Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruicarlov » 13/4/2013 14:24

Obrigado. Pelo que tinha lido noutro lugar já estava a ficar com uma idea errada.

Pelos vistos parece que quase todos os ETFs da minha carteira pagam dividendo, seja mensal, trimestral ou semestral (corrijam-me se eu tiver visto mal).

Na realidade, os etfs que capitalizam também pagam imposto sobre os dividendos antes de estes serem reinvestidos dentro do ETF. A vantagem é que como não param na nossa conta, não temos a tributação em Portugal, apenas a que se aplica "internamente" ao fundo.

O problema é conseguir encontrar ETFs desses. Há alguma maneira de pesquisar por ETFs europeus que capitalizem dividendos? Ou tem se ser à unha?

Enquanto eu fizer englobamento, até devo conseguir de volta grande parte da retenção que se faz em Portugal. Mas o meu 2º problema é que os intermediários podem cobrar sobre esses dividendos. Tenho andado a olhar para o Invest, já que cada transação custa 10USD, sendo mais barata e o Best ou GoBulling. Mas tanto quanto me parece, há uma taxa sobre dividendos, com um mínimo de 5USD. Ora se os dividendos são pagos tão frequentemente, o valor que cai de cada vez vai ser pequeno. Logo as comissões limpam perto de 100% dos dividendos, para uma carteira do tamanho da minha.
Pareceu-me que no Best Trading Pro isso não acontecia. Estou correcto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por ghorez » 12/4/2013 17:56

ruicarlov Escreveu:
ghorez Escreveu:Todos os ETF na Europa são inferiores aos dos US (número de activos - diversificação, custo gestão e liquidez). A única vantagem clara é que permitem capitalização de dividendos;


A respeito desse ponto, fiquei com mais uma dúvida. Como é que se processa essa história dos dividendos nos ETFs? A minha 1ª impressão era que alguns ETFs pagavam dividendos mensais que caiam na nossa conta, sendo logo tributados (havendo a tal questão da dupla tributação americana).
Mas pelo que percebi recentemente, em ETFs os dividendos são sempre reinvestidos automaticamente, não chegando a para em conta nenhuma. Nesse caso como é que há essa diferença de dividendos capitalizáveis e não-capitalizáveis, e como é que o imposto é aplicado? Só no momento da venda?


Há ETF que distribuem dividendos (das empresas que compõe o fundo) e há outros que reinvestem comprando mais acções dessas mesmas empresas - ou seja capitalizam. Tipicamente nos US distribuem, na Europa eu diria que há mais a capitalizar que a distribuir.

A nível de impostos és tributado nos dividendos e nas mais-valias que faças quando vendes uma acção/etf. Se escolhes 1 que capitalize os dividendos - reinvista - então só serás taxado 1 única vez e apenas se fizeres uma mais-valia. É por esta razão que eu apenas escolho ETF que capitalizem dividendos, pois assim minimizo os impostos a pagar ao sócio Gaspar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ruicarlov » 12/4/2013 17:04

ghorez Escreveu:Todos os ETF na Europa são inferiores aos dos US (número de activos - diversificação, custo gestão e liquidez). A única vantagem clara é que permitem capitalização de dividendos;


A respeito desse ponto, fiquei com mais uma dúvida. Como é que se processa essa história dos dividendos nos ETFs? A minha 1ª impressão era que alguns ETFs pagavam dividendos mensais que caiam na nossa conta, sendo logo tributados (havendo a tal questão da dupla tributação americana).
Mas pelo que percebi recentemente, em ETFs os dividendos são sempre reinvestidos automaticamente, não chegando a para em conta nenhuma. Nesse caso como é que há essa diferença de dividendos capitalizáveis e não-capitalizáveis, e como é que o imposto é aplicado? Só no momento da venda?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por ruicarlov » 10/4/2013 16:56

REFIDUR Escreveu:No máximo farás 9 operações anuais (compra e venda) se vais fazer rebalanceamento anual, compras ou vendes, e nunca as duas coisas, não vais comprar e vender o mesmo etf.


Claro, que estupidez a minha. :wall:
Nesse caso, cada vez mais me inclino para a opção das correctoras nacionais.

Já agora, lembrei-me de mais uma coisa. Tenho uma vaga ideia que ou o TLT ou o ITE tinha um mínimo de compra bastante elevado, o que tornaria impraticável para uma carteira relativamente pequena como a minha (25k) Alguém sabe qual deles é e qual o limite?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por rudifer** » 10/4/2013 16:42

ruicarlov Escreveu:
A minha ideia é um buy-and-hold, com reforços/rebalanceamentos anuais. Tendo em conta que são 9 ETFs, o pior cenário seria ter de fazer 18 operações de compra/venda para rebalanceamento anuais.


No máximo farás 9 operações anuais (compra e venda) se vais fazer rebalanceamento anual, compras ou vendes, e nunca as duas coisas, não vais comprar e vender o mesmo etf.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por ruicarlov » 10/4/2013 16:40

ghorez Escreveu:Nunca hei de perceber esse vosso "medo" do risco cambial. Ou melhor, eu percebo, mas acho que se optarem por ETF globais/Mundo, embora a moeda que será utilizada pelo fundo seja muito provavelmente o USD ou o Euro, o facto de ele ter participações em activos de imensos países (que por sua vez gerem as empresas e comercializam as suas obrigações na moeda local) faz com que esse risco esteja razoavelmente controlado. Mas enfim, secalhar estou enganado.

Eu preocupava-me mais com as questões de tributação/liquidez/custos de gestão/construir uma carteira bem diversificada por todas as classes de activos.


Quando falei nos câmbios, não estava a falar no risco cambial per se. A ler os posts do LTCM percebi que num portfólio diversificado mundialmente isso não é grande problema. Estava mais a falar das comissões que nos são cobradas para pôr o dinheiro lá fora, nomeadamente quando fazemos uma transferência cá em EUR e chega lá em USD. Já li algures aqui que ao transferir fundos para a TD Ameritade, o banco intermediário dos EUA levou qualquer coisa a rondar os 3% de comissão de conversão de moeda.

Tenho outra questão. De mono a diminuir os custos de transações, não seria possível substituir o VPL e o VGK pelo VEA, que é o antigo "Vanguard Europe Pacific ETF". Parece-me que este é um 2 em 1.

E há outra coisa que não compreendo. Inicialmente pensei que o VNQ/VNQI eram equivalentes, mas agora vejo que enquanto 1 cobre os EUA, o outro é tudo excepto EUA. Isto quer dizer que se deve dividir essa parte do investimento pelos dois ETFs?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por rudifer** » 10/4/2013 16:36

ruicarlov Escreveu:A nível da dupla tributação, tanto quanto me lembro aplica-se tanto aos dividendos como às mais valias em momentos de venda, correcto? E é preciso falar com o nosso intermediário para o tal impresso WENqualquer coisa.



Tanto quanto sei a dupla tributação só se aplica a dividendos.

Penso que o WBEN só é necessário se usares um intermediário estrangeiro, no caso da BTP por exemplo eles tratam disso (não dispensa confirmação).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por ghorez » 10/4/2013 15:53

Nunca hei de perceber esse vosso "medo" do risco cambial. Ou melhor, eu percebo, mas acho que se optarem por ETF globais/Mundo, embora a moeda que será utilizada pelo fundo seja muito provavelmente o USD ou o Euro, o facto de ele ter participações em activos de imensos países (que por sua vez gerem as empresas e comercializam as suas obrigações na moeda local) faz com que esse risco esteja razoavelmente controlado. Mas enfim, secalhar estou enganado.

Eu preocupava-me mais com as questões de tributação/liquidez/custos de gestão/construir uma carteira bem diversificada por todas as classes de activos.
Anexos
diversif world stocks.png
DIVERSIFICAÇÃO POR MOEDA, ETF WORLD STOCKS (Mundo Acções)
diversif world stocks.png (15.55 KiB) Visualizado 10289 vezes
diversific world bonds.png
DIVERSIF ETF WORLD BONDS
diversific world bonds.png (27.75 KiB) Visualizado 10279 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por luisfm80 » 10/4/2013 15:43

frugal Escreveu:redifur, nao tenho mas e possivel

ruicarlov, lá fora fica "longe" cá dentro fica em "risco", venha o diabo e escolha a pior


Fica em risco porquê, se está na mesma a investir lá fora?
 
Mensagens: 117
Registado: 11/10/2012 14:18

por frugal » 10/4/2013 15:34

redifur, nao tenho mas e possivel

ruicarlov, lá fora fica "longe" cá dentro fica em "risco", venha o diabo e escolha a pior
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por ruicarlov » 10/4/2013 14:52

Pois, se ainda é um work in progress talvez seja melhor não me meter nisso nesses moldes e optar pela carteira em USD. Acontece que devo ficar com dinheiro disponível mais depressa do que pensava inicialmente, senão esperava mais uns meses para ver onde isto ia dar.

Gostava então de analisar quais são os principais pontos a ter cuidado. Presumo que os ETFs da Vanguard de ações sejam aqueles que pagam dividendos. Há mais algum com o qual me deva preocupar?
A nível da dupla tributação, tanto quanto me lembro aplica-se tanto aos dividendos como às mais valias em momentos de venda, correcto? E é preciso falar com o nosso intermediário para o tal impresso WENqualquer coisa.

Quanto a usar corrector internacional ou nacional, o que por um lado poupamos em comissões podemos perder com custos de transferências e de câmbios. Se a memória não me falha, quem transferiu para a TD Ameritade levou uma comissão bem pesada por causa do câmbio.
Na IB há a comissão anual mínima de $120 USD. Alguém tem feedback dos custos de lá depositar/levantar dinheiro?

Dentro do mercado nacional, andei a olhar para o BEST, GoBulling e Invest.
Neste caso o item que interessa será bolsas americanas.
Imagem
Á partida até me parece que o Invest tem um preçário melhor para os States. Resta saber se eles têm mais ETFs do que aqueles que aparecem no site.
Entre a GoBulling e o Best não parece haver grande diferença no preçário.

A minha ideia é um buy-and-hold, com reforços/rebalanceamentos anuais. Tendo em conta que são 9 ETFs, o pior cenário seria ter de fazer 18 operações de compra/venda para rebalanceamento anuais. Espero que na realidade tenha de fazer bastante menos do que isso, graças ao efeito dos reforços. Por esse motivo talvez uma correctora nacional não seja muito mais penalizadora que a IB. Como digo, assustei-me um bocado com os custos de passar o dinheiro lá para fora. Há mais pessoas que me possam dar estimativas destes custos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por ghorez » 10/4/2013 14:52

ruicarlov Escreveu:Estou a pensar preparar para breve a minha entrada no mundo dos ETFs, assim que vender umas posições que tenho em OTs.

Face a isto, comecei realmente a pensar se não será melhor ideia apresentada pelo REFIDUR, ETFs que capitalizem dividendos e que estejam em bolsas onde transacionar pelo BEST Pro/Go Bulling Pro (qual o melhor?) não seja muito caro.
Queria por isso tentar "traduzir" a carteira acima para algo que obedecesse a estes moldes.
Gostava de saber quais são as bolsas para onde devo olhar e alguns fundos que sejam mais ou menos equivalentes a estes. A nível de ouro o REFIDUR já indicou a resposta: é o PHAU (ETFS Physical Gold).

O CS ETF (Lux) on MSCI Emerging Markets é parecido com o da Vanguard?
Também não percebi muito bem qual a zona geográfica do small-caps da Vanguard. É só US?

O DB X-trackers MSCI World TRN Index ETF seria então uma espécia de alternativa ao VPL e VGK (ações países desnevolvidos, portanto)?


(1) Na minha opinião: Preço transacção e ausência de custódia de títulos, GoBulling é bom se quiseres negociar na Euronext. Best Trading PRO é bom se quiseres negociar na XETRA.

(2) Todos os ETF na Europa são inferiores aos dos US (número de activos - diversificação, custo gestão e liquidez). A única vantagem clara é que permitem capitalização de dividendos;

(3) DB X-trackers MSCI World basicamente tem na sua carteira as 1600 maiores empresas do mundo. 50% US, 50% Resto do Mundo Desenvolvido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por rudifer** » 10/4/2013 14:16

ruicarlov Escreveu:Estou a pensar preparar para breve a minha entrada no mundo dos ETFs, assim que vender umas posições que tenho em OTs.

Há algum tempo que venho lendo ocasionalmente este tópico, embora tenha mantido a minha ideia inicial de constituir uma carteira muito semelhante à P1 do LTCM. Para relembrar, era qualquer coisa como isto.

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Ao longo desta discussão têm surgido temas relevantes como a dupla tributação, as melhores correctoras estrangeiras para o efeito e os custos de transferências e câmbios quando se transfere dinheiro de/para lá.
Face a isto, comecei realmente a pensar se não será melhor ideia apresentada pelo REFIDUR, ETFs que capitalizem dividendos e que estejam em bolsas onde transacionar pelo BEST Pro/Go Bulling Pro (qual o melhor?) não seja muito caro.
Queria por isso tentar "traduzir" a carteira acima para algo que obedecesse a estes moldes.
Gostava de saber quais são as bolsas para onde devo olhar e alguns fundos que sejam mais ou menos equivalentes a estes. A nível de ouro o REFIDUR já indicou a resposta: é o PHAU (ETFS Physical Gold).

O CS ETF (Lux) on MSCI Emerging Markets é parecido com o da Vanguard?
Também não percebi muito bem qual a zona geográfica do small-caps da Vanguard. É só US?

O DB X-trackers MSCI World TRN Index ETF seria então uma espécia de alternativa ao VPL e VGK (ações países desnevolvidos, portanto)?


A ideia é do ghorez e não minha. E a carteira que ele propôs vai nesse sentido.

Também tenho intenções de constituir uma carteira desse tipo, mas ainda não me decidi.

Não tenho conhecimento suficiente para "traduzir" essa carteira para os tais "etfs europeus" e não sei se será sequer possível fazê-lo uma vez que a oferta me parece mais reduzida.

Outras questões se podem ainda levantar como a questão da liquidez.

Não sei até que ponto e especialmente numa estratégia de longo prazo como é esta não será de assumir o risco cambial e optar por uma carteira do tipo da do LTCM.

Para mim ainda é um work in progress........
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por ruicarlov » 10/4/2013 12:52

Estou a pensar preparar para breve a minha entrada no mundo dos ETFs, assim que vender umas posições que tenho em OTs.

Há algum tempo que venho lendo ocasionalmente este tópico, embora tenha mantido a minha ideia inicial de constituir uma carteira muito semelhante à P1 do LTCM. Para relembrar, era qualquer coisa como isto.

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Ao longo desta discussão têm surgido temas relevantes como a dupla tributação, as melhores correctoras estrangeiras para o efeito e os custos de transferências e câmbios quando se transfere dinheiro de/para lá.
Face a isto, comecei realmente a pensar se não será melhor ideia apresentada pelo REFIDUR, ETFs que capitalizem dividendos e que estejam em bolsas onde transacionar pelo BEST Pro/Go Bulling Pro (qual o melhor?) não seja muito caro.
Queria por isso tentar "traduzir" a carteira acima para algo que obedecesse a estes moldes.
Gostava de saber quais são as bolsas para onde devo olhar e alguns fundos que sejam mais ou menos equivalentes a estes. A nível de ouro o REFIDUR já indicou a resposta: é o PHAU (ETFS Physical Gold).

O CS ETF (Lux) on MSCI Emerging Markets é parecido com o da Vanguard?
Também não percebi muito bem qual a zona geográfica do small-caps da Vanguard. É só US?

O DB X-trackers MSCI World TRN Index ETF seria então uma espécia de alternativa ao VPL e VGK (ações países desnevolvidos, portanto)?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por rudifer** » 9/4/2013 9:49

frugal Escreveu:
REFIDUR Escreveu:
frugal Escreveu:
Tu gastas EUROS provavelmente e tens a carteira em USD o que é mais um factor que nao tens controlo.



Propões alguma carteira para que passes a ter maior controlo sobre essa situação?


previligiar etfs da europa semelhantes


Tens alguma carteira constituída com etfs europeus que possas partilhar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por frugal » 8/4/2013 23:39

REFIDUR Escreveu:
frugal Escreveu:
Tu gastas EUROS provavelmente e tens a carteira em USD o que é mais um factor que nao tens controlo.



Propões alguma carteira para que passes a ter maior controlo sobre essa situação?


previligiar etfs da europa semelhantes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por Midas » 8/4/2013 20:38

Por falar em ETFs de moeda...

Com as politicas de BOJ de desvalorizar o YEN, para criar inflação, pode ser rentável shortar o YEN.

E para shortar o YEN e com uma alavancagem de 2x, existe o YCS (ProShares UltraShort Yen), que leva este ano (YTD), um retorno de +28.64%. :lol:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por ghorez » 8/4/2013 17:23

não conheço nenhum simulador com estes ETF...mesmo o http://www.etfreplay.com/combine.aspx apenas dá 5 de cada vez.

O que fiz foi simulações com ETF parecidos, para tentar perceber a correlação e o retorno expectável..e depois cheguei a essa carteira. Mas não é perfeita...longe disso.

Como referi, se pudesse, tinha apenas 1 etf world small cap, 1 etf global de REIT e 1 etf global de obrigações que tivesse uma parte ligada à inflação. Simplificava-me muito a vida..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por rudifer** » 8/4/2013 13:39

ghorez Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
rtt Escreveu:Puseste a hipótese de usar a plataforma Best Trading Pro e assim ter isenção das despesas de custódia de titulos?

Obrigado desde já...


mas no best trading pro não se paga guarda de títulos??!??


https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... pdf#page=8


Eu nunca paguei até hoje. Nem se paga na Gobulling PRO.


A minha ideia é ter ETF que capitalizam automaticamente os dividendos (para evitar dupla tributação).. sendo assim a ideia será daqui a uns tempos ter uma carteira deste género:

1) Acções (US+Resto do mundo desenvolvido) - 20%
DB X-trackers MSCI World TRN Index ETF

2) MSCI US small cap - 7,5%
Russell 2000 UCITS ETF (Small Cap)
ou
CS ETF (IE) on MSCI USA Small Cap

3) MSCI EMU Small cap - 7,5%
CS ETF (IE) on MSCI EMU Small Cap
obs: se um dia existir um etf que replique small cap a nível mundial, obviamente será esse a ser utilizado

4) CS ETF (Lux) on MSCI Emerging Markets - 5%

5) FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF - 10%
obs: outra vez se houver 1 que replique a nível mundial, será substituido

6) ETFS Physical Gold - 10%

7) iBoxx Global Inflation-Linked UCITS ETF (EUR) - 20%

8) Global Sovereign UCITS ETF (EUR)- 20%

Motivo: Todos capitalizam dividendos e são domiciliados na europa para contornar questões de tributação. Também estão em bolsas como a XETRA, XPAR e XAMS para utilizando a BTPRO e GBPRO minimizar custos de transacção e isentar custos de custódia de títulos.

O Fundo de emergência/fundo com verbas para rebalancear de quedas no mercado será provavelmente num ES liquidez/ES monetário/ou outro fundo monetário/tesouraria de baixo custo.[/quote]

Fizeste algum backtest a esta carteira? Tens dados que te permitam fazer esse teste? Que resultados obtiveste?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por ghorez » 8/4/2013 11:55

Figueiraa1 Escreveu:
rtt Escreveu:Puseste a hipótese de usar a plataforma Best Trading Pro e assim ter isenção das despesas de custódia de titulos?

Obrigado desde já...


mas no best trading pro não se paga guarda de títulos??!??


https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... pdf#page=8[/quote]

Eu nunca paguei até hoje. Nem se paga na Gobulling PRO.


A minha ideia é ter ETF que capitalizam automaticamente os dividendos (para evitar dupla tributação).. sendo assim a ideia será daqui a uns tempos ter uma carteira deste género:

1) Acções (US+Resto do mundo desenvolvido) - 20%
DB X-trackers MSCI World TRN Index ETF

2) MSCI US small cap - 7,5%
Russell 2000 UCITS ETF (Small Cap)
ou
CS ETF (IE) on MSCI USA Small Cap

3) MSCI EMU Small cap - 7,5%
CS ETF (IE) on MSCI EMU Small Cap
obs: se um dia existir um etf que replique small cap a nível mundial, obviamente será esse a ser utilizado

4) CS ETF (Lux) on MSCI Emerging Markets - 5%

5) FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF - 10%
obs: outra vez se houver 1 que replique a nível mundial, será substituido

6) ETFS Physical Gold - 10%

7) iBoxx Global Inflation-Linked UCITS ETF (EUR) - 20%

8) Global Sovereign UCITS ETF (EUR)- 20%

Motivo: Todos capitalizam dividendos e são domiciliados na europa para contornar questões de tributação. Também estão em bolsas como a XETRA, XPAR e XAMS para utilizando a BTPRO e GBPRO minimizar custos de transacção e isentar custos de custódia de títulos.

O Fundo de emergência/fundo com verbas para rebalancear de quedas no mercado será provavelmente num ES liquidez/ES monetário/ou outro fundo monetário/tesouraria de baixo custo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ruben_anselmo » 8/4/2013 11:22

No BIG efectivamente as comissões são elevadas. 15.55USD por ordem de compra/venda mais 7.38EUR por trimestre de custódia de títulos. Pelo que analisei as comissões de compr/venda nos outros bancos/corretoras são semelhantes pelo que a grande diferença será a custódia. No meu caso esse valor dolui-se no valor da carteira, pelo que, salvo melhor opinião, fico como estou.

Já nos dividendos, a fiscalidade e comissões afectam bastante a rentabilidade. Pago 30% de retenção nos US, depois 28% em PT e no banco pago uma comissão de 2.5EUR + IVA. Ainda que estivesse ao abrigo do tal acordo de dupla tributação, apenas o valor retido nos US descia de 30% para 15%. No caso do TLT, que paga dividendo mensal, em termos liquidos apenas recebo 23% do valor. Noutros ETF esse valor é de cerca de 35%.
Nos US não existem ETF que reinvistam dividendos, pelo que uma hipotese é virar-me paar ETFs europeus que o façam.

Sobre o hedging, sei que estou (quase) totalmente exposto à variação EUR/USD. Pensei em fazer hedge de 50% da carteira usando o FXE:US mas assim ia ficar com esses recursos parados. Sendo o meu horizonte o longo prazo, prefiro investi-los, por exemplo, no próprio portefólio e assumir uma posição longa no USD.
 
Mensagens: 6
Registado: 3/7/2012 14:46

por MWC » 8/4/2013 11:18

Bom dia,


Na folha de excel que o ruben_alsemo surgem fundos da Vanguard (VWELX e VWINX).

Estive a verificar no BIG e BEST e nenhum deles negoceia estes fundos.

Em Portugal não podemos comprar estes fundos?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

por Figueiraa1 » 8/4/2013 11:15

rtt Escreveu:Puseste a hipótese de usar a plataforma Best Trading Pro e assim ter isenção das despesas de custódia de titulos?

Obrigado desde já...


mas no best trading pro não se paga guarda de títulos??!??[/quote]

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... pdf#page=8
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por rtt » 8/4/2013 10:57

Puseste a hipótese de usar a plataforma Best Trading Pro e assim ter isenção das despesas de custódia de titulos?

Obrigado desde já...[/quote]

mas no best trading pro não se paga guarda de títulos??!??
 
Mensagens: 75
Registado: 8/1/2010 2:08
Localização: 16

por ghorez » 8/4/2013 10:37

REFIDUR Escreveu:
ruben_anselmo Escreveu:No BIG.


Pelo que vi no preçário a transacção de etfs americanos custa 14,95 USD, a isto acresce as despesas de custódia de 6 euros por trimestre. Estão-te a cobrar estes valores?

No caso dos dividendos não me apercebi qual a taxa que cobram.

Em termos de impostos, quanto te estão a reter sobre os dividendos?

Puseste a hipótese de usar a plataforma Best Trading Pro e assim ter isenção das despesas de custódia de titulos?

Obrigado desde já...


Pois era isso que ia questionar..no BiG? Os custos são maiores comparativamente ao BEST e à GoBulling.. a não ser que os valores que tens aplicados sejam tão elevados que tornem essas taxas, em percentagem, pequenas o suficiente para serem desprezadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 333 visitantes