 21:20

Chico_laranja Escreveu:LTCM

Desde já agradeço a tua ajuda.

LTCM Escreveu:Se é para um filho (menor), na nossa óptica, a alocação deve ser feita na totalidade ao activo com maior probabilidade de proporcionar os retornos mais elevados no longo prazo.


Sim, é para uma filha que neste momento tem quase 14 meses, por isso dá para ver que o prazo mínimo rondará pelo menos os 17 anos até ela chegar à maioridade.

Quando dizes que devo alocar a totalidade em activos com maior probabilidade de retornos no longo prazo falas em quais? ETFs de Acções, obrigações, commodities ou outras?

Isso não passa a ser um contrassenso com o que antes falaste a nível de diversidade/descorrelação?


LTCM Escreveu:
Chico_laranja Escreveu: podemos começar com algo muito básico como 1 ETF acções EUA + 1 ETF acções BRIC + 1 ETF Obrigações europa e depois vamos fazendo reforços na dita óptica dos 15$/mês e em ETFs o mais descorrelacionados possível.

Algo como ao fim de 3 meses 1 ETF Ouro, depois 1 ETF imob, após outros 3 meses vendo BRIC e compro 1 ETF de cada 1 dos 4 países para dar granularidade e por aí em diante.....É um pouco isto?


Para um investidor adulto sim. No seu caso específico não.


Podes aprofundar um pouco onde está a minha falha?

Os reforços pontuais serão sempre com base em quantias pequenas pois será quando conseguimos poupar um pouco e colocar no pé de meia dela e também em momentos festivos, quando algum familiar(tios, avós, primos) poderá dar algum valor para juntar ao dito pé de meia daí ser sempre com base em valores pequenos.

Tenho ainda uma dúvida sobre os ETF's. A compra e venda tem um preço que é fixado em bolsa como uma acção. Que custos tem associados? Funciona como um Fundo de investimento em que todos os custos estão associados ao valor intrínseco da UP ou é como ac~ções que depois tenho custos anuais de detenção e afins?

Desde já agradeço a tua ajuda pois até chegar aqui ETF era algo incógnito para mim.


Caro Chico Laranja,

Se o seu horizonte temporal são 17 anos não deve alocar a totalidade em acções ! Presumo que o LTCM pensou que o horizonte temporal seria muito superior !
Os activos com maior probabilidade de retorno no longo prazo são as acções. No entanto para controlar o risco/volatilidade e para horizontes temporais mais curtos a insercção de activos ( se possível o menos correlacionados possíveis) irão aumentar a probabilidade de obter um determinado retorno diminuindo considerávelmenteo risco.

PS : LTCM espero não ter defraudado as expectativas :-)


abraço
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por chico_laranja » 18/7/2011 14:20

LTCM

Desde já agradeço a tua ajuda.

LTCM Escreveu:Se é para um filho (menor), na nossa óptica, a alocação deve ser feita na totalidade ao activo com maior probabilidade de proporcionar os retornos mais elevados no longo prazo.


Sim, é para uma filha que neste momento tem quase 14 meses, por isso dá para ver que o prazo mínimo rondará pelo menos os 17 anos até ela chegar à maioridade.

Quando dizes que devo alocar a totalidade em activos com maior probabilidade de retornos no longo prazo falas em quais? ETFs de Acções, obrigações, commodities ou outras?

Isso não passa a ser um contrassenso com o que antes falaste a nível de diversidade/descorrelação?


LTCM Escreveu:
Chico_laranja Escreveu: podemos começar com algo muito básico como 1 ETF acções EUA + 1 ETF acções BRIC + 1 ETF Obrigações europa e depois vamos fazendo reforços na dita óptica dos 15$/mês e em ETFs o mais descorrelacionados possível.

Algo como ao fim de 3 meses 1 ETF Ouro, depois 1 ETF imob, após outros 3 meses vendo BRIC e compro 1 ETF de cada 1 dos 4 países para dar granularidade e por aí em diante.....É um pouco isto?


Para um investidor adulto sim. No seu caso específico não.


Podes aprofundar um pouco onde está a minha falha?

Os reforços pontuais serão sempre com base em quantias pequenas pois será quando conseguimos poupar um pouco e colocar no pé de meia dela e também em momentos festivos, quando algum familiar(tios, avós, primos) poderá dar algum valor para juntar ao dito pé de meia daí ser sempre com base em valores pequenos.

Tenho ainda uma dúvida sobre os ETF's. A compra e venda tem um preço que é fixado em bolsa como uma acção. Que custos tem associados? Funciona como um Fundo de investimento em que todos os custos estão associados ao valor intrínseco da UP ou é como ac~ções que depois tenho custos anuais de detenção e afins?

Desde já agradeço a tua ajuda pois até chegar aqui ETF era algo incógnito para mim.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por LTCM » 18/7/2011 9:39

However, I was again frustrated by failure. I have since come to understand that the answer eluded me because it required a lesser mind, or perhaps a mind less bound by the parameters of perfection.
Editado pela última vez por LTCM em 17/10/2012 20:16, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por vset » 16/7/2011 21:05

Mas "Nós" quem?
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por LTCM » 16/7/2011 17:47

The inevitability of its doom is as apparent to me now as a consequence of the imperfection inherent in every human being, thus I redesigned it based on your history to more accurately reflect the varying grotesqueries of your nature.
Editado pela última vez por LTCM em 17/10/2012 20:14, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

ENRIQUECER DEVAGAR

por Figueiraa1 » 15/7/2011 13:21

LTCM

Boa tarde,

Pode explicar por favor qual é a diferença de rentabilidade da carteira tipo sem: OURO, REIT, COMMODITIES.

Obrigado,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por LTCM » 15/7/2011 11:32

Being right too soon is socially unacceptable.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:49, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 14/7/2011 13:26

It was a work of art, flawless, sublime. A triumph equaled only by its monumental failure
Editado pela última vez por LTCM em 17/10/2012 20:12, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por chico_laranja » 14/7/2011 10:49

LTCM

Se bem percebi tudo o que li neste longo e grandioso tópico, podemos começar com algo muito básico como 1 ETF acções EUA + 1 ETF acções BRIC + 1 ETF Obrigações europa e depois vamos fazendo reforços na dita óptica dos 15$/mês e em ETFs o mais descorrelacionados possível.

Algo como ao fim de 3 meses 1 ETF Ouro, depois 1 ETF imob, após outros 3 meses vendo BRIC e compro 1 ETF de cada 1 dos 4 países para dar granularidade e por aí em diante.....

É um pouco isto?

Isso de ETF's qualquer banco serve ou tem que ser com correctoras e bancos direccionados para investimentos?
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por _7_ » 14/7/2011 9:27

Viva,

Explicando de maneira um pouco diferente a minha duvida

No primeiro tópico texto deu ênfase a importância dos ETFs o que foi alias a razão que me fez descobrir este tópico.

A seguir foram descritas de um maneira bastante completa os diferentes ADI e a maneira como podem ser usados na perspectiva da sua estratégia de diversificação.

No que diz respeito aos ETF, porem:

1 - faz falta um explicação dos ETF ao mesmo nível que a explicação dado sobre os outros ADI e analisar os ETF através do prisma da sua estratégia
2 - faz falta convencer como é que um ETF pode ajudar um investidor a realizar na sua estratégia. Estando o investidor a preparar um mistura com todo o cuidado, porquê juntar uma outra mistura muito mais opaca?
Editado pela última vez por _7_ em 14/7/2011 16:52, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 20
Registado: 21/6/2011 12:24

por _7_ » 13/7/2011 14:27

Obrigado, pela resposta e pelos links

O problema que eu tenho com os ETF de obrigações é onde os situar em termos de risco pois não são nem accões nem obrigações.
Um ETF de obrigações pode por exemplo ser vendido especulativamente agora ou daqui por 20 anos. Correcto?
 
Mensagens: 20
Registado: 21/6/2011 12:24

por Figueiraa1 » 13/7/2011 12:25

Obrigado LTCM.

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Elias » 13/7/2011 11:57

Neste ponto talvez seja oportuno recordar que há um tópico especificamente sobre ETF:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=etf
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por LTCM » 13/7/2011 11:54

Women and cats will do as they please, and men and dogs should relax and get used to the idea.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:46, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 12/7/2011 16:35

Never underestimate the power of human stupidity.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:43, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por kknd » 11/7/2011 22:56

LTCM Escreveu:
Recomendável não sabemos se era. O que sabemos é que não era a mesma coisa.



Obrigado pelo esclarecimento e pelo tópico.
 
Mensagens: 231
Registado: 14/8/2009 12:27
Localização: 14

por Specialx » 11/7/2011 16:57

Viva LTCM,

Tendo eu um horizonte de investimento de 33 anos, fará sentido uma alocação de 80 % acções e 20 % em obrigações não me preocupando com eventuais DD superiores a 20 % ???



obrigado
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por LTCM » 11/7/2011 11:18

This, to me, is the ultimately heroic trait of ordinary people; they say no to the tyrant and they calmly take the consequences of this resistance.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:42, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Metallising_ » 9/7/2011 15:44

Deparei-me com a mesma questão. Não pretendo ter todo o portefólio exposto ao risco cambial. A grande vantagem dos ETFs em USD é que por norma apresentam bastante mais liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por LTCM » 9/7/2011 11:38

The trouble with being educated is that it takes a long time; it uses up the better part of your life and when you are finished what you know is that you would have benefited more by going into banking.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 13:40, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por kknd » 7/7/2011 16:27

LTCM, dos ETFs que consegui consultar, todos são em USD.
Tendo em conta os destinatários deste tipo de estratégia, não será recomendávell optar por ETFs em EUR (que sigam a mesma estratégia, naturalmente), eliminando deste modo o risco cambial?

Edit: (correcção erro ortográfico)
Editado pela última vez por kknd em 11/7/2011 22:52, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 231
Registado: 14/8/2009 12:27
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, Nuno V, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO e 382 visitantes