Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT - O filme de uma vela

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Strategor » 19/3/2003 1:31

Meu caro cook :

Já que adoptou uma táctica de reforço short, vou indicar-lhe os retracements de fibonnaci que a PT poderá fazer num movimento de correcção, balizando o movimento de 5.93 a 6.67 (respectivamente o mínimo de ontem e o máximo de hoje)
Então aqui vai :

23.6 % = 6.50
38.2 % = 6.39
50 % = 6.30
61.8 % = 6.21

Penso que daqui podem sair para amanha dos targets : um de alta na casa dos 6.50 e outro de baixa na casa dos 6.21, sendo que a zona 30-39 será relativamente neutra. Quem está curto deverá ter em atenção os 6.20 - 6.21 para ver se há aqui alguma reacção, o que aliás seria a vinda ao suporte da lateralização como mostra o gráfico.
Não será expectável um retracement superior aos 6.20 pelo menos nesta fase. Penso que ainda há uma boa dose de momentum comprador para a segurar dentro destes níveis indicados até porque para quem não entrou... tem sempre tendencia a entrar na casa dos 6.20 pelo menos.

Mas amanha logo se vê que tipo de dia vai ser...

Cumprimentos
Anexos
PT  18-3-03.gif
PT 18-3-03.gif (10.91 KiB) Visualizado 387 vezes

Registado: 6/11/2002 19:40

estava

por Kooc » 19/3/2003 0:32

eu com os meus futuros curtos a 5.91, a pensar fecha-los, quando começou a escalada. Ausentei-me 1 hora e quando estava a pensar ser stopado a 6.3 -+, aparece ela a 6.5.
Resolvi aguardar por uma ligeira retração para fechar, mas não resisti. Aos 6,64, com perto de 4000000 deacções negociadas e na hora de almoço, com ela a subir 7%, reforcei os curtos com posição igual à que tinha a 5.91. é obvio que não estava à espera disto, estava à espera que recuasse 15 ou 20 tics para fechar. Mas acabei por não fechar. Agora estou curto a 6,275. Espero para amanhã uma retracção, mas estou tentado se ela vier aos 6,12 a entrar longo.

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

PT - O filme de uma vela

por Strategor » 18/3/2003 19:55

Pois é !!

Os meus receios confirmaram-se !
No post anterior escrito á hora de almoço ( rhttp://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum ... php?t=7567) reinava a euforia e a PT parecia que ia á lua. ..tal era a força que mostrava. Mas não era força genuina e consistente, era "short covering" e dos grandes !
Assim que os curtos mais aflitos fecharam no mercado as suas posições (comprando), a PT rapidamente perdeu "steam" e fez uma barra com uma sombra superior de torcer o nariz para quem está longo :? .
Porquê é que isto aconteceu ?? A minha resposta é simples : com volumes relativamente fracos foram "alimentando tecnicamente" um possivel movimento de ruptura em alta da consolidação 5.90 - 6.15.
O “filme” que eu vi, reza assim :
Era notório que havia um comprador aqui há dias, que no pré-fecho ia buscar nos ultimos segundos (para não dar tempo...) boas quantidades de acções puxando o preço de fecho sempre para os máximos da sessão. Lembro-me a este respeito, do fecho de 13/3 a 6.09 e do fecho de ontem, sendo que o fecho de 14/3 foi tão "bem feitinho" que, por ser sexta feira, deu uma vela semanal fechada a 6.15 (embora a vela seja negra e “gapada”, mas pequena). Ontem a PT andou o dia toda apática e colada aos 6 - 6.04 , na parte final da sessão entraram a comprar forte e fecha nos máximos, nos tais 6.20 que muitos diziam que era a fronteira curto - longo, mas sempre com os cofres vazios do lado da compra. Quem compra para “alimentar tecnicamente” a PT e não quer gastar muito no intraday para a segurar, sabe que tem de ser nos ultimos segundos do pré, encostando os curtos e abrir o apetite e frustação aos longos que não entraram antes, por forma a que na sessão seguinte as compras apareçam com sustento técnico. E hoje, como só se deu um sinal claro de compra acima de 6.20 e para muitos acima de 6.40 ... os "gorditos" que pretendiam este short squeeze não puseram vendas nos cofres que absorvessem não só o fecho de curtos, mas também as novas entradas longas a preços nunca superiores a 6.40. Quem vendia eram os "pequenos", mas esses não sabiam o que se estava a preparar....!! A PT vai aos 6.33 para dar a ideia de ser a resistencia (que já foi suporte) e logo de seguida corrige 10 ticks. Quem pensava que o máximo estava feito, até tinha motivos técnicos para isso, mas uma nova onda de compras apareceu com o decorrer da manha e leva a menina ao seu 1º ponto mais importante : os 6.40 !
Reparem que ela aqui já subia 3.22 % e bastou alguem picar os 41 – 42 para que uma grande quantidade de stops se accionassem em cadeia levando a menina perto dos 6.50.
Mal os 40 foram quebrados e em face de tantas ordens começam os curtos a ficar deveras preocupados e suportam a acção sempre acima de 40 por forma a fechar os seus curtos (talvez já bastante perdedores) e cada vez mais assustados com o volume sempre a aumentar e as bolsas europeias e os futuros americanos todos muito fortes. Aqui dá-se nova golpada : os gorditos que prepararam a marosca e / ou alguns curtos mais assustados quebram os psicológicos 6.50 e apanham cada vez mais stops, pelo que até á resistencia dos 6.60 aquilo foi sempre a abrir ....!! Mas aqui deviam parar (!) por ser um valor de referencia : era o ultimo maximo relativo antes do afundanço até aos 5.55. Mas não !! alguem picou os 61-62 e novos stops dispararam (talvez daqueles que se julgavam imunes...) e aqui sim o volume aumentou muito fortemente e em tão pouco tempo que eu mesmo pensei que a PT estava perfeitamente descontrolada !!! Alguem tinha de intervir e repôr algum equilibrio ! Mas era aqui que os gorditos queriam chegar !! heehehe !! que era levar os curtos e alguns longos (de final de estação) a entrar no comboio acreditando que ainda podia ir mais acima. Foi exactamente aqui que lhes fizeram a cama - no maximo - entre 60 e 67, onde acabaram de entregar provavelmente a ultima terça parte do que faltava largar (devem ter largado entre 45 – 50 a 1ª terça parte, com a 2ª entre 53 – 60). Estava assim feito o dia com os longos fechados e maioritariamente acumulados muito provavelmente entre 6 e 6.20. A partir daqui e com as bolsas europeias e states a ficarem tremidos atacam forte nas vendas mas sem forçar demasiado, pois havia que respeitar os 6.40 na baixa ( e mid point da vela de hoje).
E assim foi. Entregas até aos milimétricos 6.40 e depois nova puxada até aos 6.50 para dar ainda algum alento e fazer matéria para o gráfico intraday !! hehehe, tinha de ser !!
Acontece que lá fora o cenário estava cada vez mais duvidoso, com o cac 40 (já bem negativo), dax a aliviar muito e states a querem rumar a sul. Há que não facilitar... e na ultima meia hora “os duvidosos e mais cépticos” começaram a quebrar a zona dos 6.40 cada vez com menos compras e entra-se no pré-fecho ainda com a expectativa que poderia haver uma puxadita para “compor” aquela sombra que dá um terrivel mau aspecto á barra de hoje. Mas não, foi logo notório que o comprador não lançou nada ao melhor para os cofres e limitou-se a defender a 35 – 36 valor em que fechou.
E agora que esperar ??
Deixo esta questão para quem quiser mandar os seus palpites e / ou eventualmente contar outro filme :wink:

Cumprimentos

Registado: 6/11/2002 19:40

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 460 visitantes