MarcoAntonio Escreveu:Não é bem assim, pemides.
Não basta que o carro desengatado consiga manter a velocidade a que queres andar e engatado perca velocidade. Para um automóvel moderno na generalidade dos casos ainda assim chega a compensar continuar e carregar muito ligeiramente no acelerador só para manter a velocidade (eu já verifiquei isso pessoalmente, diga-se).
Convém notar que um motor ao ralenti está a rodar com uma rotação sub-óptima apesar de estar sem carga enquanto que engatado tendemos a mantê-lo a uma rotação bem mais adequada à curva de binário do motor de combustão interna. Acresce que os veículos modernos fazem uma boa gestão da injecção e só metem o combustível necessário e fazem-no de forma mais eficiente. Resultado: chega a a compensar mantê-lo engatado e carregar muito ligeiramente no acelerador (tipo ele vai a descer a consumir 1~1.5L/100 e valores dessa ordem de grandeza).
É possível que em circunstâncias muito específicas gaste menos desengatado (quando engatado sem acelerar perderia velocidade) mas não é regra...
Quanto é que gasta um carro recente, ao ralenti, por hora? Tenho ideia que não será mais do que 1 litro, mas não tenho grandes dados para o fundamentar. O único site que descobri com alguns testes foi
este, que aponta para 0,75 litros por hora, num Honda Civic de 2002.
Uma hora (ou 150 Km) a 150 Km/h ao ralenti gastaria 0,75 litros (a fazer fé nesses valores - sendo que o carro até já é antigo, podem os carros recentes fazer valores mais baixos?). Uma hora a 150 Km/h, num carro a fazer 2 l/100Km, gastaria 3 litros nos mesmos 150 Km. Dizes que é possível que um carro moderno gaste um pouco menos. Eu dificilmente vejo o meu mostrador a menos de 2, mas acredito que hajam carros a fazer menos.
Como disse, depende da velocidade em que vás. A velocidades mais baixas, ir engatado pode ser competitivo dum ponto de vista de fuel efficiency. A velocidades mais altas, não me parece tão linear. A ir com o pé no acelerador só a manter a velocidade não me parece que nem de perto nem de longe se vá gastar tão pouco como ao ralenti. Jogando um pouco a tirar o pé do acelerador em alguns períodos (gastando 0) e depois voltar até à mesma velocidade, talvez se consiga fazer consumos mais baixos...