Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças pessoais - como reduzir custos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 14/12/2011 0:05

para o Marco António, passo para aqui o tema de que estávamos a falar no tópico dos combustíveis:

Sim Marco eu tenho noção que as marcas brancas são muito mais baratas (e concordo que aí se pode poupar e muito). A qualidade é que é variável e alguns produtos são muito maus. Outros são tão bons como os de marca.

Por isso só compro em marcas brancas aquilo que tem um mínimo de qualidade. Quando não tem é que vou para as marcas.

(o conceito de qualidade é subjectivo e pessoal, naturalmente).

Mas como disse, das dezenas de produtos de marca que já comparei, verifiquei que os preços são iguais não só no continente e no C.I. como também em muitas outras cadeias.

Quanto ao simulador, obviamente que é interessante mas há vários aspectos a salientar:

- primeiro, não diz a composição do cabaz, diz apenas que "Representa o consumo de uma família média portuguesa." - não faço ideia o que seja isso, mas cada família terá padrões diferentes.

- segundo, e pegando no meu caso concreto: eu moro no concelho de Loures, se escolher o cabaz completo para todo o distrito de Lisboa verifico que o ponto de venda com base 100 fica em Odivelas, em Loures o mais barato fica em 105; assim em Famões, Odivelas posso poupar 5%; acontece que Famões, Odivelas fica a 11 km daqui; ida e volta fica-me em 22 km ou seja cerca de 3 euros em combustível. E ainda por cima é no Intermarché que não dá senhas de desconto.

Se eu fizer 100 euros de compras, pouco 5 euros mas gasto 3, ou seja poupo 2. Se eu fizer 50 euros de compras não poupo nada. Acho que é importante frisar que essas (supostas) poupanças só resultam no caso de grandes compras, caso contrário o suposto ganho perde-se na despesa necessária até lá chegar. É como a história das bombas: muita gente preocupa-se muito em encontrar as bombas mais baratas e nem sempre faz as contas dos custos necessários para lá chegar.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Garfield » 27/7/2010 23:01

esse é a chamada regra de "pague-se a si próprio primeiro".

mal se recebe coloca-se de lado a poupança definida e o investimento previsto.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por careca79 » 27/7/2010 14:28

Aqui deixo o meu contributo, não vou repetir o que foi dito atrás. A minha preocupação é com a àgua:

1) Tomo banho com o ralo da banheira fechada;
2) Tenho sempre dois baldes, um para tirar da banheira e despejar na sanita e outro que uso para a àgua "limpa" que sai enquanto não aquece, dá para regar plantas, ou usar para a máquina de lavar quando são lãs, por exemplo
2) A àgua não está sempre a correr, se faço a barba só ligo quando quero limpar a lâmina, se estou a tomar banho, enquanto passo shampô ou sabão azul para tirar o sarro a torneira está fechada.

são litradas de àgua que se poupa, e nós só não nos preocupamos tanto, porque ela é barata, mas quando alguém se lembrar que a àgua é dos bens mais preciosos, ou se calhar o mais precioso, a coisa pia de maneira diferente.

Mas a poupança mesmo, é assim que o ordenado cair na conta por logo para o lado, X para conta a prazo, Y para a carteira de acções, Z para despesas da casa e W para pocket money ( acho que foi neste fórum que li sobre o método de poupança judeu, é por aí ). Mas o pôr de lado funciona mesmo.

Abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal

Registado: 29/11/2007 3:04

por serpin » 27/7/2010 14:02

Tenho interesse por estas questões, pois acho que por natureza já tenho alguns hábitos de poupança interiorizados. Assim gostaria de partilhar alguns, mesmo correndo o risco de repetir o que outros já disseram.

- Comprar casa usada, em vez de nova: os preços são substancialmente mais baixos, mesmo se houver necessidade de realizar algumas obras de melhoramento, como foi o meu caso, o que até tem as suas vantagens pois permite fazer as coisas ao nosso gosto.
- Aproveitei as obras para acabar com a instalação de gás: preferi colocar uma caldeira electrica para aquecimento da água e placa electrica para cozinhar, pois para mim compensa em termos de consumo e além disso é menos uma factura e taxas adicionais para pagar todos os meses.
- Na casa de banho, optei por eliminar o bidé, pois é uma peça que quase não tem uso mas que tem custos e dá trabalho a limpar todas as semanas. Também coloquei autoclismo com dois níveis de descarga e filtros nas torneiras que reduzem o consumo de água.
- Coloquei lampadas economizadoras em todas as divisões da casa.
- Adquiri um frigorifico e uma maquina de lavar roupa de classe A. De momento optei por não ter maquina da loiça, embora tenha deixado a cozinha preparada para tal, caso mude de ideias mais tarde.
- Apago os equipamentos no botão quando não os estou a usar (TV, aparelhagem de som, computador, router). Além disso tenho estes equipamentos ligados a tomadas com interruptor que desligo quando sei que não vou usar por alguns dias, o que além de poupar na factura de electricidade, protege os equipamentos.
- No dia a dia, prefiro usar os transportes públicos, a bicicleta ou andar a pé. Aliás escolhi a localização da casa perto dos transportes e comércio. Faço a maioria das compras perto de casa, o que evita deslocações desnecessárias aos grandes Centros de consumo e até me permitiu não ter carro durante uns anos por opção, evitando muitas despesas com gasolina, seguro, selo, oficina, inspecções, estacionamento, entre outras.
- Levar comida para o trabalho, pelo menos 2 a 3 vezes por semana, pois também é mais saudável. Como alternativa, alguns supermercados como o Pingo Doce vendem saladas e refeições feitas a preços acessíveis. Se procurarem na zona onde trabalham, também há refeitórios de escolas ou instituições públicas que permitem a entrada de outras pessoas.
- Comprar roupa e sapatos em feiras e nos saldos.
- Viajar em companhias Low-Cost e aproveitar promoções comprando os bilhetes na internet antecipadamente. Podemos fazer o mesmo com os Hóteis, podendo ser uma opção mais barata do que recorrer às tradicionais agências de viagens e assim também podemos programar as férias à nossa medida, evitando os pacotes pré-fabricados.

Para já é tudo!

Registado: 7/1/2009 23:40

por Pastel » 27/7/2010 10:22

Este foi um tema a que me dediquei aquando da subida da taxa de juro. Na altura onde consegui cortar foi:

- Condução muito económica e não usar auto-estrada. Uma ida e volta ao Algarve por exemplo ficava-me em 45eur em vez de 90eur. Um depósito faz-me 900km em vez de 650km. Esta foi a medida de maior impacto e mais imediata.
- Só beber um café na rua (em vez de 3 ou 4).
- Tabaco de enrolar para ir intercalando (bem, deixar de fumar seria bastante mais económico).
- TV/internet, novo pacote mais barato (e ainda me deram telefone).
- Almoçar sempre no sítio mais barato da zona.
- Tomar o pequeno almoço em casa.

Estes exemplos, para mim representam cerca de 200eur/mês

Outra dica, quem tiver a infelicidade de ter um arranjo maior para efectuar no carro, sugiro que consulte uma oficina da marca em Badajoz, veja o preço do reboque e verifique se compensa

Registado: 29/11/2007 11:30

por chimico » 27/7/2010 9:33

Pata-Hari Escreveu:Elias, a questão é que a tua exposição total diária é efectivamente superior. Segundo acho que sei, todos os plásticos de uso caseiro, ao longo do uso, vão libertando maiores e maiores quantidades dessa substancia. E ao reutilizares tupperwares vezes infinitas e sobretudo ao lavares mentendo na máquina, isso vai acontecendo mais e mais vezes. Isto é verdade para a comida reaquecida em plasticos, é verdade para os biberons de bebés, etc.

(chimico, corrige-me por favor se estiver errada)

Os riscos são diferentes. Os garrafões de plástico são de PET e podem libertar acetaldeídos se o PET for de fraca qualidade; os tupperwares ou copos de plástico são de PE (polietileno), alta ou baixa densidade e aí estamos a falar de libertação de dioxinas se a qualidade do material for baixa e a temperatura for muito elevada.

Daí que só se devam usar tupperwares no microondas se tiverem essa indicação. Há muitos que não são fabricados para esse fim. Assim como há outros produtos que aquecidos no microondas libertam metais, como aluminio.

Os plásticos de policarbonato (PC) que são os materiais mais rigídos, têm o problema de libertar bisfenol-A. Fala-se agora em proibir o bisfenol-A a nível europeu mas está ainda em fase de estudo. Haviam muitos biberons de PC mas estão agora a ser substituídos e em maior parte deles aparece a indicação de Bisfenol-A free.

Registado: 29/11/2007 2:38

por Pata-Hari » 26/7/2010 20:30

Elias, a questão é que a tua exposição total diária é efectivamente superior. Segundo acho que sei, todos os plásticos de uso caseiro, ao longo do uso, vão libertando maiores e maiores quantidades dessa substancia. E ao reutilizares tupperwares vezes infinitas e sobretudo ao lavares mentendo na máquina, isso vai acontecendo mais e mais vezes. Isto é verdade para a comida reaquecida em plasticos, é verdade para os biberons de bebés, etc.

(chimico, corrige-me por favor se estiver errada)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Parabolic » 26/7/2010 16:19

Já agora, esse tema aplica-se também a cafés quentes bebidos em copos de plástico?

Registado: 21/3/2009 16:16

por chimico » 26/7/2010 15:07

Elias Escreveu:
chimico Escreveu:Os acetaldeídos em quantidades elevadas provocam cancro. Em quantidades reduzidas não.

However, there is no evidence that re-using disposable plastic water bottles can cause cancer.

http://www.cancer.ca/Canada-wide/About% ... sc_lang=en

Concordo a 100% com isso. O q disse é q acetaldeídos em quantidades elevadas provocam cancro. Para teres acesso a estas qtds elevadas em garrafas de plástico tinhas de beber centenas de litros por dia.

O que digo é q gfas de marca branca usam PET mais fraco, logo ha mais libertação de acetaldeídos. Se chega para provocar cancro? Não, mas o certo é q estás a ingerir mto mais do q em gfas de boa qualidade. Claro q estamos sempre a falar em ppm.

por Elias » 26/7/2010 14:59

chimico Escreveu:Os acetaldeídos em quantidades elevadas provocam cancro. Em quantidades reduzidas não.

However, there is no evidence that re-using disposable plastic water bottles can cause cancer.

por chimico » 26/7/2010 14:57

Elias Escreveu:Bem, e quando escreves serem prejudiciais, esse prejuízo materializa-se em quê?

Os acetaldeídos em quantidades elevadas provocam cancro. Em quantidades reduzidas não.

O mesmo com as radiações, podem provocar cancro com grandes exposições, mas em quantidades reduzidas não há grande problema m continuam a ser prejudiciais. N é por se tirar um raixo-X q se apanha cancro, quem tirar 1 todos os dias sim. Não deixa de ser prejudicial a radiação a q foste submitido ao tirar apenas 1.

por chimico » 26/7/2010 14:53

A utilização de filtros Brita depende da finalidade que queiras ter. Se for para reduzir os mineriais da água para os equipamentos, ferros, maquinas café, etc., então mais vale comprar Água Mineral Natural e usar nestes equipamentos. Não usar Água de Nascente que são águas engarrafadas mais mineralizadas.

Não estou muito familiarizado com este tipo de filtros mas penso que caso não sejam usados durante algum tempo, tipo 2 dias seguidos, então há o problema de contaminação por bactérias.

Para beber apenas uso água engarrafada, nunca fiz contas, mas penso q compensa comprar os garrafões a este tipo de filtros.

mnfv Escreveu:Chimico, e és conhecedor dos filtros Brita? Tens alguma opinião formada?

chimico Escreveu:
Elias Escreveu:
chimico Escreveu:Uma garrafa de água mantida num sitío fresco já não liberta os acetaldeídos. Mas atenção que até a garrafa chegar aos hipers já passou por armazéns e pelo transporte em situações que poderão ser de temperaturas elevadas.
Qualquer marca de água das que vende os garrafões acima de 1€ tem um PET de melhor qualidade (grade +elevado) que minimiza a libertação de acetaldeídos.
Os acetaldeídos não alteram o odor daí que não notem diferença nestas águas.

chimico há quem diga que isso é tanga:
http://www.canada.com/topics/bodyandhea ... ba800c8d2f

Eu não estou a afirmar q as gfas de plástico provocam cancro. Estou a dizer q se o PET for de fraca qualidade como é o das marcas brancas, há libertação de acetaldeídos. Esta libertação são reduzidos ppm, logo esta pequena proporção só por si nunca provocaria cancro. Só disse q estes acetaldeíos podem ser prejudiciais. Claro será smp em grande escala. 1 gfa nunca será prejudicial, será smp um acumulado.

Agora te garanto que água engarrafada de marcas +conceituadas têm um grade do PET mais elevado, logo há uma menor libertação de aldeídos com o calor.

Eu conheço bem o mercado das águas e garanto q é impossível haverem garrafões no mercado a menos de 0,80€ usando um PET razoável. O custo do plástico numa garrafa corresponde a 70% do custo total do produto

por MNFV » 26/7/2010 14:23

Chimico, e és conhecedor dos filtros Brita? Tens alguma opinião formada?

chimico Escreveu:
Elias Escreveu:
chimico Escreveu:Uma garrafa de água mantida num sitío fresco já não liberta os acetaldeídos. Mas atenção que até a garrafa chegar aos hipers já passou por armazéns e pelo transporte em situações que poderão ser de temperaturas elevadas.
Qualquer marca de água das que vende os garrafões acima de 1€ tem um PET de melhor qualidade (grade +elevado) que minimiza a libertação de acetaldeídos.

Eu não estou a afirmar q as gfas de plástico provocam cancro. Estou a dizer q se o PET for de fraca qualidade como é o das marcas brancas, há libertação de acetaldeídos. Esta libertação são reduzidos ppm, logo esta pequena proporção só por si nunca provocaria cancro. Só disse q estes acetaldeíos podem ser prejudiciais. Claro será smp em grande escala. 1 gfa nunca será prejudicial, será smp um acumulado.

Agora te garanto que água engarrafada de marcas +conceituadas têm um grade do PET mais elevado, logo há uma menor libertação de aldeídos com o calor.

Eu conheço bem o mercado das águas e garanto q é impossível haverem garrafões no mercado a menos de 0,80€ usando um PET razoável. O custo do plástico numa garrafa corresponde a 70% do custo total do produto

Registado: 28/12/2007 17:02

por Elias » 26/7/2010 14:02

Bem, e quando escreves serem prejudiciais, esse prejuízo materializa-se em quê?

por chimico » 26/7/2010 13:57

Elias Escreveu:

por Elias » 26/7/2010 12:31

por chimico » 26/7/2010 12:13

Uma garrafa de água mantida num sitío fresco já não liberta os acetaldeídos. Mas atenção que até a garrafa chegar aos hipers já passou por armazéns e pelo transporte em situações que poderão ser de temperaturas elevadas.

mnfv Escreveu:Chimico, é preciso ter cuidado mesmo na compra de garrafões que se mantêm em casa em sitios frescos?

Que opinião tens dos filtros Brita?

Obrigado

chimico Escreveu:
Elias Escreveu:
moppie85 Escreveu:- Nesta época, levar água fresca para a praia. A água comprada na praia chega a custar o quadruplo de num supermecado

Eu ando sempre com várias garrafas de água no carro, compradas no supermercado.

Há dias não tinha nenhuma e tive de comprar numa bomba de gasolina, custou doze vezes mais que no supermercado (quase custava mais um litro de água que um litro de gasolina).

Por isso reforço a sugestão do moppie: ter sempre garrafas de água no carro e de preferência comprar meia dúzia de cada vez pois com este calor marcham com grande velocidade.

Pessoal, atenção às águas de marca branca. Para o preço ser mais baixo as marcas brancas têm o PET (plástico) mais barato. Um PET de baixa qualidade liberta acetaldeídos com o calor, o q é prejudicial.

por MNFV » 26/7/2010 11:52

Chimico, é preciso ter cuidado mesmo na compra de garrafões que se mantêm em casa em sitios frescos?

Que opinião tens dos filtros Brita?

Obrigado

chimico Escreveu:
Elias Escreveu:
moppie85 Escreveu:- Nesta época, levar água fresca para a praia. A água comprada na praia chega a custar o quadruplo de num supermecado

Há dias não tinha nenhuma e tive de comprar numa bomba de gasolina, custou doze vezes mais que no supermercado (quase custava mais um litro de água que um litro de gasolina).

Por isso reforço a sugestão do moppie: ter sempre garrafas de água no carro e de preferência comprar meia dúzia de cada vez pois com este calor marcham com grande velocidade.

Pessoal, atenção às águas de marca branca. Para o preço ser mais baixo as marcas brancas têm o PET (plástico) mais barato. Um PET de baixa qualidade liberta acetaldeídos com o calor, o q é prejudicial.

Registado: 28/12/2007 17:02

por chimico » 26/7/2010 11:49

Elias Escreveu:

por Elias » 26/7/2010 9:22

Excelente toopico !

por bboniek33 » 26/7/2010 7:05

Cheguei aqui atrasado, li interessantes sugestoes.

Lembrei-me, querendo contribuir, numa forma que resulta em grandes poupanc,as:

D I V O R C I O !

A menos que o conjuge ganhe uma pipa de massa, caso em que se teraa aplicado a formula contraria (casamento).

Ee como juntar moedas de 2 Euros numa saca de batatas...

:twisted:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por moppie85 » 26/7/2010 3:58

- Verificar as contas - os nossos bancos gostam de cobrar taxas vindas do nada, assim como oferecer cartões de crédito não solicitados

- Não abrir contas em Bancos com despesas de manutenção

- Cancelar alguns Débitos em conta - há fornecedores de serviços que cobram €0,50 / mês. Se multiplicarmos por 2 ou 3 é dinheiro deitado fora que pode ser poupado com uma ida ao MB por mês

- Ao pagar com cartão de crédito, pagar a 100% de forma a evitar os juros

- Não usar plafonds das contas ordenado. Os juros cobrados são ridiculos.

- não ouvir os gestores de conta. A maior parte deles sabe tanto de produtos bancário como eu de física quantica. É impressionante a quantidade de gestores de conta que não entendem os produtos que querem vender. Vão dizer sempre que "tem plafond muito limitado", que a oferta está quase a acabar, etc. etc., independentemente do produto ser uma porcaria.

- ignorar reclames como os agora do BCP e os seus pássaros e ovos. Mais vale perder um dia a estudar produtos que entalar o dinheiro a taxas baixas durante vários anos

- Ter atenção aos produtos bancários que se contrata - os títulos de divida (obrigações) - chegam a ter despesa de carteira e ainda levam 2-3% dos juros. Os bancos tradicionais são os que mais vão ao bolso do pessoal.

- Não dar ouvidos ao telemarketing nem ao marketing porta-a-porta. Como diz o meu tio quando lhe telefonam do telemarketing: "acha que o seu chefe ia pagar-lhe o ordenado e a chamada para me dizer que há uma forma de ele ganhar menos dinheiro do que ele já ganha com o meu contrato?". Quanto ao marketing directo, muitas vezes fazem propostas que não correpondem à realidade. É melhor pedir as condições por escrito ou ir à loha oficial.

- Não comprar em Portugal. É triste mas é a realidade. Qualquer material informático e de comunicações sai mais barato comprado na Alemanha, Espanha e Reino Unido do que em Portugal.

- Preferir as lojas on-line. Um PC comprado em Faro numa loja física custava-me +50% do que comprado numa loja online.

- Evitar bebidas e pipocas nos cinemas - é um roubo!

- Nesta época, levar água fresca para a praia. A água comprada na praia chega a custar o quadruplo de num supermecado

- Levar uma marmita para o almoço. Cozinhar mais ao jantar e fazer uma marmita sai mais barato do que ir comer a um restaurante (por mais barato que este seja)

Registado: 15/4/2008 14:12

por The Mechanic » 26/7/2010 0:38

Eu, anualmente, compro uma garrafa de Fanta e depois de beber o liquido, lavo a garrafa e deixo-a secar . Depois, com uma faca , faço uma abertura com o espaço suficiente pra entrarem moedas ( e não deixar que se possam retirar ). Depois, tudo o que sejam trocos em moedas de 2 Euros , vái lá pra dentro ( até se torna viciante arranjar moedas de 2 Euros ).

Passado um ano, na altura de ir de férias , o que se retira da garrafa, paga as férias ...

Um abraço ,

The Mechanic

Ps - Este post , tem o patrocínio : FANTA ! " FANTA, porque com água ninguem canta ."
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por EBF » 25/7/2010 23:24

u3lk5 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Então eu vou dar mais uma dica que parece pequena mas vai render milhares.

Guardar as moedas que se tem no bolso ao chegar a casa (ou entao so as mais pequenas ate 50 cent. ou so as de 1 e 2 eur).

Eu so em dois anos a juntar as moedas de 2 eur tinha 2.500 eur.

Um amigo meu que juntava tudo ja estava em 5.000

Mas o dinheiro já era vosso, nao me parece que estivessem a poupar alguma coisa.

Boas,

Esta dica, produz algum efeito, porque as moedas no bolso servem para "já agora", e cria-se alguma resistencia aos cafezinhos e aguas, só para não trocar uma nota.

Já falaram aqui dos seguros, volto a referir para salientar dois aspectos:

- pedir proposta a outra seguradora para a carteira de seguros.

- Rever capitais seguros, especialmente nos seguros de vida de créditos a habitação, seguros automóveis com danos proprios. Muitas seguradoras fazem a actualização automática, mas não custa verificar.

Outro aspecto importante é a maneira como se conduz, experimentem conduzir uma semana em regimes de rotaçoes baixas (abaixo das 3000 - 3500 Rpm), ou em viagens grandes não ultrapassar os 140km/h. A redução de consumo de combustivel vai surpreender.

Parabens Elias por mais uma excelente iniciativa.

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

por Crómio » 25/7/2010 23:20

Fazer menos trades, alavancar menos... deixar de jogar na bolsa mesmo!

:lol: :lol:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Karra, Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 115 visitantes