Aqui ficam alguns dados para Portugal (o que para o mercado mundial de streaming é só uma gota):
Quase 33% dos portugueses subscreve um serviço de streaming2022-03-17
Estudo sobre notoriedade e consumo de serviços SVoD em Portugal revela que mais de 9% dos portugueses contam subscrever serviços de streaming nos próximos três meses. Netflix, Disney+ e NOS Play lideram crescimentos no último quadrimestre de 2021.
Há cada vez mais portugueses a subscrever e a utilizar plataformas de streaming para consumir conteúdos televisivos. Cerca de 32,3% os portugueses assumem subscrever pelo menos um serviço deste tipo, o que corresponde a mais de 2,7 milhões de clientes. E 9,4% assumem a intenção de subscrever uma plataforma de streaming nos próximos 3 meses, mostram os dados mais recentes do estudo BStream, da Marktest, do último quadrimestre de 2021.
O estudo BStream, que avalia a notoriedade e consumo de serviços SVoD a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações, mostra ainda que considerando o universo de portugueses que acede a estas plataformas, mesmo sem serem os subscritores dos respetivos serviços, o total de utilizadores em Portugal aumentou para 44,9% em dezembro.
Quanto ao universo de utilizadores deste tipo de serviços, o total sobe para 78,9% nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos, embora esta faixa etária corresponde a 21,5% do total de subscritores. A faixa etária com menos utilização deste tipo de serviços é a dos maiores de 65 anos, com 6,5 %. Cerca de 70,6% dos indivíduos que utilizam serviços de streaming têm menos de 45 anos.
Na segmentação por classes sociais, a classe A-B é a que apresenta maiores taxas de utilização, com 70,4%.Este predomínio entre as classes mais altas tem também reflexo evidente na tipologia de lares que subscrevem serviços de streaming: 30,8% dos lares de Portugal continental subscrevem pelo menos uma plataforma, representando os lares das classes A-B 53,2% deste universo.
A confirmar a crescente penetração destes serviços, o BStream indica também que são já mais de 80% os indivíduos com 15 ou mais anos residentes em Portugal continental que conhecem ou já ouviram falar de pelo menos uma das plataformas analisadas.
A Netflix é o serviço de streaming com maior implantação no nosso país, detendo a liderança nos critérios de subscrição, utilização e notoriedade entre os utilizadores portugueses. No 4º trimestre, as subscrições da plataforma cresceram 6,1% face ao 3º trimestre. Destaque também para os crescimentos verificados na Disney+ (mais 1.2 p.p.) e NOS Play (0.6 p.p.). O Top5 de plataformas mais subscritas é composto pela Netflix, Disney+, HBO, Prime Vídeo e NOS Play.
Outra notícia relativa a Portugal aqui:
STREAMING EM PORTUGAL: NETFLIX LIDERA EM SUBSCRIÇÕES E FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO, HBO COM MAIOR POTENCIAL DE CRESCIMENTOA subscrição de serviços de streaming chega já a mais de três quartos dos portugueses, segundo um estudo da Multidados no qual 77,2% dos inquiridos afirma ter acesso a pelo menos uma plataforma. O Netflix lidera destacado, sendo o serviço mais acedido e também aquele que os portugueses dizem utilizar mais frequentemente. Já a HBO surge como aquela que apresenta maior potencial de crescimento no mercado nacional já que, além de ser apontada como a plataforma que os portugueses mais pretendem subscrever no futuro, é também o serviço com maior taxa de retenção estimada para os próximos seis meses.
Indicado por 79,1% dos utilizadores de serviços de streaming, o Netflix lidera destacado enquanto plataforma mais acedida, com a HBO a larga distância, referida por 25,2% dos utilizadores. Seguem-se, de acordo com os dados apurados pelo estudo inMarket da Multidados a partir de uma amostra de 1.000 indivíduos, Amazon Prime Vídeo (19,4%), NOS Play (13,7%), Disney Plus (11,5%), Apple TV (5,8%), Meo Filmes & Séries (7,9%) e Opto SIC (4,3%). “Apesar do acesso a diversas plataformas, apenas a Netflix apresenta uma utilização com grande frequência (72,7%), seguindo-se a HBO (10,1%) e a Amazon Prime Video (7,2%)”, detalha a empresa de estudos de mercado, concluindo que “muitos dos consumidores possuem diferentes plataformas mas utilizam-nas apenas em determinados momentos e não para consumo diário/ frequente”.
A partir desta análise, é igualmente traçada uma previsão de quais as plataformas que apresentam maior potencial de crescimento em Portugal, com base em dois indicadores. Um deles é a retenção estimada de subscritores, onde se chegou à conclusão de que 100% dos utilizadores da HBO e 77,8% da Amazon Prime Vídeo pretendem manter a subscrição nos próximos seis meses. “Em contrapartida, 21,6% dos portugueses afirmam não saber se desejam manter a subscrição da Netflix e 20% da Disney Plus”, indica o estudo. Outro indicador que permite aferir este potencial de crescimento é a resposta à questão sobre qual a plataforma de streaming que os portugueses pretendem aderir num futuro próximo. A HBO volta a surgir em destaque, sendo apontada por 28,3% dos inquiridos, seguindo-se Netflix (12,9%), Disney Plus (12,8%), Amazon Prime Vídeo (10,5%), Opto SIC (5,2%), Meo Filmes & Séries (3%) e NOS Play (2,5%).
Analisando os motivos que levam os portugueses a optar por cada uma das plataformas, a qualidade do conteúdo surge como principal razão de utilização da Amazon Prime Video (55,6%), Apple TV (50,1%), HBO (50%) e Meo Filmes & Séries (49,9%), enquanto a boa relação preço/qualidade destaca-se na HBO (37,5%), NOS Play (33,3%), Netflix (26,8%) e Amazon Prime Video (22,2%).