Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Açúcar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/12/2010 20:57

QuimPorta Escreveu:O preço explodiu no dia que em entramos no euro, e o consumo não se ajustou, é este o meu ponto.


Tens dados que sustentem essa afirmação, ou é percepção pura?

QuimPorta Escreveu:A lista de produtos com IVA reduzido também é discutível. Encontras lá os preservativos, por exemplo :) por ser para ti poupo os innuendos


Lol, claro que é discutível, também lá está a coca-cola e a portagem da ponte 25 de Abril + V. Gama. Por isso é que eu escrevi "grosso modo", precisamente para salvaguardar que nem todos os produtos taxados a 6% seriam de primeira necessidade :)

QuimPorta Escreveu:Aí tens toda a razão. Já era altura de se fazer com o açúcar e o sal o mesmíssimo que se faz com o tabaco e o álcool. Naturalmente que à escala europeia, pelo menos.


Estás a falar do IVA? Mas olha que o açúcar já paga 21% há muito tempo...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pvg80713 » 12/12/2010 20:55

pronto ok.... vamos entrar na reinação...

quanto vale um contrato de futuros de açucar ?

qual o ticker ZS ?
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Quimporta » 12/12/2010 20:50

Elias Escreveu:QuimPorta, o valor que pagas por um café não varia consoante tenha ou não açúcar :P


oh ave rara! tás fartinho de saber que falava do "café com açucar"! mas foi bem metida...:)
O preço explodiu no dia que em entramos no euro, e o consumo não se ajustou, é este o meu ponto.

Elias Escreveu:Mas voltando ao conceito de "primeira necessidade": para mim esse conceito só se aplica a bens ou serviços que são indispensáveis para sobreviver. Grosso modo isso coincide com a gama de bens e serviços taxados a IVA reduzido (6%), nomeadamente carne, peixe, pão, hortícolas, frutas, águas e mais meia dúzia de coisas. Tendo acesso a isto tudo, não só não morres à fome, como ainda consegues fazer uma dieta equilibrada.


A lista de produtos com IVA reduzido também é discutível. Encontras lá os preservativos, por exemplo :) por ser para ti poupo os innuendos

Elias Escreveu:Daqui para cima, é tudo "nice to have" e não "need to have" - é o caso do açúcar, do café e de muitas outras coisas... ou seja, não morres à fome nem ficas mal nutrido se passares sem eles.


Aí tens toda a razão. Já era altura de se fazer com o açúcar e o sal o mesmíssimo que se faz com o tabaco e o álcool. Naturalmente que à escala europeia, pelo menos.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Quimporta » 12/12/2010 20:37

AutoMech Escreveu:Eu acho inacreditável se isto aconteceu / acontece.

Então a RAR não cobre o risco de um acordo com a distribuição nos mercados de futuros ?


Criticável pode ser.

Mas há que ter a noção que uma empresa como RAR com a fábrica jurássica que tem ali quem sai da VCI à mão direita :), pouco sentido faz nos dias de hoje. Desapareceria se o mercado não estivesse condicionado. A gestão nestas condições é necessariamente conservadora. Já por isso o core bussiness tem sido diversificado, e nem sei se ainda é maioritariamente no açúcar.

Abraço
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 12/12/2010 20:36

QuimPorta, o valor que pagas por um café não varia consoante tenha ou não açúcar :P

Mas voltando ao conceito de "primeira necessidade": para mim esse conceito só se aplica a bens ou serviços que são indispensáveis para sobreviver. Grosso modo isso coincide com a gama de bens e serviços taxados a IVA reduzido (6%), nomeadamente carne, peixe, pão, hortícolas, frutas, águas e mais meia dúzia de coisas. Tendo acesso a isto tudo, não só não morres à fome, como ainda consegues fazer uma dieta equilibrada.

Daqui para cima, é tudo "nice to have" e não "need to have" - é o caso do açúcar, do café e de muitas outras coisas... ou seja, não morres à fome nem ficas mal nutrido se passares sem eles.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Quimporta » 12/12/2010 20:32

Elias Escreveu:
QuimPorta Escreveu:Embora o açúcar seja um bem de primeira necessidade


Esta parte é discutível...

De primeira necessidade para quem e em que situações?


Discutível é, tal como a farinha, o café, o sal...
Há alternativas. Mas comercialmente é um facto.

Quantos de vocês deixavam de tomar café com açúcar se o preço subisse 15% num dia?
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Automech » 12/12/2010 20:24

QuimPorta Escreveu:O problema anda estranhamento mal explicado. Ao que me parece, e vale o que vale, os preços estão estabelecidos em contratos com a distribuição de uma altura em que o preço na origem ainda não tinha TRIPLICADO, como aconteceu desde Maio! E assim a RAR não está muito interessada em comprar sequer matéria-prima.


Eu acho inacreditável se isto aconteceu / acontece.

Então a RAR não cobre o risco de um acordo com a distribuição nos mercados de futuros ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 12/12/2010 20:23

QuimPorta Escreveu:Embora o açúcar seja um bem de primeira necessidade


Esta parte é discutível...

De primeira necessidade para quem e em que situações?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Quimporta » 12/12/2010 20:20

Elias Escreveu:Claro.

Por isso é que eu acho que devia mexer no preço para equilibrar a procura.


Dever ter razão Elias. Embora o açúcar seja um bem de primeira necessidade e não reaja assim tanto a aumentos razoáveis de preço.

O problema anda estranhamento mal explicado. Ao que me parece, e vale o que vale, os preços estão estabelecidos em contratos com a distribuição de uma altura em que o preço na origem ainda não tinha TRIPLICADO, como aconteceu desde Maio! E assim a RAR não está muito interessada em comprar sequer matéria-prima. A Alcântara não tem vindo a ser falada, mas pertence a um dos maiores grupos mundiais do sector (Tate&Lyle) e não estará tão sujeita a este problema, digo eu.

O mercado do açúcar em Portugal, chamemos-lhe mercado..., sempre foi altamente condicionado. Lembro que no continente ninguém fabrica propriamente açúcar. É comprada rama (açúcar "impuro") em barcos e cá é apenas refinado. A única verdadeira fábrica de açúcar, a DAI em Coruche, que partia directamente de beterraba mais ou menos produzida localmente, foi reconvertida a rama alguns anos depois de abrir, devido à redução das quotas. :shock:

A beterraba açucareira simplemente deixou de ser cultivada em Portugal continental :evil: . Não me perguntem o que aconteceu aos investimentos públicos nem aos agricultores. :roll:

Sobra a heróica SINAGA dos Açores, que eu saiba apenas usa beterraba mas posso estar enganado, que tem uma expressão quase apenas local por razões óbvias.
Editado pela última vez por Quimporta em 12/12/2010 20:24, num total de 1 vez.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 12/12/2010 19:31

Claro.

Por isso é que eu acho que se devia mexer no preço para equilibrar a procura.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 12/12/2010 19:17

Isto do racionamento tem muito que se lhe diga. Pode funcionar nas pequenas mercearias, onde as caras são mais facilmente identificáveis, mas num hipermercado ninguém impede que se entre - saia - entre - saia até comprar a quantidade que se quer. E se se levar a família toda então é às paletes.

Fico com a sensação que o racionamento acaba por ter o efeito contrário, de pânico e açambarcamento.

Se o pessoal não soubesse provavelmente comprava pouco ou nem sequer comprava (quem tem pequeno stock em casa).

Assim provoca:
a) Uma corrida ao açúcar, mesmo de que não precisa ou de quem tem 2 ou 3 quilos em casa (e que provavelmente lhe chega)

b) Invenção de esquemas para trazer mais do que necessário, com medo de que se acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 12/12/2010 19:06

BULIM123 Escreveu:
Elias Escreveu:
BULIM123 Escreveu:è que nestas coisas o TUGA, é sempre o mais espertalhão que os outros.


Porque dizes isso Bulim? Achas que lá fora seria diferente?


Acho que a TUGA, é mesmo assim, diz-me uma coisa, para que preciso eu de 10 pacotes de açucar??


claro que o Tuga é mesmo assim, a minha pergunta não era essa, mas sim se achas que lá fora seria diferente.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MERCW125 » 12/12/2010 19:04

Elias Escreveu:
BULIM123 Escreveu:è que nestas coisas o TUGA, é sempre o mais espertalhão que os outros.


Porque dizes isso Bulim? Achas que lá fora seria diferente?


Acho que a TUGA, é mesmo assim, diz-me uma coisa, para que preciso eu de 10 pacotes de açucar??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1003
Registado: 14/3/2009 21:36
Localização: 15

por Elias » 12/12/2010 18:57

AutoMech Escreveu:Então o mel que comemos (presumo que excepto o biológico) tem as abelhas permanentemente 'medicadas' ?


E no caso do biológico poderão ser medicadas com um antibiótico biológico :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 12/12/2010 18:45

Então o mel que comemos (presumo que excepto o biológico) tem as abelhas permanentemente 'medicadas' ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Re

por bolsa » 12/12/2010 18:43

ferradura Escreveu:Uma questão:
e para evitar a morte das abelhas, costuma utilizar que antibioctico profilático ?


Bolsa Escreveu:
Elias Escreveu:Melhor ainda é o
MEL :P



Por brincadeira virei pequeno produtor de mel há já muitos anos atrás, pouco a pouco o mel tomou quase todo o lugar do açúcar cá por casa, e é a minha oferta de Natal a amigos e familiares.

nota - a produção este ano foi bem melhor que a bolsa


Cump.s e B.N.




Em tempos usava o Klartan, depois foi proibido, passeia usar o Apistan no qual não encontro qualidade além de caro, de há alguns anos para cá uso o Apiguard.


Cump.s
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por Elias » 12/12/2010 18:22

BULIM123 Escreveu:è que nestas coisas o TUGA, é sempre o mais espertalhão que os outros.


Porque dizes isso Bulim? Achas que lá fora seria diferente?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 12/12/2010 18:21

Açúcar: Supermercados deverão ter stock reposto na 2ª-feira
domingo, 12 de Dezembro de 2010 | 14:32

O fornecimento de açúcar deverá estar normalizado na segunda-feira, assegurou hoje o presidente da Associação Portuguesa de Distribuidores, que explica a rutura de stock no fim-de-semana com uma corrida «anormal» das pessoas aos supermercados.

«Tanto quanto sabemos, a partir de segunda-feira a situação estará normalizada», disse à Lusa Luís Reis, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O responsável explicou que no início da semana é normal haver abastecimento de supermercados, coisa que não acontece ao sábado nem ao domingo e que pode ajudar a explicar a rutura de stock.
Diário Digital / Lusa


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=483199
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MERCW125 » 12/12/2010 18:10

Boa tarde aos foristas.
Opa fui comprar cromos da Popota, para o meu filho. e fui ao Modelo, quando passei pela parteleira do acuçar só havia do mascavado a 3 euros e tal, e só la estava dois paquotes.
Toda a gente a perguntar pelo açucar, ou seja parece quem vem aí a guerra.
Como tenho um kilo em casa, deve dar para 1 mês quase, portanto pouko me importa.
Até lá vamos assistir a subida dos preços, nos bolos, bolos reis etc.
è que nestas coisas o TUGA, é sempre o mais espertalhão que os outros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1003
Registado: 14/3/2009 21:36
Localização: 15

Re: Re

por ferradura » 12/12/2010 15:32

Uma questão:
e para evitar a morte das abelhas, costuma utilizar que antibioctico profilático ?


Bolsa Escreveu:
Elias Escreveu:Melhor ainda é o
MEL :P



Por brincadeira virei pequeno produtor de mel há já muitos anos atrás, pouco a pouco o mel tomou quase todo o lugar do açúcar cá por casa, e é a minha oferta de Natal a amigos e familiares.

nota - a produção este ano foi bem melhor que a bolsa


Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

Re

por bolsa » 12/12/2010 15:13

Elias Escreveu:Melhor ainda é o MEL :P



Por brincadeira virei pequeno produtor de mel há já muitos anos atrás, pouco a pouco o mel tomou quase todo o lugar do açúcar cá por casa, e é a minha oferta de Natal a amigos e familiares.

nota - a produção este ano foi bem melhor que a bolsa


Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por Pousada » 12/12/2010 12:55

Para mim o açucar não faz falta, eu tomo tudo sem açucar, até o café, detesto coisa doces.
A mim arrepia-me ver pessoas a deitar metade do pacote do açucar no café e a outra metade vai para o lixo.
Toca a procurar no lixo os meios pacotes. :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 310
Registado: 20/5/2006 11:13
Localização: Berço de Portugal

por Pata-Hari » 12/12/2010 1:49

Vai ser o primeiro Natal saudável nutricionalmente da história da minha vida....! Já estou a ver os miudos radiantes a comer bróculos em vez de sonhos e filhoses...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por sargotrons » 11/12/2010 22:25

Vou dar ordem de venda de 1000 gramas de açucar, vendo nos momentos de euforia o que a minha mulher comprou nos rumores!
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por Elias » 11/12/2010 22:23

artista Escreveu:Fui aqui ao Pingo Doce do sitio e nada de açucar, e dizia-se por lá que no Lidl também não havia! Querem ver que este Natal vai ser menos doce que o costume, estive na casa da minha mãe (ela é que faz à maioria dos doces de Natal) e ela disse que só tem um quilo lá em casa! :cry:

abraços

artista


Se isto continua aqui o je (que já tem fama de especulador e analista da treta :P) vai começar a querer juntar o proveito à fama e vai começar a vender pacotes de açucar a 2 euros. 8-)

Vou ver se o miau.pt deixa vender açúcar :mrgreen:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado: