Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 7/12/2021 18:18

 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 7/12/2021 17:53

Onde é que isso fala em crédito (actualmente a ser usado) e 10x, como tinhas mencionado?
Tal como tinha dito, a actual alavancagem no mercado não tem nada a ver com bancos.

edit: Aliás, as opções de alavancagem que existem hoje em dia, continuam a ser exactamente as mesmas que já existem desde 2015 (com a excepção de options market que é mais recente - 2017)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 7/12/2021 14:21

Nice? Bem, pensava eu que quem tem interesse direto é que se deverá preocupar em estar informado. O meu caso não é de interesse nem direto, nem indireto. Mas posso deixar-te este artigo para leres alguma coisa sobre como os bancoa americanos estão a operar. Mas, com deves saber, os bancos americanos têm opiniões absolutamente díspares sobre cripto, havendo quem as considerar um jogo de azar.

https://www.coindesk.com/business/2021/ ... s-sources/
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 7/12/2021 14:11

"faz uma pesquisa"

Nice. :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 7/12/2021 14:01

Spfg, faz uma pesquisa sobre isso e perceberás o que referi.
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 7/12/2021 13:52

Àlvaro Escreveu:Mas essa coisa dos bancos americanos permitirem tanto crédito assim por terem cripto... 10x!

Não há crédito de bancos.
Para alguém que se diz tão informado, já deverias saber que a alavancagem que existe no sistema está limitada pelo próprio sistema e não envolve crédito de bancos.
Quando, neste tópico, se fala em yield: essa yield é gerada para os que providenciam o dinheiro P2P (ou envolvendo uma exchange) em sistemas de margin. Em exchanges que ofereçam leverage mais alta (5-100x), as margin calls estão limitadas pelo colateral do próprio utilizador (e por um fundo de liquidações).
Pelo que, quanto existem eventos como o deste fim de semana ou do crash de Maio, em que várias posições sofrem liquidação, o dano está limitado às criptos - que era uma teoria que também de vez em quando passa pelos jornais, de que um crash na Bitcoin leveria a um crash nos mercados legacy.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 7/12/2021 9:56

Yaya, sim, não são dois dias, mas a recuperação existiu, de facto. Uma das coisas que sempre me fez aqui alguma confusão foi a seguinte: haver tanta gente com acesso tão fácil a um produto que ninguém sabe minimamemente o que é. Mesmo que se dividam as critpo em várias categorias, com "n" teorias eu pergunto sempre a mesma coisa desde o início: compram o quê? Mas, de há muito tenho estado do lado errado, isto é na dúvida. Que elas sobem, isso não há dúvida, que eu continuo com dúvidas tn não tenho dúvidas. Mas essa coisa dos bancos americanos permitirem tanto crédito assim por terem cripto... 10x! salvo erro. Haverá um dia em que eleas vão lá abaixo e não voltam à tona. :?
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por yaya » 7/12/2021 3:41

Àlvaro Escreveu:Yaya, ainda pensei na possibilidade de malharem mas seguraram-se bem. A Ethereum foi a que melhor reagiu ao suporte. Mas fica alguma desconfiança no mercado e não é para menos pois as alavacagens permitidas pelos bancos americanos metem medo ao susto. Por agora parece ter passado o pior. :D


Um dia de negociação, dois dias não definem uma tendência. É estar atento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 6/12/2021 22:36

Yaya, ainda pensei na possibilidade de malharem mas seguraram-se bem. A Ethereum foi a que melhor reagiu ao suporte. Mas fica alguma desconfiança no mercado e não é para menos pois as alavacagens permitidas pelos bancos americanos metem medo ao susto. Por agora parece ter passado o pior. :D
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por yaya » 6/12/2021 17:50

Cá está o gráfico mensal.

MACD já a evidenciar cansaço depois da subida de final 2020 em diante.
Aqui o cruzamento pode indiciar o início de um período de correção, para mim será um teste importante.
Aguardar.

A btc é um ativo como uma ação onde é possível fazer análise técnica por isso é preciso cuidado com o cliché que a btc combate a inflação, ao criar na cabeça dos investidores em criptos a ideia de que nunca irá corrigir. Corrige como outro ativo.

btc_M.PNG
btc_M.PNG (44.41 KiB) Visualizado 8973 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 6/12/2021 12:16

invisível, absolutamente em consonância com o que escreveste. Em relação ao Ricardo tbm nada de grave, percebo perfeitamente essa coisa da emoção, quem não esteve já tomado por esse estado de alma? Em relação às redes sociais ele até disse uma coisa com piada que nos poderia levar a uma discusão mais séria, mas nem é o tópico nem o momento.
Agora imagina o absurdo: eu, que agora estou investido numa ação que já referi qual aqui neste espaço, queria que quem está em cripto perdesse dinheiro? Há poucas situações em que é compreensível: quando se está curto, quando há interesse em prejudicar uma empresa para beneficiar uma concorrente ou putativa compradora, ou quando há interesse em fazer cair o preço para ir buscar mais abaixo. Ora, o meu ponto não passa por nenhuma dessas situações. Nem poderia passar pois eu jamais comprei uma critpomoeda. :oh:
Ainda te digo que, se tivesse Ethereum agora estava a olhar com preocupação para aquela cabeça e ombros. Oh, oh... :-k
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 6/12/2021 10:42

Invisível, vamos aqui deixar claro aquilo que será óbvio para quem anda nos mercados há uns meses: as criptomoedas têm uma liquidez e uma abrangência que nem que todos todos os dias postássemos a argumentar uma correção ela corrigiria um cêntimo. É absurdo pensar até que um País como Portugal conseguiria influenciar a cotação. Só a emoção poderá justificar tamanhas inperpretações.
Falando agora de razão e esquecendo a emoção (coisa sempre mais fácil para quem está fora), cada pessoa fará a sua análise e os seus investimentos. Para mim parecia-me óbvia uma correção, com elevada probabilidade dos ursos passarem a dominar na Bitcoin. Etherium ainda não vejo isso. Isso não significa que não pense ser provável a Bitcoin estabilizar nos 40.000. Isso considero possível.
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 5/12/2021 21:21

Penaforte Escreveu:nunca pensei que pudesse existir um "bull market" mais odiado que o actual dos principais índices :D.

Parece que sim.
Ânimos muito exaltados neste tópico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 5/12/2021 20:01

Ricardo, olha que uma carateristica da infantilidade é resistir a aceitar factos. Vou deixar-te aqui um gráfico da Bitcoin para ver se entendes o meu ponto de vista. Olha lá o bonequinho e diz-me se te faz supor que se trata de um desenho infantil... :shame: :shame:
Anexos
bitcoin.PNG
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 5/12/2021 19:20

Alvaro, podes negar à vontade mas "vejo sinais em todos os lugares" do que referi atrás, ahahahah
Principalmente no penúltimo post. Só não tenho certeza se é mesmo infantilidade ou feitio.
E fico por aqui porque já está a fugir do assunto do tópico.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Penaforte » 5/12/2021 19:17

Optimiza Escreveu:Dobrei no sábado posição em Bitcoin e entrei em Avalanche, mantenho Solana e Ethereum. Adicionei também no final de sexta feira a crypto-mineira Hut8 (junto a duas que já detinha, uma delas já em negativos » RIOT).

Depois deste forte crypto-crash (USA growth stocks in tandem), em que perdi mais do que esperava, mas que situo e delimito no CP, julgo que o movimento não vai configurar o novo Bear market e que vamos partir para novos máximos em top Growth e top crypto assets. Lower lows na visão gráfica Bear CP&MP, mas ainda graficamente suportado na visão pró-cíclica Bull LP.

Acredito que o Bull Market LP se mantém intacto - acima de $40000 BTC - e que a "Mãe de todas as cryptos" possa atingir já em Janeiro novo máximo histórico nos $70.000 (Ethereum nos $5000)

Terei stop manual (por causa dos flash crashes) para quase todos os crypto activos, em função da cotação BTC acima de $40.400. Ainda sem voltar a alavancar, mas volto a linkar 1/3 do portfolio à crypto-economia (gestão do risco ou irresponsabilidade?)

nota - Não esperava que cryptos mimetizassem de forma tão extremada o Nasdaq. Espero, contudo, que agora se imponha a visão Bitcoin de ouro digital, reserva de valor, imunização à inflação permanente e de novos afluxos de capital, porque no fim de contas, a evolução da price action depende primordialmente de um factor » a dialética entre oferta e procura (o caveat que define e suporta a tendência CP).


Optimiza, não queres deixar um dos teus "devaneios" sobre os principais índices? Eu gosto dos teus "devaneios" :)

Quanto ao tópico, boa sorte a todos que estão "dentro". Eu não negocio cripto, não saltei para o barco e não me parece que o faça, mas apoio e nunca pensei que pudesse existir um "bull market" mais odiado que o actual dos principais índices :D.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Optimiza » 5/12/2021 19:11

Dobrei no sábado posição em Bitcoin e entrei em Avalanche, mantenho Solana e Ethereum. Adicionei também no final de sexta feira a crypto-mineira Hut8 (junto a duas que já detinha, uma delas já em negativos » RIOT).

Depois deste forte crypto-crash (USA growth stocks in tandem), em que perdi mais do que esperava, mas que situo e delimito no CP, julgo que o movimento não vai configurar o novo Bear market e que vamos partir para novos máximos em top Growth e top crypto assets. Lower lows na visão gráfica Bear CP&MP, mas ainda graficamente suportado na visão pró-cíclica Bull LP.

Acredito que o Bull Market LP se mantém intacto - acima de $40000 BTC - e que a "Mãe de todas as cryptos" possa atingir já em Janeiro novo máximo histórico nos $70.000 (Ethereum nos $5000)

Terei stop manual (por causa dos flash crashes) para quase todos os crypto activos, em função da cotação BTC acima de $40.400. Ainda sem voltar a alavancar, mas volto a linkar 1/3 do portfolio à crypto-economia (gestão do risco ou irresponsabilidade?)

nota - Não esperava que cryptos mimetizassem de forma tão extremada o Nasdaq. Espero, contudo, que agora se imponha a visão Bitcoin de ouro digital, reserva de valor, imunização à inflação permanente e de novos afluxos de capital, porque no fim de contas, a evolução da price action depende primordialmente de um factor » a dialética entre oferta e procura (o caveat que define e suporta a tendência CP).


p.s. Se e quando tiverem tempo, vejam este video do Patrick Boyle, um historiador dos mercados e em que TODOS os videos (subscrevam), são didácticos e elevam o nosso conhecimento sobre os mercados, os erros e DESASTRES a evitar (neste caso short selling sem free float ou timing adequado), BEST PRACTICES e a coreografia dos Top players mas também dos Scammers de todas as ´épocas (o do Charles Ponzi é um Must). https://www.youtube.com/watch?v=P5NnsFIQvFI
Anexos
BITCOIN acima dos $40000 e da MMS200 nos $46000 e continuamos em Bull market e vivenciámos um crash no CP e agora deviamos ter um regresso à tendência principal e rumo aos $70000.png
BITCOIN acima dos $40000 e da MMS200 nos $46000 e continuamos em Bull market e vivenciámos um crash no CP e agora deviamos ter um regresso à tendência principal e rumo aos $70000.png (86.66 KiB) Visualizado 9472 vezes
ETHEREUM mais resiliente com mera correção em Bull market LP e distante do key support level nos $3400.png
ETHEREUM mais resiliente com mera correção em Bull market LP e distante do key support level nos $3400.png (88.41 KiB) Visualizado 9472 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 5/12/2021 19:17, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 5/12/2021 18:55

Ricardmag, não seja injusto. Nenhuma excitação, muito menos satisfação pela desgraça alheia. Se fosse isso teria vindo aqui à posteriori e não a tempo de evitar avultadas perdas, na ordem dos 30%. Às vezes é bom pensar um pouco. E se escrevo o que tenhop escrito é porque acredito que o Bull nas cripto chegou mesmo ao fim, vejo sinais em todos os lugares. E, no caso da Bitcoin, até vejo um cenário bear no gráfico. Esse gosto em enganar os outros não tenho, muito menos em sentir satisfação porque perdem, isso é absurdo e próprio de algum tipo de doença. :?
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 5/12/2021 18:35

É triste e chega até a ser infantil vires com esse tipo de conversa.
Pareces mesmo excitado por ver a desgraça alheia.
Muitas semelhanças com o correio da manha, aquela rede social ... aahhahahahhh

Por outro lado tem piada a quantidade de vezes que é anunciado o fim da bitcoin.
Não sei se o bear market está ai á porta, mas se ele vier, quando for a meio avisa :twisted:

BTCUSD_2021-12-05_17-35-37.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 5/12/2021 17:12

Invisível, parece-te agora mais visível a dificuldade em segurar-se na zona que assinalaste? Se não conseguir levantar a cabeça aqui então vai mesmo moer muito guito a muita gente. Ah, pois é... é copy e paste, como diz o Ricardo. Copy e paste de um filme cujo título é: "E tudo o vento levou".
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 5/12/2021 12:58

Invisível, espero que seja como dizes, a Bitcoin poderá ir até 53.000, ou um pouco mais, mas o meu palpite, como de há algum tempo tenho aqui referido é que o dinheiro saia das cripto para as ações. Se reparares o mercado está até a revelar dúvida,
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 5/12/2021 11:10

Yaya, diria não, não se deve confiar cegamente em alguém. Ainda assim, acrescentaria que é sempre preferível acreditar em que está enquadrado num conjunto de regras reguladoras que em quem anda em roda livre. Teria extremo cuidado e seria sempre extremamente crítico se perdesse tempo a ler a propaganda nas redes sociais, o que aí se escreve não tem para mim a menor credibilidade, é basicamente propaganda para garrar incautos. Assim que começam a desconfiar que há muitos agarrados vão fugindo com pezinhos de lã e o bolso cheio.
Concretamente em relação à Bitcoin teria mesmo muito cuidado se tivesse lá dinheiro metido.
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por yaya » 4/12/2021 23:45

Àlvaro Escreveu:Os defensores das cripto usaram e usam as redes sociais para alavancar a procura e fizeram-no com o mesmo sucesso que Bruno de Carvalho alavancou os adeptos. Até aquele dia em que tudo caiu como um castelo de cartas


O que tem uma coisa ver com outra?
Não sei se sabes mas esse cidadão que referiste foi alvo de uma campanha mediática sem precedentes em PT. Foi absolvido de todas as 98 acusações fantasiosas feitas pelo MP. E colocou um processo contra um grupo de media exigindo 1M € indemnização.
Nos USA um cidadão recentemente absolvido vai exigir indemnização aos media, pela perseguição que foi alvo. Isso de confiar cegamente nos media ... :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 4/12/2021 19:55

Invisível, claro que não se deve negociar com base nas notícias e, muito menos, com base em redes sociais (esse perigo social). Nem a notícia procura influenciar qualquer negociação, a notícia informa sobre um conjunto de factos relevantes relacionados com criptomoedas e qualquer pessoa que as negoceia deverá ter essa informação fundamental. :wink:
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 4/12/2021 19:52

Ricardomag, essa teoria de que ´´e nas redes sociais que se fala verdade é conhecida, mas o conhecimento popular desmonta-a com o mais básico dos ditados populares: "O noivo não diz mal do noivo". Os defensores das cripto usaram e usam as redes sociais para alavancar a procura e fizeram-no com o mesmo sucesso que Bruno de Carvalho alavancou os adeptos. Até aquele dia em que tudo caiu como um castelo de cartas. Repara na quantidade de novas critpo que surgem todos os dias e como valorizam 1400%. Sabes porquê? por as velhas começaram a estar perigosas, todos começaram a desconfiar de todos e é por isso que já tens a Bitcoin à rasca para ir a máximos. Se houvesse essa possibilidade apostaria que não conseguirá ir nem lá perto. Sim, apostaria uma nota (verdadeira) nisso. :lol:
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], farami, goncaladas, Jmdm, Jonas74, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, paulosantinhoamado, trend=friend e 280 visitantes