Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Apple, o fruto mais apetecido?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por br@instock » 27/12/2007 20:12

A apple tem demonstrado que é uma grande empresa, com material de muita qualidade, muito fiável, muito estável. Na minha opinião comparar qualquer produto apple a um similar de outra marca não faz sentido, um apple é um apple, o resto é também muito bom mas não é apple. Com isto quero dizer que a apple conseguiu aliar a qualidade do equipamento ao marketing de sucesso, tornando-se uma marca de culto. É claro que o que é bom custa dinheiro e na apple essa filosofia é seguida ao máximo, no entanto, nós europeu, podemos dar um pouco a volta ao problema! Sabiam que os computadores portáteis pagam 0% de taxa aduaneira? Restando só o pagamento do IVA em caso de importação de fora da Europa? Sabiam que mandar vir um apple dos states, mesmo pagando IVA, é bastante compensatório?

Steve Jobs é sem dúvida um homem de negócios, estratéga e visionário... é um senhor 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 30/12/2004 1:06
Localização: braga

por Brokas Desinvest » 27/12/2007 18:46

Concordo com o Atomez. A concorrência está muito atrás da Apple. Por isso é que a Apple pode-se dar ao luxo de ter politicas comerciais tão agressivas. Se o produto não prestasse como é que as operadoras poderiam concordar num revenue sharing 1:3?
Quando o iphone foi lançado a Nokia primeiro, ignorou-os, depois tentou ridicularizá-los, de seguida lançou uns telemóveis com mp3 e agora já quer realizar parcerias com a Apple.`
E convém não esquecer que o facto de estar há mais tempo no mercado pode não ser um trunfo, até pode ser um contra. Hoje em dia o que conta é a inovação e isso a Apple tem demonstrado que possui. Se continuarem assim eu continuo Accionista e Consumidor dos produtos Apple.
Brokas
 
Mensagens: 22
Registado: 29/11/2007 2:20
Localização: Brokas City

Re: Verdade..

por atomez » 27/12/2007 18:34

JAM Escreveu:Mas a concorrência não está atrás da Apple.

Está sim, e de que maneira. Já usaste um iPhone ou um iPod Touch, que é igual menos a parte do telefone? Então experimenta e depois vê.

Aquilo só como gadget de bolso para aceder à internet via rede wifi em casa ou no escritório, justifica-se.

As características não interessam ao mercado em geral. O que interessa é o design, o factor "bling", a facilidade de utilização, a "experiência" no seu conjunto. E isso entra também com o iTunes, a facilidade de comprar músicas e videos ou de os carregar a partir dos mp3, CDs e DVDs. Qualquer coisa da concorrência fica a milhas de distância.


JAM Escreveu:Outro dado curioso é a Apple querer cobrar aos operadores por estes venderem o Iphone :shock: Assim o preço final não é apetecível.

O preço de uma coisa não tem nada que ver com o custo de produção da dita. O preço de venda é calculado de modo a maximizar a equação preço unitário x unidades vendidas, dentro da capacidade de produção que se pode ter.

O modelo de negócio da Apple não é o dos telemóveis tradicionais. A Nokia, SonyEricson, Samsung ou Motorola estão na mão dos operadores porque estes "subsidiam" os tlms no momento da compra para recuperarem o custo ao longo do tempo. Os operadores é que definem o que querem, não é o cliente final. Por isso as margens desses fabricantes são baixas. Até a Motorola está a ponderar sair desse mercado porque já não é suficientemente rentável.

No caso da Apple conseguiram ter um produto tão diferenciado que eles é que impõem as regras aos operadores - vendem directamente ao cliente final através de um operador em exclusivo por mercado e depois ainda lhes cobram $15 por mês por cada um que vendem... bom negócio. E porque é que o operador vai nisso? Porque tem um produto que a concorrência não tem e até vai "roubar" clientes aos outros. E ainda por cima clientes com ARPU (average revenue per user) mais alto que a média.

É caro e exclusivo? Pois é, mas o mercado aceita-o bem e dá à Apple margens enormes. Isso reflete-se nos resultados e na valorização das acções.

Cá por mim acho muito bem. Com o que ganho nas acções AAPL posso bem comprar meia dúzia de iPods e iPhones :)
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por BusinessDude » 27/12/2007 18:26

O Iphone poderia ser um sucesso comparável ao Ipod, se não existisse uma Nokia, LG, Motorola, RinM, Samsung, etc.


Pois era precisamente isso que eu queria salientar, concordo plenamente contigo.

Quanto ao ipod, não posso deixar de referir que antes deste a empresa já era, segundo a minha opinião, bastante promissora.
Afinal de contas um mac é um mac. O meu primeiro computador foi um mac e eu não me queixo dos de hoje em dia.

Cumprimentos:)
Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-o a pescar.
Provérbio Chinês
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8
Registado: 6/12/2007 12:59

Re: Verdade..

por Sei lá » 27/12/2007 17:46

BusinessDude Escreveu:A única coisa a acrescentar é na minha opinião o fracasso do iphone, penso que para um gadget tão caro as funcionalidades não são as melhores e não sou o único a pensar o mesmo, o publico alvo não se sente muito atraído por este.


O motor da Apple a partir de 2002 chamou-se Ipod. Foi ele que atraiu novos clientes para a marca, atraídos apenas pelo leitor de musica, mas que rapidamente começaram a sentir-se atraídos pelo resto do mundo Apple, acabando por fazer as vendas globais da marca subir.

No entanto o IPod nunca foi o melhor leitor de musica do mercado. O Ipod teve dois trunfos: capacidade e design. Teve muitos defeitos: preço (caro), limitado em funcionalidades quando comparado com concorrentes, pouco fiável no seu início, entre muitos outros detalhes.

O mercado aceitou bem o Ipod, o nome impôs-se e isso foi suficiente para vingar. Claro que a Apple nunca parou de evoluir este gadget, mas a concorrência também não parou, só que Ipod é Ipod e este gadget que quando chega às mãos da Apple a menos de metade do preço de mercado tem permitido à empresa apresentar os resultados que se sabe e investir muito em R&D.

Se é para continuar? Os actuais resultados altamente positivos já se devem não só ao Ipod, mas ao efeito bola de neve que ele provocou. Os clientes que a Apple foi conquistando com o Ipod já entraram na fase de renovação de equipamentos (compra da geração seguinte) e isso vai-se refletindo nas vendas.

O Iphone poderia ser um sucesso comparável ao Ipod, se não existisse uma Nokia, LG, Motorola, RinM, Samsung, etc. Como estes fabricantes estão no mercado há anos, conhecem-no melhor que a Apple, têm até mais know-how (O LG Prada saiu antes do IPhone), O Iphione só conseguirá vingar pela herança Ipod e pelo design Apple. Mas a concorrência não está atrás da Apple. Outro dado curioso é a Apple querer cobrar aos operadores por estes venderem o Iphone :shock: Assim o preço final não é apetecível.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

Verdade..

por BusinessDude » 27/12/2007 16:58

A apple é das empresas que na minha opinião tem mais futuro no mundo das novas tecnologias. Se pensarmos bem, é uma empresa que consegue triunfar num mundo onde existe uma grande competição, sem grandes oscilações. Com recursos a gadgets, inovação, sistemas operativos mais vocacionados para o design e programação, e mais recentemente o site itunes onde é possível obter desde séries a álbuns. A única coisa a acrescentar é na minha opinião o fracasso do iphone, penso que para um gadget tão caro as funcionalidades não são as melhores e não sou o único a pensar o mesmo, o publico alvo não se sente muito atraído por este. Mesmo assim, acredito que vai superar esse problema ate porque pelos dados apresentados não houve decréscimo na valorização bolsista de empresa. :)
Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-o a pescar.
Provérbio Chinês
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8
Registado: 6/12/2007 12:59

Apple, o fruto mais apetecido?

por Escarpas » 27/12/2007 1:12

Boa noite.
Decidi iniciar a minha contribuição no fórum com uma análise à AAPL no dia em que esta atingiu os 200USD.

Em termos técnicos esta tem negociado num canal ascendente com inicio em 2003, tendo em 4 anos multipliado o investimento por 20.
A mais curto prazo vejo a formação de uma base ascendente com maior inclinação consubstanciada com a tomada de posições no final de ano e especulação de anúncio de lançamento de novos gadgets em Janeiro.
Considero que esta nova base assume maiores contornos se a considerarmos como o suporte que segurou a cotação na última correcção.

Em termos fundamentais considero que a empresa tem tudo para continuar a crescer em termos de volume de vendas com a expansão para novos mercados, sobretudo o asiático. Enquanto Steven Jobs comandar, mínimos de Agosto, quedas de Novembro, etc, serão apenas oportunidades para reforçar posições.

Estamos numa altura em que a acção está totalmente comandada pelos BULL e em que qualquer situação do mercado que não seja a inversão para BEAR será favorável aos investidores.

:idea: Gostavam de ter um portátil com menos de 1kg e com uma bateria a durar dias (bonito e tal)!? Especula-se...

iWant!
Anexos
aapl.png
aapl.png (12.24 KiB) Visualizado 12712 vezes
aapl5.png
aapl5.png (7.41 KiB) Visualizado 12708 vezes
Não se enerve, não insista, não inove, não faça rigorosamente nada. E se tiver dúvidas, respire fundo 3 vezes!!! Se não resultar REBENTE BOLHAS: http://doiscliques.blogs.sapo.pt/145876.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 47
Registado: 26/12/2007 23:55

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Crissssx, Google Adsense [Bot], JorgeLima73, PXYC, Shimazaki_2 e 398 visitantes