Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por h_machado » 13/11/2013 23:38

As Bitcoins estão imparáveis, em 1 mes a cotação subiu de €100 para €300.
Apesar de olhar para isto com muitas dúvidas decidi comprar.
Vou encarar este "trade" com 50% hipoteses de perder tudo, algumas hipoteses de obter uma valorização decente, e poucas (mas reais) hipoteses de ter uma valorização completamente absurda.

P.S. - É possivel que as hipoteses de perder tudo sejam superiores a 50%, mas nem tudo na vida tem de ser racional, ás vezes é só porque sim :)

Fica o gráfico
Anexos
bitcoin.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 23/9/2013 21:37

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por h_machado » 6/11/2013 20:18

Lion_Heart Escreveu:
Porquê o momento positivo? Um investidor de Bitcoin citado pelo CoinDesk diz que a história do norueguês que descobriu que tinha uma pequena fortuna depois de se ter esquecido que tinha investido 25 dólares há alguns anos na moeda digital, trouxe uma cobertura mediática positiva.


Penso que não será bem isso :)

A single bitcoin is now worth $200, thanks to a little-known exchange in China that is suddenly pushing the digital currency to new heights.

The exchange, called BTC China, has been growing rapidly for the past few months as demand for bitcoins has surged. Today, BTC China accounts for just under 33 percent of trades. That’s ahead of long-time bitcoin exchange Mt. Gox (23 percent) and another rival, the Slovenia-based BitStamp (25 percent). Mt. Gox has long been the most popular exchange — and the most well known — but it has now fallen behind not one but two rivals.

BTC China seems to be riding a speculative mini-bubble that has boosted bitcoins’ value by more than a third since the federal government shut down the Silk Road online drug market, which accepted payments in bitcoin, about three weeks ago. On Tuesday, bitcoins crested over $200 for the first time since their wild runup last spring.


Tenho particular interesse nas Bitcoins, uma vez que 2 amigos próximos compraram 3 servidores para gerar bitcoins.
Infelizmente os servidores chegaram com 7 meses de atraso, mas estão operacionais desde há algum tempo.
Ao dia de hoje têm uma capacidade para produzir 0.3 Bitcoins/dia (média).

O futuro valor das Bitcoins é uma incognita. Podem valer 0 daqui a uns tempos, ou podem valer 100k lá para 2018.
Eu pessoalmente não investiria na compra de Bitcoins com expectativa de valorização, mas investir em máquinas para as gerar... é uma opção muito válida.

Podem existir cerca de 20-25 milhoes de Bitcoins, actualmente já foram geradas 11 milhões. Cada mês que passa será mais dificil (mais demorado) gerar uma BitCoin.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 23/9/2013 21:37

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Lion_Heart » 6/11/2013 19:47

Bitcoin atinge máximo histórico depois de dobrar o valor num mês
A moeda digital tem andado mais arredada da cobertura mediática, mas isso não implica que o seu valor esteja comprometido. A capacidade de recuperação ofusca o caráter volátil da divisa.

O Bitcoin atingiu um novo valor máximo depois de hoje, 6 de novembro, ter valido 270 dólares, cerca de 198 euros. Além de assinalar mais um marco para a moeda digital, o recorde é conseguido um mês depois de a divisa ter sofrido uma grande perda de valor.

Na altura o FBI fechou o site Silk Road e apreendeu uma grande quantidade de Bitcoins, uma situação que fez com que o valor da moeda caísse cerca de 33 euros em três horas, fixando o valor numa taxa de 62 euros por Bitcoin.

Passadas quatro semanas a moeda está de novo no auge. Se mais uma vez ficou provado o caráter volátil da moeda, também fica mais uma vez provada a sua capacidade de recuperação mesmo depois de enfrentar situações de descrédito. O último máximo histórico tinha sido atingido em abril deste ano.

O site CoinDesk diz que atualmente existem 11.955.775 Bitcoins.

Porquê o momento positivo? Um investidor de Bitcoin citado pelo CoinDesk diz que a história do norueguês que descobriu que tinha uma pequena fortuna depois de se ter esquecido que tinha investido 25 dólares há alguns anos na moeda digital, trouxe uma cobertura mediática positiva.

Em contrapartida dois investigadores de ciências da computação de uma universidade nos EUA revelaram os resultados de um estudo onde concluem que o processo de mineração dos Bitcoins pode ser manipulado, o que condiciona todo o mercado da moeda digital.

Os académicos da universidade de Cornell, Nova Iorque, garantem que o mining de Bitcoins devia ser feito de modo justo e sem haver uma cartelização, situações que têm sido extravasadas. O uso de malware que tornam os computadores de utilizadores de todo o mundo em em escravos da mineração é um dos exemplos de como o sistema está a ser acelerado e viciado.

Os investigadores criaram um modelo que permite corrigir parte das falhas encontradas e que estipula que nenhum grupo pode deter mais de 25% da mineração da moeda.

In Tek.sapo
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Muhammad3010 » 3/10/2013 16:41

seinada Escreveu:Que notícia! Para os amantes MMORPG também não é muito boa.

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/bi ... 40971.html


O buying power desapareceu todo. Mas isto é assim...rapidamente aparece mais um Silk Road por aí :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 20/6/2010 13:06
Localização: Lisboa

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por seinada » 3/10/2013 15:25

Que notícia! Para os amantes MMORPG também não é muito boa.

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/bi ... 40971.html
seinada
 

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por matos_1 » 22/9/2013 17:08

Grande bolha...

BC.jpg
BC.jpg (72.88 KiB) Visualizado 27544 vezes
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

por VirtuaGod » 23/5/2013 0:29

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Allaphor » 22/5/2013 23:30

Neste momento começam a aparecer os primeiros ASICs (Application Specific Integrated Circuits) comerciais, que permitem calcular até 60 GHash/s, de forma muuuuito mais eficiente que uma GPU.
A esta altura do campeonato um investimento em BTC é muito arriscado por duas razões:
1- Volume baixo
O volume baixo faz com que ocorram flutuações enormes no valor das bitcoins e é impossível saber se se está a comparar bem ou mal (pelo menos no curto prazo).
2- Pool Computacional Pequena
A segurança desta moeda assenta na necessidade de quebrar encriptações SHA256. Um utilizador malicioso que quisesse gastar a mesma moeda duas vezes, teria de recalcular uma cadeia de transacções até ao ponto em que esta foi feita.
Como é aceite como verdadeira para uma BTC apenas a cadeia de transacções mais longa, e como teoricamente o conjunto da rede é superior a qualquer atacante, as transacções não podem ser falsificadas, porque um atacante nunca conseguiria ultrapassar a rede. O problema é que a capacidade de processmaneto está a crescer exponencialmente e é possível que um adversário bem financiado consiga criar um cluster com um poder computacional superior ao de toda a rede.
Acho que as BTC vão revolucionar o mundo, mas neste momento ainda há demasiadas incertezas para investir
 
Mensagens: 43
Registado: 24/6/2008 16:00
Localização: 17

por DC89 » 22/5/2013 22:34

Alguém poderia fazer um update? Tenho vindo a seguir com interesse o desenvolvimento desta moeda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por MarcoAntonio » 11/4/2013 20:22

soaked Escreveu:MarcoAntonio, concordo contigo, mas eu sou do tempo em que tinha uma máquina sempre ligada 24/7 a descarregar coisa da net.

E também sei que o programa de P2P ligado 24/7 não tem nada a ver com uma placa gráfica actual a "trabalhar" a 100%, mas os sistemas de "folding" que te falei também puxam pelo CPU a 100% quando este detectam que este está sem trabalho.

Ab


Exacto, eu também tenho PC's ligado o tempo todo. Mas uma coisa é teres o PC o tempo todo mas a generalidade do tempo com a placa gráfica e/ou o CPU em "idle" praticamente e outra é tê-los a computar a 100%.

Além disso, tipicamente, uma placa gráfica de ponta gasta na ordem do dobro do CPU (estando os dois a 100%).


Como digo, um PC o ano inteiro a trabalhar para bitcoins custa na ordem dos 200~300 euros (fora equipamento, se é um PC extra ou se se compra uma vga para isso, são custos a adicionar também).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por soaked » 11/4/2013 20:14

MarcoAntonio, concordo contigo, mas eu sou do tempo em que tinha uma máquina sempre ligada 24/7 a descarregar coisa da net.

E também sei que o programa de P2P ligado 24/7 não tem nada a ver com uma placa gráfica actual a "trabalhar" a 100%, mas os sistemas de "folding" que te falei também puxam pelo CPU a 100% quando este detectam que este está sem trabalho.

Ab
 
Mensagens: 49
Registado: 3/8/2011 0:20
Localização: 16

por MarcoAntonio » 11/4/2013 19:48

soaked Escreveu:Obrigado pela clarificação, pensava que não era preciso assim tanto poder "computacional" para fazer esse tal "mining" e gerar bitcoins até porque tomei conhecimento do "Bitcoin", como disse, há alguns anos e a pessoa que me indicou isso disse-me que o irmão já tinha comprado 2 Pc's com umas placas gráficas potentes para ganhar dinheiro com isso e que já tinha ganho uns trocos.


Falta saber se ele fez as contas ao consumo em electricidade.

Gerar bitcoins mete a placa gráfica a 100% e uma placa gráfica de alta performance gasta na boa 150W. Ter o computador a "minar" está longe de não ter custos nenhuns, especialmente em Portugal em que o preço final da electricidade, já com IVA e outras taxas/custos, não é particularmente barato. Se for um PC só para isso e estiver a minar a full-time, custa na ordem de uns 300 euros por ano (ao que acresce o custo do próprio equipamento).

Claro que o que acontece muitas vezes é que o "miudo" está a gerar bitcoins e o "pai" a pagar a conta (e portando a dar uma "mesada" extra ao filho sem eventualmente saber).



Digo isto porque sei que há pessoal que se põe a fazer contas aos bitcoins e não desconta o custo em electricidade (mesmo quando são os próprios a pagar a conta).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por soaked » 11/4/2013 19:41

Obrigado pela clarificação, pensava que não era preciso assim tanto poder "computacional" para fazer esse tal "mining" e gerar bitcoins até porque tomei conhecimento do "Bitcoin", como disse, há alguns anos e a pessoa que me indicou isso disse-me que o irmão já tinha comprado 2 Pc's com umas placas gráficas potentes para ganhar dinheiro com isso e que já tinha ganho uns trocos.

Também deve ser por isso que por vezes a sacar alguns "softwares" por portas e travessas em redes P2P levo com os clientes de "mining" de alguns gajos. Ou seja está o meu computador a trabalhar para os outros. O que levanta a "mesma" grande questão que é donde vem esse dinheiro (Bitcoins).

E levando em conta este principio de fraude (tal como explicado em cima) parece-me um problema muito maior do que o problema de impressão de moeda, sendo esta apenas uma de muitas questões.

Obrigado pela clarificação.
Abraço.
Bons trades.

PS: já tinha escrito o artigo e a pesquisar mais sobre o tempo de computação descobri este artigo (que só li o cabeçalho...):
[url]
http://motherboard.vice.com/blog/how-to ... -computers[/url]

Ab.
 
Mensagens: 49
Registado: 3/8/2011 0:20
Localização: 16

por Renegade » 11/4/2013 18:04

"Gerar moedas" só está ao alcance de alguns neste momento, graças aos equipamentos que só poucos no mundo têm (capacidade computacional) para fazer "mining" de bitcoins.

Todos os outros têm que "comprar" bitcoins.

Para que serve um bitcoin? Para fazer trocas comerciais por um bem ou serviço, tal como o dinheiro "convencional", pelo menos, até ao dia em que deixar de haver pessoas que aceitem receber bitcoins.

Pode ser algo passageiro, ou talvez não.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 685
Registado: 12/9/2011 14:15
Localização: Porto

por soaked » 11/4/2013 17:18

Eu gostava que alguém realmente me explicasse este tipo de moeda e o tipo de negócio que pode estar por detrás disto, porque sinceramente isto do Bitcoin faz-me muita confusão.

Ouvi falar desta moeda, já há algum tempo, 2010/2011, e o que percebi é que instalo um software na minha máquina e ele produz Bitcoins, portanto ganho dinheiro não pelo meu trabalho, mas pelo trabalho "computacional" do meu PC, ou melhor posso converter/cambiar mais tarde esse trabalho.

Isto faz-me lembrar as redes de "folding" http://en.wikipedia.org/wiki/Folding@home , http://folding.stanford.edu/ que têm um fim cientifico, mas essas não produzem dinheiro, apenas resolvem problemas matemáticos ou cientificos, ou mesmo a Google que para indexar o motor de busca usa os próprios PC's dos empregados para tornar as pesquisas mais rápidas.

Ora se esta moeda é gerada sem a produção de nenhum produto, serviço ou activo de qualquer forma , não é pior do que a própria impressão de moeda, e quem no seu perfeito juízo é que ia aceitar esta moeda como pagamento?

Se houvessem redes distribuídas de "folding" ou outro modelo de negócio qualquer por detrás disto, até me fazia sentido, agora gerar € sem fazer nada não me faz sentido nenhum.

Se alguém me conseguir elucidar agradecia imenso.

Abraço
Bons trades.
 
Mensagens: 49
Registado: 3/8/2011 0:20
Localização: 16

por VirtuaGod » 11/4/2013 0:17

Quico Escreveu:Pena não ter dado para shortar isto! :roll:


How to short bitcoins (if you really must)

Tenho andado intrigado e lido bastante sobre esta moeda virtual :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Quico » 11/4/2013 0:04

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por masterpro » 9/4/2013 12:39

Ti Salvador Mano Escreveu:Bitcoin $200


Então quer dizer que se eu agarrar nos Clusters de servidores que administro e utilizar as horas de vazio de carga para gerar bitcoins fico rico é isso? :P

Onde andam os links para trocar bitcoins por €€ ou $$$?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por TRSM86 » 9/4/2013 12:17

Bitcoin $200
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

por pvg80713 » 3/4/2013 9:56

http://www.businessinsider.com/bitcoin- ... ght-2013-4

mais uma bolha ! e como todas as bolhas... deve rebentar um dia.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por matos_1 » 16/3/2013 17:07

frugal Escreveu:Quem está a usar BITCOIN?

cps


Em tempo tentei carregar alguns euros para testar o funcionamento, mas achei que os custos eram demasiado altos e exigia que transferisse dinheiro para outrs sistemas de pagamento online.

Não achei muito prático.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

por frugal » 16/3/2013 16:15

Quem está a usar BITCOIN?

cps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 16/9/2012 22:36

por Mkpt » 21/7/2011 1:28

Falta é fazer contas aos €€ gastos em electricidade para produzir essa britcoins.....
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por andrepcg » 21/7/2011 1:18

obviamente que não estás dentro do assunto senão irias perceber que ganhei-os mesmo.

à data de escrita deste post, 1 Bitcoin vale 14USD que são +/- 10€ por Bitcoin


http://bitcoin-portugal.com
 
Mensagens: 2
Registado: 19/7/2011 23:23
Localização: 13

por Crómio » 20/7/2011 0:09

andrepcg Escreveu:fui minando e ganhei mais de 500€ com bitcoins

http://bitcoin-portugal.com


O que usaste? O cluster da IBM durante 2 anos?

Ou talvez o K

June 2011

A Japanese supercomputer capable of performing more than 8 quadrillion calculations per second (petaflop/s) is the new number one system in the world, putting Japan back in the top spot for the first time since the Earth Simulator was dethroned in November 2004, according to the latest edition of the TOP500 List of the world’s top supercomputers. The system, called the K Computer, is at the RIKEN Advanced Institute for Computational Science (AICS) in Kobe.


Isto é com cada tanga...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 411 visitantes