- southwest_airlines fly to Hawaii or any other state of the Union.jpg (34.29 KiB) Visualizado 19693 vezes
Já vou ao massacre no
sector da aviação em particular, mas como preâmbulo vou abordar a destruição de valor em todos os setores "defensivos" do antigamente (em crashes ou recessões já não existem sectores defensivos).
Os novos sectores "defensivos".... esses tb caem mas bem menos: Telecoms, TV/Media, Techs e social media (o futuro está na net, no cabo e no 5G » enfim, uma realidade desmaterializada e transportada no éter).
Empresas do
Ouro hoje caem que nem os Bancos » ETF Nugt cai 40%, Eldorado Gold 16%, Freeport Mcmoran 25%, Anglogold 19%, Gold fields 19%
Um setor "defensivo" que adoro em particular, está a cair que nem uma pedra »
o lithium » a bela SQM está a cair 16%, FMC cai 17%, o ETF do Lithium cai 11,5%,
Outro setor defensivo do antigamente, o
petróleo, a BP cai 15,5%, a Shell 12%, a Exxon 12,5%
-AVIAÇÃO-Especulação e muita subjetividade num sector de "oportunidades"pós-Corona (com maior beta e melhor equação retorno/risco entre os 4 sectores anteriormente referidos), a investir apartir de Maio e visando Março 2021.
Quedas estrondosas, apesar dos 150B de futuros créditos bonificados, incentivos e isenções fiscais, ajudas que o setor vai ter em termos Mundiais (assim, talvez nem a TAP, uma das pior geridas de sempre no setor, com prejuízo 2020 projetados nos 230M, vai falir). Sector ainda tem de cair bem mais durante Março e Abril »
quedas médias/atuais de cerca de 70% num mês mas, excetuando Boeing/Airbus poderão ir até aos 90%, mas já são
visíveis algumas sobreviventes Airbus+USA (porque são lá que estão as companhias mais lucrativas em tempos normais e com maiores quedas na fase Corona) que prospeciono para compra:
Top pick nº1 no sector - Southwest Airlines Co. (750 aviões) LUV, cai -8.10%
Companhia muito bem gerida / passivo 8,6B controlado /
vai ser uma sobrevivente categórica / capit. bolsista de 20B, em mínimos de 2014 / gastou 10B em stock buybacks /10 anos FCF de 15B
Top pick nº2 no sector - Delta Air Lines, Inc. (828 aviões) DAL, -27.820% Companhia bem gerida / passivo controlado de 12B /
vai ser uma sobrevivente / capit. bolsista de 20,2B, em mínimos de 2013 / gastou 11,45B em stock buybacks /
10 anos FCF de 23,1B, numa empresa que sempre protegeu as margens porque aposta nos voos mais lucrativos ex: LA/Nyc 5xdia
3º melhor Top Pick sectorial para Maio /
Boeing - cai 17,9% para 101,89usd (cota a valores de 2013) - próximo suporte nos 86usd / passivo de 29B/
capit. bolsista de 54,5B quando só em
em stock buybacks gastou 43,5B e / 10 anos free cash flow de 58,37B / Se o Mundo não acabar em 2020 é seguro que esta screaming buy vai disparar em alta.
Sobrevive sempre porque pediu e vai certamente receber 60B em empréstimos a custo zero, incentivos Estaduais e reduções nos impostos/
Até fim de Março de 2021 terá um upside a 3 dígitos, mas menor do que outras!Top pick nº4 no sector - Alaska Air Group, Inc. (450 aviões) ALK, cai que nem uma pedra -22.74% Companhia bem gerida / passivo 1,6B baixo para a dimensão "média" /
Sobrevive sem dificuldade, mas devia ganhar escala via fusão / capit. bolsista de 3,9B, em mínimos de 2012 / gastou 4,9B em stock buybacks mais do que vale agora /10 anos FCF de 1,6B
5ª melhor Top pick no setor/risco acima da média - United Airlines Holdings, Inc. (870 aviões, 92.000 empregados é a 2º/3º maior companhia USA dependendo do critério) UAL -30.29% / companhia bem gerida / passivo de 12,9B /
vai ser uma sobrevivente /
capit. bolsista de 5,301B, em mínimos de 2012 / gastou 8,85B em stock buybacks /10 anos FCF de 11,52B, numa empresa lucrativa pautada por bons dividendos. Excessivamente penalizada dentro das muito penalizadas (pode valorizar-se 400% num cenário idílico de recuperação até final Março 2021.
6º melhor top pic JetBlue Airways Corporation (290 aviões Airbus maioritária) JBLU, -17.647% gestão conservadora/passivo controlado de 1,9B/vai sobreviver mas devia ganhar escala por fusão/ rentável mas sem dividendos/ capitalização bolsista de 2,1B/ gastou 1,77B em stock buybacks / FCF de 2,4B em 10 anos. Viaja para todo o lado mas associo a companhia aos voos para as Caraíbas (Bahamas, Cuba, Haiti, Rep. Dominicana).
*Red Alert Dangerous Pick - American Airlines Group, Inc. (960 aviões -
Maior companhia aéria do Mundo com 132.000 empregados) AAL, -25.22%. Companhia mamute bem gerida apenas nos últimos 3 anos / maior passivo do setor nos 29,8B /
vai ser uma sobrevivente apenas por ser a "companhia de bandeira USA", porque os prejuízos de ter 85% da frota parada são de 300M por mês / capit. bolsista de 6,63B / gastou 12,95B em stock buybacks nos últimos 10 anos /10 anos FCF de -7,93B, numa empresa que sempre torrou dinheiro para crescer e esmaga margens - é a TAP americana (mas claro, 10X melhor gerida que a TAP).
Mínimos de 30 anos * Enorme risco de falência/mas enorme oportunidade para a American e por isso está na lista de selecionadas: Se as ajudas do governo Federal forem superiores a 100B, a American será a maior beneficiada porque leva cerca de 20% do bolo e como foi a ação que caiu mais, também será a que mais vai subir.
* red alert Dangerous Pick - Spirit Airlines SAVE (230 aviões AIRBUS) -23,88% Companhia com gestão agressiva por vezes de qualidade / passivo 2,85B /
Não deveria sobreviver a não ser por fusão / capit. bolsista de 617M, em mínimos de 2011 / gastou 1,25B em stock buybacks /10 anos FCF de 0,8B, numa empresa que sempre lutou para sobreviver
* Enorme risco de falência/mas enorme oportunidade para a Spirit e por isso está na lista de selecionadas: Se as ajudas do governo Federal forem superiores a 100B, a Spirit terá um leverage que face à queda brutal potencia valorizações de mais 300% até final de Março de 2021.
Airbus (construtor n1) - Não interessa para especulação pura porque apesar de um passivo agradável (28B), de boa gestão de topo, de crescendo da faturação e de ser o construtor nº1, capitalização Bolsista de 38,5B €, FCF 10 anos é de 32,2B, o PER é alto, o DY é baixo em tempos normais, e sobretudo o Beta na subida é inferior à Boeing (tal como o crescendo do FCF) e muito inferior às restantes companhias elencadas.
Nota - Dado 60 a 85% das frotas de cada companhia estarem paradas,
os passivos 2019 considerados estão agora bem inflacionados a um nível ainda desconhecido.
nota 2 - Valores em USdollars para companhias USA e valores em euros para a Airbus.
nota 3 - Se repararem na queima de 132B em stock buybacks apenas nas companhias de aviação e construtores selecionados chegam provavelmente à conclusão que a entrega de dividendos não é assim uma coisa tão má!
nota 4 -
Não se pode comprar neste sector, com o massacre em curso, antes da inversão. Em Maio? (faltam ainda materializar-se 15 a 25% das quedas).
- charts-comparison- derrocada nas picks de aviação no mês Corona.png (94.86 KiB) Visualizado 19693 vezes
- american-airlines-737-max_ contas tipo TAP mas para mim aviação é American, Turkish ou Emirates.jpg (36.82 KiB) Visualizado 19693 vezes
- Southwest a top pick nº1 para Maio é neste momento uma falling knife como todas as outras.png (67.64 KiB) Visualizado 19693 vezes