agany Escreveu:mancargon Escreveu:Verifica-se uma Forte alta do sector bancário, principalmente em Espanha. Quais as razões???
Os bancos estarão a liderar porque foram os mais penalizados pela correcção ou já estarão a capitalizar as novas medidas tomadas pela U.E ?????
O que acham???
Um abraço
Manuel Carlos Gonçalves
Os bancos portugueses quase duplicaram, ao longo do último mês, os activos que podem ser dados como colateral para obter financiamento junto do Banco Central Europeu (BCE), perante a incapacidade de aceder aos mercados de dívida.
Os bancos estão a utilizar carteiras de créditos em operações de titularização junto do BCE.
Novo subprime?
Parece-me que para bancos Portugueses, essa titularização pode ser uma saída muito interessante, apesar de à primeira vista poder ser uma coisa meio assustadora face à nossa memória colectiva recente.
Mas a situação presente é de crédito concedido superior ao captado. O diferencial tem de ser financiado com recurso a outras fontes. Ou são capitais próprios (difícil), ou obrigações (muito caro), ou outras formas que signifiquem menor custo ou venda de parte da carteira (possível através de titularização).
Os bancos com esses recursos do BCE ou vendendo parte da carteira podem equilibrar a receita da margem financeira e podem inverter este trajecto perigoso de esmagamento do lucro.