Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

UNG - Natural Gas ETF

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rics » 10/8/2011 16:32

Não foi a procura que desceu - penso que até subiu.
Foi a oferta que aumentou imenso devido à rápida evolução das técnicas de extração de gás natural do xisto - "shale gas", nos últimos anos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Shale_gas

Além disso, o ETF UNG tem sido uma vítima famosa do efeito contango. Pelo que as quedas reflectidas na sua cotação estão bem mais inflacionadas que as do preço do gás natural subjacente.

Outra observação: o gás natural, ao contrário do petróleo, e devido à sua volatilidade, é muito difícil de transportar. Quando se observa a evolução das cotações dos futuros ou ETFs do petróleo, é fácil associar esta a uma oferta/procura a nível global, uma vez que quase todos os operadores do sector usam essas cotações como referência, pois muito deste é transportado para onde seja preciso por super-petroleiros. No entanto, o UNG apenas compra futuros sobre o gás natural da CME, que têm entrega física na "Sabine Pipeline". Ora, como esta se encontra na América do norte, dificilmente se pode associar a cotação dos futuros da CME, e consequentemente do UNG, a alguma oferta/procura fora da América, uma vez que este gás dificilmente virá a ser exportado, devido às dificuldades de transporte.


Ainda assim, começam a aparecer na América do norte (não apenas EUA, mas também Canadá) companhias de transportes que pretendem adaptar os seus camiões para uso de gás natural. Assim que haja (se algum dia houver) uma boa rede de distribuição (nos EUA não é tão fácil como na Europa abastecer a gás), muitas delas irão proceder a essa mudança.

Se dividirem a cotação do NG pela do petróleo verão que está historicamente baixa. Nunca este rácio andou por estes níveis. É apenas uma questão de tempo até que o interesse no NG arranque...
 
Mensagens: 284
Registado: 8/11/2002 12:16

por Elias » 10/8/2011 16:29

JCS, esclarece-me uma coisa por favor.

Consideremos o ETF cujo gráfico colocaste no post inicial. Imagina que shortas a 40 USD e que manténs a posição até à actualidade.

Quando chega a 5 já ganhas 35 USD (quase 90%). No entanto, aos níveis actuais, uma queda de 10% no activo (50 cêntimos) representa apenas 1,2% de ganho adicional relativamente ao investimento inicial, ou seja, fico com a sensação de que a valores muito baixos o potencial de ganho é já muito limitado.

O que fazes nestes casos? Reforças a posição ou simplesmente manténs?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por JCS » 10/8/2011 16:10

Será menos procura ou mais oferta? :roll: Também não faço ideia, só sei que cai 8-)
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por Elias » 10/8/2011 16:04

Não deixa de ser surpreendente que ao longo destes 3 anos a procura por gás natural tenha caído tanto.

Esquecendo por um momento as: questões técnicas: há alguma justificação do ponto de vista fundamental para este desinteresse por esta forma de energia?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por JCS » 31/7/2011 9:06

Elias Escreveu:Interrogo-me porque é que o Nat Gas anda tão morto.

A verdade é que anda a fazer uma bela base.

Será que um dia destes arranca? JCS, que lhe botas?



Está a ser odiado. Um dia há-de ser adorado. Eu ando à espera que ele pelo menos começe a negociar acima da MA40 semanal. Até lá só para ir vendo... Não me interessa abaixo da MA (e quando acima ainda terá de fazer um breakout). paciência é fundamental. O dia chegará.

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por Elias » 31/7/2011 1:31

Aqui está o gráfico em escala semilog
Anexos
nat gas.PNG
nat gas.PNG (25.28 KiB) Visualizado 12909 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 31/7/2011 1:28

Obrigado AutoMech
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 31/7/2011 1:13

Elias Escreveu:Eu não consigo é encontrar estes menus que eles referem...


Esses menus não conheço, mas em cima do gráfico, botão direito do rato, Settings Price e depois tem uma drop box com o scale type.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 31/7/2011 0:53

Eu não consigo é encontrar estes menus que eles referem...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 31/7/2011 0:42

http://www.google.com/url?sa=t&source=w ... 8Q&cad=rja


espero que este link ajude, eu não pedia o gráfico se nesta máquina o java funcionasse bem...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 31/7/2011 0:27

Como é que se muda o tipo de escala no PRT?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 30/7/2011 23:33

E um logaritmo para a gente ver melhor o gráfico?

Se não for pedir demais, acho que era interessante. :)
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 30/7/2011 21:53

Interrogo-me porque é que o Nat Gas anda tão morto.

A verdade é que anda a fazer uma bela base.

Será que um dia destes arranca? JCS, que lhe botas?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por VirtuaGod » 30/7/2011 21:32

JCS Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Mais um ETF que morre com "Cotango"... coitados!! Não me meto nestes ETF's de matérias primas que usam futuros ;-)


Porque não? Era um short brutal. :)

JCS



:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Por acaso já pensei em fazer abitragem destes ETF's

O VXX é horrível!! E um spread bet em IEO vs USO só no último ano dava 40% com baixíssima volatilidade LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JCS » 30/7/2011 21:17

VirtuaGod Escreveu:Mais um ETF que morre com "Cotango"... coitados!! Não me meto nestes ETF's de matérias primas que usam futuros ;-)


Porque não? Era um short brutal. :)

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 30/7/2011 21:07

Mais um ETF que morre com "Cotango"... coitados!! Não me meto nestes ETF's de matérias primas que usam futuros ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Elias » 30/7/2011 19:35

Há um outro ETF chamado NGAS que negoceia em Londres. O gráfico é parecido, só os valores é que são diferentes.
Anexos
ngas.PNG
ngas.PNG (27.25 KiB) Visualizado 13008 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por JCS » 4/3/2011 14:49

MWC Escreveu:Em que se baseia esse ETF?


Maioritáriamente no valor dos contratos de futuros de Gás Natural.

Edit para deixar o link:

http://www.unitedstatesnaturalgasfund.com/

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por MWC » 4/3/2011 14:26

Em que se baseia esse ETF?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

UNG - Natural Gas ETF

por JCS » 4/3/2011 13:35

Aqui está o gráfico semanal da UNG que demonstra bem uma tendência de queda avassaladora com o preço constantemente a negociar abaixo da MA40 (cada vez que a desafia tem recuado) e com consecutivos Lower-highs. Continua boa para shortar já que o cenário se mantém. Quando finalmente conseguir quebrar a MA40 e fazer um higher-high poderá ser uma opção extremamente interessante para posições longas. Até lá nada de longos...

Cumprimentos

JCS
Anexos
UNG_4Mar2011(2).jpg
UNG_4Mar2011(2).jpg (42.05 KiB) Visualizado 13152 vezes
UNG_4Mar2011.jpg
UNG_4Mar2011.jpg (39.08 KiB) Visualizado 13149 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Inácio Barreto, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 170 visitantes