Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 31/5/2011 13:47

LTCM Escreveu:Os fundos (MF) têm taxas de custos (tc) mais elevadas que os ETF, a menos que tenhamos apanhado os MF certos, aqueles que geram Alpha acima da tc, isso vai cortar a rentabilidade dos mesmos;


Ora aqui está um excelente ponto para desenvolver mais tarde num outro tópico, se tiveres paciência, LTCM.

Porque ao ler as estatísticas reunidas pelo Bogle no CSI é desanimador ver que a maioria dos HF/MF que batem o mercado num curto período de 3 a 5 anos, passados uns anos já não o fazem, o que pode ser explicado por mera variância ou o aproveitar de determinadas condições de mercado (trend following, contrarian, aposta forte numa determinada classe de activos, etc.)

Além disso, os que conseguem bater significativamente o mercado, ao longo de 20 anos, por exemplo, são uma % tão ínfima, que fica-se com a impressão que é preciso uma grande dose de sorte para apanhar uma dessas estrelas.

Seria interessante discutir noutro tópico se investes e como investes em HF ou mesmo MFs.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por LTCM » 31/5/2011 10:56

Esquecemo-nos de referir que, e embora seja óbvio, as considerações que efectuamos neste tópico são apenas uma opinião, a nossa opinião, baseada na análise de dados e no acompanhamento activo, e passivo, dos mercados de capitais ao longo de década e meia.

Por inexplicável que isso possa parecer a nossa lógica, o nosso raciocínio, é susceptível a erros e lapsos. Nenhum dos nossos actos tem a presunção de constituir, ou influenciar, uma oferta de venda (compra) de um veículo de investimento.

Logo, as opiniões aqui expostas não constituem um conselho de investimento (leigo e muito menos profissional). Quem pretende investir e não possui as bases fundamentais deve recorrer a aconselhamento legal, especializado e independente.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 9:57, num total de 2 vezes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por vset » 28/5/2011 21:46

LTCM Escreveu:
vset Escreveu:Viva, em investimento de longterm como geres as posições perdedoras?

vset Escreveu:LTCM: não tenho tempo para ti, não tens dinheiro para o meu preço hora.


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

ocart Escreveu: Em Portugal toda a gente quer enriquecer rápido pois não sabe o tempo que vai estar nos sitios onde pode enriquecer!!!!!!!!!! O Português só é GRANDE fora do País e por isso tem fama, projectos e grande obra feita. Aqui a maioria são parasitas, oportunistas, calões, vivem de subsidios e quem quiser alguem para trabalhar tem que contratar um emigrante, Há excepções, claro, mas o País habituou os cidadãos a viver á custa do orçamento......!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Obrigado por ter conspurcado o tópico, a sua contribuição, não desprezando o assunto da mesma, foi de elevada qualidade e será muito útil a todos.

Crómio Escreveu:Caro LTCM,
-- Tens alguma opinião acerca do ETF GTAA, que diz ser "the first truly global asset allocation ETF"?
-- Pode este ETF ser uma alternativa ou complemento a uma estratégia de enriquecimento lento?


IMHO o GTAA apresenta uma comissão de gestão demasiado elevada, julgo que o custo indirecto do bid-ask spread também não seja de desprezar, e uma alocação de activos que não me agrada particularmente.

Porém: é uma maneira rápida de diversificar por diversas classes de activos com o bónus de contar com um indicador de momentum.

charles Escreveu:LTCM disse:
....Feito o intróito coloco a questão: Existe, por parte dos forenses, interesse no desenvolvimento deste assunto?...

Todo o interessante, poderiam começar por explicar como funciona um ETF.


Um ETF replica um índice ou cabaz de instrumentos financeiros, da mesma forma que o faz um fundo de investimento, mas transacciona em bolsa como se fosse uma acção (podem ser transaccionados a todo o momento, ao preço que se encontra a ser feito em mercado). Desta forma, o investidor consegue, através de um pequeno investimento, ter uma exposição a um amplo conjunto de títulos, sem necessidade de os adquirir individualmente.

Nesta perspectiva, para negociar um ETF basta recorrer a um intermediário financeiro (Banco, Sociedade Financeira de Corretagem, Corretora, (…)) e efectuar os procedimentos habituais utilizados na compra e venda de acções.

EuroVerde Escreveu: Porque não investem na Berkshire B ou A.?
Querem melhor fundo do que aquele? O conjunto de boas empresas diversificadas com vantagem competitiva.
Quem tiver mais 100000 eur/usd e não necessitar do dinheiro é o que eu recomendo para o longo prazo.


Vamos lá ver se a gente se entende. Os melhores anos de investimento do WB já passaram, há muito, o que é que acontecerá à Berkshire quando ele sair de cena? Já existe um substituto com provas dadas?

As acções da Berkshire (A ou B) tem uma volatilidade equivalente a um ETF Value de ME, portanto DD de 50% não são incomuns (o último em 2008), nos últimos 15 anos a acção (A e B) teve uma rentabilidade anualizada de 11%, e uma volatilidade próxima de 24%. Com métricas dessas conseguem-se montar carteiras com rendibilidades semelhantes e com metade do risco, ou, com o mesmo risco multiplicar a rentabilidade do portefólio por 1.3.
Portanto, mal por mal, prefiro a estratégia de apanhar facas em queda, ou que estejam a ressaltar.






LTCM,

tens tu provas dadas com este método que apresentas?

Cps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Mkpt » 27/5/2011 19:43

whitebala Escreveu:
Efectivamente essa é uma desvantagem. Mas tambem existe vantagens. Se tentarmos diversificar em ETF com posições pequenas temos de pagar as comissões de transação. Se o "carcanhol" em cada produto for baixo (+-1000 euros) e diversificarmos por 25 ETF termos logo de pagar à cabeça 300 ou 400 euros para os adquirir.

Abraço


A questão é que, julgo eu, não há necessidade de tanta diversificação..

Julgo que, no máximo, 6-8 ETF desde que não correlacionados já é uma diversificação mais que satisfatória.
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por whitebala » 27/5/2011 12:01

SpecialX Escreveu:
whitebala Escreveu:Boas LTCM

Recentemente com a logica de diversificação constitui uma carteira de fundos englobando os seguinte:


Blackrock World Energy
Blackrock World Mining
blackrock emerging europe
blackrock latin america
Blackrock new energy
fidelity asian special situacioons
UBS Strategy Fund - Fixed Income BG
UBS Equity Fund European Opportunity 
UBS Emerging Economies Latin American Bonds 
Schroder bric
Schroder China
Schroder midle east
Amundi Funds Global inflation Bond
Amundi Funds Dynarbitrage Volatility 
Pictet Japanese
Jupiter Global Fund India Select L USD
BlackRock Global Funds - Asian Tiger Bond E2 EUR
Schroder ISF Emerging Europe Debt Absolute Return B Acc
UBS (Lux) Equity Fund - Australia (AUD) P
JPM Global Bond (EUR) D (acc) - EUR

Não sei se é pedir demasiado que me dês a tua opinião sobre a estratégia.

Pelo menos o conceito de diversificação acho que absorvi! :lol:


No longo prazo penso que esses fundos terão uma comissão de gestão muito superior ao dos ETF. Penso que logo a partida ficariam excluídos da estratégia do LTCM.

Cumprimentos



Efectivamente essa é uma desvantagem. Mas tambem existe vantagens. Se tentarmos diversificar em ETF com posições pequenas temos de pagar as comissões de transação. Se o "carcanhol" em cada produto for baixo (+-1000 euros) e diversificarmos por 25 ETF termos logo de pagar à cabeça 300 ou 400 euros para os adquirir.

Abraço
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por Specialx » 26/5/2011 19:49

whitebala Escreveu:Boas LTCM

Recentemente com a logica de diversificação constitui uma carteira de fundos englobando os seguinte:


Blackrock World Energy
Blackrock World Mining
blackrock emerging europe
blackrock latin america
Blackrock new energy
fidelity asian special situacioons
UBS Strategy Fund - Fixed Income BG
UBS Equity Fund European Opportunity 
UBS Emerging Economies Latin American Bonds 
Schroder bric
Schroder China
Schroder midle east
Amundi Funds Global inflation Bond
Amundi Funds Dynarbitrage Volatility 
Pictet Japanese
Jupiter Global Fund India Select L USD
BlackRock Global Funds - Asian Tiger Bond E2 EUR
Schroder ISF Emerging Europe Debt Absolute Return B Acc
UBS (Lux) Equity Fund - Australia (AUD) P
JPM Global Bond (EUR) D (acc) - EUR

Não sei se é pedir demasiado que me dês a tua opinião sobre a estratégia.

Pelo menos o conceito de diversificação acho que absorvi! :lol:


No longo prazo penso que esses fundos terão uma comissão de gestão muito superior ao dos ETF. Penso que logo a partida ficariam excluídos da estratégia do LTCM.

Cumprimentos
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por Tridion » 26/5/2011 17:18

whitebala Escreveu:Recentemente com a logica de diversificação constitui uma carteira de fundos englobando os seguinte:


Blackrock World Energy
Blackrock World Mining
blackrock emerging europe
blackrock latin america
Blackrock new energy
fidelity asian special situacioons
UBS Strategy Fund - Fixed Income BG
UBS Equity Fund European Opportunity
UBS Emerging Economies Latin American Bonds
Schroder bric
Schroder China
Schroder midle east
Amundi Funds Global inflation Bond
Amundi Funds Dynarbitrage Volatility
Pictet Japanese
Jupiter Global Fund India Select L USD
BlackRock Global Funds - Asian Tiger Bond E2 EUR
Schroder ISF Emerging Europe Debt Absolute Return B Acc
UBS (Lux) Equity Fund - Australia (AUD) P
JPM Global Bond (EUR) D (acc) - EUR


E consegues controlar qual é a constituição de cada um destes fundos? Não será informação a mais, pode inclusive ocorrer que fundos diferentes tenham composições idênticas?

Parece que fizeste uma aposta em todos os cavalos, em alguns hás-de acertar :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por Conquistador » 26/5/2011 17:14

Boas;

Obrigado LTCM, por partilhares os teus conhecimentos e instruires a malta.

Gostava de deixar uma questão a todos, que é a seguinte:
Muito tenho lido acerca de alocar parte da carteira, também numa optica de diversificação(embora não tão abrangente como a do whitebala :) ), em investimentos descorrelacionados com o mercado.

Que tipo de investimentos são estes?Fundos de retorno absoluto(hedge funds)?
Matérias Primas?
Em caso afirmativo, existem outros?

Alguma sugestão em concreto?

Cumprimentos,

PS: Afinal são três questões :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 459
Registado: 3/7/2008 11:58
Localização: 17

por whitebala » 26/5/2011 16:16

Boas LTCM

Recentemente com a logica de diversificação constitui uma carteira de fundos englobando os seguinte:


Blackrock World Energy
Blackrock World Mining
blackrock emerging europe
blackrock latin america
Blackrock new energy
fidelity asian special situacioons
UBS Strategy Fund - Fixed Income BG
UBS Equity Fund European Opportunity 
UBS Emerging Economies Latin American Bonds 
Schroder bric
Schroder China
Schroder midle east
Amundi Funds Global inflation Bond
Amundi Funds Dynarbitrage Volatility 
Pictet Japanese
Jupiter Global Fund India Select L USD
BlackRock Global Funds - Asian Tiger Bond E2 EUR
Schroder ISF Emerging Europe Debt Absolute Return B Acc
UBS (Lux) Equity Fund - Australia (AUD) P
JPM Global Bond (EUR) D (acc) - EUR

Não sei se é pedir demasiado que me dês a tua opinião sobre a estratégia.

Pelo menos o conceito de diversificação acho que absorvi! :lol:
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por Crómio » 25/5/2011 19:30

LTCM Escreveu:IMHO o GTAA apresenta uma comissão de gestão demasiado elevada, julgo que o custo indirecto do bid-ask spread também não seja de desprezar, e uma alocação de activos que não me agrada particularmente.

Porém: é uma maneira rápida de diversificar por diversas classes de activos com o bónus de contar com um indicador de momentum.


LTCM,

-- Na tua opinião qual o valor máximo de spread e de gestão que consideras para o ETF não estar caro?
-- Interessante nao te agradar a alocacao do GTAA, podes desenvolver um pouco? Julgo que nao desaprovas os resultados...

Obrigado,
Crómio
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Supermann » 25/5/2011 15:57

EuroVerde Escreveu:Ok LTCM, eu já tive CFDs da acção B e lucrei algo que me permitiu entender melhor o trading e a vivacidade da empresa.

Creio que as caracteristicas da Berkshire permanecerão as mesmas após Buffett deixar o cargo de chairman. Porque ele próprio diz que há gente nova com muita qualidade para o subsituir.
Ele também diz que quanto mais velho se é, mais maduro e prespicaz se fica na forma de investimento como um negócio sempre a crescer, e hoje todos aqueles investimentos que está a dirigir na China, India, mais tarde vão recompensar os actuais accionistas.


Com certeza nao percebes o conceito da Teoria dos Large Numbers ... assim como é que queres misturar trades com investimento a longo prazo? Realmente... alhos com bugalhos ...
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por EuroVerde » 25/5/2011 15:17

Ok LTCM, eu já tive CFDs da acção B e lucrei algo que me permitiu entender melhor o trading e a vivacidade da empresa.

Creio que as caracteristicas da Berkshire permanecerão as mesmas após Buffett deixar o cargo de chairman. Porque ele próprio diz que há gente nova com muita qualidade para o subsituir.
Ele também diz que quanto mais velho se é, mais maduro e prespicaz se fica na forma de investimento como um negócio sempre a crescer, e hoje todos aqueles investimentos que está a dirigir na China, India, mais tarde vão recompensar os actuais accionistas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Figueiraa1 » 25/5/2011 13:11

LTCM Escreveu:
vset Escreveu:Viva, em investimento de longterm como geres as posições perdedoras?

[quote="vset"][b]LTCM: não tenho tempo para ti, não tens dinheiro para o meu preço hora


Colocada: 31/7/2010 21:25 Assunto:
LTCM: não tenho tempo para ti, não tens dinheiro para o meu preço hora.

PairOfJacks: eu referi-me ao estado de hipnose delta. Alpha é um outro estado.

Bom fim de semana.

Esta doeu.

LTCM obrigado por continuares este tópico. Continuo à espera do próximo capítulo.

Melhores cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por LTCM » 25/5/2011 10:21

vset Escreveu:Viva, em investimento de longterm como geres as posições perdedoras?

vset Escreveu:LTCM: não tenho tempo para ti, não tens dinheiro para o meu preço hora.


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

ocart Escreveu: Em Portugal toda a gente quer enriquecer rápido pois não sabe o tempo que vai estar nos sitios onde pode enriquecer!!!!!!!!!! O Português só é GRANDE fora do País e por isso tem fama, projectos e grande obra feita. Aqui a maioria são parasitas, oportunistas, calões, vivem de subsidios e quem quiser alguem para trabalhar tem que contratar um emigrante, Há excepções, claro, mas o País habituou os cidadãos a viver á custa do orçamento......!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Obrigado por ter conspurcado o tópico, a sua contribuição, não desprezando o assunto da mesma, foi de elevada qualidade e será muito útil a todos.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 9:54, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por EuroVerde » 23/5/2011 22:30

Porque não investem na Berkshire B ou A.?


Querem melhor fundo do que aquele? O conjunto de boas empresas diversificadas com vantagem competitiva.
Quem tiver mais 100000 eur/usd e não necessitar do dinheiro é o que eu recomendo para o longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Re: Enriquecer Devagar

por charles » 23/5/2011 22:25

LTCM disse:

....Feito o intróito coloco a questão: Existe, por parte dos forenses, interesse no desenvolvimento deste assunto?...


Todo o interessante, poderiam começar por explicar como funciona um ETF.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por Crómio » 23/5/2011 22:10

Caro LTCM,

Espero que estas questões não venham contra o objectivo do tópico, aqui vai:

-- Tens alguma opinião acerca do ETF GTAA, que diz ser "the first truly global asset allocation ETF"?

-- Pode este ETF ser uma alternativa ou complemento a uma estratégia de enriquecimento lento?


Para quem quiser mais informação, clicar aqui.

Obrigado. :)
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

Ganda Piada!!!!!

por ocart » 23/5/2011 21:22

Em Portugal toda a gente quer enriquecer rápido pois não sabe o tempo que vai estar nos sitios onde pode enriquecer!!!!!!!!!! O Português só é GRANDE fora do País e por isso tem fama, projectos e grande obra feita. Aqui a maioria são parasitas, oportunistas, calões, vivem de subsidios e quem quiser alguem para trabalhar tem que contratar um emigrante, Há excepções, claro, mas o País habituou os cidadãos a viver á custa do orçamento......!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

por Supermann » 22/5/2011 23:29

A base é a alocação e diversifação... nao tem nada de AT's nem AF's.

Está tudo explicado nos posts, sinceramente nao sei qual é a duvida
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Crómio » 22/5/2011 11:36

Eu diria que a base é ler os posts. Mas se queres um resumo:

A base é a diversificação e o facto de que os mercados no longo prazo valorizam.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por vset » 22/5/2011 9:29

Bom dia,

Precisamente ao contrário de outras estratégias mais conhecidas deste fórum (com base em TA).

Qual a base deste método de trading? FA?

Cps e bom domingo.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Supermann » 22/5/2011 0:29

vset Escreveu:Viva,

em investimento de longterm como geres as posições perdedoras?

Cps.


Esta tudo escrito aqui já...

Reforça. As ganhadoras vão sendo vendidas e as perdedoras vão sendo reforçadas através de rebalancing periódico
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por vset » 20/5/2011 19:15

Viva,

em investimento de longterm como geres as posições perdedoras?

Cps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por LTCM » 20/5/2011 13:59

In the end he knows all the tricks and has nothing to say.
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2012 9:50, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Figueiraa1 » 18/5/2011 9:01

Bom dia,

Continuo a acompanhar este tópico com atenção. Sou novato na bolsa e tenho aprendido muito neste forum. Este tópico é diferente de todos os demais pois mais parece um curso de como investir.
Também gostaria que o intervalo da próxima lição fosse menor, mas não devemos apressar quem se disponibilizou a ensinar-nos de borla.
Aguardo com a maior expectativa a próxima lição.

Parabéns por dividir o seu saber.

Cumprimentos,

Figueira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, afcapitao, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Goya777, iniciado1, Investbem, JoeP, m-m, Mmmartins, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Sr.Marques, Tx9262, VALHALLA e 236 visitantes