Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

UNG - Natural Gas ETF

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 27/2/2014 12:34

Qual é o horário de negociação dos futuros?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Blue Epsilon » 27/2/2014 2:00

Podes estar correto.

Logo às 15h30 como em todas as quintas-feiras, saem os resultados dos stocks americanos de gas natural, e costuma dar origem a movimentos fortes... Qual será o sentido?

Maybe bull.... or not
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 27/2/2014 1:20

Bem, bombou -6% hoje e aterrou mesmo mesmo no suporte de médio prazo.
Um trade longo aqui, mesmo que com extremo risco, tem um stop logico muito perto o que faz com que a perda seja mínima.
Mas gostaria de mais opiniões.
Neste momento não tenho nenhuma posição aberta sobre o gás
Anexos
gas.png
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 25/2/2014 21:09

Alguma noticia para as quedas loucas de ontem e hoje?
Curiosidade apenas
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 25/2/2014 19:09

Com a queda gigante de ontem e hoje ( hoje já leva mais de 10% ) o gás natural anula a maior parte dos ganhos dos últimos tempos.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Blue Epsilon » 28/1/2014 20:22

Elias Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Exacto. Já tentei ha tempos shortar o UNG mas na plataforma GoBulling não era permitido.


Sim, também já reparei que muitos desses ETF não são shortáveis.

Mas... e os ETF que são "short qualquer coisa"? Como é o contango nestes casos?


Pelo que já li esses ETFs também beneficiam do contango. Não tenho aqui links à mão, mas já li uns estudos no Seeking Alpha sobre o "Short VXX versus XIV".Não era exactamente a mesma coisa, mas a performance era similar.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por DC1989 » 27/1/2014 22:45

Sr_SNiper Escreveu:O gas natural bombou hoje... -6% :shock:


Depois de um movimento ascendente de 20% em 5 dias não penso ser nada de anormal...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 27/1/2014 22:13

O gas natural bombou hoje... -6% :shock:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Elias » 27/1/2014 13:13

Blue Epsilon Escreveu:Exacto. Já tentei ha tempos shortar o UNG mas na plataforma GoBulling não era permitido.


Sim, também já reparei que muitos desses ETF não são shortáveis.

Mas... e os ETF que são "short qualquer coisa"? Como é o contango nestes casos?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Blue Epsilon » 27/1/2014 12:55

Elias Escreveu:
Quico Escreveu:Talvez vos interesse ler isto.

http://www.tradingfloor.com/posts/s-nat ... 1836053049


Está interessante, sem dúvida... isto quer dizer que numa commodity com tanto contango há mais hipóteses de ganho do lado curto, certo?


Bom artigo, Quico :wink:

Elias,
Exacto. Já tentei ha tempos shortar o UNG mas na plataforma GoBulling não era permitido.
Basicamente "quase todos"* os ETFs de commodities (excepto metais preciosos) e do VIX sofrem de contango. É por isso que entrar longo neste produtos para mim, só com CFDs de futuros.


* Digo "quase todos" pois existem alguns ETFs recentes que minimizam o contango ao possuir futuros de maturidades mais longas em carteira. Se bem me recordo o NYSEARCA:CORN é um desses casos.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Elias » 27/1/2014 12:41

Quico Escreveu:Talvez vos interesse ler isto.

http://www.tradingfloor.com/posts/s-nat ... 1836053049


Está interessante, sem dúvida... isto quer dizer que numa commodity com tanto contango há mais hipóteses de ganho do lado curto, certo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Quico » 27/1/2014 1:11

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

Re: UNG - Natural Gas ETF

por DC1989 » 27/1/2014 0:15

Blue Epsilon Escreveu:VirtuaGod,

Isso é que mostra o que realmente é o "contango power"!


Exacto! E foi graças ao Caldeirão e a mais especificamente a ti Blue Epsilon que percebi a fantasia que são os tão apregoados ETF's! :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Blue Epsilon » 26/1/2014 23:31

VirtuaGod,

Isso é que mostra o que realmente é o "contango power"!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por VirtuaGod » 26/1/2014 21:29

Natural Gás Vs UNG ( 5 anos e 1 ano)
Anexos
1 ano.gif
5 anos.gif
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por DC1989 » 26/1/2014 19:52

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Já merecia um gráfico atualizado... o café que estava de olho... não arrebitou... é deixa-lo ir, não tem força, não há que inventar


o meu amigo corrija-me se estiver enganado, mas tenho ideia de me ter referido que já aderiu ao PRT, certo?


Sim Sniper para quando um post teu com um gráfico e respetiva AT. Aposto que seria algo deste nível :mrgreen:
Anexos
full-6hbQoiQGynRmXf9LI2oDG.gif
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Elias » 25/1/2014 16:15

Sr_SNiper Escreveu:Já merecia um gráfico atualizado... o café que estava de olho... não arrebitou... é deixa-lo ir, não tem força, não há que inventar


o meu amigo corrija-me se estiver enganado, mas tenho ideia de me ter referido que já aderiu ao PRT, certo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Sr_SNiper » 25/1/2014 16:12

Já merecia um gráfico atualizado... o café que estava de olho... não arrebitou... é deixa-lo ir, não tem força, não há que inventar
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Elias » 24/1/2014 20:56

Grande bombada no gás natural: hoje sobe mais de 9% :shock:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: UNG - Natural Gas ETF

por VirtuaGod » 23/12/2013 20:16

DC1989 Escreveu:Mas se consideras que estou errado


Sobre isso pouco posso dizer um vez que não faço shorts (investimento ou trading) e muito menos acho que sei se as treasuries cairão para o ano que vem. Shortar treasuries parece o trade da moda, entre hedge funds e especuladores. Quando começo a ver um trade muito em voga começo a ficar com medo mas quem sou eu para dizer que não vai resultar durante 2014?? :-k

DC1989 Escreveu:este instrumento não é o mais correto sou todo de ouvidos. :wink:


Sobre isso já me posso pronunciar perfeitamente. Analisando tanto o PST como o TMV consigo ver as ineficiências deles em relação aos ETFs tracker.

Podes ver isso facilmente da seguinte forma. Vai ao google finance e abre um gráfico com o PST onde tem "Compare" coloca o IEF (ETF tracker de treasuries 7-10 anos). Supostamente o PST deverá ter o dobro da performance inversa do IEF.

Ora para períodos até 1 mês é o que se verifica mais ou menos. No último mês IEF caiu 1.49% enquanto o PST subiu 2,5%. Mesmo assim já vês alguma discrepância mas está dentro do aceitável. A partir daí começa a ser uma discrepância muito grande.

Para periodos maiores uso o ETF replay (http://www.etfreplay.com/charts.aspx) pois inclui as distribuições de dividendos dos ETF coisa que a google finance não faz. A 3 meses IEF teve um retorno negativo de 0,4% e PST (espanta-te) também teve retorno negativo (-0,6%).

O mesmo podes fazer em relação ao TMV sendo que deverás comparar com o TLT.

Ou seja, independentemente se é contango ou "Volatility Drag" pois não conseguimos distinguir neste tipo de ETFs, a verdade é que não recomendaria posições superiores a 1 mês (acaba por bater certo com o que disse acima sobre o tempo ideal neste tipo de ETFs).

Há diversos estudos e em dezenas de ETFs "exóticos"que chegaram à conclusão que é mesmo um mês. Achei piada vermos isso agora na prática :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por DC1989 » 22/12/2013 22:10

VirtuaGod Escreveu:
DC1989 Escreveu:VirtuaGod e Elias uma ultima duvida, no caso de dois etf's inversos sobre o US treasury sendo um alavancado (EX:PST) e o outro não, qual a diferença dos cotangos entre eles? E já agora onde verificam isso?


Isso é fácil de analisar, dá é um bocado de trabalho mas mostro-te como são ineficientes no médio/longo prazo. Quais os tickers? Neste caso provavelmente a maior causa de ineficiência nem será o contango mas sim "Volatility drag" dado que os levaraged ETFs são feitos para dar o dobro (ou triplo) do retorno diário e não semanal ou mensal etc. O mesmo se pode dizer dos inverted ETFs, pois são feitos para dar o inverso do retorno diário e não do mensal.

Um exemplo de volatility drag é o SPY vs SSO. O SSO é 2x a performance diária do S&P 500 enquanto o SPY é, como sabem, um ETF tracker do S&P 500.

Desde a criação do SSO em 2006 este subiu 40% enquanto o SPY subiu 45%. Muita gque o SSO teria feito um mau trabalho em dar 2X o retorno do S&P500. Mas não só SSO é extremamente eficiente, tendo pouco tracking error, como não sofre de contango. 2008 criou foi um caso extremo de Volatility Drag. Este último o Volatility Drag até resultaria a nosso favor com um retorno de 67.15% no SSO mas "apenas" 27,76% no SPY. Como foi um ano sempre a subir e com bons retornos torna o efeito acumulado de duplicar retornos diários positivo (não sei se existe o termo mas seria algo como "Volatility Drag positivo" mas uma vez que drag já é negativo por si mesmo o termo faz pouco sentido mas percebem a ideia).

Mas diz-me quais os tickers que eu vejo se os ETFs de que falas são muito ineficientes ou não!!


VirtuaGod os etf's são o PST ou o TMV. Penso que são uma boa forma de expor a minha carteira aos US Treasury Yields, que considero que podem ser um bom trade em 2014.
Mas se consideras que estou errado ou este instrumento não é o mais correto sou todo de ouvidos. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Tridion » 21/12/2013 18:25

Alguns fundos de ETF têm desenvolvido estratégias para diminuírem o contango, os chamados Contango-Killer ETF's. Um dos mais conhecidos é o PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund (NYSEArca: DBC), que tem custos de roll-over pré-estabelecidos e mais baixos, diminuindo o contango...

Contudo, não há milagres e custos de roll-over, de armazenamento, transporte, distribuição vão ser passados para os investidores.
_______________________________
Bons Negócios
Tridion.twitter.com
http://theknownothinginvestor.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

Re: UNG - Natural Gas ETF

por VirtuaGod » 21/12/2013 18:02

DC1989 Escreveu:VirtuaGod e Elias uma ultima duvida, no caso de dois etf's inversos sobre o US treasury sendo um alavancado (EX:PST) e o outro não, qual a diferença dos cotangos entre eles? E já agora onde verificam isso?


Isso é fácil de analisar, dá é um bocado de trabalho mas mostro-te como são ineficientes no médio/longo prazo. Quais os tickers? Neste caso provavelmente a maior causa de ineficiência nem será o contango mas sim "Volatility drag" dado que os levaraged ETFs são feitos para dar o dobro (ou triplo) do retorno diário e não semanal ou mensal etc. O mesmo se pode dizer dos inverted ETFs, pois são feitos para dar o inverso do retorno diário e não do mensal.

Um exemplo de volatility drag é o SPY vs SSO. O SSO é 2x a performance diária do S&P 500 enquanto o SPY é, como sabem, um ETF tracker do S&P 500.

Desde a criação do SSO em 2006 este subiu 40% enquanto o SPY subiu 45%. Muita gente pensaria que o SSO teria feito um mau trabalho em dar 2X o retorno do S&P500. Mas não só SSO é extremamente eficiente, tendo pouco tracking error, como não sofre de contango. 2008 criou foi um caso extremo de Volatility Drag. Este último o Volatility Drag até resultaria a nosso favor com um retorno de 67.15% no SSO mas "apenas" 27,76% no SPY. Como foi um ano sempre a subir e com bons retornos torna o efeito acumulado de duplicar retornos diários positivo (não sei se existe o termo mas seria algo como "Volatility Drag positivo" mas uma vez que drag já é negativo por si mesmo o termo faz pouco sentido mas percebem a ideia).

Mas diz-me quais os tickers que eu vejo se os ETFs de que falas são muito ineficientes ou não!!
Anexos
SPY vs SSO.JPG
SPY vs SSO.JPG (48.12 KiB) Visualizado 8478 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: UNG - Natural Gas ETF

por Elias » 21/12/2013 17:23

DC1989 Escreveu:VirtuaGod e Elias uma ultima duvida, no caso de dois etf's inversos sobre o US treasury sendo um alavancado (EX:PST) e o outro não, qual a diferença dos cotangos entre eles? E já agora onde verificam isso?


Não sei responder a isto porque não acompanho os ETF que referes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: UNG - Natural Gas ETF

por DC1989 » 21/12/2013 17:19

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:
DC1989 Escreveu:nos ETF'S sobre índices, sectores, etc esse cotango também se verifica?


DC,

creio que não, recentemente estive a analisar ao pormenor alguns ETF que seguem índices sectoriais e fiz uma análise para os últimos 2 anos, tendo constatado que não há efeito contango nem nada que se assemelhe. Ou seja, a proporção entre o ETF e o subjacente mantém-se intacta. Creio que isto é verdade para todos os ETF que "copiam" índices.


Apenas sofrem de contango ETFs que usem futuros. Normalmente tudo o que é ETFs de comodities (excepto metais) e os ETFs do VIX. Os ETF alavancados e inverted/Bear ETFs sofrem de outros males extra por isso tb são de evitar para trades superiores a um mês.

ETFs financeiros (indíces etc etc) não sofrem de qualquer tipo de problema e seguem o índice com muito pouco tracking error se forem ETFs líquidos e principalmente se forem de replicação física.


Blue Epsilon também já me ocorreu pois o meu pior trade do ano foi uma posição no etf SPXU que me saiu bem cara.

VirtuaGod e Elias uma ultima duvida, no caso de dois etf's inversos sobre o US treasury sendo um alavancado (EX:PST) e o outro não, qual a diferença dos cotangos entre eles? E já agora onde verificam isso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 269 visitantes