Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 30/3/2012 22:37

Supermann Escreveu:Quanto a CFDs nem pensar. Taxas de juro altas que numa perspectiva buy and hold não justificam. Quem quiser usar alavancagem pode faze-lo mas opte sempre por uma margin account em algo tipo Interactive Brokers onde as taxas são mt mais atractivas

Nos ETFs fica é limitado a 50%, mas não se pode ter tudo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Supermann » 30/3/2012 19:54

Em ETFs nao alavancados nao existe volatility decay.

Quanto muito alguns ETFs podem é sofrer de particularidades como o caso do USO que tenta replicar o petróleo e é prejudicado com contangos.

Ou o UNG que também tem sido trucidado por contangos, e perdem % dos seus activos só a alterar contratos quando o preço do físico nem se alterou.

Quanto a CFDs nem pensar. Taxas de juro altas que numa perspectiva buy and hold não justificam. Quem quiser usar alavancagem pode faze-lo mas opte sempre por uma margin account em algo tipo Interactive Brokers onde as taxas são mt mais atractivas
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Tridion » 30/3/2012 17:37

E qual é opinião de CFD's sobre ETF's? Consegue-se um portefólio diversificado com um 1/5 do dinheiro. O senão serão os juros e os DD que podem nos obrigar a aumentar as margens.

Outra dúvida que tenho é acerca do volatility decay associado aos ETF's, que apesar de ser mais acentuado em ETF's alavancados, julgo também exisistir nos que não são alavancados e que a longo prazo torna-se mais evidente.

De resto só para dizer que o LTCM é um gajo fixe apesar de não gostar do Covel :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por vset » 23/3/2012 23:52

RGP Escreveu:Depende.. faz as contas e vê se a comissão a pagar justifica a operação.

Eu como regra uso sempre pesos das comissões inferiores a 0.5% da operação, mas isso sou eu...


Boa noite,

não será 5k mas sim 4k para ti.

É possivel saber qual o valor médio de posições a ajustar numa carteira de 10 posições destas estratégias?

Para reforçar todas as posições são 50k.

E em termos de rebalanceamento quanto significa em média?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Metallising_ » 23/3/2012 19:40

Supermann Escreveu:Nao proteges. Tens que fazer "rebalanceamento" ai para ajustar as posições.

A não ser que o faças de forma praticamente diária, vai haver sempre discrepancias, e quanto mais regular for os ajustes em mais custos incorres.

Não penses mt nisso ...


Desculpa, não apanhei. Rebalanceamento, onde e como?

A título de curiosidade, o par EURUSD em Jan de 2008 rondava 1.5, exactamente um ano depois rondava os 1.3. Sem hedge, imagine-se as perdas....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Supermann » 23/3/2012 19:33

Nao proteges. Tens que fazer "rebalanceamento" ai para ajustar as posições.

A não ser que o faças de forma praticamente diária, vai haver sempre discrepancias, e quanto mais regular for os ajustes em mais custos incorres.

Não penses mt nisso ...
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Metallising_ » 23/3/2012 19:30

Uma questão sobre a abertura de uma posição FX para cobrir risco cambial.

Vejamos o caso:

Ano 1:

Compro acções da Apple no valor de 6000USD.
Como o par EURUSD está a 1.2, gastei 5000€.
Abro uma posição longa FX EURUSD no valor de 5000€ para cobrir eventuais oscilações no par.

Ano 2:

As acções da Apple desvalorizam para 5000USD, ou seja 4166€.
Acontece que no mesmo ano o EURUSD desce para 1.1 então a minha posição passa a valer 4545€.

Tendo em conta que o valor da minha posição desvalorizou, devo ajustar a posição longa FX EURUSD para 4545€.
Após liquidar 455€ (5000-4545) na posição FX, contabilizo 41.4€ de perda.

Ano 3:

As acções da Apple valorizam para 8000USD, ou seja 7272€.
O par EURUSD sobe para 1.3, portanto a posição passa a valer 6153€.

Com a subida do par EURUSD, a posição longa FX passa de 4545€ para 5454€.

Podemos analisar que a valorização do par para 1.3 desvalorizou a posição de 7272€ para 6153€, ou seja, 1119€ de perda.
A posição longa FX EURUSD supostamente deveria valorizar e cobrir estes 1119€ de perda, acontece que devido ao histórico do ano anterior, só temos cobertura do risco cambial até 909€.

PS: É possível que algures no meu raciocínio haja algum erro, se assim for, insultem-me s.f.f.


Questão: Como evitar esta falta de precisão ao fazer hedge através de FX?
Numa carteira longo prazo seria aborrecido estar preocupado com oscilações cambiais...
Editado pela última vez por Visitante em 23/3/2012 19:33, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por RGP » 22/3/2012 10:18

Depende.. faz as contas e vê se a comissão a pagar justifica a operação.

Eu como regra uso sempre pesos das comissões inferiores a 0.5% da operação, mas isso sou eu...
 
Mensagens: 20
Registado: 18/10/2011 18:45

por vset » 21/3/2012 20:41

LTCM Escreveu:
vset Escreveu:Boa noite a todos,

não tinha reparado.

Nem entendo como é que vocês profissionais nestas matérias não conheciam o site.

Até pensava que o LTCM já o tinha indicado, porque os cálculos coincidem.

:|


Se eu coloquei o Link de onde é que retiras a conclusão que eu não conhecia o site :?:

Ou eu não estou englobado no:
vset Escreveu: Nem entendo como é que vocês profissionais nestas matérias não conheciam o site.
:?:


Está certo capitão!

Um ajuste de posição deverá sempre ser acima do valor de 5k para manter os custos os mais reduzidos possível?

Obrigado e abraço.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Metallising_ » 19/3/2012 23:49

Para completar o post anterior:

Ao atrasar a entrada de forma a considerar todos os custos, pode-se na realidade estar a perder um período de valorização de portofólio superior à poupança que se irá conseguir através da optimização de custos.

Se hipoteticamente considerarmos que se investem 80 horas em leitura e pesquisa para selecionar os melhores instrumentos, podemos pensar: Será que o que vão poupar em custos é equivalente a 80 horas de trabalho? 80 horas de trabalho corresponde a metade de um salário. Se recebem 1000€, pergunto, expectam poupar 500€ em custos no primeiro ou segundo ano de investimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Metallising_ » 19/3/2012 22:46

Uma opinião pessoal:

Quanto mais cedo se constituir um portofólio melhor, por isso penso que mais importante que escolher os ETFs e a correctora perfeita é entrar o mais cedo possível. Como tal, prefiro entrar cedo através de instrumentos e correctora menos ideais a nível de custos e ao longo do tempo ir optimizando os custos através de melhores escolhas nestes dois campos.
Escolhas acertadas são produto da experiência e conhecimento e isso requer tempo, como a maior parte de nós, principalmente os mais novos, não temos nem uma coisa nem outra, é preferivel assumir que os custos no início serão um pouco mais elevados do que o necessário, mas que irão ser optimizados ao longo do tempo.
O protelamento muitas vezes acaba por resultar em inacção, por isso, considero que os pequenos detalhes não devem ser motivo para adiar a entrada constantemente.

Dito isto, tenho noção que os custos de transacção no longo prazo pesam severamente no retorno total de um portofólio. Sendo uma mal necessário, há que assumi-los e reduzi-los ao máximo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Metallising_ » 19/3/2012 21:47

"As IB caters to active professional traders and investors, we require that each account generate a minimum of commissions per month. Accounts generating commissions less than the minimum as stated below in any given month will be assessed the difference as a monthly activity fee. Please note that the monthly activity fee is based on commissions only, and does not include fees related to third-party assessments such as market data subscriptions or order modification/cancellation fees."

http://www.interactivebrokers.com/en/p. ... umDeposits

Tens obrigatoriamente de ter uma despesa em comissões na ordem dos 10USD por mês, caso não atinjas esse valor, será debitado da tua conta a diferença.
Portanto, diria que os 10USD que pagas não estão relacionados com as cotações real-time.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por VirtuaGod » 19/3/2012 21:19

Metallising Escreveu:Através da IB pagas 1$ por cada transacção de um ETF Vanguard. Até que ponto valerá mesmo a pena um index fund?


Pois mas eu estou a tentar sair da IB por causa dos 10 usd que pago mensalmente por cotações real time(será que posso desligar e deixar de pagar?)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Metallising_ » 19/3/2012 20:50

VirtuaGod Escreveu:
LTCM Escreveu:Todavia para este tipo de estratégia – investimento passivo a muito longo prazo - os Índex Funds são claramente superiores, em especial para pequenas carteiras, porque permitem compras faseadas ao longo dos anos sem qualquer comissão associada e sem “bid-ask spread”.


Excelente... não se paga comissões de compra/venda nestes fundos?? é óptimo para realocações/reforços. Tenho de ver se a IB tem disso. Se não tiver, ou se tiver custo, através de onde posso comprar os fundos?


Através da IB pagas 1$ por cada transacção de um ETF Vanguard. Até que ponto valerá mesmo a pena um index fund?

Dos index funds que encontrei nenhum engloba nem de perto todos os activos aqui considerados importantes num portofólio longo prazo.
Mesmo que se opte maioritariamente pelos ETFs e utilize os index funds somente para uma classe especifica do portofólio, por exemplo, Bonds, dificilmente se encontrará algo com a exposição e distribuição que se pretende.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por jtavelar » 19/3/2012 18:16

VirtuaGod Escreveu:
Supermann Escreveu:virtuagod, o LTCM refere-se a fundos normais mas que repliquem índices.

No mercado português isso é nulo de meu conhecimento.

Penso que tenhas uns trackers do Deutsche Bank, mas que têm uma comissão elevada de subscrição.

A Vanguard mais uma vez leva a taça no que toca a fundos de índices ou classes de activos (também a DFA mas não está ao alcance de qualquer um)


Eu sei Super. Queria mesmo os fundos da Vanguard, para mim é excelente, porque o problema para mim com os ETF's é o ter de pagar 5 dólares ou assim sempre que quisesse reforçar. Assim é excelente.

Não me interessa o mercado português. Abro facilmente conta numa correctora estrangeira se não me cobrar algo tipo guarda de títulos (ou os 10 dólares que pago mensalmente na IB para ter cotações real time). Aliás até o meu trading está a ficar de longuissímo prazo. Este ano ainda só fiz dois trades. Para mim os fundos da Vanguard eram brilhantes porque até para trading significava que deixava de pagar comissões.

Pedi mesmo info sobre correctoras que tenham os fundos da Vanguard sem pagamento de subscrição/resgate.


A resposta a esta questão também me interessa imenso. É exactamente isso que ando à procura.

Segundo o RGP, a corretora da Vanguard não é opção. :cry:
 
Mensagens: 116
Registado: 5/4/2010 16:23
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 19/3/2012 18:08

Supermann Escreveu:virtuagod, o LTCM refere-se a fundos normais mas que repliquem índices.

No mercado português isso é nulo de meu conhecimento.

Penso que tenhas uns trackers do Deutsche Bank, mas que têm uma comissão elevada de subscrição.

A Vanguard mais uma vez leva a taça no que toca a fundos de índices ou classes de activos (também a DFA mas não está ao alcance de qualquer um)


Eu sei Super. Queria mesmo os fundos da Vanguard, para mim é excelente, porque o problema para mim com os ETF's é o ter de pagar 5 dólares ou assim sempre que quisesse reforçar. Assim é excelente.

Não me interessa o mercado português. Abro facilmente conta numa correctora estrangeira se não me cobrar algo tipo guarda de títulos (ou os 10 dólares que pago mensalmente na IB para ter cotações real time). Aliás até o meu trading está a ficar de longuissímo prazo. Este ano ainda só fiz dois trades. Para mim os fundos da Vanguard eram brilhantes porque até para trading significava que deixava de pagar comissões.

Pedi mesmo info sobre correctoras que tenham os fundos da Vanguard sem pagamento de subscrição/resgate.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Supermann » 19/3/2012 17:07

virtuagod, o LTCM refere-se a fundos normais mas que repliquem índices.

No mercado português isso é nulo de meu conhecimento.

Penso que tenhas uns trackers do Deutsche Bank, mas que têm uma comissão elevada de subscrição.

A Vanguard mais uma vez leva a taça no que toca a fundos de índices ou classes de activos (também a DFA mas não está ao alcance de qualquer um)
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Supermann » 19/3/2012 17:04

vset Escreveu:Boa noite a todos,

não tinha reparado.

Nem entendo como é que vocês profissionais nestas matérias não conheciam o site.

Até pensava que o LTCM já o tinha indicado, porque os cálculos coincidem.

:|


eu não conhecia e... ?

Existem n sites desses, apenas gostei do "visual".

Geralmente eu uso as minhas próprias plataformas, visto que tenho eu próprio acesso aos dados.

Portanto isso não me incumbe de conhecer tudo o que haja por ai obviamente.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por VirtuaGod » 19/3/2012 14:35

LTCM Escreveu:Todavia para este tipo de estratégia – investimento passivo a muito longo prazo - os Índex Funds são claramente superiores, em especial para pequenas carteiras, porque permitem compras faseadas ao longo dos anos sem qualquer comissão associada e sem “bid-ask spread”.


Excelente... não se paga comissões de compra/venda nestes fundos?? é óptimo para realocações/reforços. Tenho de ver se a IB tem disso. Se não tiver, ou se tiver custo, através de onde posso comprar os fundos?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 19/3/2012 14:30

jtavelar Escreveu:LTCM, John Boggle no livro "Little Book of Common Sense Investing" recomenda para para este tipo de estratégia a utilização de index mutual funds em vez de ETF. Uma vez que não conheço em pormenor a diferença entre os 2 instrumentos financeiros, gostaria que indicasses a razão pela qual tens preferência por ETFs.


John Boggle Escreveu:“There’s no question that ETFs are the greatest trading innovation of the 21st century,”“but the question is, ‘Are they the greatest investment innovation?’ and the answer is ‘no.’”


Muito resumidamente:
Sendo essencialmente similares em custos de gestão, e até em termos fiscais, os ETF’s tem como vantagem não precisarem de manter uma, pequena, parte do portefólio em “cash” e apresentam um Tracking Error menor, tanto que por vezes é o próprio ETF que serve de Índice para uma determinada classe de activos.

No entanto a grande diferença, entre os dois veículos de investimento, reside na possibilidade de negociar ETF’s tal como se negoceiam acções, podem ser transaccionados de forma contínua durante uma sessão de bolsa, e especialmente no facto de os poder vender curto sem obedecer à “uptick rule”, enquanto nos Índex Funds se compra e vende ao preço determinado depois do fecho do mercado.

Todavia para este tipo de estratégia – investimento passivo a muito longo prazo - os Índex Funds são claramente superiores, em especial para pequenas carteiras, porque permitem compras faseadas ao longo dos anos sem qualquer comissão associada e sem “bid-ask spread”.

Porém é muito difícil conseguir Índex Funds para determinadas classes de activos. Se o objectivo é uma carteira bem diversificada é, quase, obrigatório incluir ETF’s ou FIGA’s. Por uma questão de comodidade optei por só usar ETF’s.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 19/3/2012 14:24

Metallising Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Cuidado com o Curve fitting e o bull market obrigacionista dos últimos 30 anos...


Sinceramente, desconheço a matéria.
Curve fitting? O que é isso ? :shock:


Foi precisamente por isso, a falta de conhecimento na matéria, que não coloquei cá o site.

Optimizar resultados, desconhecendo os fundamentos das alocações, costuma resultar em desastre.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 19/3/2012 14:20

vset Escreveu:Boa noite a todos,

não tinha reparado.

Nem entendo como é que vocês profissionais nestas matérias não conheciam o site.

Até pensava que o LTCM já o tinha indicado, porque os cálculos coincidem.

:|


Se eu coloquei o Link de onde é que retiras a conclusão que eu não conhecia o site :?:

Ou eu não estou englobado no:
vset Escreveu: Nem entendo como é que vocês profissionais nestas matérias não conheciam o site.
:?:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por RGP » 19/3/2012 10:42

Vanguard só aceita clientes com residência fiscal em US ou UK.
 
Mensagens: 20
Registado: 18/10/2011 18:45

por jtavelar » 18/3/2012 1:08

Para quem fizer a sua carteira exclusivamente com ETF's da Vanguard, poderá utilizar a corretora da Vanguard, que aparentemente não cobra comissões para a compra e venda dos seus ETF's.

Algum forista é cliente desta corretora? Estarei a analisar bem o preçario?

https://personal.vanguard.com/us/whatwe ... ommissions
 
Mensagens: 116
Registado: 5/4/2010 16:23
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 17/3/2012 19:11

Metallising Escreveu:Quanto ao bull das Long-Bonds, só se aplica nas emitidas pelos US?


Principalmente. O bull de 30 anos está no USA, mas mais recentemente podemos ver em obrigações de países emergentes.

Podes seguir EMB por exemplo que é um excelente ETF do obrigações de países emergentes (segue o J.P. Morgan Emerging Market Bond Index). Tem-se portado muito bem e ajuda-te a analisar melhor tudo.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], Nightrader, PacoNasssa, peterteam2 e 56 visitantes