O melhor de Portugal
Re: Promoção 2011
latrinaxxl Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=KR2yKSIOttE
Vídeo promocional de Portugal para 2011.
A minha crítica: está fabuloso, mas eu sou suspeito, gosto do meu país
Está muito bom, mas também sou suspeito!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Promoção 2011
http://www.youtube.com/watch?v=KR2yKSIOttE
Vídeo promocional de Portugal para 2011.
A minha crítica: está fabuloso, mas eu sou suspeito, gosto do meu país
Vídeo promocional de Portugal para 2011.
A minha crítica: está fabuloso, mas eu sou suspeito, gosto do meu país

No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Look Up at the Stars, Portugal!
Uma visão vinda de fora, com comentários do Stephen Hawking.
Olhem para as estrelas, não olhem para os pés!
<iframe src="http://player.vimeo.com/video/17375004" width="400" height="225" frameborder="0"></iframe>
Uma visão vinda de fora, com comentários do Stephen Hawking.
Olhem para as estrelas, não olhem para os pés!
<iframe src="http://player.vimeo.com/video/17375004" width="400" height="225" frameborder="0"></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Passei na diagonal ... é o que dá apanhar o tópico a meio. Provavelmente muita gente já criticou e defendeu. Eu gostei muito do vídeo.
Não é um vídeo turístico, é um vídeo para aparecer numa exposição universal e como tal tem que misturar referências vagas que as pessoas conhecem (como por exemplo o futebol), com questões da economia que se colocaram como prioritárias - a energia, e aí a questão da água e da biomassa. Tem outras referências que aparecem, no meu entender, bem enquadradas - a cortiça, o vinho, o turismo ...
Provavelmente a Mariza deve ter alguma popularidade na China e faria sentido o seu enquadramento de alguma forma.
Depois tem imagens urbanas das duas maiores cidades, que são as da praxe.
Acho que a parte menos conseguida foi a final, onde a ideia que até era boa, seria se mostrar a cara do Português, se perde um pouco.
Não é um vídeo turístico, é um vídeo para aparecer numa exposição universal e como tal tem que misturar referências vagas que as pessoas conhecem (como por exemplo o futebol), com questões da economia que se colocaram como prioritárias - a energia, e aí a questão da água e da biomassa. Tem outras referências que aparecem, no meu entender, bem enquadradas - a cortiça, o vinho, o turismo ...
Provavelmente a Mariza deve ter alguma popularidade na China e faria sentido o seu enquadramento de alguma forma.
Depois tem imagens urbanas das duas maiores cidades, que são as da praxe.
Acho que a parte menos conseguida foi a final, onde a ideia que até era boa, seria se mostrar a cara do Português, se perde um pouco.
Pedro Carriço
Lisboa é a melhor cidade do mundo para congressos
Escolha foi unânime pelos congressistas, que também recomendam a cidade para turismo
2010-12-27 11:26
Lisboa é a melhor cidade do mundo para a realização de congressos e um destino turístico recomendado pela totalidade dos participantes no último Inquérito ao Congressista, realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa.
Nada menos que 100% dos inquiridos recomendam a capital portuguesa como destino de congressos e, na mesma percentagem, como destino turístico, o que reflecte uma subida face ao valor registado no ano passado (99,7% em ambos os índices), revela o Turismo de Lisboa em comunicado.
Enquanto destino onde se realizaram os melhores congressos, Lisboa ultrapassou cidades como Londres, Madrid, Paris, Milão, Nova Iorque, Munique, Barcelona, Roma, Amesterdão, São Paulo e Berlim, segundo os resultados deste inquérito, realizado durante os meses de Maio, Junho, Agosto e Setembro a congressistas estrangeiros.
Os critérios globalmente mais valorizados pelos congressistas foram, novamente, a «Qualidade dos Equipamentos do local do congresso» e a «Funcionalidade do equipamento de apoio no local do congresso», correspondente a 8,2 numa escala até 10.
Mais de metade dos inquiridos (62,2%) já tinham estado em Lisboa e quando questionados sobre qual a probabilidade de regresso, excluindo as não respostas, 99,2% consideraram «provável ou muito provável» (92,8% em 2009).
A estada média destes congressistas, na maioria oriundos de Espanha, Reino Unido e França, foi de 4,5 dias e a opção de alojamento incidiu nos estabelecimentos hoteleiros de categoria superior, com destaque para os hotéis de quatro estrelas (mais de metade das escolhas). A despesa média realizada por participante foi de 1.656,67 euros.
No Inquérito ao Congressista 2010 foram feitas 909 entrevistas a congressistas estrangeiros.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ger ... -5238.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
MathBox Escreveu:Atomez Escreveu:Há coisas boas em Portugal...
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gosto da linha de suporte...
LOL a parte mais gira é o gajo a passar por traz a parar e a olhar. E ela a tapar com as maos!!!
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Manoel de Oliveira tem ainda «muitos filmes» por fazer
sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010 | 07:27
A poucos de completar 102 anos, o cineasta Manoel de Oliveira garante ainda ter muitos filmes para realizar e projetos que «têm de ser feitos», antes «de passar desta para a outra», como «A Ronda da Noite», de Agustina Bessa-Luís.
«Tenho vários projetos que têm de ser feitos. Uma ideia que gostava de filmar é o quadro A Ronda da Noite, que é [também] o último livro de Agustina Bessa Luís», salientou Manoel de Oliveira, à margem da exibição, na noite de quinta-feira, no Porto, da sua curta-metragem «Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética».
O realizador destacou que «não gostava de passar desta para a outra» sem realizar esse filme, mas que o quadro de Rembrandt, e livro de Agustina, não será o próximo, até porque, frisou, tem «outras [ideias] à frente».
Diário Digital / Lusa
sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010 | 07:27
A poucos de completar 102 anos, o cineasta Manoel de Oliveira garante ainda ter muitos filmes para realizar e projetos que «têm de ser feitos», antes «de passar desta para a outra», como «A Ronda da Noite», de Agustina Bessa-Luís.
«Tenho vários projetos que têm de ser feitos. Uma ideia que gostava de filmar é o quadro A Ronda da Noite, que é [também] o último livro de Agustina Bessa Luís», salientou Manoel de Oliveira, à margem da exibição, na noite de quinta-feira, no Porto, da sua curta-metragem «Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética».
O realizador destacou que «não gostava de passar desta para a outra» sem realizar esse filme, mas que o quadro de Rembrandt, e livro de Agustina, não será o próximo, até porque, frisou, tem «outras [ideias] à frente».
Diário Digital / Lusa
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Provavelmente este não será o tópico mais adequado... Mas coloco este video sobretudo pela visão que um alemão a viver em Portugal tem de Portugal e dos portugueses... Não é por acaso que eles são locomotiva da Europa!
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."Ciência: Portugal ultrapassa Espanha, Irlanda, Itália... e aproxima-se da Noruega"
in Expresso 18:05 Terça feira, 23 de Novembro de 2010
A despesa de Portugal em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) atingiu 1,55% do PIB (riqueza produzida) em 2008, ultrapassando os valores da República Checa, Irlanda, Espanha e Itália e aproximando-se da Noruega (1,62%), revelou na segunda-feira o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
E em 2009 as estimativas provisórias do MCT apontam para um valor - 2791 milhões de euros (mais 10% que em 2008) - que atinge 1,71% do PIB nacional, aproximando Portugal da média da União Europeia (1,9%).
O investimento português mais do que duplicou entre 2005 e 2009 e o seu crescimento verifica-se tanto no setor público como no setor empresarial, apesar do clima recessivo que tem atingido a economia portuguesa nos últimos anos. De facto, o número de empresas com atividades de I&D subiu de 1833 para 1989 em 2009 e a despesa dessas empresas quase triplicou desde 2005.
O crescimento mais rápido da Europa
Estas estatísticas foram apuradas no âmbito do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2009, cujos resultados foram apresentados na segunda-feira pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa.
O evento contou também com a intervenção de José Sócrates, do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e de Alexandre Quintanilha, secretário do Conselho dos Laboratórios Associados.
Mariano Gago sublinhou que "foi a acumulação de cientistas competentes e a sua fixação em Portugal - ao contrário do que aconteceu na Irlanda e na Grécia - que permitiu estes resultados".
O ministro acrescentou que o investimento em I&D em Portugal teve o crescimento mais rápido da Europa. "Só se encontra um caso semelhante de crescimento tão rápido nos países da OCDE na Coreia do Sul, há cerca de uma década", recordou Mariano Gago.
E o nosso país não cresceu apenas no investimento, "porque há hoje muitos resultados do ponto de vista científico, tecnológico e económico, o que só se consegue com muitos anos de trabalho".
in Expresso 18:05 Terça feira, 23 de Novembro de 2010
A despesa de Portugal em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) atingiu 1,55% do PIB (riqueza produzida) em 2008, ultrapassando os valores da República Checa, Irlanda, Espanha e Itália e aproximando-se da Noruega (1,62%), revelou na segunda-feira o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
E em 2009 as estimativas provisórias do MCT apontam para um valor - 2791 milhões de euros (mais 10% que em 2008) - que atinge 1,71% do PIB nacional, aproximando Portugal da média da União Europeia (1,9%).
O investimento português mais do que duplicou entre 2005 e 2009 e o seu crescimento verifica-se tanto no setor público como no setor empresarial, apesar do clima recessivo que tem atingido a economia portuguesa nos últimos anos. De facto, o número de empresas com atividades de I&D subiu de 1833 para 1989 em 2009 e a despesa dessas empresas quase triplicou desde 2005.
O crescimento mais rápido da Europa
Estas estatísticas foram apuradas no âmbito do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2009, cujos resultados foram apresentados na segunda-feira pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa.
O evento contou também com a intervenção de José Sócrates, do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e de Alexandre Quintanilha, secretário do Conselho dos Laboratórios Associados.
Mariano Gago sublinhou que "foi a acumulação de cientistas competentes e a sua fixação em Portugal - ao contrário do que aconteceu na Irlanda e na Grécia - que permitiu estes resultados".
O ministro acrescentou que o investimento em I&D em Portugal teve o crescimento mais rápido da Europa. "Só se encontra um caso semelhante de crescimento tão rápido nos países da OCDE na Coreia do Sul, há cerca de uma década", recordou Mariano Gago.
E o nosso país não cresceu apenas no investimento, "porque há hoje muitos resultados do ponto de vista científico, tecnológico e económico, o que só se consegue com muitos anos de trabalho".
Atomez Escreveu:Há coisas boas em Portugal...
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gosto da linha de suporte...

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."O Instituto Pedro Nunes (IPN), venceu o prémio internacional de Melhor Incubadora de Base Tecnológica do mundo, evidenciando-se entre cinquenta concorrentes de 26 países, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra."
http://economia.publico.pt/Noticia/inst ... al_1467244
http://economia.publico.pt/Noticia/inst ... al_1467244
Eu prefiro a Ritinha... :mrgreen :mrgreen :mrgreen
Atomez Escreveu:As 10 melhores livrarias do mundo, Lello no Porto em 3º lugar!The world’s greatest bookshops
3. Livraria Lello, Porto, Portugal
A little over 100 years old, this art nouveau gem in Portugal’s second city remains one of the world’s most stunning shops – perhaps of any kind. Competing for attention with the books are wrap-around, neo-Gothic shelves, featuring panels carved with Portuguese literary figures. A track, used by the staff for transporting stock in a cart, leads from the entrance to the lolloping red staircase, which winds up to the first floor like an exotic flower. Books are available in English as well as Portuguese, and there’s a small cafe upstairs beneath the stained-glass skylight.
You can continue the Art Nouveau tour of Porto at Café Majestic and streets such as Rua Galeria de Paris.
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As 10 melhores livrarias do mundo, Lello no Porto em 3º lugar!
The world’s greatest bookshops
3. Livraria Lello, Porto, Portugal
A little over 100 years old, this art nouveau gem in Portugal’s second city remains one of the world’s most stunning shops – perhaps of any kind. Competing for attention with the books are wrap-around, neo-Gothic shelves, featuring panels carved with Portuguese literary figures. A track, used by the staff for transporting stock in a cart, leads from the entrance to the lolloping red staircase, which winds up to the first floor like an exotic flower. Books are available in English as well as Portuguese, and there’s a small cafe upstairs beneath the stained-glass skylight.
You can continue the Art Nouveau tour of Porto at Café Majestic and streets such as Rua Galeria de Paris.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Há coisas boas em Portugal...
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As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
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http://aeiou.expresso.pt/rolha-da-amori ... do=f615501
Também somos bons em rolhas...
Para os que ainda não sabiam o que oferecer no Natal: os mais ricos, o whisky, os mais pobres, a rolha
Também somos bons em rolhas...
Para os que ainda não sabiam o que oferecer no Natal: os mais ricos, o whisky, os mais pobres, a rolha

No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Cientistas portugueses recebem bolsa milionária para criarem vacina contra malária
Dois cientistas portugueses foram seleccionados para a fase inicial de uma bolsa de investigação no valor de um milhão de dólares (cerca de 700 mil euros), para cada um, com o objectivo de desenvolverem uma vacina contra a malária. Miguel Prudêncio, do Instituto de Medicina Molecular (Lisboa), e Miguel Soares, do Instituto Gulbenkian de Ciências (Oeiras), tiveram ideias consideradas revolucionárias pela Fundação Bill e Melinda Gates (FBMG), nos EUA.
Há várias hipóteses de investigação científica para desenvolver uma vacina contra a malária - doença que ameaça 40% da população mundial -, mas nem todas são "out of the box" (fora da caixa).
É o termo usado pela FBMG para classificar ideias inovadoras, até mesmo revolucionárias, para erradicar esta doença transmitida por um mosquito e que mata cerca de um milhão de pessoas por ano.
"O que fizemos até aqui foram ensaios preliminares no sentido de obter um parasita transgénico - a partir de um parasita de malária que só infecta roedores - que tenha capacidade de despoletar a resposta do sistema imunitário do ser humano contra a doença", explica Miguel Prudêncio, de 39 anos, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa.
O cientista vai ter agora 100 mil dólares e 18 meses para provar à FBMG que esta ideia inovadora tem condições para ser testada em ensaios com humanos. Se bem sucedido, recebe um milhão de dólares (cerca de 700 mil euros).
Mas há outra ideia para chegar ao mesmo objectivo que chamou a atenção da entidade criada por Bill Gates, o fundador da multinacional de informática Microsoft, agora dedicado aos desafios do desenvolvimento humano.
"Achamos que alguns anticorpos naturais que existem no ser humano têm como função agir contra este pequeno esporozito (célula causadora da malária), que tenta chegar à circulação, de maneira a que este seja "apanhado" o mais rapidamente possível", explica Miguel Soares, 42 anos, a trabalhar no Instituto Gulbekian de Ciências, em Oeiras.
O problema é que este grupo de anticorpos só atinge a potência de protecção total a partir dos cinco anos de idade do humano. Um factor decisivo quando se sabe que 85% dos casos mortais de malária ocorrem em crianças até cinco anos.
Entre os melhores cientistas do mundo
Estes dois projectos foram seleccionados entre 2400 candidatos de todo o mundo para as bolsas Grandes Desafios da Saúde Global, da FBMG. Um salto qualitativo importante para os dois cientistas que trabalham nesta área à cerca de meia década.
"Quando se submete o processo à FBMG não aparece qualquer informação sobre a instituição onde foi desenvolvido, ou mesmo região do mundo, para haver uma análise imparcial da qualidade científica. Mas uma pessoa não chega às finais do Mundial ou aos Jogos Olímpicos por acaso. E muito menos duas", explica Miguel Soares, salientando que o apoio do Governo português à ciência permitiu chegar a este nível de qualidade na investigação.
"Temos aqui o suporte técnico e intelectual, com equipas constituídas por pessoas de todo o mundo, para poder submeter este tipo de projectos", acrescenta.
Tanto Soares como Prudêncio começaram as carreiras no estrangeiro. O primeiro passou pela Bélgica (Universidade de Louvain) e EUA (Harvard Medical School) e o segundo pelo Reino Unido (Universidade de East Anglia) e pela Holanda (Universidade de Leiden). Hoje estão entre os melhores do mundo e acreditam que podem fazer a diferença.
"Há um consenso generalizado que só se vai conseguir erradicar a malária se se atacar em várias frentes: com medicamentos novos para o tratamento e na prevenção através da vacina. O facto da FBMG ter objectivos tão clara e publicamente traçados pode dar impulso adicional a outras entidades competentes para financiarem a ciência", realça Miguel Prudêncio.
Um continente a renascer
Entre a ideia e uma vacina, se tudo correr bem na investigação, deverá passar cerca de uma década, tal a complexidade do processo de testes.
Mas aguardam por ela milhões de pessoas, que vivem sobretudo em África (90% dos casos). São quase 250 milhões de novos caso por ano e, quando sobrevivem, muitos doentes ficam com sérias sequelas no fígado, rins e sistema nervoso.
Maria Manuel Mota que, em 2004, recebeu o prémio da Fundação Europeia da Ciência, no valor de mais de um milhão de euros, na sequência de um trabalho sobre a malária, acredita que "um país moderno não pode dispensar o desenvolvimento científico".
A investigadora considera que até um país com poucos recursos, como Portugal, pode ter outros "interesses" na erradicação de uma doença que não afecta a sua população directamete.
"A malária não é um problema de Portugal, do território português, mas é um problema se a economia portuguesa se quiser virar para países em que o mercado ainda está a crescer, como é o caso dos de África e da América Latina, onde este problema é endémico e extremamente grave", refere.
A Organização Mundial de Saúde estima que a economia africana perde cerca de 8,5 mil milhões de euros, por ano, com o enfraquecimento da força produtiva. A mesma OMS estima que são precisos "apenas" três mil milhões de euros, por ano, para financiar competentemente a luta contra a doença.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... alaria.htm
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Obrigado pelo artigo Razão. Penso que seja o mesmo que o mais_um tinha colocado antes.
Quanto ao resto que escreveste é um bom ponto (ou o ponto crucial).
Segundo o comissário a mensagem a passar era:
http://noticias.pt.msn.com/Politica/art ... =153213457
E depois mais aprofundado:
http://www.portugalexpo2010.com.pt/vPT/ ... mento.html
Isto é o máximo que podemos especular sobre o briefing.
Mas eu confesso que fico sempre com dúvidas quando vejo coisas destas escritas (a propósito do logotipo e desculpem a repetição):
O logotipo está mais abaixo. Deixo a cada um o julgamento.
Será que alguém (sem saber o conceito) vê ali a calçada Portuguesa imediatamente ?
Será que alguém vê ali uma praça ?
Será que alguém vê ali os conceitos de "perfeição e a homogeneidade"
Até sugiro que façam o teste e perguntem a alguém o que lhes ocorre quando vêm o logotipo.
Provavelmente vão ter respostas mais terra a terra e menos intelectuais, tais como vejo as cores da bandeira, ondas do mar, flores, sol, fogo, etc.
E essas respostas, quaisquer que elas sejam, serão genuinas, da vida real e não 'balelas' da agência. Seria interessante saber o que vê um chinês.
Mas duvido que alguém confrontado com o logo veja ali uma praça ou a calçada portuguesa. Nada como cada um experimentar.
Onde é que isto me leva ?
Eu fico preocupado quando estas banalidades (para não dizer barbaridades) estão escritas preto no branco, no site.
Significa que é comunicação oficial, faz parte da imagem corporativa desenvolvida para a exposição, analisada e aprovada por quem de direito.
Provavelmente o mesmo que também 'brifou' e validou o vídeo (que por sua vez também deve ter uma ideias destas por trás, para estar produzido como vimos).
Apetece-me citar outra vez o Edson Athaide:
Eu continuo a achar que o video desperdiçou uma ideia bem conceptualizada, excelente mesmo, dos 5 elementos.
Retrata imensa coisa boa que temos (e dá gosto ver enquanto português, só que o video não é para mim) mas com uma articulação que eu não considero feliz, pelos motivos e exemplos que já dei ao longo do tópico.
Mas como estamos numa área em que não é possível provar o que quer que seja porque não há GRPs, não há resultados concretos para medir, não há métricas que permitam aferir o sucesso em termos práticos do anúncio, teremos de ficar pelas nossas opiniões.
Eu respeito a de todos (ainda que não tenha tido aqui e ali a correspondência).
Quanto ao resto que escreveste é um bom ponto (ou o ponto crucial).
Segundo o comissário a mensagem a passar era:
"A aposta que o pavilhão tem a fazer é no reforço do posicionamento do país - país europeu, país contemporâneo, de bom clima, de boa gastronomia, de bons vinhos, país de património, país de natureza, país de história, coisas que são apelativas para o mercado chinês", acrescentou.
http://noticias.pt.msn.com/Politica/art ... =153213457
E depois mais aprofundado:
* Comunicar a identidade de Portugal como um país europeu moderno, contemporâneo e inovador, que contribui activamente para a sustentabilidade do mundo;
* Contribuir para divulgar e fortalecer a imagem de Portugal na temática da Exposição, como um país virado para o futuro e com responsabilidade em matéria de energias alternativas nas vertentes tecnológica, de produção e consumo;
* Divulgar e fortalecer a imagem de Portugal na temática da Exposição, nomeadamente através das realizações portuguesas no âmbito do ordenamento das cidades e da reabilitação urbana;
* Divulgar as realizações portuguesas na área das energias renováveis, que colocaram o país numa posição cimeira a nível mundial, neste domínio;
* Divulgar Portugal como destino turístico, empresarial e de investimento, de acordo com as estratégias nacionais de promoção do país;
* Ser um pólo de fomento da cooperação económica e de reforço do relacionamento comercial com a China e um interlocutor privilegiado no relacionamento cultural e económico com os países de língua portuguesa;
* Envolver, nesta Participação, a população, as instituições, os parceiros e os agentes económicos de Portugal e da China.
http://www.portugalexpo2010.com.pt/vPT/ ... mento.html
Isto é o máximo que podemos especular sobre o briefing.
Mas eu confesso que fico sempre com dúvidas quando vejo coisas destas escritas (a propósito do logotipo e desculpem a repetição):
Conceito
O símbolo desenvolvido para corporizar a identidade da Participação Portuguesa na Exposição tem Portugal como fundo (a verde, vermelho e amarelo) e foi inspirado na forma criativa da arte chinesa, na sua vertente bidimensional e planificada, e na originalidade dos desenhos aplicados na concepção da calçada Portuguesa, única no mundo.
Enquadramento
“O Sol, o Vento e a Água”. São estas as formas de energia que, em tempos, possibilitaram uma expansão significativa dos horizontes e dos conhecimentos da civilização mundial e do povo português nas suas descobertas pelos oceanos, sendo sob estas formas de energia que o futuro se projecta.
O símbolo adopta a forma circular. O círculo representa o centro, a praça para o Mundo, e simboliza perfeição e a homogeneidade, podendo ainda representrar o próprio Mundo. É uma forma organizada e meditativa, pressupõe dinâmica.
A marca assenta num conceito de comunicação que remete para o tema da Exposição e para o destaque da identidade de Portugal.
O logotipo está mais abaixo. Deixo a cada um o julgamento.
Será que alguém (sem saber o conceito) vê ali a calçada Portuguesa imediatamente ?
Será que alguém vê ali uma praça ?
Será que alguém vê ali os conceitos de "perfeição e a homogeneidade"
Até sugiro que façam o teste e perguntem a alguém o que lhes ocorre quando vêm o logotipo.
Provavelmente vão ter respostas mais terra a terra e menos intelectuais, tais como vejo as cores da bandeira, ondas do mar, flores, sol, fogo, etc.
E essas respostas, quaisquer que elas sejam, serão genuinas, da vida real e não 'balelas' da agência. Seria interessante saber o que vê um chinês.
Mas duvido que alguém confrontado com o logo veja ali uma praça ou a calçada portuguesa. Nada como cada um experimentar.

Onde é que isto me leva ?
Eu fico preocupado quando estas banalidades (para não dizer barbaridades) estão escritas preto no branco, no site.
Significa que é comunicação oficial, faz parte da imagem corporativa desenvolvida para a exposição, analisada e aprovada por quem de direito.
Provavelmente o mesmo que também 'brifou' e validou o vídeo (que por sua vez também deve ter uma ideias destas por trás, para estar produzido como vimos).
Apetece-me citar outra vez o Edson Athaide:
Se calhar sou eu é que estou a ficar velho. Mas se é para fazer este tipo de publicidade e julgar-se vanguarda, vou ali e já volto.
Se até há pouco tempo a busca da simplicidade e da clareza era a grande missão dos criativos publicitários, agora o que é considerado genial é anúncio hermético, intricado, quase impossível de ser decifrado.
Eu continuo a achar que o video desperdiçou uma ideia bem conceptualizada, excelente mesmo, dos 5 elementos.
Retrata imensa coisa boa que temos (e dá gosto ver enquanto português, só que o video não é para mim) mas com uma articulação que eu não considero feliz, pelos motivos e exemplos que já dei ao longo do tópico.
Mas como estamos numa área em que não é possível provar o que quer que seja porque não há GRPs, não há resultados concretos para medir, não há métricas que permitam aferir o sucesso em termos práticos do anúncio, teremos de ficar pelas nossas opiniões.
Eu respeito a de todos (ainda que não tenha tido aqui e ali a correspondência).

- Anexos
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BE propõe investir 500 milhões ao ano na reabilitação urbana
09 Novembro 2010 | 00:01
António Larguesa - alarguesa@negocios.pt
Recuperar 200 mil casas para arrendamento, criar 60 mil postos de trabalho e fortalecer as PME que criam emprego de proximidade.
Recuperar 200 mil casas para arrendamento, criar 60 mil postos de trabalho e fortalecer as PME que criam emprego de proximidade. São estes os objectivos do programa de reabilitação urbana que o BE quer implementar nos próximos três anos e que diz custar “os mesmos 1.500 milhões de euros” que os accionistas da PT teriam de pagar em impostos pela distribuição de dividendos, caso ela não tivesse sido antecipada.
A iniciativa, apresentada ontem à tarde junto a um prédio devoluto na lisboeta Rua da Alegria, tem um custo anual de 500 milhões de euros e será apresentada durante o debate do Orçamento na especialidade. Tendo como base a proposta incluída no programa eleitoral sufragado nas últimas legislativas, a proposta prevê ainda a reavaliação das matrizes urbanas e uma penalização fiscal de 5% (um "imposto punitivo") caso os proprietários rejeitem o programa de requalificação e prefiram manter as casas degradadas e devolutas.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=452649
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Para terminar parece-me que não sendo publicitário tem muitas opiniões formadas sobre a prática publicitária, os publicitários e o marketing em geral. O Marketing é uma ferramente de gestão multidisciplinar que usa várias ciências para se operacionalizar.
A publicidade é uma das faces visíveis do Marketing e serve essencialmente para comunicar e influenciar.
Mesmo a publicidade tem inúmeras vertentes e não é empírica, obedece a métodos e lógicas. A criatividade é um dos braços da publicidade e serve para dar corpo às ideias e atingir os objectivos que se propõem.
Como não conheço o briefing nem o copy que deram origem ao video não me podia expressar sobre o mérito do mesmo desses pontos de vista. Podia apenas falar do impacto que teve sobre mim e se retrata ou não, do meu ponto de vista, o meu país com dignidade.
Fiz uma busca na net sobre o video e encontrei isto:
Tendo em conta o tema da exposição e o conceito do Pavilhão Português, que até foi premiado pela organização do certame pelo seu design, penso que o video faz todo o sentido: "o conceito do pavilhão assenta no desenvolvimento e inovação das energias renováveis em Portugal, concretizado no apoio ao desenvolvimento tecnológico, à divulgação das políticas nacionais de energia e à divulgação da capacidade científica e tecnológica portuguesa"...
Para além desta temática a ideia de modernidade, de juventude, de diversidade étnica e ainda a nossa cultura e a nossa paisagem estavam lá retratados.
Devemos valorizar o que fazemos bem mesmo que seja responsabilidade de técnicos estrangeiros que trabalham para nós, no nosso país, ao serviço dos nossos interesses.
R.P.
A publicidade é uma das faces visíveis do Marketing e serve essencialmente para comunicar e influenciar.
Mesmo a publicidade tem inúmeras vertentes e não é empírica, obedece a métodos e lógicas. A criatividade é um dos braços da publicidade e serve para dar corpo às ideias e atingir os objectivos que se propõem.
Como não conheço o briefing nem o copy que deram origem ao video não me podia expressar sobre o mérito do mesmo desses pontos de vista. Podia apenas falar do impacto que teve sobre mim e se retrata ou não, do meu ponto de vista, o meu país com dignidade.
Fiz uma busca na net sobre o video e encontrei isto:
fonte Expresso de 15/05/2010."Portugal, praça do mundo", o documentário promocional do país na Expo 2010 em Xangai, tem sido exibido em sessões contínuas no pavilhão português , num espaço de 380m2 que lembra o Terreiro do Paço. As projecções acabam quase sempre em aplausos.
Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes, é um documentário de 7 minutos.
"250 dias de sol por ano"
"O mar é a nossa escola" e "250 dias de sol por ano" são duas das mensagens difundidas pelo filme, que apresenta imagens da fadista Mariza, de Cristiano Ronaldo e, ainda, da assinatura do Tratado de Lisboa em 2007, e conta com a participação do grupo "Toca a Rufar".
A paisagem humana, filmada num ambiente "cosmopolita" - como diz Anze Persin - evidencia uma "diversidade étnica enorme", que é "outra característica da modernidade do país".
Segundo o realizador, o título evoca o tema da participação portuguesa na exposição "Uma praça para o mundo e um mundo cheio de energias", conceitos que "procuram ampliar a posição do país como "porta atlântica da Europa" e "promover o espírito inovador dos portugueses".
Praça para mundo de energias
Com 2000m2 e fachada revestida em cortiça, o conceito do pavilhão assenta no desenvolvimento e inovação das energias renováveis em Portugal, "concretizado no apoio ao desenvolvimento tecnológico, à divulgação das políticas nacionais de energia e à divulgação da capacidade científica e tecnológica portuguesa"
Somente na primeira semana, mais de 115 mil pessoas visitaram o pavilhão e viram o filme. Além do documentário, os visitantes podem ver documentos históricos, o primeiro globo terrestre europeu onde aparece a China, e indicadores portugueses na área da energia.
"Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida"
A Expo Xangai 2010 tem como tema "Better City, Better Life" ("Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida").
..."
Tendo em conta o tema da exposição e o conceito do Pavilhão Português, que até foi premiado pela organização do certame pelo seu design, penso que o video faz todo o sentido: "o conceito do pavilhão assenta no desenvolvimento e inovação das energias renováveis em Portugal, concretizado no apoio ao desenvolvimento tecnológico, à divulgação das políticas nacionais de energia e à divulgação da capacidade científica e tecnológica portuguesa"...
Para além desta temática a ideia de modernidade, de juventude, de diversidade étnica e ainda a nossa cultura e a nossa paisagem estavam lá retratados.
Devemos valorizar o que fazemos bem mesmo que seja responsabilidade de técnicos estrangeiros que trabalham para nós, no nosso país, ao serviço dos nossos interesses.
R.P.
Trade the trend.
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:
Ora não foi o vídeo que trouxe as pessoas. O vídeo estava lá para ser visto por quem lá fosse.
Certo, mas os aplausos não eram obrigatórios....![]()
![]()
Serás tu o bombeiro incendiário que a PJ anda à procura ?![]()
Já está respondido mais atrás menino mais_um. Não anda a ler o que eu escrevi lol.
Eu li mas pelo teu comentário pareceu-me que já tinhas esquecido...


Já agora para quem se queixava da falta de cor

http://www.youtube.com/watch?v=Oh3W1_x7KbY
http://www.youtube.com/watch?v=iqUuYL73C8Q
http://vimeo.com/7056206
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:
Ora não foi o vídeo que trouxe as pessoas. O vídeo estava lá para ser visto por quem lá fosse.
Certo, mas os aplausos não eram obrigatórios....![]()
![]()
Serás tu o bombeiro incendiário que a PJ anda à procura ?

Já está respondido mais atrás menino mais_um. Não anda a ler o que eu escrevi lol.
Razao_Pura Escreveu:Auto_Mech,
Você está ligado ao meio publicitário não está?
É o que me parece da sua argumentação extensamente documentada.
R.P.
Ligação directa ao meio não, Razão. Mas alguns contactos, sim.
Mas mesmo que estivesse no meio eu penso que isso não confere vantagem nenhuma, porque estamos em campos em que não há 'donos da verdade'.
Metes 10 publicitários a discutir um anúncio e não se chega a conclusão nenhuma. É quase tão mau como discutir economia

O único ramo do marketing que se aproxima da ciência é o marketing directo em que as opiniões podem ser reduzidas a números, crus e nus, e aí já não há a conversa do anúncio muito bonito ou muito feio. Aí o que interessa é quanto é que foi investido e qual foi o retorno final, concreto e mensurável e sem subjectividade (coisa que os publicitários em geral não gostam, por sinal).
Aliás, só para responder ao teu comentário dobr eo video, deixa-me dizer que eu admito que possa estar completamente errado na análise que fiz ao vídeo.
Só gostava é que a discussão tivesse seguido outros contornos que não aqueles os que o tópico seguiu, porque penso que me esforcei por apresentar os meus pontos e isto descambou para outras considerações.
Quem está ligado: