Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situações interessantes no psi

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 7/8/2015 18:49

BCP: teste ao suporte a ter êxito (pelo menos por enquanto)
Anexos
bcp.png
bcp.png (15.81 KiB) Visualizado 10551 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 26/6/2015 18:25

este sim, é um bom exemplo daquilo que para mim é uma bandeira/pendão: subida violenta (mastro), lateralização com volumes muito baixos (bandeira)

a projecção deixo para os entusiastas :wink:
Anexos
nos.png
nos.png (9.1 KiB) Visualizado 10784 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/4/2015 17:15

tncm Escreveu:Os trailling stop são os únicos stop que são interessantes de usar... infelizmente a minha plataforma de negociação não tem essa opção, mas como sou mais um swing trader não importa =;

este é proprietário
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por tncm » 18/4/2015 17:06

Os trailling stop são os únicos stop que são interessantes de usar... infelizmente a minha plataforma de negociação não tem essa opção, mas como sou mais um swing trader não importa =;
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/4/2015 16:49

já agora deixo-te um exemplo de um traling stop
Anexos
trailing dtop.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por tncm » 18/4/2015 16:44

Pessoal, eu em relação aos CTT tenho 2 ordens de compra até ao fim do mês, 50% a 9,9€ e 50% a 9,7€... estou à espera que o peixe pique :twisted:

Explicações... são duas ordens em zonas de suporte diferentes.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/4/2015 16:30

JohnyRobaz Escreveu:Neste caso dos CTT sendo mais cauteloso e esperando primeiro que ela teste de forma positiva este suporte duplo, não ficamos com uma margem de subida até ao máximo histórico, que me parece uma resistência sempre importante, muito curto e com isso oferecendo uma fraca margem de lucro para o investimento valer a pena?

repara no que eu disse no 1º parágrafo: não há stop profit - o limite, por assim dizer, é o céu; claro que formar-se-ão sempre zonas de resistência, mas, como disse, é deixar correr os lucros, sempre com o stop de perdas actualizado (neste caso será um trailing stop)
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por JohnyRobaz » 18/4/2015 16:15

Neste caso dos CTT sendo mais cauteloso e esperando primeiro que ela teste de forma positiva este suporte duplo, não ficamos com uma margem de subida até ao máximo histórico, que me parece uma resistência sempre importante, muito curto e com isso oferecendo uma fraca margem de lucro para o investimento valer a pena?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/4/2015 15:56

JohnyRobaz Escreveu:
rsacramento Escreveu:interessante situação técnica nos CTT: a testar um suporte local e a passar na estação, perdão, a testar a LT


Está mesmo a pedir... Não fosse o PSI estar em correcção...

apanhar este comboio é quase o mesmo que descrevo aqui, com duas diferenças: em vez de ser um suporte (horizontal) temos um suporte inclinado (a LTa), e no exemplo havia um valor para a saída, enquanto que neste caso há que estabelecer um trailing stop, e como se diz, deixar correr os lucros

quanto ao stop de perdas, uma média móvel, uma percentagem, um valor derivado da volatilidade, uma quantia fixa ou qualquer outro método deve ser usado, após cuidadosa ponderação da situação

notem que quando se usa um método contra a tendência, está-se a negociar num ambiente em que parece que vem aí o fim do mundo

os traders mais cautelosos podem aguardar por uma confirmação, na forma de ressalto numa das linhas, e só então entrar
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por JohnyRobaz » 18/4/2015 15:44

rsacramento Escreveu:interessante situação técnica nos CTT: a testar um suporte local e a passar na estação, perdão, a testar a LT


Está mesmo a pedir... Não fosse o PSI estar em correcção...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/4/2015 14:16

interessante situação técnica nos CTT: a testar um suporte local e a passar na estação, perdão, a testar a LT
Anexos
ctt.png
zoom.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 26/11/2014 19:18

enquanto que 2013 foi o ano da lateralização na EDPR, este é o ano da consolidação, com um triângulo simétrico gigante
Anexos
edpr.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 13/11/2014 22:09

a jerónimo martins deu hoje um sinal de força ao fazer um higher high
Anexos
jmt.png
zoom.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por ljbk » 7/11/2014 20:36

rsacramento Escreveu:como é que vai o teu sistema? :)


Olha, la vai indo ... :)
Sendo um sistema tendencial, apanha porrada da grande nos titulos em range como os CTT.
Mas funciona mais ou menos bem com tendencias desde que sejam prolongadas, como por exemplo na JMT onde está curto há mais de um ano.
Tem sido dificil melhora-lo. É muito tentativa, implementação do SW, testes (longos), e depois muitas vezes nada melhora ou ainda piora :D .
Está dificil passar aquela barreira dos 40% de trades com sucesso aliados a um ratio de 2 para 1 entre ganhos e perdas.
E depois só consigo cerca de 75% de titulos com capital positivo.
Mas vai-se aprendendo alguma coisa na análise de dados, na validação de amostras de dados.
Penso que a chave de uma grande melhoria estará na avaliação de qual o espaço temporal a negociar para cada titulo dependendo dos dados passados não havendo um conjunto de algoritmos comuns para todos os titulos. Vamos tentando ... :)

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 7/11/2014 19:50

como é que vai o teu sistema? :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por ljbk » 7/11/2014 19:36

Caro rsacramento,


Já há alguns anos que não o lia ...

Este caso da Sonae Industria, que está por detrás de grande parte desta volatilidade, é mesmo uma situação caricata.
Com um ratio de mais de 100 direitos para cada acção existente, parece que ninguem quer dar valor aos direitos que obrigam a injectar capital e todos se agarram aos titulos que já tem.
Daí que relativamente valor ajustado de 1.1 centimos, temos uma subida de mais de 500% ... :lol:

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 7/11/2014 19:14

hoje vou abrir uma excepção e falar do psi geral

é que não é todos os dias que se vê uma vela destas (no semanal), ou uma volatilidade destas (no diário)

NB: os gráficos já estão ajustados
Anexos
soni semanal.png
soni.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 2/11/2014 15:53

quer a sequência de baixos e altos sucessivamente mais baixos quer a existência de uma LTd sublinham a toada descendente nos CTT
Anexos
ctt.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 18/10/2014 13:20

podemos olhar a EDP de vários prismas: se atendermos ao suporte que mostro no 1º gráfico, aí a cotada testa com êxito a referência técnica

mas se atendermos à LTa que acompanha a eléctrica desde o início do bull market, então já há razões para começar a temer o pior..
Anexos
edp suporte.png
edp lta.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 19/9/2014 22:58

Cem pt Escreveu:Conclusões interessantes!

Já vi que também não estás propriamente vendido ou curto no BPI e CTT, :wink: , contrariando o índice do PSI.

Por mera curiosidade, usas algum sistema de trading para negociares ou estudas as figuras e LTs em cada papel?

Ab.

por eu analisar um activo não decorre que esteja investido nele :lol:

actualmente faço as duas coisas: tenho um sistema mecânico que me dá as ordens de compra e venda, e de quando em vez faço o gostinho ao dedo com trades discricionários

a maioria das análises aparecem porque simplesmente gosto de analisar e estar ao corrente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por Cem pt » 19/9/2014 22:46

Conclusões interessantes!

Já vi que também não estás propriamente vendido ou curto no BPI e CTT, :wink: , contrariando o índice do PSI.

Por mera curiosidade, usas algum sistema de trading para negociares ou estudas as figuras e LTs em cada papel?

Ab.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 19/9/2014 19:26

tenho vindo a defender que os CTT atravessam uma fase de lateralização, socorrendo-me para tal afirmação da análise de topos e fundos

uma curiosidade é a possibilidade de se poder desenhar um rectângulo perfeito (para C Dow seria uma linha)
Anexos
ctt.png
ctt zoom.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 31/8/2014 17:29

à semelhança do que mostrei no tópico da sonae, a galp estava sob uma LTd, mas entretanto quebrou a LT e fez um higher high; da mesma maneira, falta um higher low e mais um higher high para haver inversão da tendência no curto médio prazo
Anexos
galp.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 23/8/2014 14:32

do meu ponto de vista, ainda é cedo para declarar quebrada a tendência primária (ascendente) no bpi

sem dúvida que no curto médio prazo o banco se encontra sob uma tendência descendente clara, que leva a que inclusivamente teste um suporte crítico, situado na zona dos 1.31 euros, nascido do máximo de inícios de 2013; caso a quebra seja confirmada, então aceito o fim da tendência mas há que olhar para trás e ver o que a cotada fez numa situação em tudo semelhante, no ano passado: pelo máximo anterior (na zona dos 0.897 euros) nasceu uma zona de resistência, que veio ulteriormente a funcionar como suporte, e que chegou a ser significativamente penetrada, tendo contudo a acção sido capaz de recuperar, ultrapassar a resistência e ir para novos voos
Anexos
bpi semanal.png
bpi 2 anos.png
zoom.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Situações interessantes no psi

por rsacramento » 14/8/2014 18:26

após vários aumentos de capital, a memória (pedra angular da AT) tem tendência a perder-se, o que leva a que a análise técnica perca a sua eficácia nos prazos mais alargados

mesmo assim, apresento 3 referências técnicas, das quais a mais recente está a ser testada, decorrendo actualmente um cl´ssico pullback

para aqueles que gostam de análises baseadas na análise de topos e fundos, depois do máximo de julho observa-se que a acção fez 1 lower low e, até agora, um lower high; deste ponto de vista, um sinal de força será um novo higher high, na forma de ser capaz de ultrapassar os 0,1222 euros.

A tendência é manifestamente lateral no médio prazo e descendente nos prazos mais curtos
Anexos
bcp 2012.png
bcp.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], brunoktm, Google [Bot], Nuno V, PAULOJOAO, serdom e 188 visitantes