Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Uma nota sobre vários tópicos da mesma acção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/12/2010 22:38

joao bravo Escreveu:Se é claro que as políticas afectam directamente o mercado de acções acho que deveriam surgir no forum geral.

Isso, na prática, é muito difícil de gerir e tem uma boa dose de subjectividade também.

É importante terem em mente que a maior frequência de posts de carácter politico-económico tem muito de conjuntural, tem que ver com o momento especial que atravessamos que inclusivamente coloca Portugal nos mídia internacionais. A prazo, não tenho qualquer dúvida que a sua frequência se virá a reduzir de novo (eventualmente para vermos um outro qualquer tema do momento a surgir nessa altura).

De resto, a generalidade dos posts sobre política são mais exactamente de carácter político-económico e estão intimamente ligados ao tema principal. Existem muito poucos posts de carácter "exclusivamente político"...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por joao bravo » 11/12/2010 19:03

Aproveito aqui para dar os parabéns a todos os participantes do forum, em especial aos que já andam nestas andanças à muito tempo que me têm permitido aprender bastante com os seus comentários e que têm feito do caldeirão uma grande escola de investimento =P para os vindouros.
Já cá ando a quase 4 anos embora de forma descontinuada e de facto o caldeirão tornou-se muito mais que um forum de bolsa e mercados, fala-se também muito da economia real e política e nesse aspecto o caldeirão tem sido também uma fonte de aprendizagem inesgotável.
Sou da opinião que seria útil aproveitar essas sinergias, (sim já muitos cá vêem pelas questões políticas e portanto já é uma referência nacional), para a criação de um sub-forum, conforme sugerido pelo AutoMech, onde pudessem ser discutidos aspectos político/econónicos estejam ou não directamente relacionado com o mercado de acções (concordo que as vezes não é claro se existe ou não relação). Se é claro que as políticas afectam directamente o mercado de acções acho que deveriam surgir no forum geral.
Abraços a todos
BN

Registado: 20/1/2007 2:00

por Automech » 11/12/2010 17:47

Temos aqui as seguintes opiniões:

Quico Escreveu:E enquanto for assim já estás com sorte. Agora, quando tens que andar a vasculhar na "profusão" de off-topics e tópicos sobre política para encontrar alguma coisa sobre acções... :roll:

AC Investor Blog Escreveu:Não querendo intervir na normalidade deste espaço publico, civico e de grande interesse económico para os demais investidores, penso que se perde tempo de mais a discutir politica e outros afins, não se centrando no cerne ideológico do espaço para que fora criado. :wink:

Fenicio Escreveu:
De facto há dias em que cerca de 1/5 à 1/4 de todos os tópicos visíveis na primeira página estão relacionados com temas não directamente ligados aos mercados financeiros. Pessoalmente não vejo grande mal nisso, mas penso que a administração do fórum deva estar atenta para evitar a transformação do Caldeirão de Bolsa num Caldeirão de Política e Afins.

Por acaso coincidem com a minha. Eu até gosto e participo muito em tópicos políticos ou off tópicos, mas gostava que os mesmos estivessem 'segregados' noutro sitio (um sub forum como temos o do Jogo da Bolsa ou dos Testes), de forma a que, quando se entrasse no forum principal apenas se vissem tópicos relacionados com os mercados ou economia.

Penso que o Elias também já defendeu qualquer coisa semelhante.

São apenas 4 ou 5 opiniões e valem o que valem no meio de tanta gente que frequenta o Caldeirão, mas pelo menos merece registo até porque no tópico dos 8 anos o Ulisses escreveu:

Ulisses Pereira Escreveu:
Uma última palavra para vos recordar que, se algum dia o Caldeirão for diferente do que querem, lembrem-se que ele será aquilo que vocês fizerem dele. Por isso, mãos à obra. :)

Eu compreendendo que dividir um forum em 20 sub foruns é uma idiotice. Mas se calhar dividir o caldeirão em 2 ou 3 (principal, politica e off topics) talvez fizesse sentido. Fica para reflexão.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Fenicio » 11/12/2010 11:44

AC Investor Blog Escreveu:Não querendo intervir na normalidade deste espaço publico, civico e de grande interesse económico para os demais investidores, penso que se perde tempo de mais a discutir politica e outros afins, não se centrando no cerne ideológico do espaço para que fora criado. :wink:

De facto há dias em que cerca de 1/5 à 1/4 de todos os tópicos visíveis na primeira página estão relacionados com temas não directamente ligados aos mercados financeiros. Pessoalmente não vejo grande mal nisso, mas penso que a administração do fórum deva estar atenta para evitar a transformação do Caldeirão de Bolsa num Caldeirão de Política e Afins.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por AC Investor Blog » 11/12/2010 9:44

Não querendo intervir na normalidade deste espaço publico, civico e de grande interesse económico para os demais investidores, penso que se perde tempo de mais a discutir politica e outros afins, não se centrando no cerne ideológico do espaço para que fora criado. :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Pata-Hari » 11/12/2010 9:34

Pessoalmente, eu até acho que perco informação ao ter um tópico único sobre cada tema. As coisas que têm relevância e devem ser destacadas. Não há necessidade de haver dois topicos sobre a mesmissima noticia mas na minha opinião até acho desinteressante concentrar a discussão dos sapatos do ulrich no tópico da AT ao bpi.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 10/12/2010 19:39

QuimPorta Escreveu:Quico... acho bem... só perdes tempo :)
Mech... xculpa, mas hoje deu-me para achar que tens cara de Lince...

Não me parece que o teu problema seja falta de cultura científica.

O que tu precisas mesmo é de uma boa ida ao oftalmologista!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Quimporta » 10/12/2010 16:05

Quico... acho bem... só perdes tempo :)
Mech... xculpa, mas hoje deu-me para achar que tens cara de Lince...

O lince (Lynx spp.) é um mamífero da ordem Carnivora,
família Felidae, sendo portanto um carnívoro.

wikipedia

PS - podia ter arranjado ainda outra desculpa ... Não és "lagarto-felideo"?!
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por The Mechanic » 10/12/2010 15:59

:lol: Canis Lupus é Canideo .

Felideo é o Quico.

um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Quico » 10/12/2010 15:58

QuimPorta Escreveu:Este felídeo consegue até boicotar um tópico sobre boicotes (...)

Felídeo?! Nunca mais leio tópicos teus acerca de temas científicos! :lol:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Quimporta » 10/12/2010 15:51

The Mechanic Escreveu:PS - ... pra mim, é já boicote aos topicos gerais ..!!!

Ponham-se a pau!
Este felídeo consegue até boicotar um tópico sobre boicotes, que ele próprio abriu para boicotar os boicotes dos outros!
:) :)
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quico » 10/12/2010 15:42

The Mechanic Escreveu:O Caldeirão que eu conheci era assim . Devo dizer que fui dos que na altura defendi que se devia acabar com a profusão de tópicos sobre uma mesma acção, para concentrar a informação .

E enquanto for assim já estás com sorte. Agora, quando tens que andar a vasculhar na "profusão" de off-topics e tópicos sobre política para encontrar alguma coisa sobre acções... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por The Mechanic » 10/12/2010 15:38

:clap: :clap: :clap: :clap:

Boa malha !

O Caldeirão que eu conheci era assim . Devo dizer que fui dos que na altura defendi que se devia acabar com a profusão de tópicos sobre uma mesma acção, para concentrar a informação .

Só que com o tempo, a coisa virou e agora já tenho reparado que se alguem abre tópico sobre uma acção que não seja no "topico geral", cái logo o carmo e a trindade .

Realmente, se é algo que um gajo queira ver discutido especificamente, porque há-de "ir para a molhada" do geral , onde esse assunto rápidamente passa para uma segunda página e se perde ou não tem o impacto/resposta que se pretende !?

Um abraço ,

The Mechanic

PS - ... pra mim, é já boicote aos topicos gerais ..!!!
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Uma nota sobre vários tópicos da mesma acção

por Ulisses Pereira » 10/12/2010 15:22

Ninguém da Administração do Caldeirão álguma vez disse que só se podia falar de uma acção num tópico. Por exemplo, se se está a discutir o dividendo da PT, pode perfeitamente abrir-se um tópico a discutir essa mesma questão, não tem necessariamente que se discutir num mega-tópico da PT.

Se sai uma notícia sobre uma nova descoberta de petróleo da Galp, não tem obrigatoriamente que ir para o mega-tópico da Galp, pode perfeitamente abrir-se um tópico, porque até centra mais o debate.

Mas evidentemente que se não forem questões concretas, não faz sentido abrir tópicos novos.

Onde quereremos sempre contenção é na abertura de off-topics com temas semelhantes. Aí sim, há que tentar concentrar nos tópicos sobre esses temas existentes.

Fica o esclarecimento. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, farami, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, m-m, macau5m, malakas, OCTAMA, Shimazaki_2 e 155 visitantes