Pode ser que o teu miudo venha a ser um "Iker Casillas"
Scpnuno, foi preciso ser o teu filho para dares valor aos guarda-redes, hein? E como disseste, a maioria do povão também não lhes dá o devido valor... é verdade... a não ser que tenham alguma afinidade com algum.
Já agora a minha achega:
Sempre foi a minha posição preferida, por gostar de pôr à prova os reflexos... tipo gato (aliás, o meu animal preferido, pela elegância, pela agilidade e pela personalidade).
Foi sobretudo no futebol de salão que muitos tapas dei na bola e me realizei a jogar, nesta posição. Como neste desporto o terreno de jogo é bem mais pequeno que no futebol de 11, um guarda-redes tem sempre muito trabalho e a qualquer momento tem pela frente atentados à sua baliza.
Mas deixa-me contar-te que a minha história nas balizas não é triste: Como era exímio a defender, na tropa, quando havia nº ímpar de jogadores para dividir em duas equipas, a minha ficava sempre com menos um jogador por minha causa!
Ns empresas em que trabalhei, quando entrei em torneios (intra ou inter empresas) fui sempre considrado o melhor guarda-redes... mesmo num torneio em que a minha equipa ficou no meio da tabela, não fossem as minhas defesas e seria última, que lá na frente golos era coisa rara de ver, e aqui o bEMdISPOSTO estava em certos jogos a ser permanentemente assediado pelos atacantes contrários (e a parte mais macabra da história: eu, secretamente, estava sempre a torcer para que a equipa adversária atacasse, porque o que queria era estar sempre em acção! Tanto me importava que empatássemos ou perdêssemos, o que queria era estar sempre a voar e a sacudir bolas quase "lá dentro"... enfim, o gozo de defender, não o sacrifício ou o receio de ser responsabilizado pelos golos!... Se toda a gente vivesse assim o futebol, acredito que haveria muito mais boa disposição nos recintos e nas bancadas dos estádios! Jogar paa ganhar nem que seja à força nem que seja com intimidações nem que seja na secretaria, não é comigo. Comigo é o espectáculo que conta mais que o resultado. Lembro-me de o Boavista na Champions ter perdido 3-0 em casa com o Manchester United, e quando o meu pai chegou a casa ter dito: "Sim, 3-0, mas os gajos jogam futebol! Aquilo é que era jogar!". Ou seja, para ele o jogo valeu pelo espectáculo. Assim também é comigo. Assim, todos os "redes" merecem aminha admiração... basta uma defesa à gato, que até desculpa um frango.
Chamavam o Ricardo de frangueiro (gente mais azul, solidária com o seu "redes" e com dor de cotovelo) mas ele fez o que nenhum outro fez pela nossa selecção (e nunca nenhum "redes" nacinal defendeu tantos "penâltis" num torneio como ele no mundial da Alemanha - para além de ter contribuído para levar Portugal à final do Euro 2004). Por mim até poderia sofrer N frangos que ninguém lhe tira o mérito de ter estado (e muito contribuído) nos maiores momentos de glória do Boavista e ds selecção. E mais a mais,os frangos que tenha sofrido, sofreu como qualquer outro guarda-redes sofre (os invejosos é que sempre tentaram exacerbar esses casos, porque os "redes" das equipas deles também os sofriam, só que nesses casos, não faziam alarido porque não interessava).
Viva os "redes"!