
granda campeão, agora é que vão ser charters de ingleses pelo douro 

Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=72315
Elias Escreveu:Mares,
Para já tens o Decreto-Lei n.º 20/2010, de 24 de Março, que procede à transposição para a ordem jurídica interna da Directiva n.º 2007/58/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2007.
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/03/05800/0092300925.pdf
A informação consta do site do IMTT em
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... vicos.aspx
Há outras peças legislativas em
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues ... utura.aspx
Relativamente à data exacta da liberalização, foi-me comunicada pessoalmente mas vou tentar confirmar se há notícias sobre o assunto.
Elias Escreveu:- iniciativa privada, mas com ou sem subsídios do Estado? quer dizer, se a concessão fosse um desastre, o Estado assumiria o risco do negócio como faz nas SCUTs?
Elias Escreveu:Mares,
Junto então um elemento novo: a partir de 1 de Janeiro de 2011 o transporte de passageiros na UE fica liberalizado. Isto significa que quem quiser pode operar comboios, nomeadamente no Douro, desde que legalmente autorizado (isto é, desde que tenha licença).
Na prática isto significa que a partir do mês que vem deixa de haver entraves à exploração dessa linha por privados.
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Acredito que estas iniciativas deveriam ser dadas à iniciativa privada, assim como a integração do "serviço público" aos operadores da linha (serviço regulado pelo Estado e autarquias locais). Sería dado à iniciativa privada por concessão da operação da linha por um período de tempo.
Mares,
Algumas questões / dúvidas:
- iniciativa privada, mas com ou sem subsídios do Estado? quer dizer, se a concessão fosse um desastre, o Estado assumiria o risco do negócio como faz nas SCUTs?
- quem pagaria a conservação da linha: o Estado como dono da infra-estrutura ou o privado que sobre ela opera?
1 abr
Elias
Mares Escreveu:Acredito que estas iniciativas deveriam ser dadas à iniciativa privada, assim como a integração do "serviço público" aos operadores da linha (serviço regulado pelo Estado e autarquias locais). Sería dado à iniciativa privada por concessão da operação da linha por um período de tempo.
Elias Escreveu:Mares, pego apenas nestes dois pontos:Mares Escreveu:8) A linha ferroviária continuaria a servir as populações locais.
(...)
Certamente que é muito mais interessante ter uma empresa que opere a linha com lucro (e que pague impostos e gere empregos), do que uma empresa que dá prejuízos e cujos trabalhadores tem pouca qualificação.
Concordo que só faz sentido ser lucrativo.
Acontece que, como deves saber, a nível europeu as empresas nacionais ferroviárias são deficitárias. Para ser lucrativo (nomeadamente para fins turísticos) terias de aplicar preços que não estão ao alcance das populações locais - que é um dos aspectos que salientas no ponto 8.
Por outras palavras, uma linha que possa ter interesse para as populações locais dificilmente vai ser lucrativa. Um projecto lucrativo vai exigir preços que não estão ao alcance das populações locais.
É preciso optar, parece-me.
Mares Escreveu:8) A linha ferroviária continuaria a servir as populações locais.
(...)
Certamente que é muito mais interessante ter uma empresa que opere a linha com lucro (e que pague impostos e gere empregos), do que uma empresa que dá prejuízos e cujos trabalhadores tem pouca qualificação.
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Mas na verdade, se não sabem explorar o potêncial que tem em mãos, pq não passam para a iniciativa privada?
Mares, se dispusesses de muitos milhões, investirias nesta linha? Se sim, quanto estarias disposto a arriscar?
Mares Escreveu:Mas na verdade, se não sabem explorar o potêncial que tem em mãos, pq não passam para a iniciativa privada?
ocart Escreveu:A maior parte do cliente que vai ao Banco aplicar poupanças não tem ideias definidas e assim sendo terá que ser ajudado pelo funcionário e se for altura de uma OPV ou outra a sugestão naturalmente é dada....Permitam lembrar que quando o BCP andava nos 5 euros foram muitos clientes incentivados á compra de acções pois o Banco até financiava e o empenho era tal que a cotação todos os dias subia o que lógicamente era apontado aos indecisos e assim subiu até aos 6 euros+/-