Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lucros da Sonae Imobiliária crescem 19% para 144,4 ME

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 11/3/2003 19:03

Sonae Imobiliária envolvida em projectos de 1.728,5 ME; quer diminuir peso da participação nos empreendimentos

A Sonae Imobiliária (SI) está envolvida em projectos num total de investimento de 1.728,5 milhões de euros, os quais pretende financiar com capitais próprios e através de project finance, refere o presidente da empresa, Álvaro Portela, adiantando que é objectivo aumentar a participação dos parceiros nos empreendimentos sem que a SI perca o seu controlo.

Em 2003, a empresa tem prevista a abertura do Parque Atlântico, nos Açores, e do Estação Viana, em Viana do Castelo, a abertura do Coimbra Retail Park, para além de estar a expandir e a terminar a última fase da remodelação do CascaisShopping, com conclusão prevista para Setembro. Para além destes, refere Álvaro Portela, está-se a “promover o Setúbal Retail Park e retomámos o processo do Loureshopping, já que foi, finalmente, aprovado. Claro que também estamos a analisar muitas outras oportunidades”.

Fora de Portugal, a empresa tem 14 projectos em desenvolvimento, 5 em Espanha, 2 na Grécia, 2 na Alemanha, 1 na Áustria, 2 em Itália e 2 no Brasil.

“No total representam um investimento de 1.728,5 milhões de euros, sendo que este valor diz respeito ao investimento bruto a efectuar pela Sonae Imobiliária e pelos seus parceiros nesses projectos. O financiamento faz-se por Capitais próprios e “Project Finance”, geralmente em proporções próximas de 35/65 do valor total do custo do investimento. Para aumentarmos a nossa capacidade de utilizar capitais próprios sem recorrer aos accionistas, prevemos fazer crescer o nosso alavancamento nos empreendimentos em operação, através do aumento das participações dos nossos parceiros institucionais, actuais e novos. Isto sem, contudo, perder o controlo da propriedade” acrescenta o responsável.

Sobre o impacto destes novos projectos no endividamento da empresa, o responsável refere que “actualmente a Sonae Imobiliária tem uma alavancagem de 37,7% o que é um valor bastante baixo quando comparado com outras empresas do sector na Europa. Como indicador podemos dizer que é normal uma empresa deste tipo ter uma divida de 50% do valor de mercado dos seus activos e é perfeitamente aceitável ir até aos 60% . Não prevemos dificuldades com o crescimento do endividamento, excepto nas suas consequências para a nossa conta de exploração, sobretudo no actual quadro de mercado em que as instituições financeiras têm aumentado significativamente a sua margem, muito para além da diminuição das taxas de juro de referencia”.

Expansão internacional continua apesar da crise

Apesar da crise económica, o responsável refere que a empresa “irá continuar a expansão internacional tal como está planeado, é lógico que a macro-economia influencia todos os investidores mas acreditamos na qualidade dos nossos projectos e no seu sucesso. Estamos em toda a Europa num período difícil do ciclo económico, em que é necessário preparar e efectuar os investimentos que possam beneficiar do período de retoma da economia que, acreditamos, acontecerá nos próximos dois anos.

Não nos podemos esquecer que raramente um centro comercial e de lazer com alguma dimensão consegue ser produzido em menos de 4 anos de árduo trabalho. De facto os maiores projectos que actualmente temos em carteira só estarão concluídos em 2006”.

Quanto a novos mercados, a SI quer solidificar a actividade nos mercados que se encontra actualmente.

Ainda assim, Álvaro Portela refere que “a excepção só poderá ser a França onde actualmente nos encontramos numa competição pública para promover um centro comercial de grande dimensão na região de Lyon. Veremos como corre este concurso público”.

Se lembrar que a empresa obteve um lucro de 144,4 milhões de euros em 2002, mais 19% que em 2001.

Registado: 5/11/2002 11:30

por TRSM » 11/3/2003 18:51

03-11-2003 17:26

Os resultados líquidos consolidados do Sonae Imobiliária atingiram os 144,4 milhões de euros (ME), no exercício de 2002, mais 19 por cento do que em 2001.
O EBITDA aumentou 31 por cento para 95,9 ME. O Net Asset Value (NAV) dos imóveis subiu 11,1 por cento para 1,037 mil ME. Os proveitos directos totais cresceram um por cento para 205,9 ME. O valor de mercado da totalidade dos activos da Sonae Imobiliária aumentaram 407 para 1.471,2 ME. O endividamento financeiro total atingiu 697 ME, correspondendo a uma alavancagem de 37 por cento (35 por cento em 2001).

A gestão de centros comerciais e de lazer contribui com 3,5 ME, representando um crescimento de 24 por cento face ao ano anterior. As vendas dos centros em Portugal e Espanha aumentaram 7,7 e 19,2 por cento, respectivamente, enquanto o Brasil registou uma subida de 25 por cento em euros.

A Sonae Imobiliária detém ou co-detem em operação mais de 1.140 mil m2 de ABL (área bruta locável) em Portugal, Espanha e Brasil, o que representa um crescimento de 44 por cento relativamente a 2001. Em Portugal encontra-se 53 por cento da ABL, em Espanha 27 por cento e no Brasil 20 por cento. Em termos de OMV (“Open Market Value”) Portugal tem 76 por cento dos centros e galerias, seguido de Espanha com 18 por cento e o Brasil com seis por cento. As rendas e outros proveitos dos centros em Portugal, Espanha e Brasil subiram 58,7 por cento para 223,9 ME.

Em Portugal, a Sonae Imobiliária possui actualmente 12 centros comerciais, três galerias comerciais e um retail park, sendo líder dominante na industria de centros comerciais, com 51 por cento de quota de mercado em termos de ABL gerido. Em desenvolvimento estão dois centros comerciais, dois retail park e uma expansão, que no total exigem um investimento de 146,8 ME.

Em Espanha, para além de seis centros em operação, a empresa está a desenvolver cinco novos projectos. No Brasil, detém seis centros comerciais e encontra-se a promover um novo projecto e uma expansão. Na Alemanha, Áustria, Grécia e Itália possui sete projectos em desenvolvimento.

O investimento total bruto estimado para os novos centros comerciais em Portugal, Espanha, Brasil, Áustria, Grécia Itália e Alemanha, a partilhar com outros parceiros, é de 1.728,5 ME, sendo que os projectos da Alemanha e Espanha vão absorver mais de metade do investimento previsto.

O negócio dos parques de estacionamento cresceu 26,9 por cento. A Spel contribui com -43 mil euros para o resultado consolidado, face aos 600 mil do ano anterior. A Spel lidera o mercado português de parques de estacionamento com mais de 16 mil lugares em operação e 1.300 em construção, tendo registado um volume de negócios de 6,2 ME, o que representa um crescimento de 26,9 por cento face a 2001.

Registado: 5/11/2002 11:30